Se você acha que a Customer Data Platform, conhecida pela sigla CDP, não é para sua empresa, continue a leitura e entenda por que ela é para todos. Sem importar o segmento ou o tamanho do seu negócio.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A CDP, sigla de Customer Data Platform ou Plataforma de Dados do Cliente, é um software que integra informações sobre os consumidores de várias fontes, como e-mail, site, blog, redes sociais, campanhas de marketing, pontos de vendas e mais.
  • Os dados coletados e analisados pela CDP são, por exemplo, comportamentais, demográficos, transacionais, de contato, de interação, sociais e de conversão.
  • Essa plataforma serve para coletar, organizar e ativar os dados dos clientes, formando um perfil único para cada um deles e identificando padrões para segmentar o público.
  • São diversas vantagens em usar a CDP: aumento da produtividade e eficiência da equipe de marketing, melhora da experiência do cliente com a marca, personalização de campanhas que elevam a taxa de engajamento e conversão, redução de custos, potencialização da gestão e muito mais.
  • A diferença da CDP para o CRM é que a primeira é focada em coletar dados estratégicos para a equipe de marketing, enquanto o segundo integra informações valiosas para o time comercial. Sendo que elas também podem ser usadas por outras áreas, como marketing e atendimento.
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De acordo com uma pesquisa da Accenture, 80% dos CMOs (chief marketing officers) entrevistados afirmaram que vão aumentar os investimentos em inteligência de dados e artificial em 2024. Estatística que era 57% em 2023.

Ou seja: eles perceberam o poder que a análise de dados estratégicos dá ao negócio.

E nem precisamos investir tempo para encontrar estudos que comprovem isso. A Gartner fez um nos Estados Unidos que mostrou que a má qualidade de informações coletadas custa cerca de US$12,9 milhões por ano para as empresas.

E você não quer perder tanto dinheiro por não ter uma coleta e análise de dados de alta qualidade, certo? Até porque soluções completas estão mais perto do que parecem! Quer entender melhor?

Continue a leitura e confira o que é CDP, como funciona essa plataforma, quando usá-la, suas vantagens e ainda entenda se é melhor para você investir nessa ferramenta ou em um sistema de CRM!

O que é CDP?

A CDP – Customer Data Platform ou Plataforma de Dados do Cliente – é um software que coleta, organiza e integra dados dos clientes provenientes de várias fontes, como site, e-mail, campanhas digitais, redes sociais, pontos de vendas e mais. Podendo até mesmo incluir dados de fontes externas, como parceiros comerciais.

Em outras palavras, ela coleta dados primários e dados de terceiros para traçar um perfil do seu cliente. E isso só é possível devido ao aprendizado de máquina (machine learning) que essa plataforma possui.

Quanto mais interações acontecem, mais informações são geradas e interpretadas por essa tecnologia.

A Plataforma de Dados do Cliente é imensamente valiosa para a equipe e gestão de marketing. Pois ao armazenar, integrar e interpretar os dados sobre seu público, entendendo seu comportamento, suas preferências e suas necessidades, descobre detalhes que fazem toda a diferença em qualquer campanha executada.

Quais dados são coletados pela CDP?

São diversos tipos de dados coletados pela Customer Data Platform, citamos os mais comuns:

  • dados comportamentais: analisa as interações feitas no site, no aplicativo, em chatbot e outros canais, descobrindo páginas mais acessadas, duração do acesso e mais;
  • dados transacionais: entende o comportamento e histórico de compra e preferência de pagamento, incluindo dados de sistemas de pontos de vendas e e-commerce;
  • dados demográficos: nome, localização, gênero, idade, escolaridade, profissão, ocupação, nível de renda familiar e estado civil;
  • dados de contato: e-mail, telefone, endereço;
  • dados de interação: feedbacks, respostas a pesquisas, pedido de suporte ou atendimento ao cliente;
  • dados sociais: atividade, interações e preferências nas redes sociais;
  • dados de conversão: em campanhas de marketing por diversos canais.

Por meio de uma análise profunda e identificação de padrões, é possível criar uma segmentação de clientes eficiente para criar campanhas com altas taxas de conversão.

Leia também: Perfil DISC para vendas: como aplicar esse método para entender o comportamento dos clientes e potencializar as suas vendas

Para que serve a CDP?

De modo geral, a plataforma de dados de clientes serve para coletar, organizar e ativar as informações armazenadas.

Ao ser integrada a várias fontes (outros softwares e sites), a CDP unifica todos os dados em um só local. Assim, o gestor gera muitos insights depois de analisar os padrões identificados.

É possível entender profundamente o perfil de cada usuário, segmentar o público e criar estratégias de marketing mais personalizadas e assertivas, com precisão de dados.

Por fim, a outra função dessa plataforma é ativar os dados. Ou seja, integrar as informações e criar um perfil de cada cliente, o que permite que gestores e profissionais de marketing gerem insights valiosos para elevar os resultados de suas campanhas.

Como funciona a Customer Data Platform (CDP)?

A CDP funciona como um aspirador de pó. O que encontrar de dados pelo caminho, “suga”, coleta e integra todos eles em uma só plataforma.

Por exemplo, se sua empresa tem um perfil no Facebook, no Instagram, um site, um aplicativo, ela reúne todas as informações geradas pelos clientes em cada um desses canais.

Assim, essa ferramenta padroniza cada informação, cria um perfil para cada cliente e descobre dados em comuns, o que facilita a segmentação do público para se comunicar ainda melhor com ele.

E o melhor é que os dados são gerados em tempo real, com atualização do sistema a cada fragmento de interação realizado com a empresa.


Saiba mais: Segmentação de clientes B2B: o que é e como segmentar com 6 variáveis?

Vantagens da Customer Data Platform B2B

Ao armazenar e interpretar dados com assertividade e rapidez, a Plataforma de Dados do Cliente se destaca por ajudar a:

  • segmentar os clientes;
  • personalizar as campanhas;
  • atrair leads qualificados ao entender o perfil do cliente ideal;
  • aumentar os resultados de marketing;
  • oferecer experiência omnichannel marcante à outra empresa;
  • elevar a produtividade e eficiência da equipe;
  • potencializar a gestão de clientes (e da área de marketing);
  • reduzir custos operacionais;
  • agilizar e melhorar a tomada de decisão;
  • seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
  • melhorar a retenção e fidelização do público.

Ou seja, unificar dados dos clientes em um só local facilita a comunicação com eles. A equipe pode enviar e-mails, SMS ou mensagens no WhatsApp com ofertas baseadas em seu histórico de compra, por exemplo.

CRM ou CDP para o mercado B2B?

Cada vez mais o mercado B2B precisa de sistemas que ofereçam coleta e análise de dados de seus clientes. Afinal, ele tem um ciclo de vendas mais longo e negociações mais complexas.

O que significa que quanto mais dados sobre seu cliente, melhor!

E quando falamos sobre gestão de clientes, outras plataformas vêm à mente, como o sistema de CRM (Customer Relationship Management). E qual a diferença entre essas ferramentas?

As CDPs são plataformas voltadas diretamente para os profissionais de marketing, pois geram dados justamente para servir de base para campanhas direcionadas.

Já o CRM é voltado para vendas, envolvendo também os times de marketing e atendimento/suporte ao cliente. Que, de todo modo, participam do processo comercial da empresa – de ponta a ponta.

E qual o melhor: CRM ou CDP?

Com foco em criar um relacionamento sólido e duradouro, o software de Gestão de Relacionamento com o Cliente pode ser integrado à CDP, por exemplo. Afinal, muitos dados gerados em ambos são complementares e ajudam ainda mais nas estratégias de vendas, marketing e atendimento.

E, às vezes, dependendo da sua necessidade, o software de CRM já atende à sua demanda. Pois ele possui funcionalidades oferecidas pela CDP, como histórico de interações e compras.

O CRM possui recursos como múltiplos funis de vendas, geração de leads, automação de tarefas, relatórios com indicadores de desempenho, fluxo de atividades, organização e monitoramento do processo comercial e muito mais.

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