Seja sincero: você já mencionou que seu maior defeito é ser perfeccionista em uma entrevista de emprego?
Principais aprendizado deste artigo:
- As perguntas sobre defeitos e qualidades são feitas para mapear as habilidades e pontos de melhoria dos candidatos, seu nível de autoconhecimento e sua aceitação a feedbacks.
- É preciso tomar cuidado para não “embelezar” os defeitos. Mesmo quando feito de forma inocente, isso pode demonstrar falta de autoconhecimento, o que é uma das habilidades mais importantes para um vendedor.
- Um exemplo a ser citado como defeito é a dificuldade no quesito gestão de tempo, oratória, e trabalhar com rapidez.
- No que diz respeito às qualidades, algumas que podem ser citadas são: autoconfiança, resiliência, pontualidade, liderança e inteligência emocional.
- A produtividade é uma das qualidades mais determinantes para um profissional e é muito atrativa para os recrutadores. Conheça mais sobre o assunto em: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas
Se sim, tudo bem. Afinal, todos nós sentimos dificuldade em expor nossos reais defeitos, ainda mais quando eles são trazidos à tona em circunstâncias tão decisivas, como em um processo seletivo. Nesse cenário, qualquer resposta errada pode colocar tudo a perder.
Como efeito, tentamos romantizar nossos defeitos para que não percamos uma vaga. Por isso apontamos perfeccionismo, sinceridade demais ou o vício em trabalho como atributos negativos, mas sabemos que são elogios disfarçados para nós mesmos.
Características que mascaram os verdadeiros pontos de melhoria já foram tão utilizadas que começaram a ser muito comuns. Agora, elas não agradam os recrutadores, nem um pouco.
Mas será que existem defeitos que poderiam fazer um candidato se sair bem em uma entrevista? Como ser sincero, e ainda continuar no jogo?
Neste artigo, vamos apresentar 7 exemplos de defeitos para entrevista de vendedor que saem do convencional e como apresentá-los de maneira coerente e mandar bem nesta etapa do processo seletivo.
Continue a leitura para conferir tudo!
Por que as perguntas de defeitos e qualidades são feitas?
As perguntas de defeitos e qualidades são feitas para mapear três aspectos interligados que são essenciais para uma seleção assertiva:
- Habilidades e pontos de melhoria do candidato;
- Maturidade e nível de autoconhecimento;
- Aceitação a feedbacks construtivos.
É preciso que o candidato apresente características que estejam aderentes às particularidades e requisitos de um cargo. Caso contrário, não fará sentido dar andamento ao processo seletivo e correr o risco de recrutar o talento errado.
Além disso, a percepção que um candidato tem sobre suas singularidades diz muito sobre seu nível de maturidade e autoconhecimento, pilares fundamentais para um profissional de alto nível, que sabe receber feedbacks construtivos e trabalhar para desenvolver seus pontos de melhoria.
7 defeitos para entrevista de vendedor
Se você busca defeitos para entrevista de vendedor, procure ser o mais sincero possível. Isso dirá muito sobre a consciência que você tem sobre si mesmo.
Também é preciso checar os requisitos da vaga para ter certeza de que “seus defeitos” realmente não interferem na rotina de trabalho de um vendedor.
Faça isso por você mesmo. Não entre em uma oportunidade que não esteja em sinergia com o seu estilo de trabalho. Isso pode gerar sérias frustrações e prejudicar sua imagem como profissional.
Dito isso, veja quais defeitos citar em uma entrevista:
1. Dificuldade para trabalhar com rapidez
Este defeito pode realmente atrapalhar se você estiver diante de prazos muito curtos. Por isso, é importante ressaltar sempre que a organização das suas atividades te ajuda a manter seu trabalho sob controle.
Apesar disso, isso mostra que você preza pela qualidade, e não pela quantidade.
Em vendas, quantidade é importante. Mas uma negociação bem feita evita o churn de clientes e torna as estratégias de fidelização mais eficientes.
2. Dificuldade para falar em público
Sabemos que vendedores são desenvoltos, mas isso não significa, necessariamente, que falar diante de um grande público seja fácil.
Você pode afirmar que sente um pouco de nervosismo quando precisa realizar apresentações para várias pessoas, mas está buscando estudar e treinar para aperfeiçoar sua oratória e ter mais confiança, até mesmo para negociações com uma menor quantidade de pessoas.
Conheça 7 atitudes para ter sucesso em vendas:
3. Dificuldade para administrar o tempo
Administrar o tempo diante de tantas negociações, prospecções e dúvidas dos clientes pode ser muito desafiador.
Se você realmente tem dificuldade de organizar seu tempo para dar conta de tudo, este é um bom defeito para citar quando questionado sobre isso.
Lembre-se: ter dificuldade para executar algo não significa que você não é capaz de realizar isso. Então, não fique com medo de utilizar essa palavra.
Contudo, é essencial sinalizar aos recrutadores que você está empenhado para tornar tudo isso mais fácil, combinado?
Expor representará preocupação e dedicação para melhorar e se desenvolver como profissional.
Você pode mencionar, por exemplo, que para administrar melhor seu tempo, têm utilizado o Método Pomodoro.
Nós temos um artigo, aqui em nosso blog, onde explicamos como aplicar essa metodologia de gestão de tempo na sua rotina de vendas. Não deixe de conferir: Método Pomodoro no trabalho: conheça mais uma técnica para vencer a procrastinação e aumentar sua produtividade!
4. Necessidade de melhorar a escrita
Outra opção que você pode citar, é a necessidade de melhorar sua escrita.
Você pode ter uma oratória e habilidades de fala muito boas, mas falhar um pouco quando é necessário escrever e-mails de maneira formalizada.
Escrever bem é muito importante para qualquer vaga, mas para vendas, sabemos que o mais decisivo é o jogo de cintura e o poder de persuasão pela fala.
5. Ser hiperativo e agitado
Ser agitado pode transparecer inquietude e muita conversa.
Caso você cite este defeito para entrevista de vendedor, tenha certeza de mencionar que isso não interfere diretamente na qualidade do seu trabalho.
Leia também: 15 Perguntas para uma entrevista de emprego para vendedores
6. Confiar demais nas pessoas
Se você estiver concorrendo para uma vaga de gestão, este também é um defeito interessante para citar.
A confiança excessiva nos liderados pode facilitar erros, retrabalhos, e tomadas de decisão pouco estratégicas. Isso representa a dificuldade em delegar tarefas.
Uma alternativa é pontuar este defeito, mas destacar que, para evitar que ele traga problemas, você faz reuniões individuais para alinhamento de atividades e resultados com os membros da sua equipe.
7. Querer agradar a todos
No que diz respeito a vendas, este defeito dá a entender que você, como vendedor, se preocupa demais em tentar agradar às condições propostas pelos clientes.
No entanto, este pode ser um traço voltado para a sua equipe. A necessidade de agradar a todos pode fazer com que você acabe interrompendo seu próprio trabalho para auxiliar outros colegas com suas atividades.
Conheça as principais perguntas feitas em entrevistas para vendedor:
Quais defeitos NÃO citar em uma entrevista?
No início do artigo falamos sobre a romantização de defeitos e como eles podem impactar negativamente a sua entrevista de emprego.
Confira alguns exemplos de defeitos mascarados que devem ser evitados, se você quiser garantir sua vaga:
- perfeccionismo;
- ser sincero demais;
- temperamento forte;
- se preocupar demais com o trabalho;
- dificuldade de equilibrar a vida pessoal e profissional.
Qualidades para entrevista de vendedor
Falamos muito sobre os defeitos, mas, e as qualidades? Você sabe quais qualidades para entrevista de vendedor se destacam?
Existem qualidades que para os cargos em vendas são vitais. Veja alguns exemplos:
- criatividade;
- proatividade;
- pontualidade;
- experiência;
- coachability;
- positividade;
- resiliência;
- automotivação;
- autoconfiança;
- inteligência emocional;
- organização;
- liderança.
Como abordar os defeitos em uma entrevista de vendedor?
Tenha em mente o que falamos anteriormente: é muito importante que você saiba colocar seus defeitos de maneira correta, para enfatizar sua preocupação em superar esses desafios e se tornar um profissional melhor.
Quer entender, na prática, como você pode fazer isso?
Então, observe as abordagens a seguir, com base nos defeitos que citamos:
Dificuldade para trabalhar com rapidez: “Tenho dificuldade para trabalhar com rapidez porque, dessa forma, acabo deixando passar detalhes importantes. Por isso, sempre organizo minhas atividades previamente, sempre às segundas-feiras, para ter certeza de que não precisarei correr contra o tempo para entregar meu trabalho, com qualidade.”
Dificuldade para falar em público: “Lido muito bem com negociações e apresentações, mas quando um grande número de pessoas está envolvido, me sinto bastante nervoso e posso me enrolar com as palavras. Para melhorar isso, tenho recebido mentorias em oratória. Tenho ganhado cada vez mais confiança.”
Dificuldade para administrar o tempo: “Fazer a gestão do meu tempo é desafiador. Às vezes me encontro dedicando muito tempo em algumas atividades, e pouco tempo a outras. Mas para conseguir me organizar e elevar a minha produtividade, tenho utilizado uma metodologia muito bacana que tem me ajudado. Chama-se Método Pomodoro, já ouviu falar?”
Necessidade de melhorar a escrita: “Me expresso muito bem verbalmente, mas minha escrita precisa melhorar, já que muitas vezes é preciso escrever e-mails para formalizar as negociações. Tenho feito cursos de redação, produção textual e língua portuguesa para aprimorar isso.”
Ser hiperativo e agitado: “Sou muito agitado e tendo a falar bastante, principalmente quando me sinto entusiasmado com algo. Recentemente pedi para que minha família e meus amigos me sinalizassem nos momentos em que falo demais. Isso tem me auxiliado a balizar melhor a escuta e a fala.”
Confiar demais nas pessoas: “Confio nas pessoas muito facilmente. Quando gerencio uma equipe, esse excesso de confiança pode me gerar retrabalhos. Sempre procuro confiar no meu time, mas para evitar erros e tomadas de decisão equivocadas, dedico tempo para aplicar treinamentos e faço reuniões de alinhamento constantemente com meus liderados.”
Querer agradar a todos: “Sempre quero agradar a todos, principalmente dentro do ambiente de trabalho, o que pode fazer com que eu me atrase em algumas atividades para auxiliar meus colegas. Para que isso não aconteça, tenho separado minhas obrigações por níveis de prioridade. Isso me ajuda a perceber se consigo parar para ajudar, ou não.”
Expondo seus pontos de melhoria dessa forma, você se mantém na disputa para conquistar a vaga desejada!
Não se esqueça: escolha defeitos que não interferem diretamente na rotina de trabalho do cargo em questão.
E para as qualidades, escolha aquelas que realmente façam os olhos dos recrutadores brilharem e mostre que você é o vendedor certo para a vaga.
Para conhecer quais defeitos citar em uma entrevista, além dos que já citamos, entenda quais são os principais desafios dos vendedores. Baixe gratuitamente nosso eBook: Desafios de vendas no dia a dia do vendedor!