Você sabe que aprendeu como gerenciar um projeto quando ele é capaz de trazer muitos benefícios para o seu negócio
No cenário corporativo, em que a competitividade é cada vez maior, o gerenciamento de projetos mostra-se extremamente dinâmico, tomado por cobranças e estresse.
Por isso, é essencial que exista um bom método de como gerenciar um projeto, alinhado a conceitos sólidos capazes de:
- reduzir os conflitos;
- aumentar a produtividade;
- melhorar a entrega de resultados.
Para que um projeto atinja os objetivos esperados, além de canalizar esforços na atribuição de tarefas e na determinação de objetivos e metas para a equipe (conheça o método SMART), o gestor deve possuir determinadas habilidades de liderança e dispor de certos recursos, podendo assim contribuir para sua boa conclusão.
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Como gerenciar um projeto: 4 dicas para melhorar a gestão em sua empresa.
A seguir separamos dicas de como gerenciar para melhorar os resultados da empresa dentro do setor de vendas. São guias especiais para gerentes, gestores e supervisores de vendas contribuírem, com sua liderança, para os ganhos da equipe.
1. Boa comunicação
A comunicação no ambiente de trabalho, adequada, é uma das principais responsáveis pelo sucesso de um negócio e sem a qual seria impossível realizar qualquer gerenciamento de projetos.
Sabendo disso, o gestor deve atentar para o desenvolvimento de um fluxo de interação apropriado.
Isso porque, basicamente, o gerente de projetos é a “ponte” entre fornecedores, patrocinadores, clientes e equipe. Logo, deve assegurar-se de que as informações são compreendidas por todos aqueles que participam do projeto.
Esses cuidados vão além da escolha do melhor método de como gerenciar um projeto, seja ele comunicação oral ou escrita.
Aplicam-se também na opção de manter uma linguagem mais simples e próxima ou mais formal e normativa.
Por isso, é essencial compreender para que público a mensagem vai ser transmitida e qual a melhor forma para isso.
Estude os canais interativos mais satisfatórios (e-mail, reunião, telefonema etc.).
2. Metodologia de gerenciamento de projetos
A metodologia escolhida de como gerenciar projetos, baseia-se na concepção de processos estruturados de gestão.
Corresponde a um passo a passo que cria parâmetros para o gerenciamento de projetos da empresa, tendo como base:
- ferramentas, como o 5W2H;
- métodos de gestão de projetos;
- modelos;
- templates.
Uma metodologia de como gerenciar para melhorar os resultados, deve considerar as necessidades do gerenciamento de projetos da empresa, de forma a atender às demandas e adaptar-se.
Ou seja, o gestor deve moldar um conjunto de práticas condizentes com a realidade de sua própria organização, evitando copiar métodos que admira ou que foram aplicados em outra realidade.
Implementar uma metodologia de como gerenciar um projeto é muito importante, pois corresponde aos primeiros passos que a empresa dá em direção à conquista de maturidade no gerenciamento de projetos.
3. Gestão de pessoas
É também de responsabilidade do gerente de projetos determinar quais são as competências e os profissionais necessários ao projeto e – sempre que possível:
- despertar o engajamento profissional;
- organizar equipes com afinidades, capacidade para trabalhar de forma integrada e com autonomia necessária.
Poder contar com uma boa equipe não é acaso. Pelo contrário, evidencia o valor dos processos de recrutamento e seleção de vendedores.
Assim como um treinador escala o time conforme os atributos de cada atleta para cada posição, deve também o gestor definir critérios para o recrutamento e atribuição de tarefas aos membros do time.
O gestor está a todo momento lidando com diferentes impressões, visões e opiniões, portanto, deve saber como gerenciar um projeto e ter a serenidade adequada para enxergar o que deve ou não ser feito, sem se deixar influenciar por terceiros.
4. Tecnologia
A tecnologia também é outro fator que influencia no sucesso de um projeto.
Não adianta relutar, as soluções tecnológicas em muito contribuem para melhores resultados, seja qual for o departamento ou mercado que a empresa atue e é fundamental no processo de como gerenciar um projeto nos dias de hoje.
Deve-se considerar, por exemplo, como a intranet pode facilitar — e muito — o fluxo de informações e o controle de versões de documentos de gestão, evitando desperdício de tempo e dinheiro.
Já no que se refere ao cloud computing, cada vez mais as organizações estão aderindo a essa solução. Isso porque, além de ser mais barata do que os sistemas instalados localmente, esse tipo de saída contribui para:
- um compartilhamento maciço e seguro de informações;
- normalmente possui atualizações periódicas gratuitas;
- viabiliza o gerenciamento de projetos, de qualquer parte do mundo.
Entre as tecnologias mais importantes e transformadoras para o setor de vendas está a implementação dos softwares de CRM.
Este artigo poderá ajudá-lo a escolher um Software de CRM adequado: Saiba como escolher o sistema de controle de vendas ideal para sua empresa
Então, você já adotou alguma dessas dicas de como gerenciar um projeto em sua empresa? Pretende adotar outros para gerenciar e melhorar os resultados do negócio? Comente para dividir sua experiência conosco e os demais leitores!