Atingir metas, criar relacionamentos duradouros, fidelizar e engajar clientes, aumentando as taxas de conversão.
Principais aprendizados deste artigo:
- Manter o foco no cliente é essencial para identificar as ofertas que mais se adequam às suas necessidades. Essa prática também é vista na estratégia de customer centric.
- Estudar as buyers personas ajuda os vendedores a direcionar suas mensagens aos clientes ideais. Saiba mais em: Guia prático | Guia como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais
- As métricas de e-mail marketing ajudam a mensurar e compreender o desempenho desta estratégia. Alguns exemplos são taxa de abertura, taxa de conversão, taxa de rejeição e taxa de cliques.
- O CRM fornece indicadores que facilitam o controle dos resultados das vendas por e-mail. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e conheça o Painel de Relatórios de Vendas.
Esses são apenas alguns dos desafios dos setores de vendas, onde o e-mail marketing é um dos principais aliados para atingir esses objetivos.
Mas não basta apenas enviar uma enxurrada de mensagens para uma lista de potenciais clientes. É tentador enviar uma mensagem a cada dia com um novo produto ou serviço a ser divulgado, mas para ter sucesso com o e-mail marketing é preciso ter foco.
Para saber como vender por email é preciso entender como e quando usar o e-mail marketing para vendas.
Que tal descobrir agora como fazer isso?
Como vender por email: os 5 segredos do email marketing de vendas
1- Foco no cliente e no que você pode fazer por ele
Como mais de 90% dos usuários de internet possuem um e-mail e o acessam com grande frequência, é tentador enviar mensagens diariamente com produtos novos ou serviços a serem divulgados.
Contudo, para ter sucesso com o e-mail marketing é preciso estratégia.
Tenha foco no cliente e em suas necessidades, descobrindo o que a sua empresa pode fazer por ele.
Sendo assim, estude a fundo as buyers personas do seu negócio e construa mensagens personalizadas, que vão diretamente ao problema que o seu cliente tem para resolver naquele momento.
Saiba mais: O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas
2- Crie um cronograma de e-mail marketing baseado no seu funil de vendas
Para levar um prospect até o final do seu funil de vendas é preciso nutri-lo com conteúdos específicos.
Eles vão se aprofundando ao longo do tempo até que o lead esteja pronto para ser convertido.
Sendo assim, construa um cronograma de envios que vá do primeiro contato, mais superficial e elucidativo, até um contato mais aprofundado.
Assim, você apresenta opções de produtos e serviços e comparações que ajudem seu lead a se decidir pela melhor solução.
Não há como vender por email sem ter um cronograma de envios estruturado.
Você conhece os principais benefícios em adotar uma ferramenta como o funil de vendas? Veja quais são, no infográfico abaixo:
3- Tenha uma base de contatos construída organicamente
Sua lista de contatos é o bem mais precioso no que diz respeito ao email marketing de vendas.
Para vender mais, você precisa, antes de mais nada, estabelecer relacionamentos e ir amadurecendo seus leads até que eles fechem a compra.
Ou seja, você deve desenvolver uma relação de confiança com eles.
E essa confiança só é estabelecida quando você pede permissão para enviar os materiais que pretende e tem um retorno positivo desses leads.
Isso pode ser mensurado a partir das taxas de aberturas e cliques.
Pensou em comprar listas de e-mails da internet?
Nada disso! Não tem como vender por email dessa forma.Veja também: 7 tipos de email marketing que sua empresa pode utilizar para gerar mais resultados
4- Teste para comprovar
A melhor maneira de como vender por email é testando.
Teste títulos diferentes, mensagens diferentes, horários diversos e dias alternados, sempre acompanhando as interações para saber o que mais gera resultado.
A partir da análise dos dados, você poderá determinar um modelo de email marketing de vendas ideal.
Aquele que está mais próximo do que o seu público espera da sua empresa — o que facilita na hora de começar o mesmo processo com novos prospects.
Para te ajudar a compreender o desempenho do e-mail marketing enviado, você pode utilizar algumas métricas, como:
- taxa de abertura;
- taxa de cliques (CTR, Clickthrough Rate);
- taxa de conversão;
- taxa de rejeição;
- taxa de crescimento da base;
- retorno sobre o investimento.
Os KPIs são ferramentas de gestão indispensáveis. Aproveite e conheça os principais KPIs de inside sales:
Confira: Ferramentas para enviar email marketing
5- Personalize cada vez mais o seu email marketing de vendas
Uma pesquisa realizada pelo 9Blog revelou que mensagens personalizadas têm taxas de abertura 29% maiores do que as demais, enquanto a taxa de cliques é 41% maior.
Sentindo-se valorizado, os leads interagem mais com seu email marketing, trazendo resultados positivos para suas campanhas.
O segredo para vender mais com o email marketing é criar empatia com o seu público, personalizando as mensagens sempre mais.
Isso levará a que você tenha pleno conhecimento do que cada lead ou cliente precisa realmente.
Dessa forma as suas mensagens serão certeiras e irrecusáveis!
No entanto, é claro que a venda não para por aí. O processo comercial é longo e envolve outras etapas que são igualmente importantes para a conclusão de uma negociação, assim como a qualificação de leads!
Aproveite a oportunidade para conhecer mais sobre essa etapa e confira o nosso eBook gratuito: Ebook | Guia definitivo para qualificação de leads