Com mensagens instantâneas e gratuitas, vender pelo WhatsApp se tornou essencial e, em muitos casos, o principal canal de comunicação com o cliente.

Além disso, para gestores comerciais e vendedores, o WhatsApp não é apenas uma ferramenta de mensagens, é uma oportunidade de se conectar com os potenciais clientes.

Neste artigo, você vai descobrir como transformar o WhatsApp em um poderoso canal de vendas, com dicas práticas e estratégias que realmente funcionam. Vamos lá?

Principais aprendizados deste artigo:

Como prospectar e vender mais no WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo utilizado por grande parte dos brasileiros. Aliás, é quase impossível conhecer alguém que não tenha uma conta ativa.

Afinal, segundo dados do Statista, cerca de 96% dos brasileiros que possuem acesso à internet utilizam o app. Ou seja, mais de 147 milhões de usuários!

Isso torna a conexão entre empresas e pessoas ainda mais fácil e acessível, e é exatamente este fato que torna o WhatsApp uma ferramenta indispensável nas estratégias de vendas.

Além disso, é importante lembrar que muitos clientes cadastram seus números pessoais sem necessariamente esperar um contato comercial.

Para prospectar de maneira eficaz e evitar que suas mensagens sejam marcadas como SPAM, considere as seguintes dicas:

  • Apresente-se no primeiro contato: informe quem você é e como conseguiu o número do cliente;
  • Seja breve e direto: envie mensagens objetivas, destacando como você pode ajudar o cliente, sem enrolação;
  • Personalize o atendimento: utilize o nome do cliente e adapte a mensagem para o contexto dele;
  • Respeite o tempo do cliente: evite enviar mensagens fora do horário comercial e não insista caso ele não demonstre interesse.

Quer ver mais dicas de como utilizar o WhatsApp para vender mais? Siga a leitura!

1. Encontre oportunidades nos grupos do WhatsApp

Você pode utilizar as próprias particularidades da ferramenta para prospectar novos contatos. 

Procure, por exemplo, por grupos de WhatsApp que tenham a ver com o seu negócio.

Ali você pode conhecer várias pessoas com um perfil correspondente aos clientes ideais do seu negócio.

Você precisa ser convidado para fazer parte de um grupo. Portanto, use seu número de celular comercial e cadastre a maior quantidade possível de contatos.

Fale dos desafios do mercado, de soluções inovadoras e outros temas relevantes.

Você verá que, gradualmente, será convidado para grupos repletos de possíveis prospects.

2. Saiba qualificar os leads e otimize tempo

Após ter um bom número de contatos e de estar em grupos interessantes, é preciso descobrir quais desses participantes são realmente clientes em potencial.

Você pode procurar saber mais sobre eles em outras redes sociais, principalmente no LinkedIn.

Uma dica para qualificar leads é fazer perguntas nos grupos que seriam respondidas por pessoas com o perfil para ser seu cliente.

Veja alguns exemplos:

  • Cite algum evento de sua área de atuação: “Alguém vai hoje na Expo XYZ?”;
  • Cite algum negócio que usa a solução que você vende: “Alguém aqui pode me indicar um escritório de advocacia?”;
  • Faça perguntas sobre negócios complementares ao seu: “Alguém pode me indicar uma boa empresa de assistência técnica para redes?”;
  • Pergunte sobre cursos que um potencial cliente seu faria: “Alguém sabe de um bom curso sobre prospecção B2B?”.

Depois de ter o contato, fica mais fácil conversar sobre esses assuntos de interesse comum com a pessoa.

Além disso, as pessoas gostam de ajudar os outros e esse tipo de pergunta estimula que respondam e interajam com você.

3. Faça do WhatsApp Business seu aliado

Primeiro, para tratar de qualquer tipo de negociação, é imprescindível que o WhatsApp Business seja utilizado

Ou seja, a versão comercial do WhatsApp, criada exclusivamente para que empresas, independentemente de seu porte, otimizem suas interações com clientes.

Para se ter ideia, um estudo de 2023 mostrou que 90% dos clientes gastam mais com empresas que personalizam o atendimento.

O WhatsApp Business contribui diretamente para isso ao entregar:

  • Profissionalismo na gestão de contatos: com funcionalidades como perfis comerciais, respostas automáticas e organização dos contatos;
  • Baixo custo: por ser uma ferramenta gratuita e eficiente para gestão comercial.

4. Use as mensagens rápidas do WhatsApp Business  

Algumas das funcionalidades do WhatsApp Business podem te ajudar a tornar a pré-venda pela plataforma ainda mais veloz, mantendo sua qualidade.

Neste caso, recomendamos o uso das mensagens rápidas, que são grandes aliadas na prospecção.

Elas contribuem para maior agilidade nas abordagens, deixando um modelo de mensagem de prospecção pronta, que é rapidamente acessada ao digitar uma barra (“/”). 

Com este recurso, basta selecionar o modelo que deseja enviar ao cliente, e editar conforme as particularidades de cada caso.

>>>> Aprenda mais: 11 modelos de mensagem de saudação para clientes no WhatsApp

Quando apresentar sua solução pelo WhatsApp?

Se você sente que achou um bom lead, a dica de como vender pelo WhatsApp é simples: não seja direto ao prospectar!

Assim, é possível, ao longo de uma conversa, gerar necessidade no cliente.

Envie uma mensagem privada do tipo:

“Fulano, vi que você atua na área de legislação, né? Você viu essa notícia falando sobre a LGPD?”

Depois de puxar assunto, conecte com o tema principal:

“Um dos sócios da empresa onde trabalho deu uma entrevista para esse portal. A gente tem se especializado cada vez mais nesse tema por aqui”.

E inclua o link para a apresentação da sua empresa.

Se ele se interessar, prossiga a conversa e vá se aproximando aos poucos, criando intimidade e relacionamento.

E quando o cliente entra em contato?

Diferente da prospecção, em que o vendedor tem uma postura mais indireta, isso pode mudar quando é o cliente que entra em contato com você.

Afinal, ele já tem um interesse inicial e busca objetividade.

Em um ambiente B2B, isso significa que o cliente quer informações claras e diretas, sem rodeios, mas também espera um atendimento consultivo e eficiente.

O segredo para vender bem pelo WhatsApp, nesses casos, é equilibrar rapidez com estratégia.

Ou seja, entregar respostas ágeis sem parecer automático, entender as necessidades do cliente e conduzir a conversa de forma natural para eliminar objeções.

Confira abaixo algumas dicas:

  • Responda rápido e seja direto:Olá, [Nome]! Que bom falar com você. Como posso te ajudar com [serviço/solução]?
  • Descubra a real necessidade do cliente:Legal! Você busca o [serviço] para resolver qual desafio hoje?
  • Apresente os benefícios de forma consultiva:Nosso [serviço] pode te ajudar nisso porque [benefício específico]. Inclusive, temos cases de empresas como a sua que conseguiram [resultado].
  • Elimine objeções sem pressionar:Entendo sua preocupação com [objeção]. Outras empresas também tinham essa dúvida, mas perceberam que [solução]. O que acha de um teste para ver na prática?
  • Evite falar de preço de imediato:Para empresas como a sua, o valor fica entre [faixa de preço]. Mas para uma proposta completa, preciso entender melhor seu negócio. Posso te ligar?
  • Encaminhe o próximo passo de forma natural:Posso te enviar um material sobre isso ou agendamos uma rápida conversa para alinhar os detalhes?

Como vender pelo WhatsApp depois da prospecção

1. Atualize o seu perfil no WhatsApp

Sempre atualize as informações do seu perfil no WhatsApp! Com links e imagens sobre você e sua empresa, os prospects podem conferir quais são os seus serviços.

Isso ajuda indiretamente nas vendas e na qualificação do seu cliente em potencial. Afinal, se ele se interessar mais por você, provavelmente vai olhar seu perfil com mais atenção.

Assim, ao passo em que os clientes adquirem maior interesse sobre suas soluções, podem conferir de maneira prática o portfólio de produtos da sua empresa e tirar dúvidas.

Vale lembrar que você pode cadastrar até 10 imagens e links no seu perfil do WhatsApp.

2. Nutra seus contatos

Enquanto você procura qualificar leads, ou mesmo se já descobriu alguns, é interessante compartilhar conteúdos que mostrem que você entende profundamente do assunto.

Mas atenção: só compartilhe conteúdos úteis e de alto nível!

O ideal é que alguns deles (não todos) sejam produzidos em outros canais de sua própria empresa, como um artigo de blog ou post de rede social.

Ao ser reconhecido como uma referência no tema, logo você será abordado por pessoas interessadas ou indicado por outros clientes.

Você não tem cases, notícias ou depoimentos para enviar para seus prospects? Providencie! Sem isso, fica mais difícil vender pelo WhatsApp.

3. Saiba usar a lista de transmissão e as etiquetas 

A lista de transmissão do WhatsApp Business é uma funcionalidade que permite que uma única mensagem seja enviada para vários contatos individualmente, ao mesmo tempo. 

Essa prática funciona bem para enviar conteúdos relevantes para cada cliente, dependendo do seu perfil, seu segmento ou da etapa em que se encontra no processo de vendas.

É por isso que é tão interessante combinar este recurso com as etiquetas. Elas são um recurso de organização que permite categorizar contatos de acordo com critérios definidos pela sua equipe de vendas.

Ou seja, as etiquetas funcionam como “tags” que ajudam a segmentar o público, facilitando o envio de mensagens direcionadas.

Por exemplo, você pode criar etiquetas como:

  • “Leads Quentes”: contatos com alta probabilidade de conversão, que já demonstraram interesse explícito na solução;
  • “Em Negociação”: clientes que estão avaliando propostas ou ainda têm objeções a serem tratadas;
  • “Clientes Ativos”: aqueles que já fecharam negócio e precisam de acompanhamento pós-venda;
  • “Pós-Venda”: contatos para fazer follow-up, solicitar feedback ou oferecer novos produtos e serviços.

>>>> Saiba mais em: etiqueta do WhatsApp Business — como fazer gestão de clientes dentro do aplicativo?

4. Tenha a ligação como o objetivo central

Os vendedores que utilizam o WhatsApp devem sempre tentar uma abordagem que os leve para uma ligação ou reunião, para terem um contato mais aprofundado com o cliente.

Com essa estratégia, o WhatsApp se torna um excelente ponto de partida, enquanto a ligação proporciona a profundidade necessária para avançar na negociação.

Uma boa abordagem é utilizar frases como:

  • Pelo que a gente conversou e o que eu olhei no seu site, tenho algumas ideias que podem ajudar nessa sua estratégia. Posso te ligar para conversar melhor sobre isso? É algo rápido!
  • Acredito que posso explicar essas suas dúvidas de forma mais detalhada por telefone. Que tal uma conversa rápida para alinhar esses pontos?

5. Use o WhatsApp para enviar suas propostas comerciais

O WhatsApp pode ser um ótimo canal para compartilhar propostas, desde que esteja alinhado com a dinâmica da venda e o perfil do cliente.

Se o relacionamento já está bem estabelecido, o envio por mensagem pode agilizar o processo e facilitar a tomada de decisão.

No caso de vendas mais complexas, pode ser interessante usar o WhatsApp como um primeiro passo, encaminhando a proposta e sugerindo uma conversa para esclarecer detalhes e negociar melhor.

Afinal, muitos vendedores já utilizam essa abordagem para manter o fluxo da negociação ativo e otimizar o fechamento.

Além disso, um dos grandes benefícios do WhatsApp é a facilidade em proporcionar acompanhamento das propostas enviadas.

Lembre-se: toda proposta exige um follow-up para o vendedor receber um posicionamento do cliente referente a este documento.

Você pode utilizar modelos prontos de follow-up, que são facilmente acessados no campo de escrita usando o comando de barra (“/”) – como falado anteriormente.

Dessa forma, mantenha um modelo de mensagem de follow-up pronto e objetivo, como:

  • Olá [nome do cliente], tudo bem? Gostaria de saber se recebeu a proposta que enviei por e-mail. Caso tenha dúvidas, estou à disposição!
  • Oi [nome do cliente], conseguiu analisar a proposta? Vamos agendar uma chamada para tirar dúvidas!

Utilize esses modelos sempre que precisar acompanhar o status das propostas, economizando tempo e mantendo um fluxo constante de comunicação.

Aproveite e confira um vídeo da nossa série #ExpertsAgendor, sobre como fazer um follow-up efetivo:

Integre o WhatsApp no seu fluxo de trabalho com seu CRM

O WhatsApp é uma ferramenta indispensável para a comunicação comercial. Mas, quando usado sem um processo estruturado, pode dificultar a organização do time de vendas.

Mensagens perdidas, falta de histórico e dificuldade em acompanhar negociações são alguns dos desafios que muitos vendedores enfrentam no dia a dia.

Com um CRM integrado ao WhatsApp, é possível transformar essas conversas em um fluxo de trabalho mais eficiente, garantindo mais controle e produtividade.

No Agendor, essa integração acontece por meio de uma extensão gratuita para Google Chrome, que permite que você:

  • Adicione contatos ao CRM com um clique: não perca mais tempo copiando e colando informações! A extensão detecta automaticamente números de telefone no WhatsApp Web e permite criar um novo contato diretamente no Agendor;
  • Vincule conversas a contatos existentes: sempre que um cliente enviar uma mensagem de texto ou áudio, você pode associá-la ao contato correspondente no CRM, mantendo um histórico completo de interações;
  • Acompanhe o status das negociações em tempo real: consulte rapidamente valores, prazos e status dos negócios cadastrados no CRM sem precisar trocar de tela;
  • Crie novas oportunidades de negócio sem sair do WhatsApp Web: identificou uma negociação em potencial durante uma conversa? Com a extensão, você pode criar um novo negócio diretamente no CRM, incluindo detalhes como valor, estágio do funil e responsável.

Com essa integração, sua equipe mantém todas as interações registradas no CRM, facilitando o acompanhamento do funil de vendas e garantindo que nenhuma oportunidade se perca.

Ou seja, o WhatsApp se torna um verdadeiro aliado da sua equipe de vendas!

Dê uma olhada neste vídeo sobre como funciona a integração entre o Agendor e o WhatsApp Web:

Quer conhecer mais funcionalidades do CRM que vão te ajudar a vender pelo WhatsApp? Crie uma conta gratuita no Agendor hoje mesmo!

Principais dúvidas sobre como vender pelo WhatsApp

1. É permitido vender pelo WhatsApp?

Sim, especialmente pelo WhatsApp Business, que foi desenvolvido para empresas. Ele oferece funcionalidades como:

  • Catálogo de produtos, permitindo exibir itens e serviços de forma organizada.
  • Mensagens automáticas, agilizando o atendimento e melhorando a experiência do cliente.
  • Etiquetas para segmentação, facilitando a organização dos contatos e o acompanhamento de negociações.

2. Qual a diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp comum?

O WhatsApp Business traz recursos exclusivos para empresas, como:

  • Perfil comercial, com informações como endereço, site e horário de funcionamento.
  • Respostas automáticas, otimizando o atendimento e reduzindo o tempo de resposta.
  • Etiquetas de organização, permitindo segmentar contatos e acompanhar o funil de vendas.
  • Catálogo de produtos, facilitando a apresentação de itens e serviços para os clientes.

3. Como posso divulgar meus serviços no WhatsApp?

Algumas estratégias eficazes para promover seus serviços incluem:

  • Catálogo de produtos: Adicione fotos, descrições e preços para facilitar a visualização.
  • Listas de transmissão: Envie mensagens personalizadas para múltiplos contatos sem precisar criar grupos.
  • Status do WhatsApp: Compartilhe promoções e novidades de maneira sutil e não invasiva.

4. Qual é o melhor horário para enviar mensagens de vendas?

O ideal é dentro do horário comercial, respeitando a rotina do cliente. Isso demonstra profissionalismo e evita que sua abordagem seja considerada invasiva.

5. Como evitar que minhas mensagens sejam marcadas como SPAM?

Para garantir que suas mensagens sejam bem recebidas:

  • Apresente-se no primeiro contato, explicando como obteve o número do cliente.
  • Personalize a abordagem, utilizando o nome do cliente e contextualizando a conversa.
  • Respeite o interesse do cliente, evitando insistências caso não haja retorno.

Com essas boas práticas, sua comunicação pelo WhatsApp se torna mais eficiente, profissional e alinhada com uma abordagem comercial estratégica.