Todos precisam vender mais. Para isso, é fundamental saber como gerar novos leads e aumentar sua base de clientes. Neste texto, você verá algumas maneiras de como conseguir isso.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A geração de leads é essencial para um negócio se sustentar a longo prazo. Quando há a captação de contatos qualificados, há maior chance de conquistar novos clientes, elevando a receita e o crescimento da empresa.
  • Para gerar novos leads, é preciso fazer networking em novos grupos; fazer acordos com parceiros comerciais; oferecer recompensas aos clientes que indicarem sua marca; escrever para grandes veículos de mídia; e contribuir em fóruns onde seus potenciais clientes estão.
  • As estratégias digitais mais eficientes para captar leads qualificados são e-mail marketing, marketing de conteúdo e o sistema de CRM, que descobre potenciais clientes, ainda ajudando a qualificá-los e distribuí-los pelo funil de vendas.
  • O CRM do Agendor é a plataforma certa para quem não quer perder tempo buscando novos clientes. Ele oferece uma prospecção de alta qualidade, incluindo lista de leads validados, informações completas sobre ele com dados provenientes da Receita Federal.
  • Domine a arte da captação de novos clientes com nosso e-book gratuito: Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados. Aproveite para colocar o aprendizado em prática e faça um teste gratuito do CRM do Agendor!

Encontrar e nutrir novos leads é um desafio muito grande, tanto para vendedores novatos quanto para os mais experientes no ramo.

O início e o fim de cada dia são significativos para a geração de leads, seja você um representante da Coca-Cola, o fundador de uma startup, ou seja um representante de um escritório de arquitetura.

Não é à toa que em uma pesquisa feita pela Conversion, a geração de leads qualificados é a maior dificuldade do marketing digital, representando 60,5% das respostas. Sendo que outro desafio citado foi a integração entre as estratégias de marketing e vendas (42,6%).

O que mostra que essas estatísticas se associam, pois é preciso que ambas as áreas se conectem, acessem os mesmos dados e analisem os clientes de forma igual, trabalhando em conjunto.

O marketing precisa gerar bons leads, mas os vendedores precisam ajudar nessa missão, já que conhecem profundamente o perfil e comportamento do consumidor ideal da marca. E em vendas B2B, o próprio representante comercial também é responsável por atrair novos potenciais compradores.

Então vamos aprender algumas táticas para captar leads qualificados? Leia até o final e tenha diversas estratégias para colocar em prática!

Por que é importante investir na geração de leads?

A geração de leads é o que faz uma empresa ter novos clientes para fazer negócios e, consequentemente, elevar a receita a longo prazo. Logo, ela está diretamente associada ao sucesso de uma marca no mercado.

Porém, não pense em captar leads apenas por captar. Um funil de vendas lotado no topo, mas vazio no meio e principalmente no fundo, significa que os potenciais clientes atraídos não condizem com o público adequado. O que gera um gargalo imenso e poucas vendas.

Por isso, é essencial entender a importância de pensar em estratégias e acompanhar de perto os resultados para entender a qualidade dos potenciais clientes que entram no topo do seu funil.

Ao atrair os leads adequados, os vendedores não perdem tempo investindo em negociações que não dão resultados. Eles focam justamente nos prospects que têm alta chance de virarem clientes.

O que resulta em maior taxa de conversão, redução do custo de aquisição do cliente, maior receita e crescimento sustentável da empresa. E mais: a marca tem melhor reputação no mercado, pois não tenta vender para quem não quer comprar.

Como gerar novos leads? 5 metodologias que funcionam

Independentemente do tamanho do seu negócio, você está competindo com gigantes, médias e pequenas empresas diariamente, tentando gerar leads e pensando em como encontrar novos clientes.

E estar online não é apenas importante. É imprescindível.

Se você está com dificuldade de encontrar novos clientes e aumentar seu faturamento, leia nossas 5 dicas de como conseguir leads de qualidade em um mercado saturado.

1. Faça networking em novos círculos

Na agricultura, a interação entre as culturas é utilizada para preservar a integridade e a qualidade do solo. Caso contrário, um pedaço de terra grande irá deteriorar o seu rendimento.

Da mesma forma, se você está sempre dentro do mesmo grupo que tem sido extensivamente atendido (seja por você ou seus concorrentes), suas oportunidades vão ficar estagnadas.

Em vez disso, encontre novos grupos para se conectar. Você pode ter que adaptar o seu produto ou serviço para atender às necessidades de um novo tipo de cliente em potencial.

Se você pode recolocar a sua aplicação e história, então tem a oportunidade de gerar leads em um mercado ou em clientes inexplorados. Diversifique sua estratégia de relacionamento com o público!

2. Faça acordos com parceiros de negócios

Se você quer vender diretamente, pode ser um grande sacrifício encontrar as pessoas certas para fazer negócio.

No entanto, é provável que alguém esteja servindo seus leads em outro tipo de negócio. Por exemplo, se você vende software de contabilidade, então, vender diretamente para pequenas empresas é um canal de aproximação do mercado.

Outro canal é encontrar consultores contábeis que atualmente prestam serviços para proprietários de pequenas empresas e formar uma parceria estratégica para promover o seu produto.

Como buscar parcerias para gerar novos leads?

A questão-chave aqui é se perguntar sobre quais marcas já trabalham com seus clientes ideais e, assim, fazer parcerias para alcançar o seu público em potencial.

Em seguida, descubra:

  • qual o tipo de negócio atrai a atenção de suas personas;
  • como incentivar os parceiros a enviarem leads a você e enxergar o seu serviço como um valor adicional ao serviço que prestam para os clientes.

Ao passo em que você recebe leads e referências de negócios, não se esqueça de enviar notas de agradecimento. Com o tempo, reúna-se com os seus parceiros e compartilhe os resultados obtidos, atualizando sua relação com eles.

Use a imaginação para criar a correlação entre seus leads e a compensação para seus parceiros enxergarem valor em indicar o seu negócio a clientes. Com certeza esta é uma excelente forma de gerar novos leads ao seu negócio.

Muitas parcerias também envolvem acordos de comissões, o que estimula ainda mais a geração de novos leads por indicação de outras empresas!

3. Ofereça uma recompensa atraente para seus clientes indicarem você

Seus clientes atuais podem ser extremamente felizes. No entanto, eles não estão pensando em recomendar sua empresa. Eles têm relacionamentos que podem compartilhar, mas não há nada que os motive a indicar você para sua rede de negócios.

Para se conectar com os clientes e estimulá-los a se tornarem embaixadores da sua marca, forneça uma oferta de incentivos de referência que seja simples e atraente o suficiente. E de uma maneira que eles sempre se lembrem de você.

Dê a eles uma maneira fácil de referenciá-lo, seja por meio de uma apresentação, um formulário de referência, um e-mail encaminhado ou outras maneiras.

Deixe seus parceiros e clientes saberem que você vai mantê-los atualizados quando fizer negócios com suas indicações. Seja rápido em criar uma dinâmica de marketing de indicação.

Uma recompensa por referência convincente deve ir além de qualquer coisa que seu cliente possa fazer por si mesmo.

Personalize a oferta com base nos interesses dos seus clientes e ajuste de acordo com seu valor à empresa. Assim, até eles vão pensar em como procurar leads para você!

Leia também: Quais materiais posso utilizar para gerar mais leads para o time de vendas?

4. Escreva para um grande veículo

Seus clientes estão propensos a consultar algumas fontes de informação do mercado, e as empresas que fornecem notícias

Assim como diz o ditado, para ser lembrado é preciso ser visto. Portanto, aproveite a imprensa off e online – inclusive canais digitais como podcast e vídeos – e crie uma lista dessas publicações e assine-as.

Elabore sempre artigos e conteúdos que ajudem os seus clientes que leem determinada mídia.

Use o conhecimento de suas ofertas de valor para criar conteúdo. Lembre-se que este tipo de artigo deve ser escrito a partir de uma perspectiva informacional, e não como uma ferramenta de autopromoção.

Se o seu artigo estiver online, ele será um ativo online. E poderá ser encontrado pelos motores de busca ao longo do tempo e continuará a existir ao longo dos anos. Certamente esse tipo de conteúdo pode produzir leads eficientes de forma escalável e duradoura.

Saiba mais: Como usar a nutrição de leads para gerar mais vendas

5. Contribua em fóruns de potenciais clientes

Seus clientes podem estar saindo juntos ou usando uma tecnologia específica para consultar informações de seus mercados.

Fóruns de usuários são uma ótima maneira para fazer com que os clientes troquem opiniões e façam perguntas sobre suas necessidades e seus desafios.

Quer saber como procurar clientes? Descubra quais comunidades online os seus participam e se inscreva nelas.

Ao ser aceito, observe a colaboração entre os usuários, encontre maneiras de oferecer conselhos ou ajudar a resolver problemas postando e publicando respostas.

A partir do momento em que seu nome começar a se tornar confiável, ofereça maneiras sutis para ser contatado por pessoas que procuram soluções, e que possam não ter te considerado ainda.

Acompanhar comunidades online pode exigir o investimento de alguns minutos por dia, mas há oportunidades para gerar leads qualificados, ou seja, que realmente possuem o perfil do seu cliente ideal.

Assim você não perde tempo tentando vender para alguém que não deseja ou não pode comprar seu produto ou serviço.

Estratégias digitais para conseguir leads

Agora que você já sabe alguns métodos de encontrar leads qualificados, é hora de conhecer estratégias para alcançá-los e realmente colocar seu planejamento em ação!

  • CRM: o sistema de CRM é a base de qualquer estratégia para gerar bons leads. Ele coleta e integra todos os dados referentes ao seu público e, assim, é possível identificar padrões e conhecer a fundo o seu comportamento e o perfil do cliente ideal (ICP).
  • Marketing de Conteúdo: para transformar leads em clientes é preciso ter uma estratégia de nutrição, que é o envio de materiais e conteúdos relevantes para a pessoa, respeitando o seu estágio no funil. Isso pode ser feito por meio de blog, e-books, webinars, landing page, redes sociais, entre outros.
  • E-mail marketing: outra ferramenta do marketing de conteúdo, demos destaque a esse canal porque é essencial para guiar o lead pela sua jornada de compra. Essa estratégia permite ficar mais próximo do seu potencial cliente. O ideal é segmentar seu público e entender quais materiais devem ser enviados a cada um deles.

A ideia é usar essas estratégias para conseguir leads de forma harmoniosa, entendendo, antes de tudo, em quais canais seus potenciais clientes estão!

Encontre a sua tribo

Não existe melhor lugar onde encontrar clientes do que em seu próprio círculo de interesses!

Seus clientes potenciais podem estar concentrados nas relações com outros clientes, comunidades virtuais ou outros prestadores de serviço.

Se você for criativo e atraente na criação de um acordo para incentivar parceiros e clientes, em seguida, pode expandir a sua estratégia para uma abordagem de como gerar novos leads dentro de mercados saturados e limitados.

Construa a sua comunidade de potenciais clientes com essas táticas. Isso requer um pensamento proativo e criativo, mas a recompensa a longo prazo vai encher o seu pipeline de vendas.

Como conseguir leads com a ajuda da tecnologia?

O sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) do Agendor é perfeito para gerenciar tudo o que diz respeito às suas vendas e aos seus clientes, desde a prospecção até o pós-venda.

Veja como ele é vital para prospectar leads de alta qualidade de modo seguro, seguindo todas as exigências da LGPD, e rápido.

  • Lista de leads validados: o Agendor fornece uma base de contatos de acordo com o perfil do seu cliente ideal.
  • Informações sobre os leads: o sistema cria listas com nome, cargo, e-mail e Linkedin dos seus leads. Ou seja: há um filtro poderoso para escolher os contatos das pessoas certas.
  • Dados completos da Receita: basta digitar o CNPJ que o software completa o cadastro com todos os dados da Receita Federal, de modo automatizado.

Em apenas 1 minuto, veja como funciona a geração de leads do Agendor!

Faça agora uma demonstração gratuita do CRM do Agendor e aprenda como gerar novos leads qualificados, que realmente têm chances de se tornarem clientes!