A perspectiva de avançar na carreira, conquistando cargos de maior liderança e assumindo maiores responsabilidades é o que torna o trabalho desafiador e empolgante para muitas pessoas.
A preparação para avançar todas essas etapas dentro de uma empresa, exige, entre outras coisas, que você saiba como desenvolver a liderança no trabalho.
Um plano de carreira precisa ser construído pensando no desenvolvimento de suas habilidades técnicas e pessoais, e, dentro disso, o desenvolvimento de liderança na empresa é uma das aptidões que precisam ser dominadas.
Algumas pessoas são líderes naturais, mas qualquer um pode aprender como desenvolver a liderança e reunir o conjunto de habilidades necessário com alguma prática.
Aqui estão 11 estratégias para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de liderança e continuar avançando em sua carreira.
Como desenvolver a liderança: 11 dicas de ouro
1. Seja apaixonado
Ninguém quer procurar conselho de alguém que não se importa com o negócio, tanto ou mais do que eles. Paixão é esforço. A paixão nunca te deixa desistir. Sem isso, você deixa de inovar e começa a estagnar.
Quando você demonstra entusiasmo e paixão autênticos pelo resultado final de seu trabalho, a equipe que trabalha com você continua se dedicando em direção a seus objetivos.
Os funcionários respondem àqueles que estão ansiosos para ajudá-los a aprender e crescer.
Demonstre paixão por tudo que você faz, inclusive em sua busca por aprender como desenvolver a liderança.
Seu desejo ficará claro para seus funcionários e também os inspirará a melhorar suas próprias habilidades.
2. Defina objetivos concretos
Mesmo os líderes mais formidáveis não conseguem sucesso do nada. O maior objetivo não será alcançado se você não traçar um caminho para chegar lá.
Invista tempo esclarecendo seus objetivos e solidificando-os.
Ao formular o plano certo e estabelecer referências significativas ao longo do caminho, você terá um mapa a seguir, uma metodologia que guiará seus negócios até a próxima semana, mês, ano e década.
Depois de atingir um objetivo específico, olhe para próximo. O esforço constante para atingir essa outra meta dará a você e aos seus funcionários um senso de significado e orgulho.
O vídeo abaixo é de 2010 (eu sei que parece outro século), mas ainda faz muito sentido na relação entre liderança, objetivos empresariais e equipe. Assista ao trecho da entrevista da Revista Exame com Vicente Falconi.
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3. Admita quando você falhar
Mesmo os líderes mais poderosos e inspiradores cometem erros. Quando você reconhecer um erro, admita-o abertamente e tome medidas para corrigi-lo.
Seja aberto sobre seus fracassos; discuta-as consigo e com sua equipe.
Aprenda com eles.
Pergunte a si mesmo e à sua equipe: “Como posso evitar cometer esse erro no futuro?”.
Aprender com seus fracassos, envia uma mensagem poderosa para os que estão à sua volta. Eles entendem que você vai levar bem, mesmo quando você cometer um erro.
Aqueles que querem saber como desenvolver a liderança no trabalho devem aprender a reconhecer sucessos e fracassos.
4. Conheça sua equipe
Todos os bons líderes conhecem os membros de sua equipe – seus pontos fortes, pontos fracos e como as pessoas podem se complementar melhor.
Aproveite o tempo para realmente conhecer sua história, seus valores e sonhos.
Se você achar que isso é um desafio, crie tempo na sua agenda para garantir que isso aconteça, seja um almoço de 30 minutos ou apenas uma corrida de café de cinco minutos com alguém que você não conhece muito bem.
5. Ajude um colega de trabalho a resolver um problema
Observe alguém que está super ocupado ou estressado ultimamente. Ofereça seu tempo livre para ajudá-lo ou assumir algumas de suas tarefas. Não importa onde você esteja na hierarquia, você ainda precisa adotar a mentalidade de um membro da equipe – e isso significa reconhecer o valor de trabalhar juntos em direção a um objetivo comum.
É preciso uma grande maturidade para poder priorizar o que é mais necessário e responder a isso, mesmo que isso não seja imediatamente benéfico ou interesse para você.
Se você realmente trabalha para ser um ponto de apoio ou orientação para seus colegas, aprenderá muito mais sobre:
- comunicação;
- colaboração;
- confiança.
6. Tome iniciativa e assuma mais projetos
Uma ótima maneira de desenvolver a liderança no trabalho é assumir mais responsabilidades.
Você não tem que assumir mais do que você pode lidar, mas você precisa fazer mais do que simplesmente o que é solicitado na descrição do seu trabalho, se você quiser crescer.
Sair da sua zona de conforto é a única maneira de aprender alguma coisa nova, e isso fará com que você seja notado pelos executivos como alguém que toma a iniciativa e se preocupa com o próprio desenvolvimento de liderança na empresa.
7. Pratique a disciplina
Um bom líder precisa de disciplina. Desenvolver a disciplina em sua vida profissional (e pessoal) é uma necessidade para ser um líder eficaz e para inspirar outros a serem disciplinados também.
As pessoas julgarão sua capacidade de liderar pela quantidade de disciplina exibida no trabalho.
A disciplina no trabalho pode ser demonstrada com atitudes como:
- cumprimento de prazos;
- manter compromissos;
- terminar reuniões no prazo.
Se você é naturalmente desorganizado, você pode começar com pequenas atitudes: tente implementar bons hábitos em casa, como acordar cedo e fazer exercícios diários, e progredir a partir daí.
8. Continue aprendendo
O melhor caminho de como desenvolver a liderança é sempre continuar aprendendo coisas novas.
Mantenha sua mente afiada e suas habilidades frescas. Isso prepara você para novos desafios que podem surgir em seu caminho, o que é sempre uma coisa boa em um líder.
Não se concentre apenas em aprender habilidades técnicas. Como dissemos acima, isso é fundamental, mas não é a única técnica de liderança que te fará crescer na empresa. Você pode investir, por exemplo, em cursos de liderança e gestão de pessoas.
Caso você tenha o objetivo de desenvolver a liderança de seus colaboradores, descobrindo e estimulando o surgimento de novos líderes, é possível realizar um treinamento de liderança na empresa.
Leia mais no artigo: Como fazer um treinamento de liderança nas empresas: confira 10 competências necessárias
9. Capacite seus companheiros de equipe
Ninguém é o melhor em tudo, e quanto mais cedo você perceber isso, mais cedo poderá aprender a ser um bom líder.
Delegar tarefas a outras pessoas não apenas libera você para as coisas que você faz bem, mas também capacita outras pessoas em sua equipe.
10. Resolva conflitos
Não seja um gestor que causa problemas, seja aquele que os resolve.
Nem todo mundo vai se dar bem o tempo todo. Em vez de ignorar conflitos interpessoais, esperando que eles desapareçam, discuta-os falando com os envolvidos em particular.
Além disso, esteja aberto para redistribuir membros da equipe se o conflito não puder ser resolvido.
11. Seja um ouvinte exigente
Tornar-se um líder não significa que você sempre tem que estar no centro das atenções. Um traço importante de como desenvolver a liderança é ser alguém que ouve sugestões, ideias e comentários de outras pessoas e desenvolve-as.
Bons ouvintes sabem que a comunicação não é apenas sobre palavras, mas também sobre sugestões não-verbais, como contato visual e linguagem corporal.
Como desenvolver a liderança na empresa
Boas habilidades de liderança são essenciais para o avanço de sua carreira, mas, como você pode ver, a liderança é muito mais do que simplesmente estar no comando. Como o estadista americano John Quincy Adams disse: “Se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar mais, você é um líder”.
Se você acredita que não apenas você deve desenvolver suas habilidades de liderança, mas crê que sua empresa deve se preocupar mais com esse aspecto, o primeiro passo é buscar o treinamento corporativo e capacitação perfeitos para seus líderes atuais e sua equipe.
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