Você acha que a sua equipe está precisando alinhar alguns pontos dos processos operacionais e reduzir a quantidade de esquecimentos, erros e falhas? Então é preciso aprender como montar uma apostila de treinamento para elevar a performance dos colaboradores!
Principais aprendizados deste artigo:
- A apostila de treinamento deve reunir conteúdo rico, útil e relevante para a equipe e pode ter diversas finalidades: treinamento de integração, desenvolvimento de habilidades técnicas ou comportamentais, dicas de liderança, alinhando dos processos internos etc.
- Para montar uma apostila eficiente é preciso definir o tema e o objetivo do material. O que falar? Por que e como falar sobre isso?
- Outra dica é incluir interações, como jogos e testes, e oferecer conteúdos para diversos níveis de dificuldade.
- É fundamental escolher uma tipografia agradável para facilitar a leitura e uma boa diagramação, que organize os elementos, como textos, gráficos, imagens etc.
- É muito importante mensurar os resultados após a leitura de todos. Dessa forma, é possível entender o que deve ser ajustado nas próximas apostilas. Baixe nosso Guia: KPIs de Vendas e aprenda quais métricas devem ser usadas para medir o desempenho do seu time.
Um exemplo da necessidade de treinamento de equipes é a pesquisa “Agenda 2022”, feita pela Deloitte com apoio da Aberje, que entrevistou cerca de 500 empresas de diversos setores e revelou que 90% dos líderes empresariais vão priorizar investimentos em treinamento e formação tecnológica e profissional.
Sendo que 78% dessas organizações pretendem ampliar esses treinamentos em tecnologia para diversos setores a fim de manter a competitividade e remodelar estratégias.
Porém, elaborar uma apostila de treinamento de vendas, de atendimento ao cliente, de liderança, entre outras, não é uma das tarefas mais fáceis, pois leva tempo e é preciso incluir muitos detalhes no conteúdo.
Por outro lado, depois de pronta, a apostila de treinamento agrega muito valor ao trabalho de novos colaboradores e também dos antigos, já que é possível consultá-la sempre que houver dúvidas sobre procedimentos e atividades. Ela se torna um valioso material de apoio.
Se você já percebeu a relevância de saber como criar uma apostila de treinamento, continue a leitura até o final e confira um passo a passo para elaborar uma completa, prática e eficiente.
O que é e para que serve uma apostila de treinamento?
A apostila de treinamento é um material que reúne informações sobre a rotina corporativa para os colaboradores. Ela pode ser entregue em formato impresso ou digital e incluir conteúdo sobre a cultura organizacional, as atividades do setor, regras e normas de conduta e passo a passo dos processos operacionais.
Isto é: a apostila de treinamento é um guia.
Resumidamente, ela serve para oferecer um material completo e detalhado sobre as operações corporativas de determinado setor ou fornecer treinamentos comportamentais ou técnicos.
Seus principais benefícios são:
- oferecer conhecimento sobre a empresa, o setor de atuação e os cargos/funções;
- padronizar operações e tarefas realizadas regularmente;
- orientar os colaboradores em situações específicas e/ou mais complicadas;
- alinhar o tom de voz com clientes e parceiros do negócio;
- melhorar a produtividade;
- aumentar a retenção de talentos;
- treinar os colaboradores para usar determinados sistemas e ferramentas, como o CRM de vendas;
- reduzir custos com treinamentos ao vivo e falhas e erros na execução de atividades.
Se você quiser entender melhor a importância da apostila de treinamento de vendas, leia este texto no nosso blog: Processo de treinamento de vendedores: por que deve fazer parte da rotina comercial?
Como montar uma apostila de treinamento?
Esse material pode ser elaborado para toda e qualquer área de uma empresa, por exemplo:
- apostila de treinamento de vendas;
- apostila de treinamento de liderança;
- apostila de treinamento de atendimento ao cliente;
- apostila de treinamento de marketing;
- e muito mais!
Por isso, ao ler nossas dicas de como montar uma apostila de treinamento, você vai perceber que elas podem ser aplicadas para qualquer setor. O único fator diferente será, claro, o conteúdo que ela abordará. Mas o processo é o mesmo.
Continue aprendendo: Treinamentos para liderança: quando e como aplicar uma capacitação para desenvolver melhores gestores
1. Determine seu objetivo
Primeiramente, é fundamental saber a finalidade da criação da apostila. Ela será para realizar a integração de novos colaboradores? Para capacitação técnica e/ou tecnológica? Para aperfeiçoar habilidades comportamentais? Para inserir orientações de processos e do setor?
Ao entender para que esse material está sendo criado, fica muito mais fácil explorar os assuntos e tornar o conteúdo rico, prático e relevante para o colaborador.
Outra dica matadora é: não elabore os objetivos sozinho. Faça uma reunião com a equipe para entender as dúvidas, os gargalos e o que não pode ficar de fora desse material. Isso estimula o engajamento e permite que a apostila de treinamento seja útil e engajadora.
2. Monte um conteúdo com vários níveis de dificuldade
Lembre-se de que cada colaborador possui um nível de conhecimento sobre o assunto abordado. Por isso, o material de capacitação precisa ser amplo e fornecer conteúdo relevante para todos os níveis de dificuldade.
Uma sugestão é começar a montar a apostila de treinamento pelo nível mais baixo e, aos poucos, aprofundar-se no assunto. Para ficar mais dinâmico o aprendizado, insira moderadamente imagens, infográficos, dados de pesquisas e recursos visuais.
3. Opte por um tipografia agradável
Quantas vezes você já leu algum material impresso ou digital e teve dificuldade devido à topografia utilizada? Mesmo que você não seja designer e não entenda muito sobre esse tema, é possível perceber que algumas fontes são mais agradáveis de ler do que outras.
Principalmente se o material foi extenso e informativo.
Portanto, escolha uma tipografia que mostre profissionalismo e torne a leitura mais prazerosa. Normalmente elas possuem um aspecto mais clean. Alguns exemplos de fontes são:
- Arial: é das umas fontes mais usadas no mundo. Muito vista em textos de jornais, revistas, sites e blogs;
- Times New Roman: muito usada em publicações impressas, como livros e trabalhos acadêmicos. Inclusive, essa fonte foi recomendada pela Associação Americana de Psicologia. Você pode conferir dicas de diagramação e tipografias aqui;
- Helvética: essa fonte é a queridinha dos designers e muito usada por grandes empresas, como Jeep, Kawasaki, Motorola e BMW.
- Gill Sans: muito utilizada em anúncios e títulos, ela também tem sido encontrada em textos corridos, principalmente na internet.
4. Torne a busca de informações mais acessível
No material impresso e no digital é fundamental inserir um índice simples e claro. Assim, é mais fácil que os colaboradores usem a apostila para consultas e estudo no dia a dia.
Uma ótima solução de saber como montar uma apostila de treinamento online é poder linkar diretamente os itens do índice para a página do conteúdo.
5. Use interações
Para aumentar o dinamismo e facilitar o aprendizado, insira interações ao decorrer do conteúdo. A ideia é reforçar informações de modo direto e simples. As interações podem ser testes, quiz, atividades etc.
Caso a apostila também tenha sua versão online, pode-se deixá-la ainda mais atrativa com gamificações e testes, aumentando o engajamento com o material.
Leia também: Jogos para treinamento de vendas: 5 ideias para desenvolver habilidades de forma inovadora
6. Invista em uma boa diagramação
Sabe aquela história que não se julga um livro pela capa? Bem, na prática, acontece justamente ao contrário.
Aprender como montar uma apostila de treinamento vai além do bom conteúdo. Inclui também fazer uma excelente diagramação.
É ela quem organiza os espaços, os recursos visuais e o texto inserido, favorecendo uma boa leitura, um bom aprendizado e o interesse pelo material.
Portanto, recomenda-se que um designer experiente realize essa diagramação em programas específicos para essa tarefa. Ela precisa ser organizada, sem sobrecarregar o colaborador/leitor.
7. Escolha uma impressão de qualidade
Caso a apostila de treinamento seja impressa, garanta uma impressão com tecnologia avançada, de alta qualidade, que não tenha imagens falhadas.
Por fim, finalizamos com uma dica vital para aplicar após a entrega do conteúdo: mensure os resultados da apostila entregue e entenda o que deu certo e o que precisa mudar.
Saiba melhor como fazer isso com nosso artigo Como mensurar resultados de treinamento de vendas e saber se foi efetivo?
E você, já elaborou alguma aposta de treinamento? Ela realmente foi utilizada pela equipe ou se tornou apenas um material esquecido no fundo da gaveta ou misturado entre outros arquivos no computador?
Atente-se aos detalhes e crie ferramentas poderosas que contribuam para a construção de um time de alta performance. A capacitação regular dos colaboradores é uma das formas mais valiosas que a empresa tem de proporcionar uma ótima entrega ao consumidor final, destacando- se no mercado.
Para que você saiba como montar uma apostila de treinamento eficiente e completa, baixe nosso e-book Desafios de vendas no dia a dia do vendedor e descubra quais tópicos podem ser abordados na capacitação da equipe comercial.