Fidelidade e relacionamento são palavras sempre em alta. E nada como estar sempre perto de alguém que te conhece profundamente, surpreende sempre e parece que sabe o que você quer antes mesmo que você diga. Pois é e isso também corresponde aos ingredientes necessários para criar um programa de fidelidade.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um programa de fidelidade é uma ação de marketing criada visando estreitar os laços com os clientes por meio de um tratamento especial.
- Essa estratégia identifica os clientes mais rentáveis para a empresa e oferece benefícios extras para eles, desde que sejam cumpridos alguns requisitos.
- Para criar uma ação do gênero, é preciso definir o perfil de cliente ideal, estabelecer as regras, divulgar a campanha e usar a criatividade para surpreender os consumidores.
- Conquistar clientes é um trabalho árduo, mas muito compensatório. Para aprender mais sobre o assunto, confira nosso e-book gratuito com o passo a passo da fidelização.
- Aproveite também para fazer um teste no Agendor e descubra como um software de CRM pode ajudar a fidelizar seus consumidores.
Se você quer evoluir o relacionamento com seus clientes de namoro para relacionamento sério, de relacionamento sério para noivado e de noivado para casamento, tem que fazer muito mais do que imprimir cartões de fidelidade e trocar pontos acumulados por prêmios.
A ideia é criar uma estratégia complexa e envolvente, que encante a todos que a conhecem. E aí, quer aprender a fazer isso? Então, siga com a leitura para ver:
- como funciona um programa de fidelidade;
- como criar um modelo encantador;
- quanto custa criar um site com programa de fidelidade.
Não perca tempo e confira!
O que é programa de fidelidade, afinal?
Um programa de fidelidade é uma ação de marketing e vendas especificamente criada com o objetivo de reter e fidelizar clientes por meio de tratamento especial, prêmios, sorteios e acúmulo de pontos.
Esses elementos, por sua vez, podem ser trocados por presentes e outras estratégias que fazem o cliente se sentir especial, reconhecido pela empresa e disposto manter seu relacionamento com ele por longo tempo em função da maneira especial e única como é tratado.
Ficou claro para você o que é programa de fidelidade?
Para que serve um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade serve para fazer os clientes se sentirem únicos e fazê-los perceber que a empresa os conhece profundamente, oferecendo a eles as vantagens e os benefícios que desejam e, assim, se mantendo fiéis à marca, comparando dela por longos períodos.
Como funciona um programa de fidelidade?
Um programa de fidelidade funciona por meio da identificação dos clientes que mais compram da empresa para receberem benefícios extras. Isso pode ser feito por meio do acúmulo de pontos, preenchimento de cartelas com selos, carimbos em cartões e sorteios via cupom adquirido a cada compra, por exemplo.
Como elaborar um programa de fidelidade?
Para elaborar um programa de fidelidade você deve seguir os seguintes passos:
- definir o perfil de seu cliente ideal;
- observar seu comportamento de compra;
- definir as regras do programa de fidelização;
- criar uma interface eletrônica de relacionamento com o cliente;
- escolher os canais de comunicação e divulgar o programa; alimentar seu banco de dados conforme o programa se desenrola;
- entregar os benefícios aos clientes em função de suas compras;
- acompanhar os resultados e ajustar os rumos, se necessário.
>>>> Veja mais aqui: clientes corporativos também gostam de planos de fidelidade
Agora que já sabe o que é programa de fidelidade, quer saber como montar um programa de fidelização de seus clientes?
Como criar um programa de fidelidade? 6 dicas para não errar
Agora, chegou o momento de aprender como criar um programa de fidelidade. Para isso, basta seguir as 6 dicas que trouxemos para você a seguir!
1. Ninguém gosta de gente complicada
Aquela pessoa grudenta, exageradamente ciumenta, cheia de manias e regras costuma ter dificuldades para manter relacionamentos duradouros e fiéis. E, na realidade, não tem como criar um programa de fidelidade de clientes complicando a vida deles.
É preciso que as regras do programa sejam claras e objetivas, sem minúcias difíceis de entender ou burocracias e milhões de formulários para preencher.
A melhor maneira de fazer isso é desenvolver um site explicando todo regulamento, como se acumulam os pontos, validade e uma interface ágil para resgate e escolha dos prêmios.
2. Presentes marcantes fortalecem relacionamentos!
Um presente de namorados nem sempre precisa ser caro para fazer sucesso. É claro que isso ajuda.
Porém, mostrar que você conhece quem ama, sabe exatamente o que essa pessoa gosta e dar de presente para ela aquele livro que ela comentou outro dia, um almoço em um restaurante que ela adora ou mesmo uma simples flor que é a preferida da pessoa, pode fazer toda diferença!
E se você quer saber como fazer um programa de fidelidade que funcione de verdade, comece descobrindo o que seus clientes querem ganhar.
Sim, pesquisas são necessárias, mas caso isso seja um custo elevado para sua empresa, chame um grupo de clientes com quem você já tem um bom relacionamento e faça uma reunião, com uns petiscos e sucos, para saber mais sobre o que valorizam.
É o chamado focus group. Você também pode analisar seus históricos da empresa. Aliás, você verá mais adiante que o principal ativo de um programa de fidelidade são as informações coletadas.
3. Criatividade
Nada pior que um relacionamento que cai na mesmice, ficando chato. Por isso, use a criatividade para surpreender seus clientes com uma comunicação diferente, nomes legais, layouts caprichados de campanhas.
No entanto, não exagere em ações muito complicadas, para não ir contra nosso primeiro conselho: simplicidade (com criatividade)!
>>>> Veja essas três palavras em mais detalhes neste artigo de nosso blog: 3 fatores de sucesso no marketing de fidelização de clientes
4. Conhecer para surpreender
Não tem como criar um programa de fidelidade de clientes sem informação. Nesse contexto, um software de CRM ou softwares específicos de programas de fidelização são fundamentais.
Um cliente surpreendido pela oferta certa, do jeito que ele queria e na ocasião propícia para fechar a compra, com certeza vê vantagens nesse relacionamento! Para isso, é preciso saber responder a estas perguntas sempre.
- Que produto (ou serviço) seu cliente quer?
- Que preço quer pagar?
- Quando quer comprar?
- Como quer comprar, por qual canal?
E isso deve ser feito para cada tipo, cluster ou grupo de clientes segmentados em sua base. É, sem tecnologia da informação será muito difícil fidelizar clientes.
É aquilo que dissemos antes: todo mundo quer notar que o outro o conhece profundamente, se preocupa com ele e se antecipa a suas necessidades e desejos, seja no amor, seja na fidelização de clientes.
>>>> Veja esta nossa postagem com mais algumas informações sobre isso: existe fidelização sem software de programa de fidelidade?
5. Mostre para todo mundo que você está em um relacionamento sério
É claro que esta é uma brincadeira que faz referência ao Facebook, mas seu negócio precisa divulgar como é sério para você se relacionar bem com os clientes.
Evidentemente, o melhor custo-benefício para empresas pequenas e médias divulgarem suas ações são as redes sociais, blogs e, é claro, o site de sua empresa e do programa de fidelidade.
E fique atento: o chamado SAC 2.0, em que é possível monitorar, se relacionar e interagir com seus clientes de uma forma muito mais natural e com efeitos bem mais efetivos que outros canais “frios”, como um SAC telefônico, e-mails e mesmo chats, é outro excelente canal.
6. Relacionamento de papel passado
Quando o relacionamento é sério mesmo, uma hora os pombinhos resolvem selar seu matrimônio. No caso de marketing de relacionamento, ao contrário dos relacionamentos entre casais, o primeiro passo é legalizar tudo, antes de começar a atrair, conquistar e fidelizar clientes.
E é bastante aconselhável que você contrate um advogado especializado no assunto para evitar qualquer problema em seu programa de fidelidade para atrair clientes.
Eventualmente, algumas empresas têm um departamento jurídico que pode cuidar disso. De qualquer forma, sempre responda às reclamações de clientes e tente resolver os problemas da melhor forma possível por meio de seus canais de atendimento.
Quanto custa criar um site com programa de fidelidade?
Não dá para entregar um número exato do custo para criar um site com programa de fidelidade. Isso porque existem diversas opções disponíveis no mercado, cada uma com preços diferentes.
Por isso, o ideal é pesquisar bastante e encontrar a plataforma que cabe no seu bolso e entrega tudo o que você precisa para encantar seus clientes!
Agora que você já sabe como montar um programa de fidelização, por que não aproveita para estreitar esse relacionamento? Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, aproveite e confira nosso artigo com dicas de como fidelizar clientes!