O CRM para transportadoras é uma ferramenta que otimiza o trabalho comercial de empresas do segmento ao centralizar dados e informações de leads, prospects e clientes, bem como automatizar diversas tarefas. Alguns dos resultados do uso da solução são aumento da produtividade dos times e do volume de negócios fechados.

Principais aprendizados deste artigo

  • O CRM na logística aprimora a gestão de leads, pois centraliza todos os contatos e interações e automatiza diversas tarefas comerciais. 
  • Funcionalidades como essas tornam a gestão de transportadoras mais precisa, rápida, dinâmica, eficiente e com menos chances de erros.
  • O time comercial consegue vender mais porque o CRM entrega tudo o que precisam para captar e converter clientes, como insights sobre o momento certo de entrar em contato.
  • Crie agora uma conta para a sua transportadora no Agendor, teste nosso CRM gratuitamente e confira, na prática, como o sistema ajuda a vender mais.

CRM é a sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management, que, no nosso idioma, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma tecnologia que viabiliza a execução de estratégias de gerenciamento de clientes do pré ao pós-venda.

Um CRM de vendas para transportadoras é extremamente vantajoso porque:

  • reúne todos os dados de clientes atuais e futuros em um só lugar;
  • entrega uma visão geral do pipeline de vendas;
  • facilita a comunicação interna e externa;
  • gera insights poderosos que aumentam as chances de conversão.

Quer entender melhor tudo o que um CRM para transportadora pode fazer pela sua empresa de logística? Basta seguir a leitura para descobrir!

Por que usar um CRM na logística?

As transportadoras e empresas de logística são negócios com características bem particulares. Por esse motivo, demandam um gerenciamento diferenciado e ferramentas específicas para otimizar o dia a dia dos profissionais.

Do ponto de vista comercial, por exemplo, a oferta é de prestação de serviços. Por não ser tangível, é fundamental abordar o cliente em potencial na hora certa e com bons argumentos para comprovar por que ele deve contratar a sua empresa e não outra.

Além disso, esse é, em essência, um mercado B2B, que tem ciclos de vendas mais longos por envolver diversos tomadores de decisão.

Desse modo, para prospectar clientes para transportadora e ter bons resultados, é preciso: 

  • definir o perfil do comprador ideal;
  • montar uma lista segmentada de contatos;
  • fazer a primeira abordagem;
  • acompanhar a evolução da negociação.

Um CRM para transportadora ajuda a converter mais porque centraliza todas as informações que o time comercial precisa para trabalhar. Com um fluxo organizado, fica muito mais fácil identificar o que fazer para fechar a venda.

A seguir, listamos os principais benefícios do CRM de vendas para transportadoras. Antes, confira como fazer um follow-up perfeito!

9 benefícios do CRM para transportadoras

Estes são os principais benefícios de usar um CRM para transportadoras:

  1. aprimoramento da gestão de leads;
  2. melhora do relacionamento com os clientes;
  3. aumento da eficiência operacional;
  4. rápida identificação de oportunidades;
  5. monitoramento em tempo real da evolução do lead/prospect pelo funil de vendas;
  6. controle preciso de todas as ações comerciais;
  7. automação de tarefas;
  8. aumento da produtividade;
  9. geração de dados para embasar decisões.

Veja abaixo um exemplo prático de como um CRM ajuda empresas de logística e transportadoras no dia a dia.

O vendedor da transportadora liga para um potencial cliente para fechar a venda de prestação de serviços. 

Já no começo da conversa, a pessoa que está do outro lado da linha lembra que aquele não era o dia combinado para o contato, pois precisa de mais tempo para avaliar a proposta comercial com os outros gestores para decidir.

Se o vendedor usasse um CRM, ele evitaria essa situação desconfortável, pois teria o registro da data combinada para o novo contato e receberia um alerta para não esquecer o dia certo.

Tal precisão no atendimento evita constrangimentos com os leads, prospects e clientes, contribui com a construção de um bom relacionamento desde os primeiros contatos e com a formação de uma parceria comercial de longo prazo.

Não deixe de ler este artigo: “Como vender transporte de cargas? Como encontrar novos clientes?

Quais funcionalidades são essenciais em um CRM para transportadoras?

Porém, para gerar benefícios como esses, o sistema de gestão de relacionamento com o cliente precisa ter algumas funcionalidades essenciais. 

Entre as principais, estão:

  • automação de processos de vendas: como envio automático de e-mail de nutrição de leads e notificação de oportunidades de upselling e cross selling
  • gestão de contatos e clientes: que contempla detalhes como datas de aniversário dos contatos e outros eventos importantes que ajudam a estreitar o relacionamento, bem como atualização de dados em tempo real;
  • agendamentos e disparo de lembretes: como retorno para obter resposta de proposta comercial, data de reuniões, visitas e assinatura de contratos; 
  • gerenciamento de pedidos e contratos: a exemplo de funcionalidades como aviso de vencimento, envio automático de faturas e armazenamento de documentos;
  • emissão de relatórios e análises de desempenho de vendas: para acompanhar a performance dos times, identificar gargalos que afetam a trabalho dos vendedores e, assim, definir estratégias para ajudá-los a vender mais;
  • rastreamento e histórico de interações: para não perder nenhum contato entre a sua empresa e o cliente e garantir o registro de informações que ajudam na conversão.

Conheça a tela do histórico de negócios do CRM Agendor:

CRM para transportadora

Como implementar um CRM de vendas em transportadoras?

Ficou claro por que usar um CRM de vendas para transportadoras é importante? Esse sistema otimiza todas as etapas do processo comercial, transforma tarefas manuais em automáticas, diminui erros, reduz o tempo de execução das atividades e aumenta a produtividade dos vendedores.

Certamente, você também quer esses resultados na sua empresa, não é? Então, veja como implementar um CRM na sua transportadora. 

  1. Avalie as necessidades específicas do seu negócio
  2. Descubra qual é o melhor CRM para transportadora
  3. Use o período de testes
  4. Siga as etapas da implementação definidas pelo fornecedor do sistema
  5. Treine adequadamente o time comercial 

1. Avalie as necessidades específicas do seu negócio

Para descobrir quais são, liste as etapas do seu fluxo comercial e identifique pontos que precisam de melhorias, como reduzir a burocracia e automatizar processos.

Mantenha o foco na sua oferta principal de serviço, como rastreamento de cargas, planejamento de rotas e coordenação de armazenagem e gestão. Assim, você otimiza os custos da implementação da ferramenta e potencializa o uso da solução para o time comercial.

2. Descubra qual é o melhor CRM para transportadora

O melhor CRM para transportadora é aquele que entrega as funcionalidades que a sua empresa precisa para melhorar o setor comercial. 

Para encontrar esse sistema, compare as funções oferecidas ao que você e seu time buscam para otimizar o dia a dia e vender mais.

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3. Use o período de testes

O Agendor disponibiliza um período de teste grátis. Assim, você experimenta a ferramenta na prática e, depois, tem a opção de migrar para o plano pago mais completo, ou continuar com a versão paga. 

4. Siga as etapas da implementação definidas pelo fornecedor do sistema

Cada CRM tem um fluxo de implementação diferente. Por exemplo, os que funcionam no modelo SaaS (software por assinatura) não requerem instalação em máquinas, pois todo o funcionamento é on-line e com armazenamento na nuvem.

5. Treine adequadamente o time comercial

Escolheu seu CRM de vendas para transportadoras? Então, só falta treinar o time corretamente para usufruir de todo o potencial da ferramenta.

Deixe claro que o objetivo do sistema não é substituir ninguém, pelo contrário! A ideia da implementação é facilitar a rotina de todos, diminuir a carga de trabalho ao eliminar tarefas manuais e deixá-los livres para atividades estratégicas, como estruturar um relacionamento de longo prazo com os clientes.

Se ainda tem dúvidas sobre o potencial de um CRM, veja como gestores e vendedores do segmento de transporte e logística usam o sistema de CRM do Agendor para otimizar o desempenho comercial de suas empresas.

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