Incentivar seus funcionários a adquirir novos conhecimentos e experiências, aprender novas técnicas e habilidades e enriquecer o currículo com alguma especialização é algo que pode beneficiar bastante a sua empresa.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Ao oferecer condições que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que compõem o seu quadro de funcionários, é possível criar um time altamente qualificado e capaz de trazer bons resultados para a empresa.
Para descobrir como estimular o desenvolvimento dos colaboradores, continue a leitura deste conteúdo e confira 6 dicas essenciais:
- Faça uma avaliação de competências dos colaboradores;
- Crie um Plano de Desenvolvimento Individual para cada funcionário;
- Acompanhe de perto a execução do PDI;
- Crie um plano de carreira atrelado ao PDI;
- Reconheça o progresso de seus colaboradores;
- Crie um programa de mentoria.
Qual a importância de estimular o desenvolvimento dos colaboradores?
É fato que os recursos humanos representam um dos ativos mais valiosos de uma empresa. São os colaboradores os responsáveis por movimentar as engrenagens que fazem a empresa crescer.
Tendo isso em vista, saber como estimular o desenvolvimento dos funcionários é fundamental para criar equipes mais capacitadas e preparadas para exercer suas funções e ajudar a empresa a alcançar resultados mais satisfatórios, melhorando sua produtividade.
As organizações que negligenciam esse importante aspecto da gestão de negócios tendem a apresentar um desempenho muito aquém de seu verdadeiro potencial.
Ao incentivar que seus funcionários busquem aprender novas técnicas, aperfeiçoar determinadas habilidades e se especializarem em uma área específica, eles se sentirão mais valorizados e motivados a darem o melhor de si.
Além disso, as empresas que se preocupam em desenvolver seus talentos evitam amargar altas taxas de rotatividade. O colaborador tende a preferir permanecer na empresa em vez de procurar colocações em outro lugar, pois reconhece que há uma preocupação dos seus líderes em vê-lo crescer junto com a empresa.
A maior satisfação e retenção dos funcionários beneficia também a empresa com a redução de custos em processos de recrutamento e seleção de talentos.
6 dicas de como estimular o desenvolvimento dos colaboradores
Confira a partir de agora algumas boas práticas de como estimular o desenvolvimento dos funcionários da sua empresa e incentivá-los a crescer pessoal e profissionalmente.
1. Faça uma avaliação de competências dos colaboradores
A primeira dica de como estimular o desenvolvimento dos colaboradores consiste em avaliar quais competências precisam ser desenvolvidas.
Por meio desse tipo de avaliação, é possível identificar quais conhecimentos precisam ser aprimorados e quais características devem ser mais bem exploradas nos funcionários.
Veja também: Avaliação de desempenho e feedback: faça com naturalidade
2. Crie um Plano de Desenvolvimento Individual para cada funcionário
Depois de fazer a avaliação de competências que você espera que os seus colaboradores desenvolvam, procure criar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para orientar esse processo de aprendizado e crescimento dos profissionais.
Para estimular a adesão a esse Plano, é muito importante que as metas do PDI estejam alinhadas com as metas pessoais do colaborador.
O Funil de Sonhos do Agendor é uma ferramenta que pode te ajudar a fazer esse alinhamento, para quem trabalha com vendas. Veja como usá-la neste vídeo:
Você pode criar uma conta grátis e começar a usar essa ferramenta agora mesmo, clique AQUI.
Veja mais: Funil dos Sonhos – Motivação de vendas além das metas da empresa
3. Acompanhe de perto a execução do PDI
Nesta dica de como estimular o desenvolvimento dos colaboradores, procure acompanhar de perto como eles estão cumprindo o que foi proposto no Plano de Desenvolvimento Individual.
Reúna-se periodicamente com cada colaborador para obter feedback deles, entender seus receios, fazer os ajustes necessários e incentivá-los a prosseguir com o PDI.
Leia também: Você sabe como fazer feedback? Aprenda com 10 dicas práticas
4. Crie um plano de carreira atrelado ao PDI
Para estimular os funcionários a concluir as metas do Plano de Desenvolvimento Individual, crie um plano de carreira que esteja atrelado a conquistas previstas no PDI.
Por exemplo, para alcançar algum cargo de Diretoria, o colaborador precisa ter concluído uma pós-graduação. Ou então para se tornar gerente, o funcionário precisa acumular 200h de cursos livres e workshops relacionados a sua área de atuação.
Não sabe como criar um plano de carreira? este vídeo da Siteware vai te ajudar:
Leia mais: Como montar um plano de carreira para vendedor em 6 etapas
5. Reconheça o progresso de seus colaboradores
Todo colaborador gosta de ser reconhecido pelos seus esforços. É muito importante que o gestor busque reconhecer o empenho de seus funcionários na jornada de desenvolvimento pessoal e profissional.
Desde simples elogios públicos até prêmios e bônus financeiros são capazes de motivar os colaboradores a concluírem seus cursos e treinamentos.
Uma forma de premiar os colaboradores é por meio das comissões de vendas. veja como calcular:
6. Crie um programa de mentoria
Apontar um mentor para propagar novos conhecimentos e ajudar os colaboradores no desempenho de suas tarefas é uma estratégia acertada para estimular o desenvolvimentos dos funcionários.
Por meio dessa troca de experiência, os colaboradores podem aprender sobre novas técnicas relacionadas à sua área de atuação, plano de carreira e também questões de relacionamento interpessoal e valores organizacionais.
A mentoria também é muito útil para sucessão em determinados cargos. O mentor treina colaboradores com potencial para substituí-los!
Saiba mais: Confira 4 tipos de coaching empresarial que vão ajudar a impulsionar o desempenho do seu negócio
Desenvolvimento de funcionários: encare como uma maratona, não como uma prova de 50 metros rasos
Como você viu, o desenvolvimento dos funcionários deve ser incentivado de forma constante para que eles e a própria empresa possam atingir a alta performance e crescerem juntos. Por isso, siga as dicas que citamos aqui e crie times altamente qualificados que têm muito a contribuir para o seu negócio.
Além disso, lembre-se também de que você deve encarar as ações relacionadas ao tema como uma maratona, em que o resultado chega após um longo esforço distribuído, não apenas um alto investimento de energia para o curto prazo.
Ficou interessado em usar o método do Funil dos Sonhos? Então, confira este webinar com todos os segredos dessa ferramenta, desafios de liderança, vantagens, fatores de sucesso e muito mais:
Inscreva-se agora, é grátis: Gravação do Webinar | Funil dos Sonhos na Prática