O diálogo de vendas é a melhor maneira de melhorar o desempenho da equipe e atingir os resultados desejados
Nem sempre o clima em uma equipe de vendas será dos melhores. Uma equipe que bate metas e entrega resultados positivos sempre terá conflitos internos no trabalho.
Por esse motivo, é necessário incentivar o diálogo do time, uma vez que o problema de um vendedor pode ter solução na atitude de outro vendedor.
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O que você vai conferir:
As vantagens do diálogo de vendas
Por mais profissionalismo e competitividade que exista dentro de uma equipe de vendas, é preciso atenção constante ao diálogo, pois é ele o responsável pelo desempenho das vendas. Em outras palavras, o diálogo precisa estar no DNA da empresa.
Diálogo de vendas são reuniões da equipe para discutir a situação do mercado e da empresa, falar sobre desafios e trocar experiências.
O fato é que grande parte das empresas escondem de seus funcionários o que está acontecendo interna e externamente. Esse tipo de atitude influencia a própria equipe de vendas a ocultar o que está acontecendo.
Justamente por isso é importante colocar o diálogo comercial no DNA da empresa, uma vez que será ele o grande responsável pela integração da equipe de vendas.
Quando a empresa tem o diálogo em seu DNA, as pessoas estão mais dispostas a participar da rotina dos outros e ajudar a solucionar desafios e problemas, em vez de estarem presos apenas a seus afazeres.
Nesse contexto, o líder deve criar dentro da equipe um ambiente de trabalho saudável para o diálogo de vendas e troca de experiencias de vendedores, que certamente irá influenciar positivamente nos resultados do time como um todo.
Pensando nisso, para aumentar os resultados e a integração do timei de vendas, elaboramos algumas dicas para incentivar o diálogo de vendas dentro do time.
Leia também: O passo a passo para uma reunião de vendas vencedora
3 dicas para melhorar o diálogo de vendas
1. Realize conversas diárias com a equipe de vendas
Muitas vezes os vendedores nem se encontram ou nem encontram o líder de vendas com a frequência que deveriam. Eles acabam ficando isolados em sua rotina de visitas, telefonemas e reuniões com clientes.
Não há melhor maneira de começar o dia do que conversando com as pessoas que fazem os resultados das empresas acontecerem.
Ou seja, o gestor comercial precisa começar o dia incentivando o diálogo de vendas dentro da equipe de vendas, para saber quais foram os desafios de seus vendedores e como eles conseguiram solucionar os seus problemas.
A troca de vivências e experiências entre os vendedores será muito proveitosa e, certamente, ajudará no desempenho de toda a equipe de vendas.
2. Coloque a equipe de vendas por dentro do que está acontecendo na empresa
Muitas empresas escondem tudo de seus funcionários e, como reação a isso, eles se isentam de ideias, palpites e de dialogar com a empresa em que trabalham.
Novos mercados, novos produtos, novos clientes. Comunique tudo para as pessoas. As pessoas precisam sentir que estão ajudando a construir algo grandioso e se sentir parte da empresa.
É justamente o diálogo de vendas interno da empresa com seus funcionários que irá aumentar a comunicação entre a equipe comercial.
Mesmo quando o cenário não for favorável, coloque a equipe de vendas por dentro do que está acontecendo. É ela que lida todo o dia com os clientes e que sabe como quem está na outra ponta pensa e do que precisa.
Leia também em nosso blog: Gestão de equipe de vendas: um guia para aumentar a produtividade de seu time
3. Trabalhe de portas abertas
O gestor comercial é a primeira pessoa que precisa se mostrar aberta para o diálogo comercial com a equipe de vendas.
As pessoas vivem trancadas em suas salas trabalhando isoladas do mundo e, muitas vezes, se dizem ocupados demais para ouvir o que os outros têm a dizer. Por isso, não permita que as pessoas fiquem trancadas em suas salas. Mantenha as portas abertas.
Quando a porta da sala do gestor comercial está aberta, as pessoas passam a acreditar que ele está mais receptivo e, assim, não se sentem acuadas para ir conversar e dialogar.
Os líderes precisam dar o exemplo e mostrarem que estão abertos para que o diálogo faça parte da rotina da equipe de vendas.
Muitas respostas estão no diálogo
Muitas empresas melhoram profundamente seu desempenho quando se dão conta da importância do diálogo de vendas para a boa performance da equipe de vendas e para o relacionamento com o cliente.
O clima de abertura e o diálogo precisam estar claros dentro de uma empresa para que sem querer a individualidade não tome conta do local de trabalho e a equipe de vendas se transforme de uma hora para outra em um grupo de vendedores isolados.
Diálogo de vendas com clientes
O diálogo entre cliente e vendedor também tem sua devida importância. O sucesso da sua negociação depende diretamente da abordagem de vendas, que por sua vez deve respeitar o processo comercial ao mesmo tempo em que ajuda o cliente a resolver seu problema.
A comunicação é o principal pilar nas vendas e deve sempre ter um propósito e ser bem planejada. O diálogo precisa levar em conta a percepção do cliente, ou seja, ele deve perceber que o contato foi feito para ajudá-lo a resolver os problemas de sua empresa, suas necessidades e desejos.
Em um diálogo de vendas com clientes, é indispensável mostrar todo o valor da solução oferecida. Em outras palavras, como sua empresa pode realmente tornar a vida do seu cliente mais fácil?
Um bom relacionamento e um diálogo honesto entre cliente e vendedor é o caminho certeiro para o fechamento da venda e a fidelização.
Como iniciar um diálogo de vendas com um cliente?
Confira os passos a seguir para iniciar um diálogo entre cliente e vendedor!
- Observe e estude o cliente;
- Procure se identificar e criar uma conexão emocional;
- Saiba como sua solução pode melhorar a vida do cliente;
- Faça uma escuta ativa;
- Apresente o diferencial de sua empresa;
- Jamais subestime o cliente;
- Adapte a sua linguagem a cada cliente;
- Esteja bem preparado para a conversa;
- Faça um atendimento personalizado;
- Não desperdice o tempo do seu cliente.
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