Quão positivo é para os resultados das vendas, ter uma equipe de vendas bem treinada e preparada?
Nenhum empreendedor quer uma equipe de vendas despreparada e que não esteja voltada para o mercado.
Atualização e reciclagem são dois preciosos pilares no setor comercial, uma vez que o conhecimento sempre será o diferencial no comportamento de um vendedor. Sendo assim, quanto mais up to date uma equipe de vendas estiver, melhores resultados ela dará para a empresa.
Mas, o que fazer para motivar a equipe de vendas a se reciclar por conta própria sem que a empresa precise proporcionar os cursos e treinamentos internos?
A primeira coisa que precisamos ressaltar antes de entrar nesse mérito, é que toda a empresa que acredita no conhecimento como melhoria de desempenho, precisa investir nisso de alguma maneira.
Com isso, ela estará sempre incentivando os seus funcionários a continuarem se atualizando.
Por outro lado, a equipe de vendas precisa se preocupar por conta própria em sua atualização e em sua constante busca pelo conhecimento.
A harmonia perfeita é assim. Os profissionais investem no conhecimento porque sabem que ele é um enorme diferencial no dia-a-dia das vendas e as empresas investem também, para incentivar os funcionários a continuarem se aprimorando.
Mas nem sempre é assim que acontece. Existem muitos vendedores “corpo mole” e muitas equipes que acreditam saberem de tudo, ao passo que muitas empresas não fazem nenhum esforço para alimentar o conhecimento.
Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para criar um ambiente que promova o conhecimento dentro das empresas.
1. Crie uma biblioteca dentro da sua empresa.
Criar uma biblioteca parece ser uma tarefa árdua, mas pode ser mais fácil do que parece.
O que precisa ser feito é a criação de um ambiente para que a equipe de vendas aprimore seus conhecimentos em momentos de lazer. E, para isso, não precisa de investimentos mirabolantes, nem de uma super estrutura.
O que uma biblioteca corporativa precisa é fomentar o conhecimento e a troca de informações entre a equipe. Por isso, não precisam de milhares de livros e revistas, mas apenas umas poucas dezenas de livros que podem ser do acervo pessoal do gestor comercial, ou do empreendedor.
Com isso, a empresa mostra que se preocupa com a atualização e que da importância para o conhecimento – e aprimoramento – da sua equipe de vendas.
2. Promova eventos de educação para clientes e funcionários.
Educar clientes é uma maneira de mostrar que uma empresa acredita no poder do conhecimento, para transformar a vida das pessoas e mostrar o seu ponto de vista para a comunidade ao redor de uma marca.
Por que não promover um encontro entre a sua equipe de vendas e os seus clientes – ou principais clientes – em torno de um evento promovido por você, para reciclar não apenas os seus vendedores, como os seus clientes.
O papel de toda empresa é fazer com que seus clientes sejam bem-sucedidos e, capacitar a equipe de vendas dos seus clientes é um grande começo para que isso aconteça.
Ao invés de ter workshops fechados de aprimoramento de vendas apenas para os seus funcionários, abra-os para seus clientes e para as equipes de vendas deles. Certamente isso irá passar a impressão de que a sua empresa se preocupa com o aprimoramento não apenas da sua equipe de vendas, bem como do sucesso do seu cliente.
Vale ousar um pouco de vez em quando!
3. Permita que a equipe de vendas aprenda com ela mesma.
Por que quando um vendedor vai a um curso, lê um livro, vai a uma palestra ou outro tipo de evento, ele não se compromete em passar para frente o que ele aprendeu com isso tudo?
Toda vez que um vendedor terminar de ler um livro, ou participar de qualquer evento sobre reciclagem, crie na sua empresa um programa para que ele passe para a equipe de vendas o que ele aprendeu com aquilo.
Não precisa ser algo pomposo, mas sim um espaço de 20 minutos no final – ou começo – do dia para que toda a equipe de vendas aprenda com o conhecimento adquirido pelo vendedor.
Com isso, além de contribuir para a melhoria do desempenho de apenas um vendedor, toda a equipe de vendas cresce e se atualiza.
O aprendizado precisa estar na cultura de uma empresa.
O aprendizado constante precisa estar no DNA da empresa. É justamente este comportamento de incentivar, pregar e promover o constante aprimoramento que irá despertar na equipe de vendas a necessidade de se manter atualizada.
Melhor do que somente pagar cursos ou incentivar pagando faculdades, criar um ambiente em que o aprendizado é valorizado surte muito mais efeito dentro de uma empresa. Quando uma equipe de vendas começa a sentir a diferença no resultado com o que foi aprendido, dentro do ambiente de reciclagem de uma empresa, as pessoas começam a buscar mais e mais conhecimento.
Em vendas, conhecimento é poder. Uma equipe de vendas bem munida de conhecimento faz toda a diferença no resultado.