Imagine a cena:
Principais aprendizados deste artigo:
- O mais essencial em um bom controle de vendas externas é uma boa definição das rotas e roteiros de visitas.
- Não tem como fazer controle de vendas externas se os vendedores não mantêm os dados dos softwares atualizados, por isso, é importante que sejam disciplinados e atualizem as informações no sistema de CRM. Conheça todos os benefícios dessa ferramenta em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
- Um controle assertivo também envolve a ausência do microgerenciamento, e a confiança em seu time. Não deixe de fazer o acompanhamento necessário, mas não seja um motivo de desgaste e atrito interno.
- Faça o feedback da semana anterior, analise os números de seus controles e tente entender como foi a semana de cada vendedor para garantir um controle de vendas externas eficiente.
- Um CRM online com recursos para vendas externas é perfeito para o controle de vendas. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e conheça o nosso App de vendas!
Sexta-feira de sol. 3 horas da tarde. Antônio Carlos está chegando para visitar um cliente. Pouco antes da hora marcada, recebe um telefonema dele:
– Antônio Carlos? Aqui é o Teixeira! Escuta, passei o dia todo trabalhando, não saí nem para almoçar. Se incomoda de fazer a reunião enquanto almoçamos? Tem um restaurante aqui pertinho. Ótimo e com preço camarada…
Era tudo que o Antônio Carlos queria ouvir…
No meio da reunião, Antônio Carlos recebe um telefonema de seu gerente.
– Estou numa reunião com o Teixeira! – diz Antônio Carlos.
Mas o gerente, ouvindo todo aquele burburinho ao fundo (típico de um restaurante lotado) as 4 e meia da tarde de uma sexta-feira cheia de sol, fica na dúvida: o Antônio Carlos está mesmo na reunião?
Diga você: se fosse o gerente do Antônio Carlos, também ficaria desconfiado?
É, fazer controle de vendas externas não é fácil. Mas você pode superar esse desafio. O importante é saber como lidar com o fato de que seus vendedores não estão diante de seus olhos. E isso não precisa ser um problema.
Neste post, você vai conhecer alguns procedimentos importantes para quem quer saber como fazer controle de vendas externas, e poderá trabalhar mais tranquilo e com mais eficiência.
Veja também em nosso blog: O que é vendas externas: o guia definitivo para entender a profissão
Antes de prosseguir, confira algumas dicas de vendas externas nesta apresentação criada pela equipe do Agendor:
Como fazer controle de vendas externas: 7 dicas práticas e objetivas
Entenda como fazer o controle de vendas externas sem dor de cabeça, com nossas dicas:
1. Rotas bem definidas
Vamos combinar que a diferença principal entre vendas internas e externas é que o vendedor visita os clientes.
Por isso, não tem como fazer controle de vendas externas sem uma boa definição das rotas e roteiros de visitas.
Não exagere no número de visitas no mesmo dia, crie um objetivo alcançável e lembre-se de levar em conta as dificuldades de deslocamento em sua cidade.
Confira em nosso blog: Rotas de vendas: entenda como o app do Agendor pode te ajudar
2. Metas claras
Além dos roteiros de vendas, se você definir metas claras para cada vendedor, será muito mais fácil controlar as vendas.
Estipule não apenas metas de vendas, mas também metas operacionais, como telefonemas realizados, propostas enviadas e visitas, claro!
3. Exija o uso constante da tecnologia
Não tem como fazer controle de vendas externas se os vendedores não mantém os dados dos softwares atualizados!
Como saber se o funil de vendas está fluindo, se há algum gargalo, ou mesmo se os vendedores estão fazendo as visitas, negociações e prospecções de clientes planejadas se eles não usam as ferramentas de vendas?
Essa disciplina precisa ser exigida da equipe!
E a melhor maneira de conseguir isso é mostrando que usar as ferramentas de vendas, como um sistema de CRM por exemplo, traz resultados muito positivos para a performance deles.
Conheça 10 apps de vendas externas que podem ajudar a sua equipe a otimizar suas tarefas:
4. Selecione e treine bem sua equipe
Não quer ficar o dia todo se perguntando o que seus vendedores estão fazendo? Contrate bons profissionais!
É claro que você não pode parar de fazer o controle de vendas externas só porque tem profissionais de alto nível. Mas tudo fica mais fácil!
Contrate pessoas com um perfil de responsabilidade. Saiba com quem está lidando e treine sua equipe para entender que podem ser eficientes e bater suas metas trabalhando na medida certa e com qualidade de vida. Basta serem disciplinados!
Este post de nosso blog pode ajudar você: Como montar uma equipe de vendas externas passo a passo
5. Confie em seu time
Nada pior que aquele líder de vendas que fica no pé de todo mundo, ligando a todo instante e querendo saber o que estão fazendo.
Não gaste energia microgerenciando sua equipe. Confie em seu time. Não deixe de fazer o acompanhamento necessário, mas não seja um motivo de desgaste e atrito interno.
O microgerenciamento é altamente prejudicial para a sua gestão. Veja os impactos negativos que essa prática causa:
6. Faça reuniões de feedback semanais
É difícil fazer isso diariamente. Ainda mais com vendedores externos que, muitas vezes, vão para casa depois de visitar o último cliente, sem voltar para a empresa.
Portanto, uma reunião semanal pode ser a solução. Marque uma data e um horário fixo.
Sexta-feira no final do dia? Claro que não!
Nessa hora, todo mundo quer correr para casa, depois de uma semana cheia de desafios.
Faça o feedback da semana anterior na segunda-feira logo cedo. Analise os números de sues controles (com um bom CRM, de preferência) e tente entender como foi a semana de cada vendedor.
Aproveite para fazer a preleção da semana que se inicia, passar as metas, dicas de produtos ou serviços que devem ser priorizados etc.
Se necessitar fazer um feedback crítico ou verificar algo que parece não bater com a verdade, faça um feedback individual.
Esse tipo de reunião é uma das melhores maneiras de como fazer controle de vendas externas.
Tem dúvidas de como fazer um bom feedback? Confira este vídeo da Siteware:
Saiba mais: Confira o que faz um gerente de vendas externas e sua importância para a empresa
7. Use um app para vendedores no celular
que possam se comunicar com a empresa e ter as informações que precisam na palma de sua mão.
Um CRM online com esse tipo de funcionalidade pode ser perfeito para o controle de vendas externas.
A seguir, veja alguns exemplos de funcionalidades do app de CRM do Agendor:
Mapa de clientes
O mapa de clientes do Agendor ajuda os vendedores a planejarem suas visitas com antecedência e sair do escritório com o rumo definido, sem perder tempo!
Fluxo inteligente de atividades
O Fluxo Inteligente de Atividades é um recurso que otimiza o agendamento de tarefas e o controle de negociações a partir de perguntas e sugestões automáticas, como um assistente virtual.
Veja como este recurso funciona na prática:
Controle de oportunidades
O controle de oportunidades acontece graças à centralização de todos os dados dos clientes e das negociações em um único lugar, na palma da mão dos vendedores.
Assim, eles podem chegar às reuniões cientes de todas as informações mais essenciais sobre os clientes, da mesma forma que podem acrescentar e atualizar mais dados.
Dá uma olhada em como você pode controlar seus negócios utilizando o Agendor:
Confira: 7 motivos para baixar um app de controle de vendas no celular
Saiba mais sobre o nosso aplicativo!
Que tal conhecer mais o App de vendas do Agendor e apresentá-lo para seus vendedores?
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