Um sistema de CRM para imobiliárias é uma plataforma que contribui para a gestão e organização do processo de venda e locação. Dessa forma, esse tipo de software facilita a rotina de corretores de imóveis, permitindo que ofereçam um atendimento personalizado e de maior qualidade aos clientes, contribuindo para sua satisfação.
Principais aprendizados deste artigo:
- O CRM para imobiliárias oferece diversos recursos essenciais para os corretores, como cadastro de clientes, integração com WhatsApp, histórico de contato e vendas, relatórios de desempenho em tempo real, agendamento de compromissos e tarefas e muito mais.
- Para escolher um bom CRM para empresas imobiliárias é fundamental se atentar a algumas características e funcionalidades, como SaaS, funil de vendas, personalização, app no celular, calendário de atividades, mapa de localização de clientes, relatórios, segmentação de carteira etc.
- O sistema de CRM pode ser usado para gerenciar leads, automatizar tarefas e integrar dados provenientes de outros sistemas, como plataformas de automação de marketing.
- O melhor CRM para imobiliária é o Agendor. Esse software simples e completo é 100% brasileiro e funciona em nuvem, com acesso de qualquer lugar.
- Ele possui recursos indispensáveis para alavancar as vendas e entender profundamente seus clientes para personalizar o atendimento: fluxos inteligentes de atividades, dashboard personalizável, integração com mais de 1.000 ferramentas e muito mais!
- Faça um teste gratuito do CRM do Agendor e confira, na prática, como essa ferramenta pode contribuir para o sucesso do seu negócio!
Apesar de o setor imobiliário ser conhecido como um dos mais conservadores, essa reputação está mudando. Já é hora de deixar de lado tanta papelada e para de perder tempo com tarefas que sistemas modernos podem realizar mais rapidamente.
O momento de investir em tecnologias que realmente façam a diferença na experiência do cliente que deseja comprar ou alugar um imóvel é agora!
De acordo com a projeção do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, a taxa Selic, conhecida como a taxa básica de juros, deve seguir uma trajetória de queda pelos próximos anos. O mesmo deve ocorrer com o IPCA, importante índice para o mercado imobiliário, por influenciar nos juros e no cálculo do valor de locação.
Isso significa que o mercado deve seguir aquecido, ampliando as possibilidades para os consumidores e também para corretores de imóveis e imobiliárias.
Não quer perder nenhuma oportunidade e, ao mesmo tempo, elevar a gestão do relacionamento com seus clientes a um novo patamar? A gente pode te ajudar!
Neste post, explicamos o que é um software de CRM para imobiliária, vantagens dessa plataforma para corretores de imóveis e funcionalidades mais importantes, além de dicas de como escolher o melhor software para a sua imobiliária.
O que é CRM imobiliário?
CRM é a sigla para “Customer Relationship Management“, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um sistema focado em otimizar essa relação, centralizando informações e integrando diferentes ferramentas e canais.
Portanto, o CRM imobiliário é uma ferramenta que facilita a vida do corretor de imóveis, que usa a plataforma para automatizar rotinas burocráticas e, assim, ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o atendimento ao cliente.
Como usar o CRM no gerenciamento de leads para imobiliárias?
O CRM pode – e deve – ser usado para fazer a gestão de leads de imobiliárias. Esses potenciais clientes, geralmente, são encontrados em diversos locais, como eventos, indicações, site, blog, redes sociais etc.
Daí a importância de unificar todos contatos em um só local. Assim você não corre o risco de esquecer de abordá-lo e perder a oportunidade de fechar mais um negócio.
Para obter sucesso com o uso do CRM no gerenciamento de leads, a chave é manter a base de contatos sempre atualizada.
Normalmente, é necessário cadastrar os clientes um a um no sistema da imobiliária. Porém, com o CRM, o corretor de imóveis pode automatizar a tarefa, principalmente se esse sistema estiver integrado a uma plataforma de automação de marketing que coleta leads digitalmente.
Quando todos os dados são integrados no CRM, a magia acontece: o funil de vendas é nutrido, os vendedores recebem novas oportunidades e o fluxo operacional caminha em direção a mais vendas.
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8 vantagens do CRM para empresas imobiliárias
Como dissemos anteriormente, o CRM é um sistema de gestão de relacionamento com os clientes que, de modo automatizado e integrado a outras plataformas, centraliza todos os dados relevantes sobre leads, consumidores e vendas.
No caso das imobiliárias, essa plataforma é a chave para conhecer profundamente seu público, atendê-lo de forma personalizada e, claro, fechar mais negócios!
Isso porque entre os principais benefícios do CRM, temos:
- criar e gerenciar funil de vendas;
- emitir relatórios completos, com métricas e indicadores personalizáveis;
- acompanhar as preferências dos clientes;
- personalizar o atendimento;
- entender o perfil do cliente ideal de acordo com os imóveis oferecidos;
- identificar tendências e padrões;
- agendar tarefas e compromissos por meio do envio de lembretes;
- fazer follow-up no momento adequado.
Em outras palavras, por meio de uma plataforma CRM, os corretores de imóveis conseguem entender seu público muito mais a fundo. Isso otimiza o relacionamento e permite que ofereçam uma experiência única. Como resultado, o atendimento se torna muito mais efetivo, refletindo no aumento do faturamento da imobiliária!
Para que isso ocorra, é essencial investir em um CRM para empresas imobiliárias. Contudo, não adianta pegar qualquer ferramenta. É preciso saber escolher uma que atenda às necessidades do seu negócio. E nós podemos te ajudar com isso!
Como escolher um CRM para imobiliária: 10 características que não podem faltar
Escolher um sistema para imobiliária não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Porém, é preciso prestar atenção às funcionalidades que a plataforma oferece, a fim de optar por aquela que melhor responda às demandas da sua empresa.
1. SaaS
SaaS significa Software as a Service. São sistemas comercializados como serviços, que são pagos por assinatura mensal e podem ser acessados pela nuvem.
A principal vantagem dos SaaS é que você não paga uma licença cara para instalar o CRM em cada uma de suas máquinas.
Em vez disso, você escolhe um plano de acordo com a quantidade de usuários, paga um valor mensal bem mais em conta e pode acessar o CRM de qualquer máquina ou dispositivo móvel, de onde estiver. Ah, e as atualizações do sistema são gratuitas e automáticas.
- Leia também – Guia de vendas SaaS: tudo o que você precisa saber para ter um modelo de vendas eficiente.
2. Funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta visual e intuitiva que ajuda a entender todas as oportunidades que o seu negócio tem em andamento.
Com ele, é possível visualizar quantos negócios você tem em cada uma das etapas de venda (contato inicial, apresentações do imóvel, envio de proposta, negociação etc.), os valores envolvidos, a probabilidade de sucesso e entre outras informações.
Confira este exemplo de como funciona o funil de vendas no CRM do Agendor:
- Aproveite para ler também – Como ser um bom corretor de imóveis? 11 dicas para colocar em prática.
3. Personalização
Conforme vimos na imagem anterior, o funil de vendas não costuma seguir as etapas convencionais dos negócios imobiliários.
Por isso, um bom CRM para imobiliária, como Agendor, precisa permitir a total personalização das etapas do funil de vendas, de modo que ele possa ser adaptado às necessidades do seu negócio.
- Você pode saber mais sobre este assunto lendo este post – Como criar um funil de vendas imobiliário para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
4. App no celular
Já foi o tempo em que andar por aí com um notebook era símbolo de status. Não que essas máquinas não sejam incríveis. Inclusive, na hora de redigir um contrato ou fazer uma proposta de compra e venda em seu café preferido ou espaço de coworking predileto, não hesite em usar um.
Porém, muito do que se fazia em um notebook alguns anos atrás, hoje se faz até com mais facilidade em um smartphone. E essa é uma regra que funciona também para um bom CRM para corretores de imóveis.
Ter a possibilidade de usar seus recursos no celular, com certeza, é um diferencial que você deve buscar em um CRM para imobiliária.
Quer saber como funciona um app de vendas no celular? Então, confira este vídeo:
5. Calendário de atividades
Quem trabalha como corretor de imóveis sabe que a rotina nessa profissão costuma ser bastante agitada. E não se trata apenas de levar clientes para visitar imóveis ou negociar com proprietários.
Redigir contratos, enviar e receber documentos, responder e-mails, retornar chamadas e mensagens no WhatsApp e muito mais.
Por isso, contar com um calendário no CRM imobiliário que já mostra todas as tarefas agendadas para os corretores torna o trabalho da equipe muito mais fácil, além de ajudar a gerenciar as vendas de modo mais preciso.
- Talvez você também se interesse por este post – Como fazer um plano de ação para vendas de imóveis em 11 passos.
6. Mapa de localização de clientes
“Onde fica aquele imóvel mesmo? Como eu chego até lá?”
Quem nunca passou por essa situação e acabou se atrasando para uma visita?
É por isso que é tão importante que a uma plataforma para corretores de imóveis conte com a funcionalidade de mapa, onde você possa consultar os endereços dos clientes.
Confira como é esse recurso no CRM do Agendor:
7. Relatórios completos
Para gerenciar vendas imobiliárias, você precisa conhecer o desempenho da equipe. Com isso, pode consultar relatórios de volume de vendas, quantidade de vendas realizadas por corretor, visitas efetuadas, propostas enviadas, etc.
Em posse desses dados, pode planejar ações e orientar a equipe de forma mais assertiva. Portanto, o sistema da sua imobiliária precisa contar com essa função.
- Quer se aprofundar neste assunto? Recomendamos este post – 7 KPI de vendas imobiliárias que você precisa ficar de olho.
8. Segmentação de carteira de clientes
É normal que cada corretor tenha sua própria carteira de clientes na imobiliária.
Dessa forma, os clientes que captou por iniciativa própria, aqueles que trouxe consigo ao entrar na empresa ou outros que lhe foram confiados em virtude de alguma segmentação (por região, tipo de imóvel etc.), ficam sob sua responsabilidade exclusiva.
É por isso que você deve buscar um CRM imobiliário que permita definir níveis de acesso segmentado. Assim, cada corretor pode focar nas suas oportunidades de negócio.
Por outro lado, gerentes e outros gestores devem ter acesso a todas as carteiras para administrarem o negócio e gerenciarem as vendas imobiliárias.
9. Histórico das negociações e vendas
Saber as preferências e os hábitos de cada cliente, bem como os detalhes de negócios fechados anteriormente, é muito importante. Contudo, guardar todos esses dados de cabeça é impossível.
Que tipo de garantia de locação este cliente prefere? Que taxa de corretagem costuma aceitar? O imóvel está em seu nome somente ou há outros proprietários?
Fazer esse tipo de pergunta constantemente ao cliente pode atrapalhar suas vendas e mostrar desorganização.
Por isso, contar com um histórico completo de tudo já foi tratado com o cliente é outra funcionalidade que você deve procurar em um CRM para imobiliárias.
Veja um exemplo de como é o histórico do Agendor:
Aliás, existe a hora de vender e a hora de negociar. E nas vendas imobiliárias, isso é ainda mais relevante. Confira dicas neste vídeo de Guilherme Machado:
10. Lembrete de tarefas via SMS e e-mail
Por fim, para ser prática e eficiente, uma ferramenta para gerenciar vendas deve contar com: lembretes de atividades via SMS e e-mail!
Assim, recebendo esses avisos com antecedência, os corretores nunca mais vão perder o fechamento de um negócio por terem esquecido de fazer a visita a um imóvel ou demorado para enviar a minuta de um contrato de locação.
- Aproveite para conferir também – Como sua imobiliária pode vender melhor com o Agendor.
Qual é o melhor CRM para imobiliária?
Após listar os benefícios do CRM e as principais funcionalidades que uma plataforma para corretores de imóveis precisa ter, chegamos a um veredito.
O melhor CRM para imobiliária é o Agendor! Um software 100% brasileiro, que entende as necessidades do mercado local. Além disso, ele é armazenado em nuvem, permitindo que os corretores tenham acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.
Para que não restem dúvidas sobre o potencial desta ferramenta, destacamos abaixo as principais funcionalidades oferecidas pelo CRM do Agendor. São elas:
- fluxos inteligentes de atividades;
- sumário de vendas mensal;
- dashboard com visão geral do negócio;
- relatório de desempenho com indicadores personalizáveis;
- níveis de acesso de equipes;
- integração com WhatsApp;
- múltiplos funis de venda;
- integração com mais de 1.000 softwares;
- gravação automática de e-mails e áudios;
- e muito mais!
Faça um teste gratuito da nossa plataforma e confira, na prática, como fica mais fácil alavancar os resultados do seu negócio com o CRM para imobiliária do Agendor!