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É inegável que programas de desenvolvimento são importantes para aprimorar o desempenho de gestores comerciais. Ao mesmo tempo, treinamentos e cursos não são o suficiente para que um gestor entenda como ser um bom líder!
A experiência prática é um fator importante no aperfeiçoamento desses profissionais. Especialmente quando vivência e aprendizagem andam juntas.
É o que mostra um estudo feito na UNSW Business School, de Sidnei, Austrália. A pesquisa aponta que os líderes que realizam suas tarefas diárias no “modo aprendiz” (ou seja, preocupados em executar e aprender, ao mesmo tempo) são mais eficientes e conseguem evoluir mais do que aqueles que apenas fazem as atividades sem levar em conta o que podem aprender com elas.
A pergunta que fica, então, é: como ativar esse “modo aprendiz” no seu dia a dia como gestor?
Ao longo deste artigo, te mostraremos os caminhos para entender, na prática, como ser um bom líder de vendas:
- Tenha metas de vendas
- Experimente novas estratégias
- Faça uma avaliação constante do processo
Além disso, falaremos sobre a importância do propósito e sobre o papel estratégico do líder em um mundo que se transforma de maneira acelerada, como o nosso.
Boa leitura!
Como ser um bom líder? 3 caminhos para despertar o “modo aprendiz”
Os pesquisadores da UNSW descobriram que os líderes que conseguiram se desenvolver de maneira mais eficiente são aqueles que adotam algumas atitudes específicas em sua rotina diária.
Para te ajudar a compreender o que é ser um bom líder bem sucedido, listamos cada uma das atitudes a seguir.
1 – Tenha metas de aprendizagem
Um passo importante no desenvolvimento das suas habilidades como líder é definir objetivos de aprendizagem, como, por exemplo:
- preciso ser mais comunicativo;
- gostaria de melhorar minha persuasão.
Com metas como essas em mente, em cada atividade que ele realiza, o gestor aprendiz pode identificar oportunidades de treinar a aptidão em questão e entender, na prática, o que precisa para exercer, de forma efetiva, sua liderança no trabalho.
2 – Experimente com novas estratégias
Outra característica comum aos líderes aprendizes é que eles estão sempre buscando novas fontes de autodesenvolvimento.
Seja por meio de abordagens diferentes, no modo de falar ou agir com os liderados, por exemplo, ou experimentando ferramentas ou metodologias de vendas e de trabalho inovadoras.
3 – Faça uma avaliação constante
Com metas de aprendizagem e com a constante busca de novas formas de autodesenvolvimento, os líderes aprendizes estão também sempre avaliando os resultados e buscando feedbacks externos para entender a eficiência das estratégias utilizadas.
A reflexão sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado é fundamental para a evolução profissional do gestor.
Os pesquisadores apontaram ainda que as descobertas deste estudo são importantes para mostrar que o desenvolvimento dos líderes nem sempre precisa custar caro e, principalmente, que as habilidades de liderança podem ser aprendidas e praticadas.
Você sabe como fazer uma boa avaliação de desempenho? Baixe gratuitamente esta planilha e entenda como adaptar as conhecidas ferramentas de avaliação de funcionários para uma autoavaliação de liderança!
Como ser um bom líder com propósito e engajar muito mais!
As tendências de consumo atuais mostram que as pessoas buscam se relacionar com marcas que tenham um propósito forte e que levem suas causas em conta na hora de ofertar seus produtos e serviços.
Acontece que essa motivação também é importante para engajar o público interno da empresa — e é por isso que entender como ser um bom líder também passa pelo conceito de propósito.
Um estudo feito por Adam Grant, pesquisador na área de gestão e autor dos best-sellers Originais – como os inconformistas mudam o mundo e Dar e receber – uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência, traz algumas conclusões interessantes sobre o tema.
Segundo a pesquisa de Grant, quando o líder dá um significado para as tarefas ou quando ele mostra o sentido das atividades, há um aumento incrível no nível de motivação e produtividade da equipe. Segundo o pesquisador, você pode fazer isso simplesmente explicando como o trabalho dos profissionais é importante para a empresa.
Os experimentos realizados no estudo mostram que apenas 5 minutos de interação com os profissionais, mostrando o significado do trabalho deles, gera os seguintes benefícios:
- Ajuda os colaboradores a entenderem o impacto da atuação deles.
- Os profissionais sentem-se mais valorizados.
- Aumenta a empatia do time em relação à empresa e aos clientes.
Como aplicar o propósito no trabalho da liderança?
A seguir, confira algumas maneiras de aplicar essa estratégia em sua empresa. Com isso, será possível aumentar o engajamento da equipe, oferecendo um significado real ao trabalho que ela realiza:
- Brainstorming de propósitos. Na reunião com seus colaboradores, compartilhe a importância do trabalho deles e questione se eles teriam algum outro significado para acrescentar.
- Depoimento de clientes. Mostre aos profissionais da sua equipe o depoimento de alguns clientes que comprovem como o trabalho deles impacta positivamente na vida dessas pessoas.
- Compartilhe valores. Também é importante que os profissionais estejam engajados no propósito da empresa. Quando eles percebem que o trabalho deles ajuda na causa que a organização defende, isso também dá mais significado às tarefas diárias.
Por meio de ações como essas, entender como ser um bom líder de vendas na prática será muito mais simples! Além disso, os resultados com o time serão ainda mais satisfatórios!
Como liderar em tempos de constante transformação
Nas empresas, quando a palavra “mudança” é mencionada, geralmente ela vem acompanhada de sentimentos como medo, frustração e resistência.
Mas acontece que, no mundo atual, a capacidade de mudar e se adaptar é imprescindível para a sobrevivência das organizações. Afinal, no mundo em que vivemos, as transformações acontecem de forma cada vez mais acelerada
Os líderes assumem um papel importante nesse contexto. São eles quem vão tomar a frente e orientar os profissionais no novo caminho a ser seguido. O especialista em gestão e inovação Jim Hemerling aponta que um dos principais erros dos gestores nesses momentos é demorar demais para agir em relação às mudanças necessárias. Assim, no “modo urgente”, as transformações se tornam mais dolorosas e menos eficazes.
Em sua palestra no TED, Hemerling explica que, para serem efetivas, as mudanças precisam estar aliadas a um propósito forte. Além disso, os processos devem sempre colocar as pessoas em primeiro lugar. Esta é a melhor resposta para quem pergunta “o que é ser um bom líder bem sucedido”.
Assista, inspire-se e aprenda mais sobre como liderar em tempos de constantes transformações:
Viu só como ser um bom líder no mundo atual vai além das cartilhas de liderança defendidas em algumas empresas? É preciso unir, ao conhecimento teórico, um bom feeling sobre o momento de volatilidade em que vivemos. Além disso, comunicar com propósito ganha força como um dos diferenciais da liderança do futuro.
Para encerrar este artigo, deixamos uma citação. Ela deve provocar reflexões sobre a melhor forma de conduzir uma equipe e liderar processos.
“Um líder leva pessoas para onde elas querem ir. Um grande líder leva pessoas aos lugares em que elas não necessariamente querem ir, mas deveriam ir.”
Rosalynn Carter, ex-primeira-dama norte-americana
*Otimizado pela equipe Agendor em janeiro de 2021