Saber como escalar um negócio é uma habilidade essencial para qualquer gestor que deseja ver sua empresa crescendo de maneira rápida e constante. Até porque esse não é um processo que pode ficar nas mãos da sorte. Pelo contrário, exige bastante trabalho e dedicação.
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Principais aprendizados deste artigo:
- Um negócio de modelo escalável é aquele que tem o potencial de crescer naturalmente, usando o mínimo de tempo e dinheiro possível. Isso porque sua estrutura favorece a expansão.
- Para escalar as vendas de um negócio é preciso saber como funciona o mercado, apostar na criação de conteúdos interessantes e voltados para o seu público e investir na gestão do relacionamento com os clientes.
- Para escalar um negócio também é necessário saber como estruturar um processo de vendas matador. Descubra como no nosso audiobook gratuito!
- Aproveite também para aderir à tecnologia. Faça sua inscrição e teste gratuitamente o CRM de vendas do Agendor!
Isso porque para um negócio ser escalável é preciso, primeiro, que ele se adeque a esse modelo. Pois é, não é toda empresa que pode receber os benefícios advindos disso, já que a escalabilidade depende de uma série de fatores que apresentaremos no decorrer deste artigo.
E você, quer aprender como escalar um negócio? Então, continue lendo, pois trouxemos 5 dicas práticas neste artigo e ainda explicamos como identificar se uma empresa se encaixa nesse modelo. Vamos lá?
O que é um negócio com um modelo escalável?
Um negócio escalável é um modelo que tem a capacidade de se ampliar natural e rapidamente. Ou seja, não é necessário gastar uma infinidade de recursos para promover o crescimento da empresa. Os resultados aparecem com o decorrer das operações, de maneira gradual e orgânica.
Para ficar mais claro, imagine o exemplo de um curso on-line. Esse é um tipo de negócio escalável, já que os gastos iniciais vão para a produção e divulgação das aulas. O aumento drástico das vendas não altera esses custos, já que o material está pronto. Compreendeu?
A propósito, o curso on-line é um dos tipos mais comuns de negócio escalável, o infoproduto. Os outros são: SaaS — software as a service — e marketplaces, lojas on-line. Percebe como todos esses têm possibilidade de crescimento rápido e barato?
E ter um negócio que se enquadra nesse modelo pode ser muito vantajoso, já que a empresa pode crescer à vontade, sem ficar dependente de recursos financeiros limitados para promover a expansão. Desse modo, a organização tem maiores lucros.
>>>> Aproveite para ler: guia de vendas SaaS — tudo o que você precisa saber para ter um modelo de vendas eficiente
Como saber se um negócio é escalável?
Agora, o desafio é como saber se um negócio é escalável. Afinal, nem todas as empresas se enquadram nessa categoria logo de cara. E a boa notícia é que é possível fazer isso de uma maneira fácil. Basta analisar se os processos da organização são:
- simples, pois eles devem ser facilmente compreendidos por todos;
- valiosos, para ter um valor agregado aos serviços e/ou produtos oferecidos;
- replicáveis, precisam ser repetidos quantas vezes forem necessárias.
Caso seu negócio se encaixe nessas três categorias, ele tem potencial de crescer mais rapidamente.
Quer aprender como fazer isso? Então, continue lendo para conferir 6 dicas de como escalar as vendas de produtos e/ou serviços que separamos para você a seguir!
Como escalar um negócio? Melhores dicas para colocar em prática
As melhores dicas de como escalar um negócio são:
- estude o mercado;
- crie conteúdos relevantes;
- construa relacionamentos;
- estruture seus processos de venda;
- invista em tecnologia.
A seguir, nós explicamos quais as vantagens de cada uma dessas estratégias e damos dicas de como colocá-las em prática. Confira!
1. Estude o mercado
A primeira dica para quem quer aprender como escalar as vendas de produtos e/ou serviços é estudar o mercado que o negócio está inserido. O objetivo dessa prática é identificar as necessidades de um público-alvo. Suas dores.
Assim, é possível perceber oportunidades de negócios para investir. Por exemplo, um novo software para otimizar o dia a dia dos escritórios de contabilidade. Ademais, essa ação facilita a inovação, já que você consegue identificar lacunas no mercado atual.
Desse modo, pode agir para criar uma estratégia de negócio escalável antes que a concorrência faça alguma coisa, saindo na frente e criando uma base de clientes forte.
>>>> Veja mais: o que é e como fazer uma análise competitiva de mercado?
2. Crie conteúdos relevantes
Um negócio com um modelo escalável não depende apenas do valor dos seus produtos e/ou serviços para crescer rapidamente. Na verdade, é importante criar outros conteúdos de valor, para divulgar a marca e atrair a atenção dos potenciais clientes.
Por isso, é vital estruturar sua estratégia de marketing. Use os dados que coletou no tópico anterior sobre o seu público e busque entender em quais canais eles estão e o que consomem.
Com isso em mãos, crie conteúdos voltados para cada um deles. Por exemplo, e-mails marketing, anúncios pagos, posts em blogs — como nós fazemos aqui no Agendor — e o que mais for necessário.
O que importa é que você não fique parado esperando os clientes caírem no seu colo. É imprescindível pensar em táticas para atraí-los e, em seguida, fidelizá-los, o que nos leva à próxima dica: construir relacionamentos.
3. Construa relacionamentos
A terceira dica visa não apenas atrair os possíveis consumidores, mas fazê-los comprar e fidelizá-los ao seu negócio. Aqui, o ideal é investir em estratégias para construir um relacionamento com o cliente.
Algumas das melhores técnicas são oferecer um bom atendimento, oferecer soluções e não produtos/ serviços e praticar a empatia. Desse modo, o cliente percebe sua empresa como sendo mais próxima, aumentando as chances dele comprar e indicar o negócio para outros.
4. Estruture seus processos de venda
Ainda na lista de dicas de como escalar um negócio, nós temos a estruturação dos processos de venda. Lembre-se: o objetivo aqui é fazer a empresa crescer em pouco tempo e gastando o mínimo de recursos possível.
Logo, é vital ter, desde o início, todos os seus processos bem delimitados. Quais são as fases, como passar um cliente para o próximo nível, como a venda é realizada e assim por diante.
Fazendo isso, você garante que a qualidade dos serviços se mantém, mesmo com o aumento das vendas, e também facilita o monitoramento dos resultados.
E caso você tenha dificuldades nesse quesito, nós indicamos baixar agora mesmo o nosso e-book gratuito de como ser mais produtivo e eficiente nas vendas. Com ele você aprende tudo o que precisa para organizar o seu processo comercial!
5. Invista em tecnologia
A última dica é investir em tecnologia. Afinal, um negócio que cresce exponencialmente em um curto espaço de tempo pode até ser ótimo para o bolso, mas também depende de ferramentas para acompanhar as mudanças sem “perder o pique”.
Um bom exemplo de tecnologia que você deve adotar é um sistema de CRM para fazer a gestão de todo o processo comercial, desde o planejamento até o pós-venda. Assim, você garante que o seu negócio tenha meios para crescer rapidamente.
Aliás, um CRM de vendas, como o Agendor, também permite criar e gerenciar os funis de venda, qualificar clientes e até mesmo acompanhar o andamento das suas propostas. E o melhor é que você pode testá-lo gratuitamente. Basta se inscrever e começar a usar.