Se você acha que a proposta comercial de serviços de transporte de carga é apenas um mero documento, está enganado. Ela faz parte dos métodos de atrair novos clientes e pode fazer toda a diferença durante a negociação.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A proposta de prestação de serviços de transporte de carga é um documento que engloba todas as informações sobre a transportadora e os serviços prestados.
  • A proposta pode seguir a mesma estrutura de modelo, mas seu conteúdo deve ser adaptado de acordo com o serviço solicitado e o perfil do cliente.
  • Ela deve ter: capa, índice, introdução, serviços, orçamento, informações sobre a transportadora e os contatos do vendedor e da empresa.
  • É necessário descobrir quem é o cliente ideal da empresa e estudar profundamente seus hábitos, comportamentos e características pessoais e profissionais. 
  • Para fazer uma proposta completa, separe todas as informações, as imagens e os dados que serão utilizados, defina se a apresentação será presencial ou online, revise cada detalhe e faça follow-up para cobrar a resposta do cliente.
  • Baixe gratuitamente um template pronto com o Modelo de Apresentação Comercial e faça um teste grátis do sistema de CRM do Agendor para otimizar seu processo de follow-up e receber dicas do melhor momento para retornar ao cliente!

Não adianta ter um site bonito ou um atendimento excelente, se na hora de realmente vender seus serviços, faz uma apresentação incompleta ou mal-estruturada. Quem é que vai ter credibilidade e confiança na sua entrega?

Mas não precisa ficar preocupado! Fizemos este artigo justamente para tirar todas as dúvidas sobre como elaborar uma carta proposta de prestação de serviços de transporte de carga. 

Continue a leitura e aprenda como conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas!

O que é uma proposta comercial de serviços de transporte?

A proposta comercial de prestação de serviços de transporte de carga é um documento comercial que reúne diversas informações sobre a empresa e seus serviços com a finalidade de chamar a atenção do cliente e dar andamento à negociação.

Ela faz parte de ações estratégicas executadas durante o processo de prospecção de clientes e é primordial para o lead conhecer as soluções oferecidas e como funciona o transporte de carga na prática.

Ou seja: a proposta do serviço de frete é vital para a tomada de decisão do cliente. E, por isso, deve-se dedicar tempo e esforço para que ela fique completa, atrativa e persuasiva.

O que precisa ter uma proposta comercial de prestação de serviços de transporte?

A proposta comercial de serviços de transporte de carga é adaptada de acordo com o tipo do serviço desejado e o perfil do cliente. Logo, você pode — e deve — adaptar a linguagem, seu tom de voz e seu texto.

Porém, para facilitar, o ideal é deixar um modelo de proposta comercial pronto para apenas editá-lo. E isso dá certo porque alguns itens do documento são obrigatórios em todos os casos, mudando apenas o conteúdo de cada um deles. 

Veja o que precisa constar no seu modelo.

Como fazer uma proposta comercial de serviços? Itens obrigatórios

No seu modelo de proposta comercial de prestação de serviços, algumas informações são imprescindíveis para assegurar a credibilidade, a segurança e o cumprimento do contrato pelas partes envolvidas. Logo, lembre-se de incluir: capa, índice, introdução, descrição dos serviços, orçamento, serviços realizados com sucesso e contato da empresa.

Confira detalhes a seguir.

  • capa: escolha um título atrativo e insira a logomarca da transportadora;
  • índice: separe uma página para inserir o sumário da proposta para facilitar que o lead busque informações posteriormente. Não se esqueça de numerar as páginas!;
  • introdução: faça um breve resumo do objetivo da proposta e da empresa, ressaltando os diferenciais da marca e os transportes de sucesso;
  • serviços: descreva detalhadamente os serviços que serão prestados e quais veículos serão utilizados. Insira os benefícios para o cliente, como alguma tecnologia de transporte ou que torna a entrega rastreável;
  • orçamento: apresente os preços do serviço de transporte de carga explicando cada detalhe do trajeto e das tarefas por trás da logística;
  • informações da sua empresa: destaque os diferenciais e os cases de sucesso do seu negócio. Para tornar a proposta ainda mais atrativa, insira dados e estatísticas de suas entregas mais bem-sucedidas. Se o indicador estiver acima da média geral do mercado, ressalte essa informação;
  • contato da empresa: finalize colocando o seu nome, tornando a conexão mais humanizada, e seus contatos como e-mail, telefone e WhatsApp.

Não se esqueça de caprichar no visual da proposta, seguindo a identidade visual da empresa, se houver.

Leia também: Como prospectar clientes para transportadora: 10 dicas que você não deve ignorar!

Como elaborar uma proposta de frete?

O primeiro passo para elaborar uma proposta comercial de serviços de frete é conhecer o seu público. Com esse conhecimento em mãos, liste todas as informações relevantes sobre o serviço de frete. Revise a proposta e só então apresente-a para o lead. Não se esqueça de fazer o follow-up.

Vamos à parte prática? Como você acabou de ver, fazer uma proposta de prestação de serviço vai além de apenas sentar e editar o conteúdo do documento. 

Há todo um trabalho prévio que é primordial para o sucesso da sua apresentação.

Entenda melhor abaixo com as nossas dicas para elaborar uma proposta de frete.

1. Estude o seu público

Defina qual é o perfil do seu cliente ideal (persona) e estude tudo sobre ele: preferências, costumes, hobbies, comportamento de compra e outras características pessoais e profissionais.

Essa é a base de toda a produção de conteúdo da proposta. Você vai descobrir como falar com o cliente e suas dores e necessidades que precisam ser atendidas. Logo, os benefícios dos seus serviços serão pautados nos problemas enfrentados pelo lead.

Geralmente, os clientes se deparam com algumas situações durante o transporte de carga, como atraso, avarias do item e até perda de documentos importantes. 

Logo, os clientes que buscam serviços de frete valorizam a segurança, a pontualidade e a integridade de seus pertences. Assim, ao montar a proposta comercial, enfatize seu compromisso com as necessidades do contratante.

Conhecer o perfil de cliente mostra que a empresa está preparada para atender com as melhores soluções para suas dores.

2. Separe todas as informações 

O segundo passo para não deixar o documento incompleto é organizar todas as informações que serão utilizadas na escrita da proposta.

Destaque sua experiência, qualificações e sucesso em projetos anteriores. Esta é a oportunidade de mostrar por que sua empresa é reconhecida no ramo de serviços de transporte de carga.

Certifique-se de incluir detalhes específicos sobre os serviços oferecidos, como tipos de carga que pode transportar, regiões atendidas e qualquer diferencial que possua. 

Transparência é inegociável. Informe os custos e explique como os valores são calculados, o que pode incluir tarifas fixas, custos variáveis, possíveis descontos para volumes maiores e os meios de pagamento.

É importante destacar as políticas de segurança e as medidas adotadas para garantir a integridade da carga durante o transporte.

Acredite: tudo isso influencia no processo de tomada de decisão do lead. Por falar nisso veja quais são as 6 etapas do processo de decisão de compra:

proposta comercial de serviços de transporte

3. Revise a proposta de prestação de serviços

Ao terminar de escrever tudo o que for preciso, lembre-se de reler e revisar minuciosamente a proposta de prestação de serviços de transporte de carga.

Erros de português ou formatação inadequada mostram desleixo e falta de profissionalismo e comprometimento.

4. Escolha como será a apresentação

Um detalhe importante é saber como a proposta será apresentada: presencialmente ou online? Entenda as preferências do cliente!

O importante é fazer uma apresentação que mostre autoridade no assunto e transmita confiança ao prospect. O simples fato de apresentar a proposta já estreita o relacionamento.

Afinal, enviar a proposta por e-mail é arriscado. O cliente pode não ver o envio ou então ter dúvidas ou objeções que não podem ser resolvidas na hora.

Com a correria do dia a dia, é possível que ele até esqueça de enviar suas dúvidas ao vendedor. Por isso, invista em uma reunião para divulgar o seu trabalho.

Saiba mais: 4 estratégias de marketing para empresas de transporte que funcionam

5. Faça follow-up

O follow-up é o retorno ao cliente. Quem não o faz, perde ótimas oportunidades de negócio e a chance de rebater objeções, tirar dúvidas e aumentar a conexão com o lead.

Se quiser entender melhor o porquê estamos falando sobre isso, leia nosso artigo O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up.

Se você também não é a favor de ficar sentado esperando uma resposta do lead, saiba que há muitas maneiras de otimizar o follow-up e contatar o cliente na hora certa.

proposta comercial de serviços de transporte

O sistema de CRM armazena todas as informações sobre o lead e o cliente, incluindo e-mails enviados, negociações em andamento, dados pessoais, propostas enviadas e o que aconteceu durante as reuniões.

E sabe qual é o melhor? A partir de dados inseridos no sistema, ele consegue sugerir o melhor momento de fazer o follow-up. Isto é: o vendedor recebe uma notificação e não se esquece de falar com seus clientes que devem uma resposta sobre as propostas de prestação de serviço.

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Gostou de ver dicas de como elaborar e potencializar a sua proposta de prestação de serviços de transporte de carga? Baixe nosso template de apresentação gratuitamente: Modelo de Apresentação Comercial. Conquiste mais vendas!