Que o sistema de CRM é uma maneira prática e objetiva de gerenciar o funil de vendas, você já sabe. Da mesma forma, certamente o WhatsApp já faz parte da sua rotina comercial e otimiza os seus relacionamentos comerciais, certo?
E se dissermos que usar uma integração de CRM para WhatsApp colabora — e muito — para acelerar os resultados, o que você diria?
Principais aprendizados deste artigo:
- Os vendedores têm um retorno três vezes maior pelo WhatsApp do que nas abordagens por e-mail.
- Muitas empresas já utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação e podem melhorar esse processo ao realizar a integração com outras ferramentas, como um bom sistema de CRM.
- O WhatsApp é uma solução ágil e que, integrada a um CRM, pode facilitar na prospecção, negociação e fechamento de vendas com os clientes.
- Com a combinação das suas soluções é possível ter mais disciplina no preenchimento de dados no CRM, além de manter todo o histórico de relacionamento com os clientes em um só lugar. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para testar a integração do Agendor com WhatsApp com seu time.
Se você ainda tem dúvida de como o atendimento via WhatsApp faz diferença nos resultados de uma empresa, veja estes números:
- 62% dos brasileiros que usam o aplicativo de troca de mensagem já compraram por este canal de comunicação;
- 66% já contrataram algum serviço;
- 79% entraram em contato com uma empresa — 77% para tirar dúvidas e 67% para pedir suporte.
Os dados são de uma pesquisa do Opinion Box, a qual também revelou que nove em cada 10 pessoas abrem o WhatsApp pelo menos uma vez por dia. Outras 59% verificam várias vezes, e mais 36% deixam o aplicativo aberto o tempo todo.
O que queremos dizer? Que este é um ótimo canal para prospectar e fechar vendas! Porém, é preciso otimizar o fluxo de conversação para não perder nenhum contato e oportunidade. Como? Com uma integração de CRM para WhatsApp, como a do Agendor.
Siga a leitura deste artigo e descubra tudo sobre a junção das duas soluções.
O que é um CRM para WhatsApp?
Um CRM para WhatsApp é um sistema preparado para integrar as conversas que o time comercial e de atendimento de uma empresa tem com clientes via aplicativo de troca de mensagens na plataforma de gestão de relacionamento.
A funcionalidade salva as informações relevantes automaticamente e as insere no funil de vendas do negócio e no histórico do cliente.
Isto é, trata-se de uma excelente forma de não perder dados importantes sobre os prospects ao longo do processo de prospecção.
Ao entender melhor como funciona a integração WhatsApp e CRM, você verá que a estratégia consiste no aprimoramento de um dos canais de contato da empresa. Afinal, o sistema de gestão de relacionamento com o cliente permite, por exemplo:
- armazenar as conversas mais importantes;
- acessar todo o histórico de mensagens durante a negociação;
- automatizar o cadastro de leads no CRM via WhatsApp e aumentar a produtividade da equipe;
- integrar a etapa atual do cliente no funil de vendas;
- elevar a escalabilidade no atendimento com o envio de mensagens automáticas.
Aqui, vale destacarmos que, conforme a tecnologia do CRM, a integração requer o uso do WhatsApp Business API, solução desenvolvida pelo próprio aplicativo para empresas de médio e grande porte que desejam usá-lo como canal de comunicação escalável.
Porém, com o Agendor, usar o CRM para vendas no WhatsApp exige apenas que você baixe a extensão do Chrome no seu computador ou notebook. Achou interessante? Então veja neste vídeo como a nossa solução de integração funciona.
Como funciona a integração entre CRM e WhatsApp?
Para a integração entre CRM e WhatsApp funcionar, é preciso a conexão entre os dois sistemas — como comentamos, a depender da tecnologia, pode ser necessário usar o WhatsApp Business API.
Uma vez que se conclui a parte técnica, sempre que uma mensagem entrar no aplicativo, o vendedor tem a chance de enviar automaticamente a conversa para o histórico do cliente na plataforma de gestão de relacionamento.
Conforme os recursos e funcionalidades que o CRM para vendas no WhatsApp oferece, é possível selecionar os diálogos, preencher campos automaticamente e agendar lembretes para retomar a conversa.
CRM para WhatsApp Business: vale a pena?
A resposta é sim, sem dúvidas! O WhatsApp é uma ferramenta ágil que oferece excelentes resultados quando usada em conjunto com as estratégias de CRM. De acordo com um levantamento interno feito pelo Agendor, os vendedores têm um retorno três vezes maior pelo WhatsApp do que pelo e-mail.
Se você já faz boas vendas por WhatsApp, usar todo poder do CRM só ajudará a fechar mais negócios!
Dica! Não deixe de conferir este artigo para entender todo o potencial dessa ferramenta: “WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas”
Os 5 principais benefícios do CRM integrado ao WhatsApp
E por falar em pontos positivos, estes são os principais benefícios de usar uma integração CRM para WhatsApp:
- facilidade de comunicação e rapidez de resposta: pois todas as informações que os times precisam estão acessíveis e centralizadas em um único ambiente digital, o que dispensa a necessidade de migrar entre diferentes telas;
- organização de conversas e dados: a integração WhatsApp e CRM é vantajosa porque registra automaticamente as principais informações do cliente e interações diretamente no seu histórico. Assim, não há perda de acordos e tratativas e fica muito mais fácil acompanhá-lo pelo funil de vendas;
- automação de mensagens e follow ups: um bom CRM conta com automação de tarefas e registro de lembretes. Dessa forma, o que for acordado no atendimento via WhatsApp é registrado automaticamente e os times não esquecem nenhum compromisso;
- acompanhamento do funil de vendas: a partir da inclusão das conversas do WhatsApp no CRM, os vendedores identificam o momento certo de enviar cada tipo de mensagem, o que contribui (e muito) para o fechamento do negócio;
- melhoria na análise de dados e relatórios: quando há a integração do CRM para vendas no WhatsApp, é possível obter insights detalhados a partir das conversas e reconhecer, por exemplo, padrões de comportamento dos clientes para ajustar as estratégias de vendas.
Dica de leitura para você: “Vendas por WhatsApp: dicas de especialistas sobre o que fazer (e o que evitar) para vender mais!”
Quais são as funcionalidades comuns de um CRM para WhatsApp?
Um CRM para WhatsApp moderno e bem estruturado, costuma ter estas funcionalidades:
- histórico de conversas;
- registro de leads e clientes;
- notificações e alertas;
- mensagens automáticas e templates;
- relatórios e insights.
Entenda os detalhes!
Histórico de conversas
A integração das ferramentas realiza o registro e o envio automático das interações ao cadastro do cliente. Dessa forma, qualquer pessoa do time de vendas sabe exatamente “em que pé” a conversa está e consegue dar prosseguimento sem comprometer o fluxo ou gerar ruídos na comunicação.
Registro de leads e clientes
O CRM para WhatsApp capta e armazena perfis com potencial de se tornarem clientes da empresa. A dinâmica facilita a segmentação, a criação de abordagens personalizadas e evita que o time de vendas perca tempo com conversas que não se transformarão em vendas.
Notificações e alertas
Outra funcionalidade essencial é o aviso de chegada de novas mensagens no WhatsApp, tarefas pendentes no CRM e conclusão de alguma etapa do funil de vendas, que impacta a tomada de decisão do cliente.
Mensagens automáticas e templates
O recurso reduz o tempo de resposta, a exemplo de mensagens de saudação e de boas-vindas, bem como ajuda a padronizar o atendimento sem deixar de lado a personalização.
Relatórios e insights
A integração do CRM para WhatsApp otimiza a emissão de documentos com resumos das conversas, informações e dados como análise dos gargalos no atendimento e comportamento dos clientes. Assim, os gestores e seus times têm base para tomar decisões muito mais precisas.
Leia também: “Relatórios em CRM: tornando sua rotina comercial mais inteligente”
Como usar CRM para WhatsApp?
O uso do CRM para WhatsApp é idêntico ao processo adotado em outros canais de contato com seus clientes.
Pense assim: como o seu time comercial capta leads? Eles usam diversas formas, certo?
Pode ser que trabalhem com inbound marketing e marketing de conteúdo, por exemplo. Nesse caso, é bem provável que utilizem uma ferramenta de automação de e-mail marketing também.
Portanto, significa que não apenas colocam rapidamente os novos leads no funil de vendas de sua ferramenta de CRM, mas que também utilizam integrações entre outras soluções ao seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente.
A partir dessas integrações, toda vez que o time conquista um novo lead ou ele chega em determinada etapa da ferramenta de automação de marketing, é automaticamente cadastrado no CRM e vice-versa.
Agora, pense da mesma forma ao usar uma ferramenta de CRM para WhatsApp: alimente seu funil de vendas e mantenha o histórico de relacionamento atualizado sem complexidade!
Confira também: “Entenda o que é Inbound Marketing e conheça 4 estratégias que funcionam”
10 regras de como usar CRM para WhatsApp para obter mais resultados!
Veja, a seguir, seis práticas determinantes para o uso adequado do CRM integrado ao WhatsApp.
1. Tenha disciplina no preenchimento de dados no CRM
Da mesma forma que acontece com os leads que seu time conquista em outros canais, é fundamental que os vendedores alimentem o CRM com as informações que levantam conforme se relacionam com os clientes via WhatsApp.
Histórico de relacionamento completo é fundamental! Fechou uma venda pelo WhatsApp, enviou uma proposta. Descobriu uma preferência do cliente? Imediatamente transfira as informações para seu CRM.
E o melhor: com a integração do Agendor com o WhatsApp, você registra tudo sem precisar sair da conversa com o cliente!
Assista a este vídeo e entenda melhor a funcionalidade e como fazer gestão de contatos via WhatsApp diretamente do nosso CRM!
2. Formalize algumas conversas com auxílio de outras mídias
O WhatsApp não manterá todas as conversas com os clientes gravadas para sempre. Em algum momento, você terá que limpá-las ou a capacidade de armazenamento do seu smartphone estourará. E quando uma situação assim acontece, a tendência é a perda de muitos dados e contatos.
Portanto, formalize algumas comunicações e trocas de documentos importantes por e-mail ou outro canal da preferência de seu cliente.
Claro, pode acontecer de o cliente preferir não receber e-mails. Faz parte do trabalho do vendedor perceber a predileção e descobrir uma forma alternativa de comunicação.
Entenda mais no artigo: “Saiba como usar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing B2B”
3. Aproveite para enviar conteúdo para o cliente ou prospect
Nutrir leads com conteúdo não se restringe ao e-mail marketing. Quando achar que pode ser relevante, envie o link de um artigo do blog da empresa ou o PDF de um case de sucesso, por exemplo.
Por ser uma ferramenta de comunicação instantânea, o WhatsApp permite, inclusive, uma troca mais fácil de opiniões, referências e conhecimento. Assim, você se torna um verdadeiro parceiro de negócio do cliente!
4. Cuidado para não se tornar “o chato do WhatsApp”
Fazer nutrição de leads é um importante, mas usar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp para enviar mensagens em excesso prejudica a relação de vocês.
Lembre-se de que todo mundo tem muito o que fazer todos os dias. Por esse motivo, receber inúmeras notificações no WhatsApp de um vendedor aumenta as chances de o cliente bloquear o contato.
5. Nada de spam!
Assim como enviar mensagens para determinado cliente em frequência exagerada é ruim para seu relacionamento com ele, envios em massa sem critério ou segmentação é ainda pior. Dessa forma, cuidado ao usar o WhatsApp como ferramenta de captação de leads.
6. Utilize mensagens automáticas
A versão Business deste aplicativo de conversação tem diversos recursos que facilitam a vida dos pequenos e médios negócios. Um que destacamos é o envio de mensagens automáticas.
A funcionalidade ajuda a acelerar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp e também informa aos contatos os horários que você consegue conversar com eles.
Assim, a comunicação com os clientes é otimizada e você evita que um cliente passe muito tempo sem o seu retorno.
7. Personalize as mensagens
Não é porque o WhatsApp permite criar mensagens automáticas que você e seu time devem usar somente essa função. Lembre-se de que quanto mais personalizada a conversa, mais chances de cativar o cliente.
Então, aproveite a integração com o CRM de vendas para recolher informações que ajudem a tornar o atendimento mais próximo, pessoal e único.
Este artigo ajudará você: “Atendimento personalizado: o que é e quais técnicas utilizar para fazer o cliente se sentir único e especial”
8. Acompanhe o timing de resposta
Já reparou como, hoje em dia, as pessoas têm pressa para tudo? E sejamos sinceros: as redes sociais potencializaram esse sentimento.
Quem manda uma mensagem no WhatsApp, por exemplo, quer uma resposta rápida, nem que seja um “bom dia, em breve iniciaremos o seu atendimento”.
Para não perder o tempo de interação, use a integração do WhatsApp com o CRM para ativar alertas e lembretes automáticos.
9. Garanta o uso ético do WhatsApp
Para construir e manter um bom relacionamento com o cliente, é essencial respeitar sua vontade, direitos e não invadir sua privacidade. Além disso, é essencial proteger seus dados e deixar claro como é a forma de recolhimento, objetivos e tratativas.
Ao atender a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, você garante esse cuidado e ainda mantém a conformidade da sua empresa.
Temos um artigo que trata o tema em detalhes. Confira: “Como funciona a LGPD no CRM? Saiba quais dados devem ser protegidos”
10. Promova a automação sem perder a humanização
A automação é extremamente vantajosa para os times, pois elimina tarefas repetitivas, diminui os erros e aumenta a produtividade. No entanto, é essencial evitar o excesso para não comprometer o relacionamento com o cliente.
Uma dica aqui é buscar um equilíbrio entre o atendimento automático e o humano, com a identificação do momento certo de transferir o seu cliente da conversa com o bot para o diálogo com um atendente humano.
Cada empresa tem um timing. Descubra o da sua por meio da análise do seu fluxo de atendimento e de vendas.
Como implementar um CRM integrado ao WhatsApp? 3 passos!
Achou interessante e que saber como implementar um CRM para WhatsApp no seu negócio? Veja os passos principais!
1. Escolha um provedor de API seguro e confiável
O Twilio e Zenvia são exemplos de soluções que viabilizam a integração de diferentes sistemas com o WhatsApp Business API.
Para escolher entre esses ou outros semelhantes, considere critérios como a facilidade de integração, custos, funcionalidades e suporte.
2. Configure a ferramenta e treine a sua equipe
Para bons resultados, o CRM para WhatsApp precisa se alinhar às necessidades e perfil da sua empresa, a exemplo da personalização das mensagens automática.
Providencie os ajustes e, em seguida, treine o seu time para usar a solução corretamente. E para incentivar a adesão, destaque o quanto a integração é vantajosa para suas rotinas e como otimiza o dia a dia.
3. Defina os processos de atendimento
Mapeie o fluxo de atendimento do seu negócio e identifique em quais momentos o atendimento via WhatsApp, integrado ao CRM, otimiza as atividades.
Inclua, por exemplo, na qualificação de leads, follow ups e fechamento de vendas.
Confira: “Construindo um processo comercial: passo a passo de como montar o processo comercial na sua empresa”
Cases de sucesso! Empresas que usam CRM para WhatsApp do Agendor
O Grupo Monteiro de Barros, empresa de telecomunicação, organizou processos de venda e pós-venda com o Agendor.
Uma das funcionalidades que o time comercial mais usa é a integração do nosso CRM com o WhatsApp. Segundo Marcelo Monteiro, diretor da marca, a solução otimiza ainda mais a comunicação com os clientes.
Já a Masotti Móveis reduziu seu ciclo de vendas em até 66% com o Agendor. Douglas Wasem, especialista em negócios e responsável pela gestão comercial da companhia do setor de móveis e decoração, destacou que os times usam o Agendor 100% do tempo.
“Assim que chegamos na empresa, já abrimos o WhatsApp e o Agendor, que estão integrados.”
Dica! Confira como o Agendor ajudou inúmeras empresas a melhorarem os seus resultados de vendas.
Como funciona o CRM de vendas para WhatsApp Web via Agendor?
Como destacamos, usar WhatsApp para vendas sem dúvidas traz excelentes resultados. Inclusive, por esse motivo, aprimoramos a integração do nosso CRM com o aplicativo de troca de mensagens para deixar a sua gestão dos relacionamentos de clientes ainda mais completa!
Agora, você potencializa o gerenciamento de clientes diretamente do WhatsApp e centraliza todas as interações no histórico do Agendor.
Sempre pensamos em proporcionar uma ferramenta de trabalho para vendedores e gestores de vendas. Por esse motivo, evoluímos a integração para facilitar a rotina de comunicação com os seus clientes.
O CRM de vendas para WhatsApp Web via Agendor proporciona mais agilidade na gestão de clientes e facilidade na identificação de contatos cadastrados no sistema.
Com a extensão no Chrome do Agendor para WhatsApp Web, você pode:
- criar um novo contato (empresa ou pessoa) no CRM, sem precisar adicionar o número nos seus contatos;
- vincula um novo telefone a um contato já cadastrado no Agendor;
- salva mensagens de texto e áudio no histórico de um contato ou negócio;
- acompanha o status das suas negociações do Agendor sem sair do WhatsApp Web.
Veja abaixo como aproveitar todos os benefícios da integração do nosso CRM com WhatsApp.
1. Tenha uma conta no Agendor — inclusive na versão gratuita
Mesmo que você ainda não tenha uma conta no Agendor, pode testar gratuitamente esse recurso com todo seu time. Basta criar um período de teste gratuito.
Após esse período, você pode optar por um dos planos pagos ou continuar com o Agendor gratuitamente por tempo ilimitado.
Sim! O Agendor oferece um CRM gratuito para WhatsApp! Portanto, não há desculpa para não profissionalizar a comunicação com seus clientes agora mesmo.
2. Ative a extensão do Agendor no Chrome Web Store
Após configurar a sua conta no Agendor, você precisa ativar a extensão do CRM para o WhatsApp Web. Para tal, acesse o Chrome Web Store e clique em “Usar no Chrome”.
Pronto! Até aqui, você já instalou a extensão do Agendor. Para encontrá-la, basta localizá-la na sua barra de navegação, ao lado direito da tela. Para facilitar seu acesso, fixe essa extensão.
3. Acesse o seu WhatsApp Web e conecte-se com o Agendor
Com a extensão instalada, acesse seu WhatsApp Web e conecte com a conta do Agendor:
4. Gerencie suas conversas
Agora, você já pode fazer a gestão de contatos via WhatsApp!
E caso queira salvar o número de um lead que entrou em contato por esse aplicativo, nem precisa ir para o Agendor, pois o processo é feito diretamente na tela de conversa.
Se, porventura, o contato já estiver salvo no Agendor e você precisar registrar as conversas, é só selecionar a opção “Salvar conversa”.
A seguir, você consegue selecionar quais mensagens levará para o CRM do Agendor:
Agora sim! Tudo pronto para você aproveitar as principais funcionalidades do Agendor sem sair da tela do WhatsApp Web!
Qual o melhor CRM para WhatsApp?
O melhor CRM para WhatsApp é o Agendor, uma vez que é possível manter esse sistema de gerenciamento de cliente completamente atualizado, de forma gratuita, sem sequer mudar da tela do aplicativo de troca de mensagens.
Em poucos cliques, você cria novos contatos, registra as interações e gerencia clientes de forma ágil, tudo de forma integrada e simplificada.
E o melhor: tem acesso a essa funcionalidade sem custo, pois a função está disponível também para os planos do Agendor!
Comece a utilizar um CRM gratuito para WhatsApp e testemunhe uma experiência fluida e produtiva na gestão de clientes. Acesse agora o site do Agendor e abra a sua conta gratuitamente!
E mais uma dica: um CRM para WhatsApp permite automatizar alguns processos que fazem a diferença nos resultados de vendas. Baixe agora nosso Guia para Sucesso com CRM e confira as práticas que deram certo.
Perguntas frequentes
O CRM para WhatsApp é um sistema de gestão de relacionamento com os clientes que funciona integrado ao aplicativo de troca de mensagens. Uma das vantagens é o envio automático das conversas diretamente para o software, o que garante aos vendedores não perderem nenhuma informação importante.
Os principais benefícios de usar um CRM integrado ao WhatsApp são a centralização e organização das conversas, a otimização do atendimento e a possibilidade de automatizar e personalizar mensagens.
O melhor CRM para WhatsApp é o Agendor, pois conta com extensão totalmente gratuita para Google Chrome e permite manter o CRM atualizado sem precisar sair do WhatsApp Web.
O CRM para WhatsApp pode melhorar o atendimento ao cliente por agilizar as conversas e diminuir o tempo de resposta. Um dos motivos é que essa integração fornece um histórico completo das interações com todas as informações necessárias para garantir a fluidez nos contatos com os clientes.
Um bom CRM para WhatsApp deve contar com recursos como sincronização instantânea de contatos e conversas, possibilidade de adicionar contatos diretamente da tela do sistema de gestão de relacionamento com os clientes e salvamento automático de mensagens de texto e áudio. O Agendor entrega todas essas funcionalidades, inclusive na versão gratuita.