Você sabia que usar um CRM para contabilidade pode aumentar a produtividade do seu escritório? Isso porque a ferramenta ajuda a organizar as informações dos seus clientes, melhora a comunicação e fornece insights para otimizar a negociação.
Principais aprendizados deste artigo:
- Um CRM para contabilidade é uma ferramenta poderosa, que permite otimizar a relação com seus prospects, facilitar as negociações e contribuir para a satisfação e a fidelização de clientes.
- O CRM auxilia na organização do processo de vendas e na gestão de relacionamento, além de ajudar no mapeamento da jornada do cliente, a fim de identificar suas preferências e necessidades.
- Ao escolher uma plataforma CRM, é importante se atentar a alguns critérios, como optar por uma ferramenta baseada em nuvem, que ofereça um período de testes ou uma versão gratuita para experimentar, que seja facilmente integrada a outras ferramentas e torne seus processos mais eficientes.
- Escolher o software de CRM certo para a sua empresa é determinante para o seu sucesso. Portanto, opte por um que ofereça funcionalidades adequadas às necessidades do seu negócio e que seja capaz de acompanhar o seu crescimento.
Profissionais de contabilidade geralmente têm perfil analítico e são pessoas bastante organizadas. Isto é: recolhem dados de seus clientes, analisam a situação e tomam providências para manter a saúde financeira da empresa em ordem.
Agora, e na hora de atrair novos clientes? Como um contador deve proceder para aumentar suas vendas e fazer sua empresa crescer?
Na verdade, o procedimento é bem parecido: coletar informações sobre o perfil das empresas que pretende conquistar, analisar sua situação financeira e tomar as providências cabíveis para construir um relacionamento e encantar esses clientes.
É aí que entra a plataforma de vendas para contabilidade, o CRM.
Quer saber como funciona na prática?
Neste post, explicamos o que é um CRM de contabilidade, quais são as principais características e benefícios desse tipo de ferramenta e como escolher um software para fazer a gestão dos seus clientes e de suas vendas. Continue conosco!
O que é um CRM de contabilidade?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que, em português, significa gestão do relacionamento com o cliente. Dito isso, um CRM de contabilidade é uma plataforma de vendas que permite otimizar essa relação e contribuir ativamente no resultado das negociações e, ainda, para a satisfação e a fidelização desses clientes.
Confira, no infográfico abaixo, as principais funcionalidades de um CRM de vendas:
Quais são os benefícios do CRM para a contabilidade?
Ao adotar um software de CRM como plataforma de vendas para contabilidade, você conta com diversos benefícios. Além de organizar o processo de vendas e a gestão de relacionamento, por meio da análise do histórico de atendimento é possível entender o comportamento dos clientes e identificar suas preferências.
Com isso, você desenvolve estratégias mais assertivas e direcionadas para o seu público e, assim, obtém uma melhora substancial em seus resultados.
Com um bom CRM de vendas, você tem uma visão ampliada e detalhada de todo o seu processo comercial, o que permite identificar o que vem dando certo e, portanto, pode seguir como está, assim como os gargalos e falhas que precisam de intervenção.
Quer conhecer mais vantagens de uma plataforma CRM? Confira o infográfico abaixo:
- Quer aprender mais sobre o assunto? Então, leia este post – O que é CRM? Conheça os principais tipos e suas vantagens.
Como gerenciar vendas com um CRM para contabilidade?
Como vimos, um sistema CRM ajuda a organizar as vendas e a conhecer melhor seus clientes. Sabendo o que eles precisam e desejam, você pode desenvolver os serviços ideais para cada um, o que os deixa mais satisfeitos.
Com o tempo, ao desenvolver um bom relacionamento com seus clientes, você pode até mesmo superar suas expectativas, o que faz com que se tornem fiéis à sua empresa, isto é: usem seus serviços continuamente. Essa é a grande meta, certo?
Contudo, para que este cenário realmente aconteça, é preciso ter um alto nível de organização e ter todos os dados dos clientes sempre à mão.
E é exatamente para isso que serve um CRM! O recurso mantém todo o histórico de relacionamento com cada contato, mostra as negociações em andamento, ajuda a agendar compromissos, atrair novos clientes e analisar suas reais necessidades.
A questão é: como escolher um bom software de CRM para contabilidade?
Para ajudar você nessa tarefa, selecionamos 10 critérios que um bom CRM para contabilidade precisa ter para realmente te ajudar a organizar vendas e vender mais.
Como escolher a plataforma certa? 10 características que um CRM de vendas para contabilidade precisa ter
Entre as principais características de CRM que você deve ficar de olho ao escolher a plataforma para o seu escritório, destacam-se:
1. Baseado na nuvem
Hoje, com a facilidade de comunicação proporcionada pela internet e pela computação em nuvem, não faz o menor sentido usar um CRM instalado diretamente em sua máquina ou servidor e que não tem contato com a web.
Os melhores CRM são baseados na nuvem e acessados remotamente via login e senha. Com isso, você tem acesso à plataforma quando quiser e de onde estiver, e pode trabalhar a relação com seus clientes, organizar suas vendas e faturar mais.
2. SaaS
SaaS significa Software as a Service. É um modelo de negócios em que o cliente acessa o software disponibilizado na nuvem a partir de uma assinatura mensal.
Assim, de acordo com o número de usuários e de funcionalidades que precisa, você pode escolher um plano na medida certa para a sua empresa.
Esse é o formato ideal de CRM para contabilidade por conta do fator escalabilidade. Dessa forma, conforme sua empresa crescer, você faz upgrades no plano escolhido.
3. Versão teste gratuita
A essa altura, você deve se perguntar: “como saber se esse CRM entrega mesmo tudo que promete?”
Muitos CRM disponibilizam uma versão teste por 14 dias para você usar as funcionalidades na prática e, se gostar dos resultados, tem a opção de mudar para um plano pago.
Assim, você tem mais segurança na hora de escolher o CRM ideal para a sua contabilidade!
4. Plano gratuito “freemium”
Às vezes não é possível investir no CRM dos seus sonhos porque sua empresa ainda não tem condições financeiras para arcar com um plano pago.
Neste caso, opte pelo plano freemium, com menos funcionalidades, mas gratuito para sempre, oferecido por muitas empresas SaaS.
Depois, quando sua empresa crescer, migre para o plano completo.
- Quer saber mais sobre a modalidade? Então, leia: Sistema de CRM gratuito de verdade
5. App para celular
Mobilidade é tudo nos dias de hoje! Por isso, opte por um CRM que seja usado pelo smartphone. Assim, você ganha muito tempo e, é claro, dinheiro, ao gerenciar suas vendas.
6. Cadastro de clientes e histórico de relacionamento
Essas são as duas funcionalidades básicas de um CRM. Com as soluções, você tem todos os dados de contato de seus clientes em um só lugar, sempre atualizados.
Ademais, o histórico de relacionamento registra todas as conversas. Com isso, todas as decisões e configurações ficam salvas na plataforma.
Assim, você conhece seu público cada vez melhor e nunca tem dúvidas sobre as condições de uma negociação, a data de um compromisso ou o preço de uma venda.
7. Funil de vendas
Ao prospectar novos clientes, é natural que muitas oportunidades fiquem em aberto.
Com o funil de vendas, temos uma representação visual fácil de entender. Com uma olhada rápida, vemos todos os negócios em aberto: os valores negociados, em que fase do processo de vendas se encontram, probabilidade de sucesso e muito mais.
Logo, é uma ferramenta fundamental para organizar suas vendas. Veja este exemplo do funil de vendas do Agendor:
- Continue aprendendo – Como captar clientes de contabilidade: 11 dicas para gerar mais oportunidades de negócios.
8. Lembretes via SMS e e-mail
Não é fácil lembrar de todos os compromissos com os clientes. Por isso, receber lembretes via SMS ou e-mail facilita muito o follow-up de vendas. Assim, você nunca mais vai deixar de conquistar um cliente porque esqueceu de enviar aquele e-mail que ele pediu!
Quer dicas de como fazer um follow-up efetivo? Então, confira o vídeo abaixo:
9. Motivo de perda de vendas
Outra funcionalidade que ajuda muito quem quer se tornar um vendedor cada vez melhor é entender o motivo da perda de uma venda. Assim, se uma situação semelhante ocorrer, o vendedor sabe que erros evitar.
Com um bom CRM de vendas, você consegue levantar a informação com facilidade.
10. Sugestão inteligente de próximos passos
Os CRMs mais modernos podem usar aprendizado de máquina e inteligência artificial para criar um tipo de assistente de vendas virtual, que vai dar sugestões de que ações tomar sempre que o processo de vendas atingir determinada etapa.
Bônus: 5 dicas de vendas para acelerar o crescimento da sua empresa
Se você deseja impulsionar a prospecção de novos clientes para acelerar o crescimento do seu negócio, aqui estão algumas dicas que vão te ajudar neste processo:
1. Mantenha contato com a sua base de clientes
Toda empresa muda com o tempo, é natural. Com isso, surgem novos desafios e,claro, novas necessidades. Por isso, é importante manter o contato com seus clientes, a fim de acompanhar a evolução e atender às suas demandas atuais.
2. Evolua com o tempo
Assim como os clientes, sua empresa também precisa mudar, a fim de se atualizar e criar soluções condizentes com as novas necessidades do público. Portanto, aproveite o melhor das novas tecnologias para evoluir e se destacar.
3. Saiba negociar
Praticar preços muito altos é um grande erro. Em contrapartida, valores muito baixos desvalorizam seu serviço e prejudicam o mercado em que atua. Assim, saber negociar e cobrar o que é justo é essencial.
4. Use o LinkedIn
O LinkedIn é uma plataforma extremamente útil para a prospecção de novos clientes. Aproveite-a para estabelecer conexões e gerar valor para a sua marca. Com uma boa estratégia, você certamente encontrará grandes oportunidades por lá.
5. Abrace o seu mercado
Assim como no LinkedIn, há muitas outras possibilidades para fazer networking em Congressos, seminários e encontros empresariais. Toda empresa precisa de contabilidade, logo, todo evento é uma oportunidade para criar conexões.
Evolua seu negócio com um CRM de contabilidade
Ter a tecnologia como aliada é uma ótima estratégia para o crescimento da sua empresa. Chega de processos manuais confusos e pouco eficientes. Para evoluir e oferecer um atendimento de excelência, você deve aderir à transformação digital.
Agora que você sabe quais funções não podem faltar em um CRM para contabilidade, que tal conhecer um que te proporciona tudo isso? Então, baixe nosso e-book gratuito e descubra Como usar o Agendor para fazer follow-up com clientes.