Atingir metas, criar relacionamentos duradouros, fidelizar e engajar clientes, aumentando as taxas de conversão. Esses são apenas alguns dos desafios dos setores de vendas, onde aprender como vender por e-mail marketing é um dos principais aliados para atingir esses objetivos.

Principais aprendizados deste artigo:

E falando em fazer uma abordagem de vendas por e-mail, dados do Backlinko mostram que 50% dos profissionais que trabalham com marketing B2B acreditam que esse é um dos canais que mais afetam suas estratégias de comunicação. 

Contudo, não basta apenas enviar uma enxurrada de mensagens para uma lista de potenciais clientes. Sim, é tentador enviar uma mensagem a cada dia com um novo produto ou serviço a ser divulgado, mas para ter sucesso com o e-mail marketing é preciso ter foco.

Para saber como vender por e-mail é preciso entender como e quando usar o e-mail marketing para vendas. Que tal descobrir agora como fazer isso? Continue lendo para aprender!

Por que aprender como vender por e-mail? Vale a pena?

A resposta é, sim, vale a pena aprender como abordar um cliente de vendas por e-mail. Para você ter uma pequena ideia, esse canal de comunicação é um dos mais usados pelas pessoas no mundo. 

Segundo o Statista, a expectativa é que o número de usuários chegue perto dos 5 bilhões até 2026. 

E o que essas informações nos dizem? Que vender por e-mail é uma opção válida. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que sua estratégia comercial siga no caminho certo. Veja quais são!

Como vender por e-mail: os 5 segredos do e-mail marketing de vendas

Para vender por e-mail, é preciso que você:

  • tenha o foco no cliente e no que você pode fazer por ele; 
  • crie um cronograma de e-mail marketing baseado no seu funil de vendas; 
  • tenha uma base de contatos construída organicamente; 
  • teste para comprovar; 
  • personalize cada vez mais o seu e-mail marketing de vendas. 

Continue lendo para aprender como colocar cada uma dessas dicas em prática!

1. Tenha o foco no cliente e no que você pode fazer por ele

Como mais de 90% dos usuários de internet possuem um e-mail e o acessam com grande frequência, é tentador enviar mensagens diariamente com produtos novos ou serviços a serem divulgados. Contudo, para ter sucesso com o e-mail marketing é preciso estratégia.

Por isso, tenha foco no cliente e em suas necessidades, descobrindo o que a sua empresa pode fazer por ele.

Estude a fundo as buyers personas do seu negócio e construa mensagens personalizadas, que vão diretamente ao problema que o seu cliente tem para resolver naquele momento.

>>>> Saiba mais: o que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas

2. Crie um cronograma de e-mail marketing baseado no seu funil de vendas

Para levar um prospect até o final do seu funil de vendas é preciso nutri-lo com conteúdos específicos. Nisso, eles vão se aprofundando ao longo do tempo até que o lead esteja pronto para ser convertido.

Sendo assim, construa um cronograma de envios que vá do primeiro contato, mais superficial e elucidativo, até um contato mais aprofundado.

Assim, você apresenta opções de produtos e serviços e comparações que ajudem seu lead a se decidir pela melhor solução. Não há como vender por e-mail sem ter um cronograma de envios estruturado.

Você conhece os principais benefícios em adotar uma ferramenta como o funil de vendas? Veja quais são, no infográfico abaixo:

como vender por email

3. Tenha uma base de contatos construída organicamente

Sua lista de contatos é o bem mais precioso no que diz respeito ao e-mail marketing de vendas. E, para vender mais, você precisa, antes de mais nada, estabelecer relacionamentos e ir amadurecendo seus leads até que eles fechem a compra.

Ou seja, você deve desenvolver uma relação de confiança com eles. E essa confiança só é estabelecida quando você pede permissão para enviar os materiais que pretende e tem um retorno positivo desses leads.

Isso pode ser mensurado a partir das taxas de aberturas e cliques. Pensou em comprar listas de e-mails da internet?

>>>> Nada disso! Não tem como vender por email dessa forma. Veja também: 7 tipos de e-mail marketing que sua empresa pode utilizar para gerar mais resultados

4. Teste para comprovar

A melhor maneira de fazer uma abordagem de vendas por e-mail é testando. Teste títulos diferentes, mensagens diferentes, horários diversos e dias alternados, sempre acompanhando as interações para saber o que mais gera resultado.

A partir da análise dos dados, você pode determinar um modelo de e-mail marketing de vendas ideal. Aquele que está mais próximo do que o seu público espera da sua empresa — o que facilita na hora de começar o mesmo processo com novos prospects.

Para te ajudar a compreender o desempenho do e-mail marketing enviado, você pode utilizar algumas métricas, como:

  • taxa de abertura;
  • taxa de cliques (CTR, Clickthrough Rate);
  • taxa de conversão;
  • taxa de rejeição;
  • taxa de crescimento da base;
  • retorno sobre o investimento.

Os KPIs são ferramentas de gestão indispensáveis. Aproveite e conheça os principais KPIs de inside sales:

como vender por email

>>>> Aproveite para conferir: ferramentas para enviar e-mail marketing 

5. Personalize cada vez mais o seu email marketing de vendas

Dados compartilhados pelo Kently mostraram que e-mails personalizados têm taxas de abertura cerca de 50% maiores, enquanto a taxa de resposta é de quase 33% maior do que os demais. 

Isso porque a personalização faz com que os leads se sintam mais valorizados. Graças a isso, leads interagem mais com seu e-mail marketing, trazendo resultados positivos para suas campanhas.

A propósito, o segredo para vender mais com o e-mail marketing é criar empatia com o seu público, personalizando as mensagens sempre mais. 

Isso permite que você tenha pleno conhecimento do que cada lead ou cliente precisa realmente. Dessa forma, as suas mensagens serão certeiras e irrecusáveis. 

Compreendeu como abordar um cliente de vendas por e-mail? Pois veja exemplos práticos para se inspirar a seguir!

Exemplos de como vender por e-mail para se inspirar!

Quer ver como colocar essas dicas em prática? Então, confira os dois exemplos de como vender por e-mail que preparamos para você a seguir!

1. E-mail de apresentação

Oi, [nome do lead]!

Me chamo [nome do vendedor] e sou [cargo] na [nome da empresa]. Nós oferecemos [descrição da sua solução] e acredito que podemos ajudar sua empresa a [solucionar dores comuns]. 

Inclusive, outros negócios da mesma área adotaram nossos serviços e tiveram resultados satisfatórios, com [exemplos de cases de sucesso]. 

Estaria interessado em fazer uma reunião rápida para que eu possa explicar melhor? Responda a este e-mail com a disponibilidade da sua agenda. 

Abraços,

[assinatura do vendedor]. 

2. E-mail de proposta 

Olá, [nome do cliente]. Como vai você?

Como foi acordado, preparamos uma proposta que acreditamos ser a solução para [principais dores do cliente] e estamos muito felizes pela confiança e esperançosos pelos frutos dessa parceria. 

Poderíamos marcar uma reunião para fazer uma apresentação amanhã para explicarmos melhor os detalhes da proposta?

Aguardo o retorno. 

[assinatura do vendedor].

Aprendeu como vender por e-mail? No entanto, saiba que a venda não para por aí. Na verdade, o processo comercial é longo e envolve outras etapas que são igualmente importantes para a conclusão de uma negociação, assim como a qualificação de leads. 

Você não sabe como qualificar seus leads? Então, aproveite a oportunidade para baixar o nosso e-book gratuito: guia definitivo para qualificação de leads

No material, você aprende quais os objetivos dessa estratégia e como colocá-la em prática com dicas de ferramentas e metodologias, divididas pelas três etapas do processo!