Você já pensou sobre como um CRM para o agronegócio pode ajudar empresas do setor a serem muito mais estratégicas e rentáveis? A AgroSearch é um ótimo exemplo para ilustrar a importância da ferramenta para expandir os negócios desse segmento.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O CEO & Founder da AgroSearch, André Ceruzi, possui uma duração de ciclo de vendas de dois meses e tem como principal modelo comercial a prospecção ativa, com vendas consultivas.
  • Antes da contratação do Agendor, a empresa tinha os processos comerciais desorganizados, além da equipe perder muito tempo com controle comercial em planilhas.
  • A escolha pelo Agendor se deu por vários motivos: CRM brasileiro, simples, intuitivo, 100% customizável, de fácil implementação e com suporte técnico totalmente acessível.
  • A implementação do Agendor e seu uso pela equipe comercial foi fácil e intuitivo. Hoje, a AgroSearch possui um colaborador especialista em CRM para auxiliar nas boas práticas de uso e obter o máximo potencial da ferramenta.
  • Durante os três anos de parceria, o CRM do Agendor ajudou a aumentar em 170% o faturamento da empresa, que tem escritórios no Brasil, em Buenos Aires e na Cidade do México, com abertura breve de outro nos EUA.
  • Faça um teste gratuito do CRM do Agendor e invista no crescimento da sua empresa!

A AgroSearch é uma consultoria especializada em recrutamento e seleção para o agronegócio e atua em toda a América Latina. A sua missão é entender o mercado do seu cliente e otimizar os processos de recrutamento para garantir uma seleção de alta qualidade.

A parceria da AgroSearch com o Agendor começou há três anos. Neste texto, apresentamos a entrevista com André Ceruzi, CEO & Founder.

Ele contou os detalhes sobre a busca de um sistema de CRM que atendesse às necessidades do agro e ainda os resultados obtidos com o Agendor ao longo dessa parceria. Confira!

crm para agronegócio

Qual é o modelo de vendas da AgroSearch?

André Ceruzi: Hoje nosso modelo de vendas é 70% ativo, mas o passivo é um número que vem crescendo, pois estamos trabalhando constantemente nosso posicionamento no mercado e realizando investimentos em marketing.

Fazemos vendas consultivas, que passam por alguns ciclos. Atualmente, o ciclo inicia no SDR, que faz o agendamento da visita para um executivo de vendas. O executivo, por sua vez, faz a proposta de recrutamento e seleção e a apresentação para o cliente. Todo esse ciclo desde o primeiro contato até o fechamento da proposta tem duração média de dois meses.

Quando a proposta é aceita pelo cliente e essa etapa é finalizada, ou seja, passa de “vagas a faturar” para “faturado”, o Agendor já está integrado por meio de APIs com o sistema que a equipe financeira usa para emissão da nota fiscal. Essa facilidade de integração com outras ferramentas gera mais agilidade e ganho de produtividade.

Saiba mais sobre as integrações do Agendor

Como era a gestão comercial da AgroSearch antes do CRM do Agendor?

AC: Antes da contratação do Agendor, éramos desorganizados no processo comercial e, como não contávamos com uma ferramenta adequada, perdíamos muito tempo realizando controles manuais em planilhas do Excel.

Como gestor, eu passava muito tempo cuidando da parte operacional do negócio e não conseguia direcionar as ações de forma estratégica e assertiva, nem acompanhar a produtividade e eficiência do nosso time.

Como foi a busca de um CRM para empresas do agronegócio? Por que escolheram o Agendor?

AC: Tínhamos uma operação pequena e na época eu estava à frente da equipe comercial seguindo um plano de expansão muito forte, pois o objetivo era conquistar toda a América Latina.

Eu precisava que esse planejamento saísse da minha cabeça e fosse transferido para uma plataforma que me ajudasse a gerenciar tanto o plano de expansão da empresa quanto a performance e o desenvolvimento da equipe de vendas.

Procuramos algumas opções no mercado, até alguns concorrentes estrangeiros e que cobravam em dólar, mas optamos pelo Agendor por ser uma ferramenta de CRM:

  • brasileira;
  • simples;
  • intuitiva;
  • totalmente customizável;
  • de fácil implantação;
  • com suporte técnico completamente acessível.
crm para agronegócio

Como foi a implementação do Agendor e o engajamento do time no uso do CRM?

AC: Não tivemos muitas dificuldades na utilização, pois a ferramenta em si é bastante intuitiva. A equipe de suporte do Agendor também nos assessorou desde o início e sempre teve a preocupação de nos auxiliar para extrairmos o máximo do sistema de CRM para o agronegócio.

Hoje, todos os vendedores que são contratados para trabalhar na AgroSearch passam por um treinamento a fim de saber usar o sistema. Além disso, também contamos com uma pessoa da nossa equipe de vendas que se tornou especialista no CRM para disseminar as boas práticas no uso.

O Agendor, para mim, é um farol de vendas. Então já conseguimos disseminar essa cultura de atualizar a ferramenta diariamente. É um software que facilita o trabalho de toda a equipe, atendendo 100% do que a gente precisa.

Veja mais práticas de sucesso de implantação de CRM para equipes de vendas: acesse nosso Guia para sucesso com CRM!

O que mudou na rotina da equipe comercial depois do CRM para empresas do agronegócio?

AC: Nesses três anos de implantação e parceria com o Agendor conseguimos aumentar em 170% o nosso faturamento. Hoje, temos seis escritórios no Brasil, unidades em Buenos Aires e na Cidade do México e, no próximo ano, teremos uma unidade nos Estados Unidos.

O Agendor é a primeira ferramenta que eu acesso todos os dias para checar as atividades do meu time comercial, analisar os negócios que estão no funil de vendas, entender quais são os gargalos e planejar os próximos passos da nossa estratégia.

Hoje, nós conseguimos ter previsibilidade financeira em relação ao faturamento da equipe de vendas e, consequentemente, investir de forma planejada na sustentabilidade do negócio.

Nossos SDRs conseguem fazer os agendamentos para os executivos de vendas de forma integrada.

E realizamos contatos e follow-ups frequentes com os clientes e conseguimos ter todo o histórico de cada cliente dentro da ferramenta, sem que essas informações fiquem perdidas ou desatualizadas nas mãos dos vendedores.

Particularmente, o que eu mais gosto no Agendor como CRM para empresas do agronegócio são os relatórios: eles são muito customizáveis e fáceis de usar.

Passo horas analisando a performance dos clientes, da equipe, consigo comparar quem foi o vendedor que mais agendou visitas e utilizo essas informações não só para promover o time, como também pensar em novas estratégias para alavancar o negócio.

Veja, em poucos minutos, como funciona o Agendor:

Como resumiria o antes e o depois do Agendor para a AgroSearch?

AC: O Agendor foi essencial para a gestão e o crescimento do nosso negócio. Certamente seria muito mais difícil fazer esse gerenciamento sem o apoio de uma ferramenta de CRM que entendesse o nosso negócio.

Quando você tem um CRM que te dá suporte e que é seu parceiro de negócio, fica muito mais fácil crescer.

O Agendor consegue unir essas duas pontas da necessidade do software para facilitar a gestão e ser um parceiro sempre presente. Sem sombra de dúvidas, essa é uma relação que queremos manter por muito tempo!

Continue aprendendo: Quais as melhores estratégias de CRM para implantar em sua empresa?

Como um CRM para empresas do agronegócio transforma sua operação comercial?

Se está inspirado com este case de sucesso do CRM e quer saber como o Agendor pode se tornar a central da gestão comercial do seu negócio, entenda algumas de suas funcionalidades:

  • criação e gerenciamento de múltiplos funis de vendas, que são customizáveis;
  • acompanhamento da performance individual e coletiva da equipe;
  • identificação de oportunidades de negócio com fornecimento de origens e segmentos de clientes mais valiosos e as categorias de produtos/serviços mais procuradas;
  • relatórios personalizados e com métricas e indicadores em tempo real;
  • geração de leads, com dados completos da Receita Federal;
  • histórico de clientes, com gravação automática de e-mails e conversas no WhatsApp;
  • calendário de atividades com lembretes de compromissos e tarefas;
  • e muito mais!

Seja também um case de sucesso do CRM e faça uma demonstração gratuita do Agendor! Assim, é possível comprovar na prática tudo o que foi dito pelo André Ceruzi, CEO & Founder da AgroSearch.

O CRM para o agronegócio contribui para conquistar resultados mais previsíveis, dando autonomia ao time de vendas e levando a equipe à alta performance! Sem falar na melhora da gestão e das estratégias usadas para expandir o negócio de forma sustentável. Pare de perder tempo e seja um parceiro do Agendor!