Você já pensou em usar uma ferramenta de CRM na prospecção de clientes? Pois saiba que esse tipo de sistema é um grande aliado para a alta performance nessa tarefa, especialmente quando se integra a outras ferramentas de prospecção.
Principais aprendizados deste artigo:
- Integrar um sistema de CRM às ferramentas de prospecção otimiza as ações dos pré-vendedores e vendedores e dá mais visibilidade ao processo de vendas.
- Para extrair o melhor do CRM e da ferramenta de prospecção em conjunto, analise métricas e indicadores de forma constante. Conheça os KPIs mais importantes para a área comercial em: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar
- Com um CRM, você constrói um funil de pré-vendas personalizado e desenhado para atender à jornada do cliente no processo de prospecção.
- A base para a construção do ICP é um insight crucial obtido por meio do CRM. Com isso, as abordagens criadas na ferramenta de prospecção são mais aderentes ao comportamento dos leads, o que facilita a conversão.
- Os sistemas de CRM e as ferramentas de prospecção são instrumentos de vendas essenciais para o sucesso de uma operação comercial. Crie uma conta grátis para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.
Isso porque, além do CRM fazer a gestão do relacionamento com o cliente, mensura o desempenho da equipe de pré-vendas e centraliza as informações sobre o cliente e sua jornada de compra no funil de vendas.
Assim, enquanto as ferramentas de prospecção otimizam os pontos de contato com o cliente, o CRM gerencia o histórico de abordagens e oferece uma visão refinada do pré-vendas — e do que vem depois no processo comercial.
Quer saber como usar o CRM na prospecção, em conjunto com outras ferramentas para acelerar suas vendas? Então, continue conosco para descobrir!
Qual é a diferença entre um CRM e uma ferramenta de prospecção?
Tanto o sistema de CRM quanto as ferramentas de prospecção são essenciais para a sua estratégia, mas é importante ressaltar que não têm a mesma função.
Um software de CRM é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente. Isto é, oferece suporte desde o primeiro contato (prospecção), até as ações de fidelização (pós-venda).
Por isso, um bom CRM conta com funcionalidades como:
- gestão do funil de vendas;
- relatórios com os principais indicadores de vendas e marketing;
- análise de produtividade dos vendedores;
- centralização das interações com cada cliente;
- calendário de atividades;
- gestão de follow-up;
- notificações sobre compromissos;
- segmentação de clientes;
- integrações com outras ferramentas relacionadas, como plataformas de automação de marketing e ERPs;
- mapa de clientes;
- acesso on e off-line.
Deu para perceber que o CRM contribui para a otimização de todo o processo de vendas de uma empresa, certo? Veja mais no vídeo:
Como funcionam as ferramentas de prospecção?
As ferramentas de prospecção ajudam os pré-vendedores e vendedores a alcançar mais clientes por meio da automatização de tarefas, o que resulta em levantamentos de oportunidades para que o time de closers finalize a venda.
Portanto, a plataforma serve para otimizar apenas uma das etapas do processo comercial: a pré-venda. E, como sabemos, nas responsabilidades deste time temos a prospecção e a qualificação de leads.
É a função das ferramentas de prospecção reduzir o esforço manual da equipe. Para tanto, a solução conta com funcionalidades como:
- programação de diferentes fluxos de cadência, respeitando o perfil de cada lead;
- automação de envio de e-mails;
- automação de nutrição de leads;
- indicadores de conversão;
- reengajamento de leads perdidos.
Quando usadas em conjunto, as plataformas de CRM e de prospecção de clientes podem:
- melhorar a eficiência do time de vendas e pré-vendas;
- oferecer mais entendimento sobre o processo de venda;
- registrar ligações, mensagens e reuniões;
- aumentar as taxas de conversão;
- abordar os clientes certos, da maneira certa;
- mensurar a produtividade e o desempenho do time;
- otimizar a operação comercial.
Incrível, concorda? Esta é uma das integrações mais potentes da área comercial de uma empresa.
Se a combinação das duas soluções ainda não está clara para você, fique tranquilo. A seguir, apresentamos 5 maneiras de usar o CRM na prospecção.
Continue a leitura para conferir!
Como usar o CRM na prospecção de clientes? 5 estratégias infalíveis
Você tem um sistema de CRM em mãos, mas não sabe como tirar o melhor proveito da solução para otimizar suas vendas desde a prospecção? Então, confira essas 5 dicas que preparamos para você!
1. Configure as etapas de pré-vendas
Uma das maneiras de usar o CRM na prospecção é por meio da construção das etapas de pré-venda.
Caso você ainda não tenha um desenho desses passos, inicie um projeto-piloto e, conforme os indicadores de conversão dos leads, aprimore o processo até encontrar o formato que entrega mais resultados para as vendas.
Este, na verdade, deve ser um hábito contínuo: observar o comportamento dos leads e refinar sua prospecção para atingir os melhores resultados.
Um bom CRM te oferece a possibilidade de criar mais de um funil de vendas. Na prática, significa que você pode separar os funis por processo (pré, venda, e pós-venda), ou para a comercialização de produtos, serviços ou segmentos diferentes.
Veja como usar os múltiplos funis do Agendor para otimizar suas vendas por meio deste webinar realizado pela nossa equipe:
Como efeito da gestão, você tem uma visão macro das conversões das ações de pré-vendas para vendas e, assim, pode trabalhar para que sejam ainda mais significativas.
- Aproveite para ler também – Top 10 vantagens do CRM: conheça os principais benefícios da aplicação desta estratégia.
2. Centralização das interações com o lead
Um erro comum cometido pelas equipes que usam uma ferramenta de gestão e prospecção em conjunto é não registrar as interações no sistema de CRM.
Para que o closer tenha uma abordagem assertiva e possa barganhar na negociação, deve ter em mãos um histórico de tudo aquilo que já foi tratado com o cliente na prospecção e na qualificação.
Ademais, para que as ações de manutenção de carteira e fidelização de clientes funcionem, o time deve ter acesso a todo esse histórico para estar por dentro de todas as particularidades do cliente.
Lembre-se de que quanto mais personalizada for sua venda, e quanto mais conhecimento os membros da sua empresa tiverem sobre seu cliente, maior será seu nível de satisfação!
3. Definição da origem e categoria de clientes
É possível registrar no CRM qual é a origem dos clientes que chegam para o time de vendas, seja por inbound ou outbound, além de canais e campanhas específicas.
Dessa forma, os gestores de vendas têm um maior parâmetro sobre as origens de clientes que trazem mais receitas, o que permite definir estratégias para que estes canais tragam ainda mais lucro.
No que diz respeito às categorias de clientes, ao usar o CRM para a prospecção, é possível criar grupos para trabalhar de forma contínua pelos vendedores e pré-vendedores, como: oportunidade, oportunidade qualificada, cliente, ex-cliente.
Dessa forma, o funil de vendas se mantém sempre em trabalho de aquecimento, estimula a conversão e o fechamento das vendas.
Entenda como segmentar clientes no Agendor por meio de Categorias:
4. Análise de indicadores relevantes
Você tem uma base de leads robusta, mas na hora de passar as oportunidades para o time de vendas, a quantidade de contatos cai consideravelmente. Isso acontece ou já aconteceu com você?
Uma forma simples de resolver isso é usar o CRM para a prospecção de clientes.
A partir de um funil destinado somente à etapa de prospecção, o CRM gera relatórios e dashboards que demonstram as taxas de conversão de cada fase.
Assim, você entende em que momento da abordagem de pré-vendas não há conversão de leads, e aperfeiçoa essas ações para mudar o jogo e passar um maior volume de oportunidades para a equipe de closers.
Para este fim, não se esqueça de configurar os motivos de perda do seu CRM. Ao finalizar uma negociação, você indica o motivo que levou o cliente a declinar o contato. Com esses dados, os relatórios são construídos de forma automática.
Veja como isso acontece no CRM do Agendor:
5. Definição do ICP
Uma das mais importantes funções do CRM é a geração de insights que contribuem para a construção do ICP (Ideal Customer Profile, em português, Perfil de Cliente Ideal).
Caso você não esteja familiarizado com o termo, o ICP representa um conjunto de características que fazem parte do perfil do seu cliente que traz mais lucro.
Ao mapear essas características e construir o seu ICP, você usa estes aspectos para tornar suas automações — na ferramenta de prospecção — ainda mais eficazes para converter mais leads.
- Aproveite para ler também – Equipe de prospecção e definição de ICP: dicas dos experts para tirar a estratégia do papel
Bônus: mais vantagens de usar um CRM na prospecção de clientes
Além dos 5 tópicos que citamos, separamos uma lista de benefícios que sua gestão tem acesso ao usar um CRM na prospecção de clientes:
- mais organização dos follow-ups;
- auxílio na definição de cadência de atividades de prospecção e qualificação;
- organização de tarefas diárias dos pré-vendedores;
- visualização do desempenho individual de cada pré-vendedor;
- eliminação do risco de abordagem do mesmo lead por mais de um pré-vendedor;
- contribuição para pautar reuniões de melhoria do processo com base em dados e histórico de negociação;
- centralização de feedbacks e objeções que devem ser consideradas em um processo de melhoria contínua.
Como integrar ferramentas de gestão e prospecção com o CRM?
Além do CRM, você conta com outras plataformas na sua rotina para levar a prospecção ao alto desempenho, certo?
Abordamos recursos de cadência de prospecção, mas há também outras, como as ferramentas de anúncios (por exemplo, do Facebook e Instagram) e ainda os apps de comunicação, como o WhatsApp.
Para centralizar todos esses pontos de contato com seu lead no CRM — que é a sua central do processo comercial — faça um levantamento e investigue as possibilidades de conexão.
Além das integrações nativas — que você faz diretamente pelo software — existem plataformas integradoras de sistemas que fazem a ponte entre as ferramentas usadas na prospecção e o CRM. Entre as mais conhecidas, temos: Pluga e Zapier.
Outra maneira de integrá-las é por meio de API. Para isso, comumente, um desenvolvedor realiza essa ação.
E sabe o que é melhor?
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E se você ainda não tem um CRM na sua operação comercial, não deixe de procurar por opções que potencializam ainda mais a sua prospecção!
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Perguntas frequentes sobre como usar o CRM para prospectar clientes
O CRM é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente, que oferece suporte desde o primeiro contato até as ações de fidelização no pós-venda. Assim, se usado em conjunto com ferramentas de prospecção, potencializa seus resultados.
Os 4 tipos de CRM são: CRM analítico, focado em banco de dados e geração de relatórios; CRM operacional, voltado para o relacionamento com o cliente; CRM colaborativo, direcionado à integração das áreas; e CRM estratégico, que une todos os outros para potencializar os resultados da empresa.
A prospecção é a primeira etapa do processo de vendas, e funciona com um guia que direciona a ação dos vendedores para a captação de novos clientes para a empresa.
O objetivo da prospecção é expandir o alcance da marca para atrair novos clientes, e assim, explorar novas oportunidades de negócio e ampliar seu faturamento. Isso faz desta atividade crucial para o crescimento da empresa.