Você está trabalhando duro, mas não sabe como ser um bom líder no trabalho? Veja algumas dicas!
Vivemos em uma era de ouro em que todos têm um ponto de vista sobre o que é ser líder. Ainda assim, poucos profissionais têm a oportunidade de liderar e, muito menos, de serem vistos como líderes em seus cargos.
Infelizmente, nem todos nós sabemos como ter uma postura de líder, muito menos, estamos fazendo o que deveríamos para encontrar o caminho da liderança.
Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂
Afinal, você sabe como se tornar um líder? Conhece boas técnicas de liderança? Então, confira nossas dicas!
Como ser um bom líder no trabalho
Muitas vezes, a diferença entre alguém que toma a frente e se torna um líder, e uma pessoa que não consegue se impor como líder acontece por conta de uma simples característica: não saber como ter uma postura de líder!
Suzanne Bates é uma estudiosa sobre o que é ser líder. Ela define a postura de líder como a presença executiva, uma mistura de temperamento, competências e habilidades que enviam os sinais certos para mobilizar as outras pessoas a agir.
Ken White, escreveu ao The Washington Post que, entre outras coisas, que a presença executiva é a capacidade de projetar a autoconfiança e tomar decisões difíceis.
Os líderes têm uma postura relaxada, ereta, com ombros para trás. Todos os seus sinais não-verbais dizem que ele se comporta como um líder.
E se ninguém vê você como um líder, não haverá como ser um líder, e provavelmente você terá problemas, concorda?
Muitos de nós acreditamos que sabemos como ser bons líderes. Temos o temperamento certo, embora tenhamos sido apenas bons profissionais ao longo do tempo.
É justamente essa postura que faz com que muitos profissionais sejam vistos como líderes (pessoas responsáveis) e estejam sempre à frente de tarefas, compromissos e chamando a responsabilidade para si.
Você sabe o que está separando você de se tornar esse profissional líder que toma a frente das tarefas, é respeitado pelos colegas e ajuda a empresa a seguir em frente?
É possível superar essas barreiras e ser avaliado sobre o conteúdo de suas ideias e as contribuições que você faz para a sua organização e, finalmente, entender como ser um líder.
Então, como você pode ser visto como um líder por todos aqueles ao seu redor? Teste as nossas ideias abaixo para começar.
Como ser líder sem fazer o tempo trabalhar a seu favor? Confira: 4 dicas de administração do tempo: não deixe ele voar!
1. Esforce-se para ter uma aparência neutra: postura de líder!
O que é ser líder senão ter como a sua marca, a marca de sua empresa? Suas roupas e seu corpo precisam ser a última coisa a chamar atenção das pessoas.
Líderes escolhem uma maneira simples e formal de se vestirem, e mantêm o foco no trabalho. Afinal, é isso que importa.
Algumas empresas possuem estilistas e consultores de moda que ajudam homens e mulheres a criarem um look que seja neutro e profissional, além de fazer com que eles pareçam verdadeiros líderes.
Se você está sendo extravagante demais, pode querer uma ajuda profissional para encontrar um estilo sóbrio e se portar como um verdadeiro líder.
Muito diferente do que os profissionais pensam, estar vestido de maneira sóbria e profissional é a melhor maneira de se comportar como um líder.
Normalmente, as pessoas acreditam que ao se vestirem com muito luxo, glamour e requinte serão vistas como verdadeiros líderes. Se você quer mesmo saber como ser líder, esqueça esse tipo de ideia!
Líderes de verdade sabem se vestir da maneira certa e mostrar que não são apenas uma pessoa dentro de uma roupa espalhafatosa.
2. Como ser líder? Seja ouvido sem gritar
Você sabe que o seu tom de voz é muito importante para passar uma impressão de líder sobre você? As pessoas querem seguir alguém que consiga cativá-las com palavras e atitudes.
Obviamente as atitudes são importantes. Mas, as palavras, o tom de voz e a maneira de falar são os primeiros passos para conquistar a confiança de sua equipe.
Muitos de nós falamos rapidamente ou falamos muito baixo para que possamos mobilizar as pessoas que estão ao nosso redor.
Margaret Thatcher trabalhou com um coaching para conseguir baixar seu tom de voz, e isso pode ser mais barato e mais fácil de conseguir do que você pensa. E, com certeza, ela sabia como ser uma boa líder!
O rei George também teve problemas com sua maneira de falar. Como retratado no filme, “O Discurso do Rei”, ele teve de se submeter ao tratamento de um profissional para perder o medo de falar e ser visto como um rei à altura de liderar a Grã Bretanha.
Como podemos ver, saber como ser líder não é fácil! Dois líderes importantes na história tiveram que optar por tratamento para conseguir encontrar o tom de voz e serem vistos como líderes pelas pessoas ao seu redor.
Quando você tem uma voz no tom certo para inspirar confiança, você vai conseguir transformar sua voz de comando e autoridade, e começar a ganhar o respeito de todos ao seu redor, facilitando muito o gerenciamento de equipes.
Confira este desafio de liderança: TESTE: Seu chefe tem inteligência emocional no trabalho?
3. Simplifique sua vida
Você não precisa carregar seu tablet, laptop e celular em suas reuniões. Você não precisa da sua mochila, um lanche rápido e 2 garrafas de água para uma discussão de 10 minutos com seu chefe, ou com um colega.
O que você carrega fala muito sobre você e faz as pessoas pensarem sobre seu comportamento.
A pessoa mais importante do escritório, geralmente, tem a menor quantidade de gadgets e a menor desordem, seja na sala, no carro e em torno de seu corpo.
Geralmente elas têm menos gadgets para administrar, e assim conseguem ser mais produtivas, terem maior controle sobre seu tempo, e principalmente, serem mais assertivos e objetivos.
Você precisa ser visto como uma pessoa produtiva, que sabe como ser líder, que sabe o que quer, e que não é vítima de equipamentos e outros dispositivos de tecnologia, que podem ser totalmente desnecessários para o seu dia-a-dia.
O que é ser líder de uma equipe?
Ser líder de uma equipe significa fornecer um caminho e orientações para que todos trabalhem juntos na busca de um objetivo em comum. Um bom líder no trabalho é responsável por monitorar o progresso da equipe, incentivar e envolver as pessoas no projeto, apontar falhas e também saber lidar com possíveis conflitos ou problemas.
O que é necessário para ser um líder de sucesso?
12 principais atitudes que todo bom líder de sucesso precisa ter.
- Fazer sua equipe se sentir segura;
- Ser sempre comunicativo e honesto;
- Ter confiança em si mesmo e em suas decisões;
- Dar feedbacks e recompensar um bom trabalho;
- Ser um exemplo de excelência para a equipe;
- Fazer perguntas e aceitar conselhos;
- Liderar de forma positiva e ser um bom professor;
- Investir no relacionamento com a equipe;
- Ser criativo e inspirar os outros;
- Assumir a responsabilidade pela equipe;
- Saber aproveitar os talentos de cada um;
- Enfrentar e resolver problemas rapidamente.
O que um líder não pode fazer?
Os maiores erros que um líder não deve cometer.
- Acreditar que sabe de tudo;
- Subestimar a própria equipe;
- Rejeitar mudanças
- Evitar diálogos e não ter comunicação aberta;
- Falar mais do que escutar;
- Deixar de explicar ou motivar o time;
- Omitir conhecimentos da equipe;
- Ser mais chefe do que líder.
Você está pronto para ser visto como um líder?
Ser visto como um líder implica saber como ter uma postura de líder. É muito mais do que ser um bom profissional. É preciso parecer um líder, ser confiante e conquistar o respeito das outras pessoas.
Você pode ser um profissional exemplar, um bom vendedor, um amigo conhecedor do mundo das vendas, ouvir e ajudar os seus companheiros de trabalho.
Mas você vai precisar melhorar a maneira com que se porta, se comunica e, principalmente, que lida com sua produtividade, se quiser ser líder.
Nossas dicas de liderança vão motivar e ajudar você a ser visto como um profissional líder, que além de conhecimento possui as habilidades necessárias e a presença executiva para levar sua equipe até o sucesso que todos almejam.
A liderança de equipes comerciais e o acompanhamento do pipeline de vendas e é uma das mais desafiadoras tarefas dos gestores. Baixe nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas e domine este tema.