Ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Então, a melhor maneira de prevê-lo, é construindo-o você mesmo!
Estratégia, segundo o professor Alfred Chandler, de Harvard, pode ser definida como:
“A determinação de metas e objetivos básicos, em longo prazo, assim como a adoção de cursos de ação e alocação de recursos para atingir as metas”
Mas como se chega a essas metas, objetivos e cursos de ação? Em outras palavras: como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa, passo a passo?
Usualmente, a resposta para isso está na busca de vantagens competitivas sustentáveis, segundo a visão de Michel Porter, outro guru da administração e professor de Harvard.
Vantagens competitivas precisam ser pautadas por 4 elementos. Elas devem ser:
- Valiosas: alguém se interessa em pagar por elas por enxergar valor
- Raras: nem todo mundo pode oferecer
- Difíceis de imitar: os demais competidores vão ter dificuldade em fazer igual
- Organizáveis: é possível criar um modelo de negócio e ganhar dinheiro a partir delas
Portanto, a elaboração do planejamento estratégico visa encontrar essa vantagem competitiva e organizá-la em um modelo de negócios.
Veja, a seguir, os cinco passos de como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa e tudo que é preciso fazer para determinar seus diferenciais, metas e objetivos de forma prática e assertiva.
Dentre essas metas, com certeza, uma delas será a meta de vendas. E para alcançá-la, é fundamental um bom gerenciamento da equipe comercial. Baixe gratuitamente nosso e-book: Guia para a gestão eficiente da equipe de vendas e alcance seus objetivos assim que forem determinados ao final da elaboração do planejamento estratégico.
Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa passo a passo
A elaboração de planejamento estratégico envolve determinar um modelo de negócios, que é composto de 5 elementos básicos:
- Mercado-alvo e posicionamento
- Proposta de valor
- Cultura, valores e comportamentos
- Estrutura, cadeia de valor e processos
- Vantagens competitivas
Mas para se chegar nessas definições estratégicas do modelo de negócios, é preciso antes estudar os ambientes interno e externo da empresa, além do ambiente competitivo.
Passo 1: Análise dos ambientes
A análise dos ambientes interno e externo é feita através da tradicional análise SWOT, que determina as forças e as fraquezas da empresa, ao olhar o ambiente interno (que a empresa pode controlar), e as oportunidades e ameaças do ambiente externo (sob o qual a empresa não tem controle).
Para entender melhor como fazer a análise SWOT, confira estas postagens de nosso blog:
- Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa
- Definição de análise SWOT: como vender mais com uma matriz
- Matriz SWOT: como fazer a análise estratégica de sua empresa
Para definir o ambiente competitivo, você deve usar a análise das forças competitivas de Michael Porter, na qual devem ser ponderados:
- O poder de barganha dos clientes
- O poder de barganha dos fornecedores
- A ameaça de novos entrantes (novos concorrentes)
- A ameaça de produtos substitutos
- O nível de rivalidade entre os competidores já estabelecidos
Confira o quadro esquemático abaixo:
Passo 2: Definir o mercado-alvo e o posicionamento
Tendo os dados dessas duas análises em mente, você já terá como elaborar um planejamento estratégico de sua empresa.
Portanto, é o momento de definir qual o mercado em que a empresa poderá entrar com mais facilidade, usando suas forças para aproveitar as oportunidades e tentado se adequar ao ambiente da concorrência.
É importante lembrar que um mercado-alvo é definido tanto pelas características dos consumidores como do produto ou serviço que é oferecido a eles.
Assim, existe um mercado de distribuição de roupas esportivas para meninas adolescentes, que não é o mesmo segmento de mercado de distribuição de roupas esportivas para homens adultos.
Da mesma forma, existe um mercado de cervejas para homens adultos, e um outro segmento do mercado de vinhos para homens adultos.
Para definir esse mercado, usa-se a Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto X Mercado.
Com ela, você deve determinar se sua empresa vai atuar em um mercado novo ou em um mercado em que já atua, e se fará isso com produtos ou serviços novos ou com os que já tem, o que leva a 4 possíveis estratégias de mercado:
- Penetração de mercado: Produtos existentes em mercados existentes
- Desenvolvimento de produtos: Produtos novos em mercados existentes
- Desenvolvimento de mercado: Produtos existentes em novos mercados
- Diversificação: Produtos novos em mercados novos
Com isso em mente, você deverá definir seu posicionamento nesse mercado, isto é:
“Ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo com a finalidade de maximizar a vantagem potencial da empresa”
Esse conceito está intimamente ligado ao de proposta de valor, que veremos em seguida.
Passo 3: Determinar a proposta de valor de seu produto ou serviço
Por exemplo: se você escolheu lançar um produto novo, digamos uma nova marca de máquinas de corte, pois já atua no mercado de equipamentos para o setor têxtil, e pretende atingir clientes de alto luxo, deve se posicionar com uma proposta de valor baseada em um produto de qualidade e eficiência, que custa um pouco mais caro, mas conta com a mais moderna tecnologia.
Seu valor aos olhos do cliente está no diferencial que um equipamento de última geração poderá realizar.
Passo 4: Estrutura da cadeia de valor e dos processos
Nesse ponto é preciso determinar como as forças e oportunidades que você descobriu no passo 1 podem ajudar a entregar esse valor de sua oferta, apresentado acima.
Em nosso exemplo, sua fábrica possivelmente já utiliza processos automatizados e outras técnicas de produção que garantem a qualidade dos produtos.
Para se desenhar os processos mais adequados em uma organização, é indicado o uso de softwares de análise de processos de negócios.
Passo 5: Definir Missão, Visão e Valores
Missão é a razão de ser de um a empresa. Visão é o que ela pretende atingir dado um período de tempo, como um marco a ser alcançado.
Assim, a Missão da empresa de maquinário de nosso exemplo poderia ser: oferecer ao cliente de alto luxo máquinas de corte da mais avançada tecnologia.
Sua visão poderia ser: tornar-se a maior fabricante de máquinas de corte do Brasil em 20 anos.
A soma de todos esses elementos estratégicos em um conjunto é que define um planejamento estratégico.
Se você quiser conhecer uma outra abordagem de elaboração de planejamento estratégico passo a passo, consulte este texto de nosso blog: Planejamento estratégico com Balanced Scorecard funciona?