Não é fácil descobrir as melhores estratégias e aprender como vender sistemas de segurança eletrônica para os clientes certos. Mas, se você precisa alavancar seus resultados, a hora é essa! O mercado de segurança eletrônica cresceu 14% e faturou cerca de R$9 bilhões em 2021. Veja como aproveitar a alta do setor!
Principais aprendizados deste artigo:
- É preciso entender as melhores formas de captar os clientes que realmente se interessam e precisam dos seus serviços. A prospecção pode ser feita por conteúdos em sites e blogs, anúncios pagos on-line e participação em feiras e eventos do setor etc.
- Antes de vender sistemas de segurança eletrônica é fundamental conhecer profundamente o seu cliente ideal e o mercado de atuação.
- A partir desse estudo, é possível oferecer as soluções mais adequadas aos clientes e definir as formas de abordagem de vendas mais assertivas.
- Deve-se também ressaltar o valor de projetos personalizados e investir no pós-venda com a entrega de uma serviço impecável e acompanhamento após a instalação, realizando follow-ups estratégicos periodicamente.
- O sistema de CRM é perfeito para fornecer dados e indicadores que orientam a equipe comercial durante as negociações. Saiba como usá-lo a seu favor! Aprenda o que é funil de vendas e como ele funciona na prática, testando gratuitamente o CRM do Agendor!
Ainda de acordo com a última pesquisa feita pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE), houve destaque para algumas ferramentas adquiridas por condomínios e empresas, como:
- implantação de body cams (câmeras corporais);
- equipamentos touchless;
- câmeras com reconhecimento facial;
- drones;
- rastreamento de frotas e veículos;
- entre outras.
A portaria remota, por exemplo, já é usada por mais de 4 mil condomínios, contemplando mais de 12 milhões de imóveis.
Mas, como oferecer serviços de segurança sem perder tempo e dinheiro com os clientes errados? Muitos fatores refletem o resultado final e, se o faturamento não anda muito bem, é provável que tenha se esquecido de alguns deles na hora de planejar as suas ações comerciais.
Vamos descobrir como mostrar ao seu público que os serviços de segurança eletrônica da sua empresa são realmente um bom negócio? Continue a leitura e aprenda!
Como captar clientes para empresas de segurança?
Antes de saber como oferecer serviços de segurança, é preciso encontrar pessoas para ofertar as suas soluções, certo? Veja abaixo algumas formas de captar leads para o seu negócio:
- ter um site objetivo e atrativo, estimulando o cadastro de leads para enviar periodicamente conteúdos sobre suas soluções e o mercado, guiando o potencial cliente pelo funil de vendas;
- investir em anúncios pagos no Google e nas redes sociais;
- desenvolver ações de marketing de conteúdo em blogs e landing pages para coletar mais leads interessados nos seus serviços;
- frequentar eventos, feiras e congressos do setor de segurança e fazer o bom e eficiente networking;
- incentivar a avaliação de clientes antigos e atuais no Google, nas redes sociais ou em outras plataformas. Isso é uma prova social de que os seus serviços são ótimos, estimulando mais pessoas a procurarem a sua marca;
- esteja sempre disponível para atender o seu lead e tirar dúvidas.
Aprenda mais: Como fazer um site para captar clientes
Como vender sistemas de segurança eletrônica?
É claro que alguns métodos ou formas de abordagens de venda mudam de acordo com o cenário do mercado local e o público da companhia. O dono de um condomínio possui necessidades diferentes do sócio de uma empresa, certo?
E se o potencial cliente estiver em um local mais seguro ou com maior índice de violência, a demanda também é específica para cada uma das situações.
É fundamental ler as dicas abaixo e pensar em como elas se encaixam na realidade do seu negócio e no universo do seu potencial cliente.
Afinal, não é apenas aprender como vender sistemas de segurança eletrônica: é captar o lead que tem chances de fechar negócio e entregar o melhor serviço a ele, buscando a satisfação e a fidelização do cliente.
1. Conheça profundamente a sua persona
Além do público-alvo, estudar e definir as personas do negócio é essencial para pensar em estratégias de atrair e fidelizar clientes.
A persona é um versão semifictícia do seu cliente ideal. Ela inclui análise de comportamento, necessidades, expectativas, dores e perfil de compra, por exemplo. Ou seja, ela permite um completo mapeamento da melhor solução para cada tipo de cliente.
Você terá uma persona que deseja apenas resolver um problema pontual, outra que passou por uma situação desagradável e precisa aumentar a sua segurança ou então deseja implementar um sistema completo na empresa ou no condomínio.
Quanto melhor você conhecer o seu cliente, maiores serão as chances de atingi-lo com campanhas de marketing e fechar negócio.
Leia também: O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas
2. Estude o mercado local e nacional
Outro ponto necessário antes de partir para a negociação ou a prospecção de clientes, é acompanhar notícias e pesquisas do seu setor de atuação.
Quais locais estão investindo mais em segurança? Quais equipamentos são os mais requisitados e por que? Quais são as tendências do segmento? Quais são os índices de violência nos locais que a sua empresa atende?
3. Ofereça a melhor solução
Depois de estudar tudo sobre o mercado e o seu potencial cliente, é hora de definir quais opções atendem melhor as suas necessidades e determinar quais são os principais benefícios delas.
Não se esqueça de pensar em como apresentar esses benefícios: evite uma linguagem muito técnica.
Pense também no impacto do lead ao ouvir a qualidade das soluções da sua empresa. Será que ele vai se encantar mais quando ouvir os nomes e as funcionalidades dos dispositivos ou com estatísticas de clientes atuais ou antigos?
Use gatilhos mentais e não deixe de oferecer todas as opções, desde as mais baratas até as mais especiais e exclusivas. Mostre que você pode resolver o problema de várias formas!
4. Destaque os projetos personalizados
Associado à dica anterior, incluímos aqui a necessidade de ressaltar ao lead que os projetos são personalizados e podem ser repensados para caber no orçamento.
Ou seja, o vendedor do seu negócio mostra que é possível criar uma solução específica para o cliente, analisando as necessidades e as variáveis da demanda.
5. Invista no pós-venda
Como investir no pós-venda? Bem, o primeiro passo é realizar um serviço impecável!
Dessa forma, você garante a satisfação do cliente e abre espaço para estreitar o relacionamento e para a recompra!
Mas, não pense que é fácil atingir esse nível e evitar que o cliente teste a concorrência depois de algum tempo. Mais difícil ainda é conquistar o cliente a ponto de ele indicar os seus serviços para outras empresas.
Como fazer um ótimo pós-venda?
Use o sistema de CRM, que é o principal na gestão de relacionamento com o cliente. Além de coletar, armazenar e integrar dados de cada cliente, como histórico de compras e interações (e-mail, redes sociais, ligação, WhatsApp, site etc), ele avisa o melhor momento para entrar em contato com o consumidor.
Até porque, o follow-up deve ser feito antes, durante e após a negociação, não é mesmo? Logo, ele também é vital para o seu pós-venda. Entender se o cliente gostou da solução, se ele tem alguma dúvida de uso ou se ele precisa de algo a mais, como manutenção.
Entenda melhor vendo como é o follow-up dentro do sistema de CRM do Agendor:
O CRM facilita também a personalização do atendimento.
Por exemplo: quando a sua empresa passa a oferecer uma nova tecnologia, ela pode ser ofertada aos clientes que já compraram a última versão do equipamento ou para aqueles que ficaram apenas no “básico” e podem se interessar em ampliar a segurança da empresa ou do condomínio.
Viu a importância de ter um software que forneça dados estratégicos para entender melhor o seu cliente e oferecer as soluções baseando-se no histórico armazenado?
Se quiser descobrir como vender sistemas de segurança eletrônica aliado ao poder do CRM, faça um teste gratuito do CRM do Agendor!