O relacionamento é um grande diferencial, principalmente quando falamos em eventos, cerimoniais e serviços correlatos. Por isso, é interessante investir em um bom CRM para eventos, que permite gerenciar todo esse processo de um só lugar. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Empresas de eventos, muitas vezes, dependem de indicações para atrair novos clientes. Por isso, é vital investir em um sistema de gestão de relacionamento com os consumidores. 
  • Usar um CRM para empresas de eventos possibilita melhorar a comunicação com os clientes, personalizar o atendimento, controlar o funil de vendas e ter maior segurança dos dados. 
  • O software pode ser usado para controlar o processo comercial, otimizar o processo de qualificação de leads e orientar o follow-up para garantir o aumento da produtividade dos vendedores. 
  • O melhor CRM para empresas de eventos é brasileiro e você pode conferir todas as suas funcionalidades gratuitamente. Para isso, basta fazer o seu cadastro no Agendor e aproveitar!

Afinal, uma produtora de eventos precisa conservar muito bem seus relacionamentos e oferecer uma experiência única para que seu nome seja sempre bem lembrado. Porém, é meio difícil entregar esse diferencial se você não tiver um sistema para gerenciar todas as etapas, concorda? 

Nesse sentido, o controle de CRM para eventos serve para alinhar a operação comercial, facilitando a criação e o gerenciamento de um bom relacionamento com os consumidores. 

E aí, quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco, pois neste artigo explicamos quais as vantagens de um CRM para eventos e ainda damos dicas de como usar o software para potencializar as vendas. 

Boa leitura!

Por que um CRM para eventos é tão importante?

Podemos comparar o segmento de eventos com médicos e oficinas mecânicas. O que isso significa? Bem, significa que, geralmente, antes de você procurar um mecânico, um médico, ou uma empresa especializada em eventos, você pede por indicações de amigos, familiares etc.

Isso ajuda a evitar a contratação de empresas pouco confiáveis e que, no final de tudo, só dão dores de cabeça desnecessárias. Afinal de contas, um evento, seja ele um show, um lançamento, desfile, casamento, aniversário, formatura, ou até mesmo eventos corporativos, não podem dar errado de jeito nenhum.

Por isso é muito importante que seus clientes tenham a certeza de que estão tratando com uma empresa confiável. Na área de eventos, se a experiência de seu cliente não é parecida com estar nas nuvens, as pessoas não lembram de levar clientes até você.

Logo, é crucial investir em um bom sistema de CRM para cultivar essas relações. Assim, sempre que seus clientes verem que alguém precisa de uma empresa do gênero, seu nome está na ponta da língua e você vende mais. Ficou claro?

Quais as vantagens de usar um CRM para eventos?

As principais vantagens de usar um CRM para eventos são:

  • melhora da comunicação com os clientes; 
  • personalização do atendimento; 
  • controle do funil de vendas; 
  • acesso às informações em qualquer lugar; 
  • maior segurança dos dados; 
  • automatização dos processos, como identificação de potenciais clientes e qualificação de leads; 
  • e muito mais. 

Como usar um CRM para eventos? 3 maneiras infalíveis de aumentar as vendas 

As melhores maneiras de como usar um CRM para evento envolvem:

  • tomar as rédeas do processo comercial; 
  • fazer uma boa qualificação; 
  • praticar o follow-up constantemente. 

Agora, veja as dicas de como colocar cada uma dessas estratégias em prática imediatamente!

1. Tomar as rédeas do processo comercial

Uma equipe de vendas profissional não pode se tornar refém do cliente quando o assunto é processo comercial.

O vendedor deve ser um personagem ativo do processo de vendas, e não pode permitir que o cliente tire isso dele. Obviamente, quem decide sobre a compra é o cliente, mas o profissional não pode ser um mero expectador disso tudo.

Ao mesmo tempo, prospectar clientes para eventos não é tão fácil assim, já que é difícil selecioná-los. Afinal, não necessariamente todo casal pensa em se casar, nem comemorar bodas, e nem toda empresa pondera fazer uma festa de final de ano.

Por isso, a melhor maneira de conseguir clientes é conhecer pessoas que conhecem potenciais clientes.

E acredite ou não, a única maneira disso acontecer é por meio de indicações. Porém, para isso dar certo, é preciso ter um processo de indicação.

Você sabe como algumas escolas de inglês pedem indicação para seus novos clientes? Elas entregam uma folha e pedem para os novos alunos indicarem 10 amigos, com nome, e-mail e telefone.

Obviamente, pedir indicação de 10 pessoas para seus novos clientes pode parecer algo deselegante. Contudo, nada impede que você entregue uma ficha pedindo 3 nomes no momento do fechamento do contrato.

Após conseguir mais alguns prospects, basta cadastrá-los imediatamente no CRM para eventos e começar as abordagens. Fácil, não é mesmo?

2. Fazer uma boa qualificação

Você entrou em contato com um cliente. Agora, tudo que você precisa fazer é a melhor qualificação do mundo. Nesse ponto, você precisa saber o que o seu prospect precisa, como:

  • quando é o evento; 
  • como sua empresa pode ajudar;
  • qual o número de pessoas; 
  • o horário do evento; 
  • se o prospect fez uma pesquisa de preços;
  • além de qualquer tipo de informação sobre o potencial cliente e o evento.

Isso porque essas informações são cruciais para fazer uma proposta, futuramente. Então, aproveite e pergunte tudo que você tem que saber para se transformar em um especialista no evento de seu potencial cliente.

E não se esqueça de um detalhe: sonde quanto o seu prospect planeja gastar. Afinal de contas, o orçamento limita a contratação do seu serviço.

E como você trata essas informações? É simples, basta colocar todos os dados no histórico do cliente no CRM para eventos. Assim, as informações nunca são perdidas e você sempre sabe o que ele precisa.

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3. Praticar o follow up constantemente

Se você tem um prospect que pretende realizar um evento em novembro, sabe que, provavelmente, até o meio do ano ele precisa decidir sobre os detalhes, como a empresa para contratar.

Isso significa que, se você não fechou com ele até junho, dificilmente faz isso em setembro.

Por isso é essencial fazer follow up com seu cliente, para que ele lembre de você e se sinta importante para a sua empresa. Muitas vezes é a importância que uma empresa de eventos dá a seu cliente que influencia em sua decisão.

Agora que você já tem um histórico completo sobre as necessidades de seu cliente, tudo que você precisa fazer é um follow up consistente.

Após preencher o histórico de seu cliente, agende um alerta para um acompanhamento. Seja a cada 15 ou 20 dias, você precisa mostrar que o seu cliente é importante para você, e que você quer fazer negócios com ele.

Além disso, você precisa do feedback dele, precisa saber o que ele achou da sua empresa, o que ele necessita para fechar o contrato, e principalmente se você pode ajudá-lo com alguma coisa.

Lembre-se: você tem poucos meses para ganhar o cliente, e o relacionamento e o contato próximo com seu prospect influencia positivamente a seu favor.

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Crie um processo de relacionamento com seu cliente

Ao colocar o relacionamento com o cliente em primeiro plano, você tem a oportunidade de mostrar o quanto ele é importante para sua empresa, e como quer muito realizar seu evento.

Posto isso, fazer o controle de CRM para eventos permite aprimorar o processo comercial para aproveitar ao máximo o relacionamento como um diferencial competitivo. Até porque, infelizmente, os clientes estão acostumados a serem tratados como números. 

Mais um cliente, um evento, uma oportunidade. Contudo, dificilmente encontramos uma empresa que compra suas ideias como se fossem delas, e está realmente empenhada em os ajudar.

E quando os clientes percebem o verdadeiro intuito da sua empresa em ajudá-los, eles entendem que não estão lidando simplesmente com um fornecedor, mas sim um aliado que está empenhado em fazer seus eventos acontecerem.

É justamente essa proximidade que torna a sua empresa confiável, e a transforma em uma expert em satisfação de clientes.

Dessa maneira, os consumidores ficam muito mais confortáveis em indicar o seu trabalho, bem como fazerem negócios novamente com você no futuro. 

Legal, não é? Portanto, se você deseja melhorar o relacionamento com os seus clientes e aproveitar as vantagens de um CRM para eventos, confira o nosso passo a passo de como implementar a solução em sua empresa e começar a utilizá-la em sua operação comercial. 

E aproveite para conhecer mais cada uma das vantagens do CRM que citamos acima em um teste gratuito da nossa plataforma. Assim, você entende, na prática, como funciona o CRM para eventos!