Sabemos que o copywriting para e-mails é uma especialidade da equipe de marketing. Apesar disso, isso não significa que os vendedores não devem usar as mesmas técnicas para enviar um cold mail ou produzir conteúdos que estimulem o lead a continuar com a negociação.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O copywriting é a escrita persuasiva para estimular o leitor a realizar alguma ação, como comprar, se cadastrar ou baixar um e-book.
  • O copy para e-mails é importante porque usa as melhores técnicas para convencer um lead a realizar uma ação, conduzindo-o pelas etapas do funil de vendas. Ou seja, ajuda a atrair, conquistar e reter clientes!
  • Para criar um copywriting para e-mail de venda B2B de produto, saiba com quem você está falando (estude a empresa e, se possível, o seu contato). Adicionalmente, entenda a etapa da jornada de compra em que o cliente está, estruture o conteúdo e defina um assunto atrativo e CTA matador.
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O copywriting é uma ótima estratégia para leads em todas as etapas do funil de venda, conduzindo-os aos próximos passos até chegarem à decisão de compra. 

Para usar a tática de forma eficiente e elevar os resultados dos e-mails enviados a leads e clientes, preparamos este artigo 100% prático. Entenda o que é e a importância do copy para a área comercial e aprenda como fazer um texto de copywriting. 

Acompanhe!

O que é copy em vendas?

Copy ou copywriting é a escrita persuasiva de um texto com foco em oferecer conteúdo de qualidade ao leitor e estimulá-lo a realizar uma ação, como clicar em botão de CTA para pedir um orçamento, baixar um e-book ou assistir a um vídeo. Tal técnica é vital para o lead se transformar em cliente e elevar a taxa de clique dos seus envios.

Em vendas, a estratégia se aplica a todas as etapas do funil de vendas, sempre conduzindo o lead ao próximo estágio. O objetivo maior é acelerar o processo de decisão do cliente, seja para fechar um contrato ou ler um artigo no blog. 

Em outras palavras, o copywriting serve para mexer com as emoções e deixar o leitor empolgado e curioso para saber mais sobre o conteúdo enviado.

Por que o copywriting para e-mails é importante para vendas?

O copy é importante para vendas porque é uma técnica que atrai mais leads e gera mais oportunidades de conversão, uma vez que organiza as informações de forma estratégica para estimular uma ação —  ou reação — do lead ou cliente.

Se o intuito de um vendedor é convencer o cliente de que sua solução tem o melhor custo-benefício, o copy chega para complementar a persuasão oral — ou o bom e velho discurso de vendas com técnicas de escrita.

Sendo assim, quando o copy para vendas é bem-feito, a estratégia fortalece a credibilidade da marca e chama muito mais a atenção do lead em meio a tantos e-mails recebidos.

Pelo fato de direcionar o lead para onde o vendedor deseja, usar a técnica em e-mails para vendas e cold mail é essencial para obter sucesso, isto é, conquistar clientes e vender mais!

Como fazer um texto de copywriting para vender mais?

Para fazer um texto de copywriting para vendas, você deve conhecer suas personas e personalizar a comunicação. Além disso, deve ser direto e objetivo, usar palavras em negrito e em caixa alta (com moderação), fazer perguntas estratégicas, usar gatilhos mentais e pensar bem no CTA são alguns caminhos para alcançar seus objetivos.

Entretanto, antes de colocar as dicas em prática e melhorar o seu CTR em e-mails com copywriting, é fundamental se planejar e saber o que deseja transmitir com seu texto. Para isso, responda às seguintes perguntas:

  • Qual o objetivo do e-mail?
  • Qual a ação que o cliente deve executar?
  • Quais são as dores do cliente?
  • Como suas soluções podem resolver os problemas do consumidor?

Depois, entenda melhor como aplicar cada uma das dicas de como fazer um texto de copywriting eficiente.

1. Conheça sua persona

As suas personas, personagens semifictícios que representam seus clientes ideais, são a bússola que orienta cada detalhe do texto de copywriting. Sendo assim, o primeiro passo é conhecer e compreender profundamente quem são estes consumidores.

Quais as suas dores e necessidades? O que os motiva? Quais são suas preferências? Qual é o seu comportamento de compra? E seus hábitos de consumo? Qual linguagem usa?

Lembre-se de que, para o copy funcionar, você deve se conectar com a pessoa do outro lado da tela. Logo, quanto mais souber sobre ela, melhor.

Para encontrar as respostas, há vários métodos, como o envio de pesquisas de satisfação e o uso de um bom sistema de CRM. O software coleta e integra dados de diversas fontes sobre os seus leads e clientes, permitindo conhecê-lo a fundo.

Saiba mais: Perguntas para definir persona: quais colocar em um questionário?

2. Personalize a comunicação

Para se conectar e impactar o lead, é fundamental que ele se sinta valorizado e reconhecido, e que não seja apenas mais um número para a empresa. 

Logo, os e-mails não podem ser genéricos e massivos. Para que isso não aconteça, você deve segmentar sua base de contatos e personalizar a comunicação com cada um. Por exemplo, se a empresa atende a vários setores, você pode classificá-los de acordo com seu segmento de atuação, tamanho ou região.

O lead deve sentir que você está falando diretamente com ele. Mais uma vez: além de ter uma ferramenta de automação de marketing para envios de e-mail, use o CRM para coletar dados valiosos e estratégicos para saber o que escrever e como.

3. Seja direto

Um bom texto de copy é objetivo e direto, sem enrolação.

Nem sempre, o conteúdo precisa ser curto (depende da finalidade do e-mail e do estágio do lead no funil), porém, quanto mais claro estiver, melhor. 

Organize as informações que farão parte do e-mail, monte a ordem de escrita e pense em como usar bem o botão de CTA (Call to Action/Chamada para Ação). 

Veja alguns exemplos de CTA:

  • Clique e confira;
  • Agende agora;
  • Peça agora;
  • Teste grátis;
  • Vamos lá;
  • Aproveite.

4. Use palavras em negrito

Um ponto importante é explorar os elementos disponíveis na escrita para chamar a atenção do potencial cliente. Uma boa estratégia é destacar algumas palavras em negrito — aquelas que você quer que ele realmente leia.

Use o elemento com moderação e evite encher o texto de negrito, afinal, fica cansativo de ler e a pessoa desiste logo.

5. Explore palavras em caixa alta

A caixa alta popularmente significa que você está gritando com alguém — mas não é obrigatoriamente ruim. O recurso é bastante benéfico e é considerado uma ótima técnica de copywriting para e-mails quando o objetivo é chamar a atenção.

Porém, use-o também com moderação, pois ninguém gosta de ler um texto cheio de caixa alta. CONCORDA?

Dica: a caixa alta funciona bem em botões de CTAs! 

6. Faça perguntas estratégicas

Em determinado momento, você também pode fazer perguntas para instigar o leitor e fazê-lo refletir. Veja um exemplo: “Quer saber como aumentar a produtividade do time de vendas e parar de perder tempo com preenchimento de planilhas?”.

7. Use gatilhos mentais e CTA

Os gatilhos mentais de vendas estão diretamente associados ao copywriting, afinal, são ótimas ferramentas para deixar o texto mais persuasivo e atrativo, não é mesmo? 

Os gatilhos são técnicas de persuasão que estimulam o cérebro a gerar reações, influenciando, portanto, a tomada de decisão.

Alguns exemplos de gatilhos mentais usados em e-mails para vendas são:

Além disso, os gatilhos devem ser sempre associados ao CTA criado. Pense em uma cor diferente e chamativa para o botão e verbos no imperativo que mexam com as emoções do leitor.

Para ajudar, confira abaixo como elevar o seu poder de persuasão e convencimento do cliente!

copywriting para e-mails (de vendas)

Continue aprendendo: 6 exemplos de e-mail de vendas extremamente persuasivos

Quais os copywriting mais utilizados em vendas?

As técnicas de copywriting mais utilizadas em vendas para impactar o lead desde o assunto até o conteúdo do e-mail são:

  • com números e listas: “8 estratégias para personalizar o atendimento”;
  • ensinando a fazer algo: “Como fazer follow-up e ser ouvido pelo lead?”;
  • despertar desejo: “9 de 10 clientes gostam de automatizar tarefas”;
  • gatilho de autoridade: “As principais marcas do Brasil usam nosso produto X”;
  • gatilho de escassez: “Até amanhã, 50% de desconto na primeira assinatura!”.

Erros de copywriting em e-mails para evitar

Indo direto ao assunto, depois de tantas dicas sobre copy, veja o que não fazer na escrita dos seus e-mails de vendas:

  • erros gramaticais ou ortográficos: revise sempre o que escreveu;
  • falta de clareza: se precisar, peça para um colega ler e confirmar se o e-mail está claro;
  • prometer e não cumprir: nunca minta para chamar a atenção do potencial cliente;
  • não saber com quem está falando: estude suas personas e o lead em questão;
  • não destacar os diferenciais da marca: mostre todos os benefícios das suas soluções.

Como fazer um e-mail oferecendo um produto?

Para fazer um e-mail B2B oferecendo um produto, fique atento a quem é o profissional (estude sobre a marca e suas necessidades); saiba em qual etapa do funil o lead está; estruture os principais pontos do texto; crie um assunto de e-mail atrativo e defina o CTA.

Entenda abaixo como realizar cada passo.

1- Estude profundamente seu lead

Antes de enviar uma proposta ou entrar em contato com um lead, a chave de uma comunicação bem-sucedida é investigar, de forma direta, suas necessidades.

Para tanto, além de dominar as características do perfil do cliente ideal, o vendedor deve estudar outros aspectos, como o mercado de atuação do lead e sua empresa. Se possível, também vale pesquisar sobre a própria pessoa que receberá o e-mail com oferta do produto.

Há várias formas de conhecer melhor seu lead: acompanhar seus hábitos e seu comportamento pelo CRM e ferramentas de automação de marketing, acessar sites, blogs e notícias sobre a empresa e buscar clientes que atuam no mesmo setor para entender quais soluções foram adquiridas são algumas delas.

2- Determine a etapa do funil em que o lead está

O próximo passo — antes de escrever o seu e-mail — é saber em qual etapa do funil de vendas o lead está: no topo, meio ou fundo.

Ele já sabe qual é o seu problema e como resolvê-lo? Se não, ainda está no primeiro estágio, o de descoberta, e precisa receber conteúdos educativos para ser guiado até a última fase.

Porém, se ele já estudou bastante sobre os produtos/serviços oferecidos, está pronto para decidir com qual marca comprar. Aproveite esse momento para investir na oferta de soluções, pois o lead está no fundo do funil e já pode ser convertido.

3- Estruture os principais pontos do texto

Com todos os dados em mãos e pesquisas feitas, é hora de montar o seu e-mail. Uma dica é estruturar quais assuntos serão falados e a sua ordem. O ideal é que o conteúdo seja objetivo e curto, sem enrolação.

Portanto, é fundamental mostrar os benefícios diretos que o cliente terá ao adquirir o produto. Se tiver dados de sucesso de clientes antigos, melhor ainda — os gatilhos da autoridade e da prova social são importantes na hora da decisão!

Veja um exemplo de como estruturar os principais pontos do e-mail de copy para vender produtos:

  • saudação inicial;
  • apresentação breve do vendedor;
  • motivo do envio do e-mail;
  • um ou dois benefícios gerados à empresa;
  • breve explicação sobre as vantagens do produto (que façam sentido com o mercado do lead);
  • fechamento com CTA atrativo, como “Peça um orçamento” ou “Compre agora”.

4- Crie um assunto atrativo 

O assunto do e-mail é como a isca para fisgar a atenção do seu lead em meio a tantos conteúdos enviados. Logo, precisa ser objetivo e atrativo.

Veja a diferença entre esses dois assuntos:

  1. Conheça o produto X e veja seus benefícios às empresas!
  2. Melhore a produtividade da sua equipe agora mesmo!

Quais deles você acha que chama mais a atenção do leitor? O segundo já mostra o benefício direto de sua solução, concorda?

5- Crie um CTA matador

O fechamento do e-mail de copy para vendas precisa ser bem-pensado. Qual ação o lead deve realizar após o conteúdo enviado? Fazer um cadastro? Acessar o site e comprar on-line? Pedir um orçamento? Enviar mensagem para o vendedor por WhatsApp?

Depois de decidir a ação que deseja que o lead execute, escolha um bom call-to-action (chamada para ação).

Exemplos de CTA para usar em seu e-mail:

  • Cadastre-se agora!
  • Agende uma demonstração!
  • Peça agora!
  • Aproveite!
  • Quero agora!
  • Clique e compre!
  • Vamos lá!

E como saber exatamente em qual etapa do funil o lead se encontra e quais conteúdos abordar por e-mail? Para isso, use e abuse de  um CRM, como o Agendor, um sistema completo para gerenciar o relacionamento com os clientes.

A ferramenta coleta, integra e analisa dados estratégicos para a equipe comercial conhecer seus consumidores a fundo e apoiar todo o processo de vendas da empresa.

Gostou das dicas? Continue estudando sobre o assunto para compreender a fundo o seu público e usar o copywriting para e-mails de forma eficiente: baixe grátis nosso e-book completo “O que é funil de vendas: entenda na prática”.