A Fibravit é uma empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos plásticos reforçados com fibra de vidro. Neste ano, ela completa 24 anos de pioneirismo em soluções inovadoras, como o Sanitário Hidráulico Portátil.
Dos seus 24 anos de existência, 9 contaram com a parceria do Agendor como seu CRM!
Gilmar, sócio fundador da empresa e diretor da área comercial nos contou tudo sobre como o Agendor ajudou a Fibravit em seus negócios ao longo desse tempo. Em nossa entrevista, ele conta que a ferramenta foi determinante para obter e analisar dados mais seguros para embasar suas estratégias de vendas, ou seja, adquirir maior inteligência comercial.
E para dar mais detalhes sobre a usabilidade da ferramenta, contamos com a contribuição de Karla, Deysiane e Gabriel, que formam o núcleo de relacionamento com o cliente da Fibravit.
Para saber tudo sobre essa parceria, continue a leitura do artigo!
Como vocês conheceram o Agendor?
Gilmar: Em 2014, passamos por um processo de reestruturação da área comercial. Além de reestruturar a equipe, fomos em busca de uma ferramenta que pudesse nos dar a oportunidade de gerenciar toda a parte de relacionamento com o cliente e negócios.
O gestor comercial que recrutei já tinha experiência com CRMs. Discutimos bastante a respeito e chegamos à conclusão de que seria necessário fazer o esforço de buscar uma solução no mercado para nos atender.
Conhecemos o Agendor e mais duas outras plataformas de CRM. Escolhemos o Agendor pela facilidade do uso e de acesso. Além disso, consideramos o fato de que o conceito de CRM era totalmente novo para nós e o preço do Agendor é bastante competitivo.
Assim, contratamos o Agendor como nosso CRM, ainda em 2014.
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Como é a rotina comercial da Fibravit atualmente?
Gabriel: Recebemos as solicitações dos nossos clientes através dos nossos canais de comunicação, seja para orçamentos de locação de banheiros de prestador de serviços quanto para eventos ou para a área industrial, por exemplo.
Assim que recebemos uma solicitação ou prospectamos um potencial cliente, enviamos um orçamento, tratamos as negociações até o fechamento, e formalizamos o contrato.
Registramos todo esse processo e todos os negócios no Agendor. Toda a nossa gestão comercial está concentrada no CRM.
Então, além disso, também agendamos os follow-ups que precisamos fazer e as visitas que fazemos aos clientes.
Estamos utilizando o Agendor cada vez mais de uma forma eficiente para gerir todo o processo comercial.
Gilmar: Também fazemos reuniões de alinhamento para analisar metas e, para isso, utilizamos o Agendor.
Gabriel: Isso mesmo. Toda segunda-feira temos essa reunião de alinhamento obrigatoriamente. Analisamos o nosso desempenho na semana anterior, as metas do mês, os projetos para a próxima semana, as projeções do que vamos fazer na semana corrente, o que temos como possibilidade de negócios, nossa receita e nossa evolução.
E como era feita a gestão comercial antes do Agendor?
Gilmar: Nós temos um ERP, que está integrado a todos os setores da empresa, então toda a nossa gestão era feita por lá, e por algumas planilhas de Excel para gerar alguns relatórios com indicadores para análise de vendas. Essas eram as nossas alternativas.
Nossa maior dificuldade era obter indicadores e relatórios de forma ágil ou instantânea. Era trabalhoso conciliar dados de diferentes fontes para montar um BI. Isso era muito complexo e difícil.
Agora, com o Agendor, lançamos todos os dados no CRM, fechamos os negócios e, no final, temos relatórios com métricas que utilizamos para medir o desempenho da empresa, de cada vendedor e de cada cliente.
Antes do Agendor, tudo era feito como uma colcha de retalhos. Pegávamos um dado daqui, outro dali, e essa era nossa maior dificuldade.
Quais foram os maiores desafios na implementação do CRM?
Gilmar: A grande dificuldade é criar a disciplina, a cultura e o hábito de utilizar a ferramenta. É uma ferramenta que trabalha a nosso favor em tudo o que fazemos na gestão comercial, na gestão do tempo e nas análises de desempenho.
O Agendor facilita a nossa vida quando trazemos um pensamento crítico para análise de dados e estratégia. Mas mesmo assim é difícil criar essa disciplina.
Karla: Como o Gilmar falou, a disciplina é o maior desafio. Temos outras atividades em vendas e acabamos não alimentando o CRM com as informações que precisamos. A cultura é importante para entrar em contato com o cliente, negociar e sempre registrar tudo no Agendor, para depois, ganhar praticidade.
Gabriel: Ainda estamos nesse processo de evolução. A vantagem é que o Agendor é simples de usar, e por isso já nos traz muitas melhorias em nossa gestão.
Deysiane: Na parte de processos já podemos ver essa praticidade, principalmente no acompanhamento dos novos negócios.
Como vencer estes desafios e construir uma cultura de CRM?
Gilmar: Parte de nós. Temos que ter consciência de que isso é importante para as vendas.
O interessante no Agendor é que esta é uma plataforma muito flexível. Não há nada engessado. Estamos há anos com o Agendor e sabemos como ele se desenvolve conforme a experiência do seu cliente evolui.
Então o que fazemos para melhorar a cultura e a utilização do CRM é conhecer ainda mais a plataforma e, com base nisso, sugerir melhorias que favoreçam a Fibravit e o próprio Agendor.
Vocês utilizam o Agendor desde 2014 e recentemente realizaram um treinamento com a nossa equipe. O que os motivou a participarem deste treinamento?
Gilmar: Durante esses 9 anos, a estrutura da área comercial mudou bastante. Houve muita rotatividade nesse setor e os processos foram se perdendo.
No meio disso, a utilização do Agendor, que começamos numa pegada forte e mantivemos por anos, ficou meio paralisada. Nós fazíamos apenas o trivial. Não trabalhávamos com o Agendor de forma sistêmica. Apenas cadastrávamos os negócios.
Com a reestruturação que fizemos de toda a empresa em 2020, começamos a trabalhar fortemente com o Agendor, em uma luta constante para tê-lo como parte do nosso processo e como ferramenta principal para fazer a gestão do núcleo de relacionamento ao cliente.
Isso resultou em um trabalho árduo para criar uma cultura de CRM junto com a Karla, a Deysiane e o Gabriel.
Ainda assim, era preciso dar um salto, e ir além. O Agendor ainda oferecia muita coisa que não utilizávamos. Foi então que decidimos contratar o treinamento para dar um upgrade nos nossos processos e para usar os recursos plenamente.
E como foi a experiência com o treinamento?
Karla: Nós gostamos muito do treinamento. Foi graças a esse processo que começamos a praticar e aprender mais sobre a plataforma.
Gabriel: Depois do treinamento, além de reforçarmos a utilização do CRM de forma eficiente, também aprendemos várias coisas sobre novas funcionalidades. Desde que começamos a usar, o Agendor se atualizou muito, então o treinamento foi importante para nos atualizarmos também.
Quais são as funcionalidades que vocês mais utilizam e gostam no Agendor?
Karla: Eu trabalho na área de relacionamento e de novos negócios, então atendo o telefone, fico a maior parte do tempo no WhatsApp e no e-mail negociando, e faço visitas externas. Por isso, uso bastante os cadastros dos clientes com os históricos de informação.
Com essa funcionalidade, eu consigo identificar o perfil do cliente e seu potencial de compra, o que facilita demais minhas negociações.
Gilmar: Eu uso mais as abas de Negócios. Por lá, consigo verificar os negócios em andamento e os negócios fechados. Uso também a aba de Relatórios, onde posso comparar períodos de forma clara e saber como está o desempenho do setor.
Além disso, também consulto a aba de Tarefas para agendar atividades e acompanhar as atividades da equipe.
Gabriel: Em qualquer processo utilizamos o Agendor. Isso nos gera muitos dados, e por essa razão estamos sempre consultando os relatórios.
Deysiane: Faço a alimentação dos cadastros dos clientes, então utilizo muito as abas de Empresas e Pessoas. Vejo também a aba de Métricas e de Relatórios para acompanhar as vendas e os negócios.
Um recurso que gosto bastante também é o lembrete de atividades, com ele é quase impossível esquecer de alguma tarefa importante.
Entenda, na prática, como funciona a notificação de tarefas do Agendor:
Quais foram os principais resultados que vocês alcançaram com o Agendor?
Karla: Com o Agendor, eu fecho mais negócios porque consigo entender melhor os clientes. Antes do Agendor, algumas informações se perdiam, mas agora eu centralizo tudo no CRM e tenho mais conhecimento para fechar mais propostas.
Gilmar: A análise de resultados e de desempenho do setor foi a mudança mais significativa para mim. Ao alimentar o Agendor temos certeza de que as informações que estão lá são confiáveis e seguras, e isso nos dá tranquilidade durante a leitura dos relatórios.
Uma vez que tudo está estruturado e sendo trabalhado, temos uma visão mais ampla de indicadores para estabelecer melhores estratégias de vendas.
Deysiane: O maior ganho foi na agilidade dos processos e na centralização de informações sobre o cliente em um só lugar. Pelos históricos já sabemos a origem dos clientes e seu potencial de compra, o que agiliza nossas ações.
Gabriel: Alimentamos o Agendor de forma eficiente, e isso nos dá uma análise mais assertiva e segura no final do mês para acompanhar nossos negócios e nossa produtividade.
Como resumiriam o antes e o depois do Agendor para a Fibravit?
Gabriel: Antes, não tínhamos a cultura de CRM e não centralizávamos a nossa gestão comercial. Depois do Agendor, principalmente após o treinamento, temos mais segurança em nossas análises, mais domínio sobre as informações e temos mais praticidade e eficiência.
Gilmar: Antes, tínhamos apenas uma visão gerencial tática. Depois do Agendor, passamos a ter uma visão mais estratégica do nosso negócio.
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Como você viu, há anos a Fibravit conta com o Agendor para fortalecer sua área comercial, e a longevidade dessa parceria se dá graças ao compromisso da plataforma em elevar o potencial de venda das empresas e nosso respeito pela evolução dos nossos usuários.
Com isso, a Fibravit foi capaz de ter mais estratégia e trabalhar com dados de forma mais assertiva para guiar suas ações.
Você já parou para pensar em como sua empresa está fazendo o tratamento de dados comerciais? Já refletiu sobre o impacto das informações para negociações mais valiosas?
Se esta é uma dificuldade em sua operação, você precisa conhecer o Agendor para otimizar a sua gestão comercial, assim como fez a Fibravit!
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