Quer alguns motivos para investir tempo e dedicação para elaborar propostas comerciais personalizadas aos clientes em potencial? 

De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 71% dos consumidores desejam receber atendimento personalizado, sendo que 76% ficam frustrados quando não há a personalização.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Propostas comerciais personalizadas são documentos enviados ao prospect com informações completas sobre produtos ou serviços a fim de atender suas necessidades e seus desafios particulares.
  • Ela é 100% focada nas dores e necessidades do cliente, no seu perfil de consumo, no mercado de atuação e no histórico de interações dele pelo site ou blog.
  • As vantagens de fazer uma proposta comercial personalizada são mostrar mais profissionais, transmitir maior credibilidade, encantar o prospect, exaltar os diferenciais competitivos e tornar a transação mais transparente e confiável.
  • Para fazer uma proposta personalizada é essencial organizar os dados e materiais que serão usados; definir o objetivo da oferta; estudar profundamente o cliente e seu mercado; ser objetivo e assertivo e fazer follow up periodicamente.
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E o estudo revela outros dados interessantes que comprovam a importância de não usar a mesma proposta para clientes distintos (e até para o mesmo cliente!). Veja:

  • empresas com rápido crescimento obtém 40% a mais de receita pela personalização oferecida do que as companhias que possuem crescimento mais devagar;
  • 76% dos entrevistados afirmaram que receber comunicação personalizadas aumentam as chances de comprar com a marca;
  • 78% relataram que a personalização estimula a recompra.

Ou seja: personalizar propostas comerciais é a chave para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais com compras recorrentes.

Se você já se convenceu da importância da personalização, continue a leitura e aprofunde seus conhecimentos sobre como fazer uma apresentação de proposta comercial completa e sob medida para cada cliente.

O que são propostas comerciais personalizadas?

Propostas comerciais personalizadas são documentos enviados ao cliente para informar sobre produtos ou serviços de forma que atenda às necessidades, às demandas e aos desafios particulares do interessado. Elas são ofertas únicas e exclusivas, criadas especificamente para cada lead em potencial com foco em realizar uma venda.

Elas são personalizadas pois focam o conteúdo nas dores e necessidades do prospect, no setor de atuação da empresa, no perfil de consumo da persona e histórico de interação com a marca, como acesso a determinadas páginas do site ou do blog.

Apresentação de propostas comerciais: quais as vantagens de personalizá-las?

As maiores vantagens de fazer uma proposta comercial de prestação de serviços de maneira personalizada são:

  • encantar e impactar o cliente; 
  • organizar todas as informações relevantes;
  • destacar os diferenciais competitivos;
  • mostrar mais profissionalismo;
  • transmitir confiança e credibilidade;
  • acertar todos os detalhes da venda de forma transparente.

Além disso, destacamos que a proposta comercial personalizada gera maior identificação do prospect, gerando sentimento de reconhecimento e valorização.

O cliente percebe que aquela oferta não foi mais uma enviada entre tantas, com o mesmo conteúdo, mas pensada e elaborada apenas para ele. Quem não gosta de se sentir valorizado, não é mesmo?

Saiba mais: Levantamento de necessidades do cliente: a etapa mais importante de uma venda e aqui está o motivo

Como fazer propostas comerciais personalizadas?

Para fazer uma proposta comercial, é necessário seguir algumas etapas: 

  1. organize todos os dados e materiais; 
  2. defina o objetivo; 
  3. estude profundamente o cliente e sua área de atuação; 
  4. estruture o roteiro do documento;
  5.  seja objetivo no conteúdo e no design (nada de muita informação visual!); 
  6. e faça follow up periodicamente.
Proposta comercial personalizada-1

Confira a seguir mais detalhes sobre cada etapa de como fazer uma proposta comercial.

1. Organize todas as informações

Usando ou não um modelo personalizado de proposta comercial, é fundamental se organizar antes de começar para não se esquecer de nada.

Separe todos os dados sobre o setor de atuação e a empresa do prospect, confira a qualidade do logo e das imagens que serão utilizadas, verifique o valor dos produtos ou serviços antecipadamente, documentos montados em outros programas (cronogramas e gráficos no Excel), entre outros.

Se a proposta for entregue fisicamente, pense no papel timbrado e uma pasta personalizada que mostre profissionalismo e credibilidade.

2. Defina o objetivo da proposta

Pode até parecer irrelevante, mas aqui está a essência de toda sua proposta comercial personalizada: o objetivo do pedido de orçamento do cliente.

O que ele quer resolver? Qual é o problema e o desafio enfrentados? Como sua marca pode ajudá-lo? Quais serão os resultados da compra de seus produtos ou serviços?

Pense nisso e determine o objetivo. É aqui que o prospect vai se encantar e ter curiosidade de ler o documento até o final.

3. Estude seu cliente

A personalização só acontece quando há análise de dados e informações sobre o prospect, seu negócio e mercado de atuação. Não há como escapar da pesquisa de suas necessidades, demandas e expectativas.

Ferramentas de inteligência artificial e um CRM eficiente podem ser um grande diferencial para entender melhor o histórico do cliente, suas interações anteriores e suas preferências.

Assim, os insights e os argumentos de vendas serão mais direcionados e desenvolvidos com mais fluidez. Afinal, o único foco da proposta é o cliente. Jamais se esqueça disso.

Leia também: Hiperpersonalização em vendas: o que é, qual a importância e 3 passos para implementar

4. Estruture sua proposta

Pense que a oferta personalizada deve conduzir o cliente por uma história: explicação sobre o objetivo da proposta, os problemas enfrentados e as soluções encontradas e seus benefícios.

A estruturação da proposta afeta diretamente a percepção de valor que o prospect terá da sua marca e, consequentemente, a decisão de compra.

Falando no assunto, entenda como funciona o processo de tomada de decisão para o cliente.

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Exemplo de estrutura de proposta comercial personalizada

  • capa: use o logo da empresa e sua identidade visual, nomes da sua marca e do cliente e um título atrativo que foque no benefício da sua solução;
  • índice: informe exatamente o que cliente vai encontrar na proposta comercial; além de transmitir organização, a previsibilidade das informações tende a ajudar o prospect a se orientar na leitura;
  • introdução: resuma o objetivo da proposta, os desafios do cliente e como a empresa vai resolvê-los, explicando os resultado esperados;
  • argumentação: explique as vantagens do seu produto ou serviço, focando nos benefícios gerados ao cliente. Mostre os diferenciais e por que a empresa deve contratar sua marca. Use dados, gráficos e métricas recentes do mercado;
  • solução: explique, em detalhes, como será cada ação do serviço, técnicas usadas etc. Mostre um escopo do projeto;
  • depoimentos e cases de sucesso: se tiver, gere valor à marca por meio de depoimentos e cases de sucesso da empresa;
  • prazo: se for pertinente à sua solução, insira um cronograma com cada etapa do serviço e sua estimativa de duração. Mostre como o trabalho é feito;
  • preço e formas de pagamento: detalhe o valor de cada serviço ou produto e seja transparente quanto às formas e condições de pagamentos aceitas;
  • termo de confidencialidade: se for preciso, inclua um termo de confidencialidade para proteger o vazamento de dados da proposta e uso de ideias compartilhadas;
  • contato: insira dados de contato para o prospect tirar dúvidas e fechar negócio.

Considere incluir, ao final da proposta comercial, uma seção de FAQs para antecipar possíveis dúvidas do cliente, tornando o processo de follow up mais eficaz.

5. Seja objetivo

As informações precisam ser claras e objetivas para facilitar o entendimento do cliente. Não adianta incluir termos técnicos ou explicar processos complexos. Esse tipo de abordagem, ao contrário do que se pensa, não gera valor e só faz o prospect desistir de ler sua oferta.

6. Faça follow up

Sabe qual um dos maiores benefícios de trabalhar com o apoio de um software de CRM? Ele coleta e integra todos os dados, automatiza tarefas (como preenchimento de dados do cliente) e sugere o melhor dia para realizar o follow up e descobrir se o prospect já leu ou tem alguma dúvida sobre a oferta enviada.

O contato de retorno pode ser feito por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Descubra qual canal é mais eficiente com cada prospect e não desista. Geralmente são necessários alguns follow ups para fechar negócio.

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Continue aprendendo: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

Como usar modelos personalizados de propostas comerciais?

É muito fácil utilizar modelos personalizados de proposta comerciais! Basta acessar o documento pronto e alterar o conteúdo, seguindo a estrutura oferecida. 

Pense que cada prospect deve receber uma oferta diferente e lembre-se de adaptar também a identidade visual da oferta, deixando-a com a cara da marca do cliente.

Para facilitar, nós, do Agendor, criamos um modelo de apresentação comercial impactante e completo! Baixe e acesse o roteiro pronto, com as melhores práticas de escrita e design atrativo. Boas vendas!

Perguntas frequentes sobre propostas personalizadas

Como elaborar uma proposta comercial?

passo a passo para a elaboração de uma proposta comercial personalizada inicia com a preparação dos dados e materiais necessários. Em seguida, defina o objetivo da proposta, estude o cliente e sua área e crie um roteiro para o documento. Ao escrever, vá direto ao ponto e não se esqueça de fazer follow ups periodicamente.

Quais são os tipos de proposta comercial?

Entre os três tipos de propostas comerciais mais usados, temos: as solicitadas formalmente, quando o cliente entra em contato e, busca de um orçamento; as solicitadas informalmente, quando o prospect apenas quer ter uma ideia de valores; e as espontâneas, enviadas de forma proativa, durante a prospecção.

Qual o objetivo da proposta comercial?

O grande objetivo da proposta comercial é a conversão, isto é, concretizar a venda. É por isso que você deve dedicar atenção especial à elaboração deste documento. Garanta sua personalização e assegure-se de que ele reflita as particularidades de cada abordagem, a fim de transmitir ao cliente os diferenciais e vantagens da sua solução.

O que não pode deixar de constar na proposta?

Entre os elementos que não podem faltar em uma proposta comercial, vale destacar:
• apresentação da solução e seus diferenciais;
• argumentação, evidenciando como a empresa resolve as dores do cliente;
• depoimentos e/ou cases de sucesso para reforçar sua autoridade;
• cronograma e prazos de entrega;
• valores e formas de pagamento.