Que o sistema de CRM é uma maneira prática e objetiva de gerenciar o funil de vendas, você já sabe. Da mesma forma, certamente o WhatsApp já faz parte da sua rotina comercial e otimiza os relacionamentos comerciais.
E se dissermos que a integração de CRM para WhatsApp colabora — e muito — para acelerar os resultados, o que você diria?
Principais aprendizados deste artigo:
- Os vendedores têm um retorno três vezes maior pelo WhatsApp do que nas abordagens por e-mail.
- Muitas empresas já utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação, e podem melhorar esse processo ao realizar a integração com outras ferramentas, como um bom sistema de CRM.
- O WhatsApp é uma ferramenta ágil e que, integrada a um CRM, pode facilitar na prospecção, negociação e fechamento de vendas com os clientes.
- Um CRM para WhatsApp permite automatizar alguns processos que podem fazer a diferença nos resultados de vendas. Acesse o Guia para sucesso com CRM para acompanhar algumas práticas que deram certo na implantação de um CRM.
- Com um CRM integrado ao WhatsApp, é possível ter mais disciplina no preenchimento de dados no CRM, além de manter todo o histórico de relacionamento com os clientes em um só lugar. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para testar a integração do Agendor com WhatsApp com seu time.
Neste artigo, explicamos como funciona um CRM para WhatsApp e como essas duas ferramentas ajudam a atrair e conduzir leads do topo até o fundo do funil de vendas quando integradas.
Se essa funcionalidade te interessa, então, siga a leitura e entenda tudo sobre automação de WhatsApp com CRM
E para complementar o seu conhecimento, leia também: “Como vender pelo WhatsApp: dicas para tornar o app seu aliado nas vendas”
O que é CRM para WhatsApp?
O CRM para WhatsApp é um sistema que integra todas as conversas realizadas com clientes por meio do aplicativo de troca de mensagens. Esse software salva informações relevantes do lead, que são automaticamente inseridas no funil de vendas do negócio e no histórico do cliente na plataforma.
Isto é, trata-se de uma excelente forma de não perder dados importantes sobre os prospects ao longo do tempo.
Ao entender como funciona a integração de CRM com WhatsApp, você percebe que trata-se da junção de mais um canal de contato da empresa. Afinal, o sistema de gestão de relacionamento com o cliente permite, por exemplo:
- armazenar as conversas mais importantes;
- acessar todo o histórico de mensagens durante a negociação;
- automatizar o cadastro de leads no CRM via WhatsApp e aumentar a produtividade da equipe;
- integrar a etapa atual do cliente no funil de vendas;
- elevar a escalabilidade no atendimento com o envio de mensagens automáticas.
CRM para WhatsApp Business: vale a pena?
A resposta é sim, sem dúvidas! O WhatsApp é uma ferramenta ágil que oferece excelentes resultados quando usada em conjunto com as estratégias de CRM. De acordo com um levantamento interno feito pelo Agendor, os vendedores têm um retorno três vezes maior pelo WhatsApp do que pelo e-mail.
Se você já faz boas vendas por WhatsApp, usar todo poder do CRM só ajudará a fechar ainda mais negócios!
Dica! Não deixe de conferir este artigo para entender todo o potencial dessa ferramenta: “WhatsApp Business: boas práticas no uso do WhatsApp para empresas”
Como usar CRM para WhatsApp?
O uso do CRM para WhatsApp é idêntico ao processo adotado em outros canais de contato com seus clientes.
Pense assim: como o seu time comercial capta leads? Eles usam diversas formas, certo?
Pode ser que trabalhem com inbound marketing e marketing de conteúdo, por exemplo. Nesse caso, é bem provável que utilizem uma ferramenta de automação de e-mail marketing também.
Portanto, significa que não apenas colocam rapidamente esses novos leads no funil de vendas de sua ferramenta de CRM, mas que também utilizam integrações entre outras soluções ao seu sistema de gestão de relacionamento com o cliente.
A partir dessas integrações, toda vez que o time conquista um novo lead ou ele chega em determinada etapa da ferramenta de automação de marketing, é automaticamente cadastrado no CRM, e vice-versa.
Portanto, pense da mesma forma ao usar uma ferramenta de CRM para WhatsApp: alimente seu funil de vendas e mantenha o histórico de relacionamento atualizado sem complexidade!
Confira também: “Entenda o que é Inbound Marketing e conheça 4 estratégias que funcionam”
6 regras de como usar CRM para WhatsApp para obter mais resultados!
Veja, a seguir, seis práticas determinantes para o uso adequado do CRM integrado ao WhatsApp.
1. Tenha disciplina no preenchimento de dados no CRM
Da mesma forma que acontece com os leads conquistados em outros canais, é fundamental que os vendedores alimentem o CRM com as informações levantadas conforme se relacionam com os clientes via WhatsApp.
Histórico de relacionamento completo é fundamental! Fechou uma venda pelo WhatsApp, enviou uma proposta. Descobriu uma preferência do cliente? Imediatamente transfira essas informações para seu CRM.
E o melhor: com a integração do Agendor com o WhatsApp, você registra essas informações sem nem precisar sair da conversa com o cliente!
Assista a este vídeo e entenda melhor a funcionalidade e como fazer gestão de contatos via WhatsApp diretamente do nosso CRM!
2. Formalize algumas conversas com auxílio de outras mídias
O WhatsApp não manterá todas as conversas com os clientes gravadas para sempre. Em algum momento, você terá que limpá-las, ou a capacidade de armazenamento do seu smartphone estourará. E, quando uma situação como essa acontece, a tendência é a perda de muitos dados e contatos.
Portanto, formalize algumas comunicações e trocas de documentos importantes por e-mail ou outro canal da preferência de seu cliente.
Claro, pode acontecer de o cliente preferir não receber e-mails. Faz parte do trabalho do vendedor perceber essa predileção e descobrir uma forma alternativa de comunicação.
3. Aproveite para enviar conteúdo para o cliente ou prospect
Nutrir leads com conteúdo não se restringe ao e-mail marketing. Quando achar que pode ser relevante, envie o link de um artigo do blog da empresa ou o PDF de um case de sucesso, por exemplo.
Por ser uma ferramenta de comunicação instantânea, o WhatsApp permite, inclusive, uma troca mais fácil de opiniões, referências e conhecimento. E assim, você se torna um verdadeiro parceiro de negócio do cliente!
4. Cuidado para não se tornar “o chato do WhatsApp”
Fazer nutrição de leads é um importante, mas usar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp para enviar mensagens em excesso prejudica a relação de vocês.
Lembre-se de que todo mundo tem muito o que fazer todos os dias. Por esse motivo, receber inúmeras notificações no WhatsApp de um vendedor aumenta as chances de o cliente bloquear o contato.
5. Nada de spam!
Assim como enviar mensagens para determinado cliente em frequência exagerada é ruim para seu relacionamento com ele, enviar em massa sem critério ou segmentação é ainda pior. Dessa forma, cuidado ao usar o WhatsApp como ferramenta de captação de leads.
6. Utilize mensagens automáticas
A versão Business deste aplicativo de conversação tem diversos recursos que facilitam a vida dos pequenos e médios negócios. Um que destacamos é o envio de mensagens automáticas.
Essa funcionalidade ajuda a acelerar o atendimento ao cliente pelo WhatsApp e também informa aos contatos os horários que consegue conversar com eles.
Assim, a comunicação com os clientes é otimizada e você evita que um cliente passe muito tempo sem o seu retorno.
Confira também em nosso blog: “Saiba como usar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing B2B”
Como funciona o CRM de vendas para WhatsApp Web via Agendor?
Como destacamos, usar WhatsApp para vendas sem dúvidas traz excelentes resultados. Inclusive, por esse motivo, aprimoramos a integração do nosso CRM com o aplicativo de troca de mensagens para deixar a sua gestão dos relacionamentos de clientes ainda mais completa!
Agora, você potencializa a gestão de clientes diretamente do WhatsApp e centraliza todas as interações no histórico do Agendor!
Sempre pensamos em proporcionar uma ferramenta de trabalho para vendedores e gestores de vendas. Por esse motivo, o Agendor evoluiu a integração para facilitar a rotina de comunicação com os seus clientes.
O CRM de vendas para WhatsApp Web via Agendor proporciona mais agilidade na gestão de clientes e facilidade na identificação de contatos cadastrados no sistema.
Com a extensão no Chrome do Agendor para WhatsApp Web, você:
- cria um novo contato (empresa ou pessoa);
- vincula um telefone a um contato já cadastrado no Agendor;
- salva conversas no histórico de um contato;
- salva conversas no histórico de um negócio;
- seleciona ou adicionar um contato no Agendor.
Veja como aproveitar todos os benefícios da integração do nosso CRM com WhatsApp.
1. Tenha uma conta no Agendor — inclusive na versão gratuita
Mesmo que você ainda não tenha uma conta no Agendor, pode testar gratuitamente esse recurso com todo seu time. Basta criar um período de teste gratuito.
Após, pode optar pelo Plano Pro ou continuar com o Agendor gratuitamente por tempo ilimitado.
Sim! O Agendor oferece um CRM gratuito para WhatsApp! Portanto, não há desculpa para não começar a profissionalizar a comunicação com seus clientes agora mesmo.
2. Ative a extensão do Agendor no Chrome Web Store
Após configurar a sua conta no Agendor, você precisa ativar a extensão do CRM para o WhatsApp Web. Para tal, acesse o Chrome Web Store e clique em “Usar no Chrome”.
Pronto! Até aqui, você já instalou a extensão do Agendor. Para encontrá-la, basta localizá-la na sua barra de navegação, ao lado direito da tela. Para facilitar seu acesso, fixe essa extensão.
3. Acesse o seu WhatsApp Web e conecte-se com o Agendor
Com a extensão instalada, acesse seu WhatsApp Web e conecte com a conta do Agendor:
4. Gerencie suas conversas
Agora, você já pode fazer a gestão de contatos via WhatsApp! E caso queira salvar o número de um lead que entrou em contato por esse aplicativo, nem precisa ir para o Agendor, pois o processo é feito diretamente na tela de conversa.
Se, porventura, o contato já estiver salvo no Agendor e você precisar registrar as conversas, é só selecionar a opção “Salvar conversa”.
A seguir, você consegue selecionar quais mensagens levará para o CRM do Agendor:
Agora sim! Tudo pronto para você aproveitar as principais funcionalidades do Agendor sem sair da tela do WhatsApp Web!
Qual o melhor CRM para WhatsApp?
O melhor CRM para WhatsApp é o Agendor, uma vez que é possível manter esse sistema de gerenciamento de cliente completamente atualizado sem sequer mudar da tela do aplicativo de troca de mensagens.
Em poucos cliques, você cria novos contatos, registra as interações e gerencia clientes de forma ágil, tudo de forma integrada e simplificada.
E o melhor: tem acesso a essa funcionalidade sem custo nenhum, pois a função está disponível também para as contas gratuitas do Agendor!
Comece a utilizar um CRM gratuito para WhatsApp e testemunhe uma experiência fluida e produtiva na gestão de clientes!
Extra! Para mais dicas de como usar o CRM em seu negócio, baixe nosso e-book gratuito: GUIA para o sucesso com CRM.
Gostou de saber mais sobre CRM para WhatsApp? E então, por que não testar na prática? Acesse agora o site do Agendor e abra a sua conta gratuitamente!
Perguntas frequentes
O CRM para WhatsApp é um sistema de gestão de relacionamento com os clientes que funciona integrado ao aplicativo de troca de mensagens. Uma das vantagens é o envio automático das conversas diretamente para o software, o que garante aos vendedores não perderem nenhuma informação importante.
Os principais benefícios de usar um CRM integrado ao WhatsApp são a centralização e organização das conversas, a otimização do atendimento e a possibilidade de automatizar e personalizar mensagens.
O melhor CRM para WhatsApp é o Agendor, pois conta com extensão no Chrome e possibilidade de uso da integração mesmo nas contas gratuitas.
O CRM para WhatsApp pode melhorar o atendimento ao cliente por agilizar as conversas e diminuir o tempo de resposta. Um dos motivos é que essa integração fornece um histórico completo das interações com todas as informações necessárias para garantir a fluidez nos contatos com os clientes.
Um bom CRM para WhatsApp deve contar com recursos como sincronização instantânea de conversas, possibilidade de adicionar contatos diretamente da tela do sistema de gestão de relacionamento com os clientes e salvamento automático de conversas. O Agendor entrega todas essas funcionalidades, inclusive na versão gratuita.