Vivemos em uma realidade de inconstâncias onde as mudanças são tão frequentes que suprimem quaisquer possibilidades de comodismo. Por isso, criar uma equipe de alta performance pode ser essencial para seu negócio: pois torna possível a manutenção de um desempenho satisfatório mesmo diante das adversidades.
A verdade é que, sobretudo no âmbito empresarial, se você não estiver disposição para atender às novas exigências que surgirem, dificilmente vai obter prosperidade e sucesso. Mais do que se preocupar com seu produto ou estrutura física o gestor precisa ter uma ótica toda voltada para seus funcionários.
É imprescindível que seus colaboradores se desenvolvam de modo a acompanharem esses ciclos constantes de mudanças. Sendo assim, deve haver uma harmonia de aprimoramento da cultura organizacional e como pessoas que definem o quadro de funcionários.
Para Chiavenato, autor brasileiro na área de administração brasileira e recursos humanos, a chave para o desenvolvimento organizacional está no treinamento e desenvolvimento. Segundo ele a estimulação dos profissionais, um fim de proporcionar conhecimento, é capaz de gerar um diferencial estratégico.
A capacitação é fundamental para um crescimento individual dos colaboradores e consequentemente em melhores resultados organizacionais.
O que eu quero compartilhar com você, é como um gestor pode instigar seus colaboradores a explorar seu potencial máximo e contribuir para resultados específicos surpreendentes.
O processo de aprendizagem
Dando maior clareza aos termos, o treinamento destoa do desenvolvimento. Volpe, autora brasileira que escreveu o artigo A importância do treinamento para o desenvolvimento do Trabalho, diz que o treinamento está diretamente associado a um procedimento que visa gerar um conhecimento prévio definido, tendo um período estipulado de curto ou médio prazo.
Já o desenvolvimento está mais ligado a um processo contínuo de aprimoramento das habilidades, ambos os termos definidos o processo de aprendizagem.
O processo de treinamento tem como objetivo mitigar as falhas e realizações de execução para realização de tarefas.
Elas são provenientes dos processos já existentes nas empresas ou de novas demandas que podem ser geradas por aprimoramentos Sócio tecnológicos, além de possíveis gargalos identificados no processo de diagnóstico.
Tendo isso em vista, o treinamento é dividido em quatro etapas, são elas:
- Diagnóstico
- Programação de Treinamento
- Implementação
- Avaliação
1. Diagnóstico
Na etapa do diagnóstico é feito uma análise profunda dos motivos que deram origem ao processo de treinamento, além das necessidades que devem ser supridas.
Então é preciso que haja muito estudo para que os problemas que geraram o treinamento e o método usado para solucioná-lo sejam bem claros e definidos, para obter um maior aproveitamento do proposto.
2. Programação de treinamento
esta fase é elaborado o programa que vai atender conforme necessidade reconhecida no processo anterior.
Portanto, é de suma importância que haja um alinhamento entre os problemas encontrados com uma definição do modo que será usado para supri-los.
3. Implementação
Na implementação dos dados obtidos e o programa definido para instaurar o processo de aplicação e condução do treinamento, esta etapa como foco instruir os participantes de modo que eles adquiram como habilidades almejadas.
4. Avaliação
Na última etapa do processo verificamos a validação dos processos anteriores, isto é, analisamos os resultados obtidos no treinamento.
Quando o processo é realizado de forma ordenada e bem elaborada os dados apreendidos na avaliação tendem a ser satisfatórios.
O processo de desenvolvimento
Já no processo de desenvolvimento, a ideia é que gestores e vendedores incluídos em um gradativo e contínuo aprimoramento de suas habilidades.
Além de estar parcialmente presente nas etapas do treinamento, o desenvolvimento vai além, englobando também o autodesenvolvimento.
O autodesenvolvimento lida com questões intrínsecas de cada indivíduo, ele busca primeiro no autoconhecimento como falhas, inaptidões, e até mesmo os pontos fortes que podem ser lapidados e crescerem ainda mais.
Em outras palavras, através do ambiente organizacional a pessoa identifica como possibilidades de crescimento e se aplica a fim de fortalecê-los e aprimorá-los.
Todo esse conjunto de procedimentos é fundamental para enaltecer não só o capital humano das associações, mas também seu desenvolvimento gerando para um importante diferencial estratégico no concorrido mercado de trabalho.
Como criar uma equipe de alta performance?
Devemos alinhamos procedimentos para a realização de tarefas e desenvolvimento técnico, com uma metodologia voltada para o crescimento e desenvolvimento do profissional.
Assim construímos um importante alicerce que irá promover um desenvolvimento contínuo em termos organizacionais.
Isto é, focarmos em dois pontos de extrema importância para a criação de equipes qualificadas, um análise dos processos e a gestão de pessoas .
É nesse ponto que o líder, exercendo a função de gestor de pessoas, deve não só promover a capacitação técnica de sua equipe, mas também gerar um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal.
Engajando equipes de alto desempenho: conheça o Funil dos Sonhos
Um dos principais diferenciais dos tempos de alto desempenho é seu engajamento convertido em resultados. Se você está no processo de desenvolvimento de uma equipe com este perfil, precisa conhecer o Funil dos Sonhos .
Trata-se de uma ferramenta de implantação simples e programação, cujo objetivo é conectar os objetivos dos vendedores com os objetivos da empresa, mostrando como atividades de vendas diárias que precisam ser realizadas para alcançar-los.
Dessa forma, os vendedores alinham propósitos pessoais e profissionais e orientam suas decisões a resultados capacitados de seu próprio beneficiário e à empresa!
Veja como o Funil dos Sonhos funciona para realizar metas pessoais.
Vantagens ao desenvolver uma equipe de alto desempenho
Como já vimos anteriormente, para criar uma equipe que desempenhe suas funções com maestria e excelência, são incluídos mais do que treinamento e desenvolvimento dos membros, é de suma importância integrar esses dois termos.
A primeira mão pode parecer uma tarefa árdua e complexa, o que torna o papel de liderança uma ferramenta importante em favor desse processo.
Todas as liberadas geradas durante a construção dessa estratégia possuem respaldo baseado nos resultados que ela pode fornecer. Com uma equipe de alto desempenho são escolhidos:
- Motivação dos membros – É construído um clima propício ao desenvolvimento e crescimento.
- Integração entre equipe e empresa – Existe um respeito e admiração mútuos entre empresa e colaboradores
- Sentimento de harmonia e empatia – A relação entre os membros ocorre de forma harmônica e sinérgica
- Comunicação clara e fluida – A comunicação ocorre de forma assertiva
- Liderança autêntica – O líder é reconhecido pela equipe, sendo admirado e respeitado.
- Liderança participativa – União entre liderança e liderados onde todos representam parte ativa da equipe
- Sentimento de responsabilidade – É gerado um sentimento de responsabilidade coletivo que resulta na criação de uma equipe motivada a alcançar objetivos e objetivos da instituição
Treine e desenvolva pessoas
Com as organizações organizacionais bem definidas, uma estrutura adequada e uma ótica especial voltada para a equipe de pessoas, que é fundamental para mover as engrenagens do coração corporativo, torna-se inevitável um futuro promissor a todos os envolvidos.
Mais do que habilitar uma equipe tecnicamente, é necessário que haja uma verdadeira integração, permitindo às pessoas envolvidas desenvolverem um sentimento de empatia uns pelos outros e pela instituição onde trabalham.
Um líder extraordinário, que aplica a metodologia do coach , cria, não só um grupo de pessoas focadas e aplicada a exercerem um alto desempenho e conquistar resultados, mas um ambiente de um tempo, uma equipe, onde todos podem sentir fazer parte de um propósito maior.
Alavancar resultados e criar uma equipe excepcional vai além de contratar bons profissionais e aprimorar suas técnicas. É conectar as pessoas, desenvolver um processo liderança, gerar empatia, criar laços, motivar e ser motivado. Um por todos e todos por um.
Este artigo foi escrito por José Roberto Marques, Master Coach e presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching.