Quando as empresas pensam em reduzir os custos e ganhar flexibilidade na área de TI, adotar softwares CRM open source pode parecer uma maravilha. Mas dependendo do caso, um sistema de CRM que não tenha código aberto, pode ser uma solução mais vantajosa.

Atenção: Vou falar aqui sobre os softwares open source que são mantidos pela própria empresa que irá utilizá-lo. Para saber mais, eis aqui a explicação sobre open source da Wikipedia.

Open source é uma maravilha! A base do software já vem pronta, basta sua empresa personalizá-la para suas necessidades. Você não precisa se preocupar com licenças, ou assinaturas, e pode deixá-lo do jeito que preferir.

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Agora você me pergunta: por quê você está falando especificamente de sistemas de CRM open source?

Te digo: pois há várias soluções open source CRM no mercado e muitas empresas adotam esse tipo de software, terceirizando os sistemas de automação de processos. Mas depois de um tempo, percebem que surgem certos detalhes “chatinhos” que detonam toda a estratégia.

Vou mostrar aqui os 5 principais motivos que podem detonar a implantação do sistema de CRM open source.

1. Tecnologia incompatível com infra-estrutura

Antes de se decidir por adotar o software X ou Y, veja se sua infra-estrutura se adapta aos requisitos dele. Não estou falando somente dos requisitos de computação, mas das versões e tipos dos sistemas operacionais.

Há sistemas de CRM open source que só rodam em Windows. Outros, somente em Linux.

Têm como fazer umas adaptações para rodar os softwares em diferentes plataformas. Mas sinceramente, nunca vi um sistema que funcionou perfeitamente quando essas “adaptações” são feitas…

Veja também: Como implementar CRM: evite os 7 erros mais comuns

2. Pessoal para suporte técnico

Quem vai configurar os servidores, desenvolver as funcionalidades específicas e corrigir os erros que podem aparecer? Você vai precisar de mão-de-obra técnica capacitada para fazer a manutenção no sistema.

Algumas empresas até contratam um técnico freelancer para fazer a implantação. Mas quando surge um problema que precisa ser corrigido imediatamente… Quem vai apagar o fogo?

Ou seja, inclua também o salário do pessoal que irá fazer a manutenção no orçamento da implantação do software.

3. Treinamento e capacitação

As tecnologias sempre evoluem. Não é diferente com os softwares de CRM open source. Para oferecer melhores experiências de uso, funcionarem em novos navegadores, dispositivos móveis diferentes, os sistemas são atualizados frequentemente com novas versões.

Ninguém quer olhar para a mesma tela do sistema por 5 anos seguidos!

Para atualizar o um open source CRM software e usar as novas funcionalidades, seu pessoal precisa de treinamento e capacitação. E assim, lá vão mais custos para o caixa!

É claro, sua empresa está investindo nas pessoas… mas não seria melhor investir em habilidades que realmente contribuem para os negócios?

A questão é que, dependendo da empresa, não há necessidade de uma equipe completa e capacitada de TI. Por que a empresa não trabalha com TI!

4. Melhorias na infra-estrutura

Novas versões do software exigem mais recursos. E mais recursos significam melhor infra-estrutura. A infra precisa acompanhar as novas versões do software.

Se sua empresa não quiser ficar com a versão ultrapassada e deixar toda a equipe cansada da mesma “cara” do  CRM open source software, você precisará renovar seus servidores.

Depois de comprar a melhor infra-estrutura na implantação, contratar pessoal com habilidades técnicas, treiná-los e capacitá-los, sua empresa precisará trocar novamente os equipamentos!

E aí recomeça o ciclo… infra, pessoal, capacitação, infra… por aí vai.

Confira: A função do CRM na gestão do sucesso comercial

5. Falta da estratégia de CRM

Um fator que é extremamente importante, mas muitas vezes esquecido, é a estratégia de CRM. As pessoas de sua empresa precisam entender porque vão usar o novo sistema.

Mas antes disso, a estratégia de sua empresa precisa estar alinhada com o uso do sistema CRM open source. As metas e os processos devem ser bem definidos.

O sistema de CRM não deve ser encarado de forma negativa pela equipe.

Ao implantar por conta própria um open source CRM, sua empresa pode acabar deixando de lado toda essa elaboração da estratégia que definirá os objetivos a serem perseguidos.

Então, ao adotar um sistema open source, contrate também um Consultor em Marketing ou CRM. Aliás, contrate-o antes de implantar o sistema!

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Ao final, tome suas próprias decisões sobre open source CRM

Sua empresa precisa avaliar se os custos para elaborar e manter um sistema de CRM open source, são maiores do que terceirizar o projeto.

Empresas especializadas em desenvolvimento de sistemas conseguem criar algo mais completo e com menos dores de cabeça do que implementar sozinho um  CRM open source.

A curto prazo, os valores parecem ser maiores. Mas quando você leva em consideração esses itens essenciais para a implantação de softwares open source, a terceirização acaba tendo maior custo benefício.

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