Não adianta elaborar as estratégias mais rebuscadas, se o gestor não souber como melhorar o ambiente de trabalho

A boa gestão deve apostar em transparência e em simplicidade. Isso porque a “eficácia operacional” só vai surtir efeito, ou seja, os resultados da equipe só aparecerão quando todos perceberem que regras claras e justas estão estabelecidas.

Como gestor, sua missão é saber lidar com as pessoas e ajudá-las a resolver o problema delas.

Você sabe como melhorar o ambiente de trabalho? Torná-lo um espaço cada vez mais agradável, estimulante e aberto para receber novas propostas?

Tem dúvidas de como fazer isso? Quer saber como ser um bom gestor nessa área? Então confira estas 8 dicas de como melhorar o ambiente de trabalho, que podem fazer toda a diferença para você e seu time!

como melhorar o ambiente de trabalho

Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente

Como melhorar o ambiente de trabalho: 8 dicas práticas

Confira algumas sugestões de melhorias no trabalho e descubra como ser um bom gestor e manter o clima organizacional agradável e produtivo.

1. Esteja aberto a novas maneiras de ver as coisas

Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente. Eles estão sempre à procura de oportunidades. Por isso, seja um bom ouvinte e esteja atento a tudo. 

Muitas das melhores ideias para a melhoria de processos rotineiros vêm de empregados nas trincheiras, porque eles estão mais próximos do trabalho real.

A rigidez é inimiga do progresso. Não tenha medo de mudar processos organizacionais já estabelecidos e se afastar do usual “esta é a maneira que sempre fizemos aqui”.

2. Espere excelência e a obtenha

Espere excelência, mas não imponha padrões inatingíveis. Os melhores gestores não são os “mais difíceis” ou “mais agradáveis”, mas aqueles que conseguem obter os melhores resultados das pessoas.

Uma vez que seus funcionários reconhecem que você tem altos padrões, eles exigirão excelência de si mesmos, pois a tendência é se espelharem em você.

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Seus colaboradores trabalham com metas e objetivos claros?

3. Certifique-se de que seus funcionários sabem em que eles precisam se concentrar

Os objetivos mensuráveis ​​são os melhores amigos de um gestor. Eles se movem e traduzem em melhor desempenho no trabalho no reino subjetivo da motivação. Não tem como melhorar o ambiente de trabalho sem isso.

Se criado estrategicamente no início do ano e reavaliados pontualmente de 15 em 15 dias, os objetivos serão um guia valioso para a equipe e para o gestor de como o ano irá se desenrolar.

4. Proteja seu tempo como se fosse ouro

Os gestores são rotineiramente puxados em muitas direções e os executivos mais eficientes protegem seus horários como verdadeiros vigilantes. Isso porque eles têm a consciência de que o tempo é um ativo de gerenciamento essencial para a tomada de decisão.

Eles fazem o que precisam fazer, é claro, mas estipulam prioridades e delegam de forma eficaz.

Quer saber como ser um bom gestor? Então, vamos esclarecer o conceito de gerenciamento de tempo e propor alguns exercícios de produtividade para você e seu time, listamos três artigos. Confira!

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Feedbacks devem ser dados regularmente para o grupo e também no estilo 1-on-1

5. Comunique-se regularmente

De que maneira? Fornecendo feedbacks significativos em tempo real!

A comunicação é tão fundamental para a boa gestão e para o ambiente de trabalho, que não pode ficar de fora da nossa lista. Oferecer regularmente feedbacks claros (apontando ações que justifiquem suas ideias) faz parte da rotina de todo bom gestor.

Se quer mesmo saber como melhorar o ambiente de trabalho, esteja prontamente disponível para aqueles que você gerencia. Estar sempre presente, ser acessível, ainda que você esteja gerenciando remotamente por telefone, e-mail, videoconferência etc., é um fator engajador para a equipe.

É melhor ser fisicamente remoto e fácil de se comunicar do que estar fisicamente presente, mas ser um gestor ruim na comunicação.

Quer conhecer 3 ferramentas online que irão melhorar sua comunicação da equipe de vendas, então clique aqui.

6. Administre os conflitos

Não poderíamos deixar de dar algumas sugestões de melhorias no trabalho relacionadas à conflitos.

Como qualquer gestor sabe, o ambiente de trabalho é um terreno fértil para o conflito. Questões interpessoais, remuneração, reconhecimento, problemas de redução de custos, demissões, relações de gestão de funcionários…

Os colaboradores são bons observadores; eles sabem identificar quem entra em ação quando necessário e quem não entra. Eles respeitam os gestores que enfrentam situações difíceis, assim como eles vão perder o respeito por aqueles que cronicamente decidem evitá-los.

Para saber mais sobre como gerenciar uma competição saudável no ambiente de trabalho e manter um clima de respeito, confira as dicas da Andressa, SDR no Agendor, sobre como estabelecer limites entre uma competição produtiva e uma prejudicial no ambiente de vendas:

7. Implemente melhorias físicas no escritório

Não tem como melhorar o ambiente de trabalho sem que o gestor pense no espaço físico. Afinal, é muito difícil ser produtivo se os colaboradores não possuem os equipamentos certos em suas mãos.

Isso envolve mesas e cadeiras confortáveis, pensando nas questões de ergonomia para não prejudicar a saúde do funcionário. Além disso, uma das ideias de melhorias no trabalho envolve o investimento em bons materiais e instrumentos, que não fiquem dando problema toda hora.

Pensando nessas questões, também podemos falar sobre a importância das ferramentas adequadas para otimização do trabalho, como o sistema de CRM para vendedores

Além disso, ter a licença dos softwares que os seus colaboradores precisam para que os programas não travem a todo momento é uma boa maneira de melhorar a produtividade da equipe.

8. Invista no endomarketing

Já ouviu falar no endomarketing? Basicamente, trata-se de estratégias de marketing focadas no público interno, ou seja, os colaboradores da empresa. Além disso, é importante para alinhar as expectativas da equipe e motivar os funcionários.

Algumas ideias de melhorias no trabalho pensando no endomarketing envolvem a transparência entre a gestão e os colaboradores, um bom entendimento da missão, valores e objetivos da empresa por todos os funcionários e a realização de treinamentos e iniciativas de capacitação regularmente.

Dica extra: estabeleça um plano de carreira

Uma das maiores motivações dos funcionários vem através do investimento por parte da empresa em um plano de carreira. Isso porque traz mais segurança e estabilidade para o colaborador.

Já para a empresa, essa é uma estratégia positiva porque incentiva ainda mais os bons funcionários a continuarem engajados, produtivos e a buscarem sempre melhorar seus resultados.

Como você pôde observar, estratégias de gestão mais elaboradas não funcionam se o básico não for aplicado no dia a dia

Ou seja, você não vai ser capaz de motivar as pessoas da equipe que querem progredir nas suas carreiras sem oferecer o essencial, como uma estrutura com bons equipamentos e uma boa comunicação entre a equipe.

Agora que conferiu essas dicas básicas, e sabe como melhorar o ambiente de trabalho, veja mais dicas para tornar sua equipe mais produtiva. Baixe nosso e-book gratuito: Como o Agendor pode trazer resultados para grandes equipes de vendas.

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