Vender nunca foi uma atividade simples. Porém, não podemos negar que esteja se tornando dia a dia mais desafiadora.

Por um lado, vivemos um momento de instabilidade econômica, que acirra a competitividade entre as empresas. Por outro, a evolução tecnológica dita novas regras de forma cada vez mais acelerada.

O que fazer diante disso para garantir os resultados? O segredo está em saber como inovar nas vendas!

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Neste artigo, vamos falar sobre como temas como transformação digital têm impactado as vendas e quais são as três principais estratégias de vendas para colocar a inovação em prática, de forma a atualizar a prática comercial da sua empresa. 

O resultado? Mais vendas e maior satisfação do seu cliente. Saiba mais no artigo!

A Transformação Digital demanda inovação em vendas

Transformação Digital é um tema sobre o qual falamos com frequência aqui no Blog do Agendor.

Não por acaso, afinal toda a gestão corporativa tem sido afetada por este conceito, que diz respeito à incorporação da tecnologia de forma intrínseca nas empresas, transformando processos e modos de agir.

Neste artigo, é ainda mais importante falarmos sobre Transformação Digital.

Como falamos no início do texto, existem dois fatores principais que demandam a inovação nas vendas hoje no Brasil: instabilidade econômica e avanço da tecnologia. E, diante disso, é primordial que, como gestores de vendas, comecemos a parar de olhar unicamente para o fator crise. 

Ou vai dizer que não fica mais fácil dizer que as vendas estão indo mal por causa da crise econômica?

Pode ser que estejam. Mas, ainda que estivéssemos em um momento de crescimento da economia, seus processos e práticas de vendas precisam passar por uma reformulação para atender o que clientes buscam hoje – tanto em experiência de compra quanto em produtos e serviços.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre como inovar nas vendas olhando para o prisma da Transformação Digital.

Afinal, mesmo após a recuperação da nossa economia, ela continuará afetando diretamente as estratégias comerciais e demandando inovação constante!

Cuidado: inovação ainda exige planejamento!

Antes de apresentar as três estratégias principais para inovar em vendas, é importante falar sobre o que de fato é inovação.

Muitas vezes, confunde-se o termo com a simples experimentação.

De fato, ambos estão bastante associados. Mas inovar também exige uma boa dose de planejamento e monitoramento. Afinal, agir sem olhar para esses fatores pode significar prejuízo para o negócio.

Inclusive, se buscarmos a definição para o conceito inovação, ela, dentre algumas variações, compreende métodos para modificação do que é padrão atual.

E, neste ponto, a palavra “método” já nos mostra a importância de agir com cautela, arriscando, mas avaliando cada etapa do processo de inovação.

Como inovar nas vendas? Conheça três estratégias!

Agora que falamos sobre a importância de inovar em vendas diante de um cenário de Transformação Digital e apresentamos o conceito de inovação, vamos falar sobre três estratégias de inovação em vendas que podem ser facilmente aplicadas na sua empresa.

E, ainda, separamos uma dica bônus, que será especialmente útil se você estiver em um cargo de liderança comercial. 

1. Use a criatividade

Criatividade é um termo que faz parte da prática diária da área de vendas.

Podemos não perceber, porém, cada vez que contornamos uma negociação difícil, que fazemos uma proposta customizada ou que preparamos um no pitch de vendas, estamos usando uma grande dose de criatividade!

E, se inovação diz respeito a criar novas formas de fazer o que já está definido como padrão, a criatividade será uma habilidade essencial nesse processo.

É nessa hora que muitos pensam: “mas o que faço se não sou assim tão criativo?”.

Um ponto muito importante a considerar é que a criatividade pode ser exercitada e desenvolvida. E cultivá-la vai ajudar muito a inovar continuamente!

Como desenvolver a criatividade em vendas? Veja algumas dicas!

Tenha referências, das mais diversas! 

Desenvolver um olhar criativo pode ser entendido também como desenvolver um olhar atento a tudo ao nosso redor. Quando falamos em criatividade em vendas, ajuda muito a ter novas ideias quando passamos a observar diferentes experiências de compras em nosso dia a dia.

E não pense que isso será apenas uma análise do que fazem seus concorrentes. Bem pelo contrário! 

Tente tirar aprendizados de todas as interações que tiver na sua rotina diária, mesmo que pareçam muito distantes da sua realidade de negócio.

Você pode prestar atenção em pontos como:

  • De que forma produtos e serviços são anunciados?
  • Como são formatados produtos e serviços? Como são vendidos em conjunto ou de forma isolada?
  • Quais são as campanhas e promoções realizadas?
  • De que forma é realizado o relacionamento entre empresa e cliente?
  • Como é o pós-venda?

E, além das próprias experiências de compra e venda, as referências podem vir de outras situações que você vivencia,  livros que lê, filmes e séries que assiste, lugares que conhece, eventos dos quais participa… Quanto maior for seu repertório, mais fácil será inovar em sua atividade comercial!

Faça associações à sua realidade

É claro, todo processo criativo pede que as referências sejam associadas a uma realidade específica para que possa de fato se transformar em uma inovação.

Por esta razão, não se esqueça de, junto com a busca de elementos, se perguntar de que forma isso pode fazer parte da rotina de vendas da empresa. 

2. Olhe para os resultados já alcançados

Além do bom uso da criatividade, outra estratégia para inovação em vendas é olhar para os resultados alcançados em períodos anteriores e explorar o que poderia ter sido feito diferente para um melhor desempenho. 

Monitorar constantemente métricas de vendas auxilia a inovar também de forma constante.

Isso porque, com um bom trabalho analítico, o gestor comercial adota mais facilmente um processo de melhoria contínua para as atividades ao se perguntar “como esta métrica poderia estar melhor?” ou “o que pode ser feito para acelerar este resultado?”.

É claro, para que isso realmente resulte em inovação, é preciso que haja um momento de análise frequente, incluindo também outras áreas do negócio para encontrar novas soluções.

3. Fique de olho nas tendências

Não dá para falar em inovação sem mencionar tendências. Adotar novas tecnologias ou modos de interagir com o público é também inovar em sua área de atuação. E como saber no que faz sentido investir?

Aqui no blog do Agendor, publicamos muitos artigos sobre tendências em vendas. Nossa recomendação é que você estude cada uma delas e entenda o que faz sentido ou não para a sua realidade de negócio.

Para ajudar, separamos abaixo os principais temas dentro dos quais você pode começar a inovar nas vendas:

É claro, além destas, existem outras tendências de vendas e de negócios sobre as quais você pode aprender, conhecer casos de sucessos e, assim, estruturar um processo de inovação em seu dia a dia comercial.

Mais uma vez, o importante é ficar constantemente aberto às novas referências e aprendizados!

Bônus:  Inclua o time de vendedores

Mas, como nenhum processo de inovação é colocado em prática sem integração de todos os envolvidos, deixamos aqui um bônus para ajudar a implementar novas soluções na área comercial: incluir os vendedores desde o brainstorm até a execução.

De fato, muitas das melhores ideias são originadas por quem está na ponta do relacionamento com o cliente, percebendo diariamente o que é desafio para o público que se deseja alcançar, entre outros fatores.

Para que essa integração aconteça, pode-se investir em ações de engajamento e incentivo para o time de vendas, como:

  • Concursos e campanhas de vendas
  • Reuniões de Brainstorm
  • Encontros offsite de planejamento e replanejamento

Evidentemente, você não precisará parar o trabalho comercial com frequência para isso, desfalcando as operações. Porém, em momentos estratégicos como os planejamentos anuais e semestrais, essa participação é essencial!

Tecnologia e vendas andam lado a lado

Neste artigo, falamos sobre inovação em vendas olhando para o cenário de Transformação Digital que vivemos atualmente. Mas, vale lembrar, a tecnologia sempre esteve ao lado das vendas para torná-la mais eficiente e assertiva.

As vendas por telefone, a utilização de e-mail em prospecções, a realização de campanhas digitais, a utilização de sistemas de CRM online… Já passamos por todas essas transições em nossa área e elas foram fundamentais para chegarmos aonde estamos hoje.

E, para continuarmos evoluindo, é preciso inovar constantemente, de olho no que existe de novo em tecnologia e, em consequência disso, no comportamento do nosso cada vez mais disputado consumidor!

E aí, qual vai ser a próxima inovação na sua área de vendas?

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