Se você precisa profissionalizar a gestão de todos os seus clientes, um CRM para consultoria simples e intuitivo pode ser a solução. Veja como a NewPort conseguiu esse feito!
A NewPort Consultoria é uma consultoria de benefícios corporativos com mais de 25 anos no mercado. Atualmente possuem uma carteira de clientes com mais de trezentos clientes ativos, entre eles planos de saúde, odontológico e seguro de vida em grupo.
Antes de contratarem o Agendor, a equipe de vendas da NewPort facilmente se perdia em planilhas burocráticas e trabalhosas.
Agora, podem profissionalizar a operação comercial com múltiplos funis de vendas, históricos de clientes simplificados e relatórios gerados automaticamente para acompanhamento dos resultados.
Entrevista: como a NewPort profissionalizou suas vendas com um CRM para consultoria
Convidamos Mariana Ferrari, analista comercial da NewPort, para compartilhar conosco como se deu essa parceria com o Agendor, e quais estão sendo os impactos da plataforma na rotina da consultoria.
Continue a leitura do artigo para conferir!
Como a equipe comercial da NewPort está estruturada atualmente?
Mariana: Temos 4 colaboradores no comercial. Nós temos um time de relacionamento com o cliente também, que seria o processo de pós-venda, onde estendemos o nosso serviço para dar suporte ao cliente depois da contratação.
Ou seja, ajudamos na localização de rede credenciada, abertura de sinistros, acompanhamento de fatura, acompanhamento de coparticipação, etc.
No setor de seguros, nós temos dois momentos de venda: a venda inicial, onde entendemos a necessidade do cliente e apresentamos uma solução, e a implantação, que é uma nova venda na qual o cliente apresenta sua documentação, assina proposta para a operadora e a operadora decide se aceita aquela proposta ou não.
No time de vendas, eu sou responsável pela implantação dos planos de saúde.
Como vocês organizam a operação comercial?
Mariana: No Agendor, trabalhamos com múltiplos funis.
O primeiro funil de venda representa o nosso processo de prospecção. Então temos as etapas de primeiro contato, obtenção de dados, apresentação de estudo, follow-up e o fechamento.
Depois de concluir esse funis, a negociação é convertida para o funil de implantação, e permanece em andamento até o momento em que o cliente tiver sua carteira do plano em mãos.
Ainda temos um funil dedicado somente para a etapa de estudo. Então, quando uma negociação chega na etapa de apresentação de estudo do funil de vendas, inserimos ela no funil de estudo. Quando concluída, voltamos para o funil de vendas.
Saiba como trabalhar com os múltiplos funis do Agendor:
Quais ferramentas eram utilizadas para gerenciar as vendas, antes do Agendor?
Mariana: Antes, todo o controle era feito através de uma planilha em Excel.
Essa planilha era utilizada mais para controlar o processo de implantação. A prospecção era feita apenas pelo sócio, que utilizava suas próprias planilhas e anotações.
Inclusive, ele mesmo me pediu para reforçar a importância do Agendor para essa organização, porque agora ele se perde menos nos contatos e não deixa nenhum cliente no meio do caminho.
Como vocês conheceram o Agendor?
Mariana: O Fábio, nosso sócio, fez algumas pesquisas na internet e viu que algumas empresas tinham um processo de vendas para lembrar dos compromissos com os clientes. Durante essa pesquisa, acabou encontrando o Agendor.
Ele me pediu para fazer o teste e dar um feedback. Quando testei, fui surpreendida pela vinculação com os e-mails e com a integração com o WhatsApp.
Esses recursos são importantes porque antes nós tínhamos que resgatar e lembrar de copiar o e-mail dentro de uma pasta para manter os históricos dos clientes, o que era muito trabalhoso.
No Agendor, temos centralizada toda a linha de tempo de uma negociação, e isso nos empolgou tanto que nem procuramos outros CRMs.
Veja, na prática, como funciona a nossa integração com o WhatsApp:
Vocês tiveram alguma dificuldade com a implantação do Agendor?
Mariana: Não. O processo foi bem tranquilo. A ferramenta é muito didática.
Inclusive, antes dos treinamentos com a equipe do Agendor, já havíamos testado as funcionalidades e apenas tirávamos algumas dúvidas que acabavam surgindo com o uso.
A Fernanda, que conduziu o treinamento conosco, foi super atenciosa e sempre se preocupou muito em tirar nossas dúvidas, com uma preocupação genuína com o nosso aprendizado.
Como é a rotina comercial com o Agendor?
Mariana: Logo no início do dia, o Agendor nos envia um e-mail com todas as tarefas que temos agendadas para aquela data.
Então, vamos executando essas tarefas e atualizando o Agendor. Se aparecer um cliente novo, eu faço um cadastro e já o insiro no funil de vendas para fazer o acompanhamento.
Ainda não temos metas estabelecidas, mas acompanhamos mensalmente os resultados e, semanalmente, fazemos um alinhamento sobre os negócios.
Analisamos quantas negociações foram fechadas, quantos negócios foram gerados… e assim fazemos um planejamento para a próxima semana. Tudo através do Agendor.
Para monitorar os resultados, usamos o painel de vendas, os sumários e o próprio funil de vendas.
Também usamos muito a extensão do WhatsApp para anexar toda a tratativa com o cliente no Agendor.
Além disso, todos os compromissos são controlados no Agendor. Basicamente, trocamos uma agenda pelo Agendor.
Qual foi o maior impacto do Agendor dentro da rotina comercial?
Mariana: A organização. Tudo ficou mais organizado.
Com a planilha, tínhamos que respeitar as fórmulas e qualquer digitação errada prejudicava o controle.
Com o Agendor, tudo fica mais simples e mais ágil. Assim, pudemos profissionalizar o nosso processo de vendas.
Profissionalize suas vendas com um CRM para consultoria!
Se identificou com o caso da NewPort? Sente que também é preciso profissionalizar sua área comercial com um CRM para consultoria?
Agora, graças ao Agendor, a equipe da NewPort consegue manter um histórico completo dos seus clientes e estruturar os processos de vendas para não deixar nenhuma oportunidade de venda passar!
Teste o Agendor gratuitamente e confira todos esses benefícios na prática!
Veja mais dicas de implantação de CRM para equipes de vendas: baixe nosso Guia para sucesso com CRM!