Confira como ter foco em resultados de forma prática e efetiva com a ajuda de dois livros
Quando alguém quer saber como ter foco em resultados deve ter cuidado para não cair nas armadilhas de listas simplórias que aparecem na internet, com frases de efeito e citações bonitas e impactantes.
Com o objetivo de ajudar você a encontrar informações verdadeiramente relevantes e de conteúdo comprovado sobre como ter foco em resultados, pesquisamos e encontramos dois bons livros consagrados sobre o assunto e que tem se destacado no cenário acadêmico e empresarial.
Fizemos um pequeno resumo de suas principais informações e dicas de como ter foco nos resultados e passamos para você neste artigo, de forma bastante objetiva.
Os dois livros escolhidos foram estes:
A Arte de Fazer Acontecer
- De David Allen
- Editora Campus
Nesta obra, o renomado consultor de produtividade David Allen explica sua teoria GTD: Getting Things Done, que aplicou em empresas como Lockheed e Microsoft.
Estratégias Arrasadoras
- De Rita Gunther McGrath e Ian C. MacMillan
- Editora Campus
Rita McGrath é professora da Columbia Business School e considerada uma das maiores especialistas do mundo em estratégia. Neste livro, apresenta 5 estratégias e 40 ações comprovadas para obter resultados espetaculares.
Procurando resultados efetivos e imediatos? Confira nosso e-book Guia: Como ser mais produtivo e eficiente em vendas e saiba como ter foco em resultados comerciais.
Conheça 2 grandes livros sobre como ter foco em resultados
Veja agora os livros que selecionamos:
A Arte de Fazer Acontecer
Fazer acontecer é atingir resultados. Para isso, o autor acredita fortemente que é preciso trabalhar sem estresse, com calma e tranquilidade para agir de forma efetiva, sem afobações e precipitações.
Isso não quer dizer que seu dia a dia na empresa não está sujeito a fortes e constantes pressões. Não se trata de fugir das responsabilidades de forma inconsequente.
Pelo contrário, a metodologia sugerida trata exatamente de como fazer as coisas acontecerem e te ensina a como ter foco em resultados (e não em preocupações e problemas) ao dominar e controlar as situações de modo a conseguir espaço livre em sua mente para aplicar todo seu potencial ao máximo, usando e abusando de sua criatividade, inteligência, inventividade e inovação para ter as ideias certas para atingir resultados.
É preciso livrar-se de bloqueios e ansiedades que matam sua capacidade de agir e decidir, trazendo insegurança e indecisão. Tudo isso só pode ser conseguido ao se desenvolver um fluxo de 5 etapas que ele chama de metodologia GTD, Getting Thing Done.
As 5 etapas de como ter foco em resultados:
1. Coletar:
Faça a lista de tudo que é preciso ser feito, todas as tarefas e obrigações que precisam ser executadas e tire-as de sua mente. Isso mesmo: coloque-as em um “local seguro”, uma lista, agenda, planilha Excel, software de gestão, ou qualquer outro lugar que não seja a sua mente.
Apenas tenha certeza de que sempre poderá consultar a lista.
2. Processar:
Agora analise cada item da lista e decida o que deve ser feito para que cada um deles possa ser organizado na fase seguinte. Para isso, você deve responder as seguintes perguntas:
- Este item pode ser feito já, em 2 minutos? Faça!
- Ele precisa de mais de um passo para ser realizado? Classifique-o como Projeto.
- Ele tem data para acontecer? Classifique-o como Compromisso e anote na agenda.
- Pode ser delegado para alguém? Encaminhe para o responsável e classifique como Aguardando.
- Ele pode ser realizado assim que possível? Classifique-o como Próximas Ações.
- Ele não pode ser feito agora por causa de um impedimento? Coloque-o na categoria Algum Dia.
- Esse item é absurdo ou não é uma ação? Ou delete o item, ou guarde para a revisão.
3. Organizar:
Com base nas classificações dos itens que você fez acima, formará uma lista de prioridades para que você faça as coisas acontecerem, veja:
- Próximas ações: assim que houver tempo realize-as!
- Aguardando: aquelas que foram delegadas.
- Algum dia: aquelas que podem ser postergadas e eventualmente nem serem feitas.
- Projetos: ações complexas que envolvem diversas tarefas para realizar a ação.
4. Revisar:
Você deve ter percebido que com o passar do tempo e das circunstâncias algumas ações podem passar de Aguardando para Algum Dia ou mesmo podem ser feitas em menos de 2 minutos ou ainda podem se transformar em Próximas Ações.
É preciso definir um período regular para revisar e reclassificar as ações (semanal, por exemplo), para que possamos providenciar o seu cumprimento ou deletá-las, conforme o caso.
5. Fazer!
Afinal foi para isso que a metodologia foi criada: para fazer as coisas acontecerem. Siga conforme a classificação e vá transformando as ações em realizadas, só que agora de uma forma organizada e lógica.
É claro que este é um resumo muito rápido, o ideal é você ter acesso ao livro para saber ainda mais como focar em resultados efetivos para sua empresa.
Estratégias Arrasadoras
O enfoque deste livro é mais estratégico e acadêmico. A autora se baseou em 3 anos de pesquisas para sugerir 5 estratégias básicas que grandes empresas têm utilizado para atingir resultados de crescimento efetivo.
Analise cada uma delas e veja como ter foco nos resultados por meio de estratégias assertivas e comprovadas:
As 5 estratégias básicas de como ter foco em resultados de crescimento:
1. Modificar totalmente a experiência do consumidor:
É preciso que o acesso aos produtos, a escolha, o pagamento e compra sejam mais rápidos, simples e intuitivos, proporcionando mais benefícios aos clientes.
2. Reconfigurar os produtos ou serviços:
Tudo que você oferece a seus clientes deve ser repensado para ser visivelmente superior à oferta de seus concorrentes.
3. Redefinir o seu negócio e a maneira de medir os resultados:
Sair da zona de conforto e repensar se o que você considera um bom resultado está realmente dando certo. O objetivo é melhorar o desempenho e mudar a maneira como você faz negócios.
4. Prever e explorar as mudanças no mercado:
Adiante-se a seus concorrentes e aproveite a mudança dos cenários a seu favor e de forma a surpreendê-los.
5. Desenvolver um novo espaço mercadológico:
Um novo produto para novos consumidores em outras áreas e com outros perfis. O que você pode vender de diferente e para quem?
Como você percebeu, esta abordagem é muito mais complexa. No entanto, o estudo se baseia em pesquisas, trazendo estratégias que realmente alcançaram resultados.
Qual dos dois livros pretende ler primeiro? Enquanto não decide, que tal dar uma olhada neste artigo de nosso blog para se inspirar: Qual o segredo do sucesso? São 16, comece o ano com eles!