Entender a diferença entre cold mail e e-mail marketing é essencial para montar estratégias de prospecção e fidelização mais assertivas e focadas em atender às necessidades do seu público-alvo, já que cada tipo de mensagem tem um objetivo específico.
Principais aprendizados deste artigo:
- No e-mail marketing, as mensagens são enviadas para contatos que fazem parte da lista de e-mails conquistada pela empresa e concordaram em receber conteúdos. Já no cold mail, as mensagens são o primeiro contato com o potencial cliente.
- O e-mail marketing é mais usado em estratégias de nutrição e fidelização de clientes, visando estreitar o relacionamento com a empresa e conduzi-los ao fechamento das vendas.
- Já o cold mail é mais aplicado em ações de prospecção, servindo para apresentar a empresa ao lead e iniciar um relacionamento.
- Entender a diferença entre cold mail e e-mail marketing também ajuda a criar uma estratégia de prospecção mais assertiva. Veja como fazer no e-book: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados!
Antes de falar sobre a diferença, vamos a alguns dados interessantes. Segundo o Zero Bounce 88% das pessoas usam e-mail diariamente e 39% checam a caixa de entrada entre três e cinco vezes ao dia.
É muita gente. Logo, é possível dizer que o canal de comunicação pode ser usado para alavancar as vendas — desde que usadas as estratégias certas.
As mais comuns são justamente o cold mail e o e-mail marketing, que não, não são palavras diferentes para uma mesma ferramenta.
Ficou confuso? Então, continue conosco para entender, de uma vez por todas, esse assunto.
No artigo a seguir, explicamos:
- o que é e-mail marketing;
- o que cold mail;
- diferenças entre as estratégias;
- dicas para colocá-las em prática.
Boa leitura!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma mensagem enviada para a base de contatos de uma empresa. Em outras palavras, para pessoas que disponibilizaram — por vontade própria — seus dados de contato para o negócio e, assim, concordaram em fazer parte de uma estratégia de nutrição.
A tática faz parte da estratégia de marketing digital e busca aprofundar o relacionamento com os clientes para, assim, guiá-los até o fim do processo comercial.
A propósito, aproveite para conferir quais são as 7 etapas do processo comercial neste infográfico:
>>>> Veja mais neste artigo: o e-mail marketing ainda vale a pena? Guia completo
O que é cold mail?
Os cold mails são mensagens enviadas para leads que nunca fizeram contato com a empresa. Eles nunca interagiram com o negócio e nem conhecem suas soluções. O objetivo da estratégia é apresentar a marca e dar início a um relacionamento.
Atenção! Cold mail não é spam. Isso porque, aqui, as mensagens são personalizadas para atender às necessidades de cada usuário — por exemplo, falando sobre um problema comum para o perfil de cliente e/ou oferecendo uma solução baseada nesta dor —, e não enviadas sem qualquer tipo de critério.
>>>> Entenda mais em: cold mail — descubra o que é, para que serve e 5 dicas de como fazer
Qual a diferença entre cold mail e e-mail marketing?
A principal diferença entre cold mail e e-mail marketing é o destinatário — quem recebe o e-mail. No cold mail, a mensagem é enviada para um contato que nunca interagiu com a empresa. Já o e-mail marketing envia mensagens para pessoas que já conhecem o negócio, deram suas informações de contato e concordaram em receber conteúdos.
Fora isso, há a questão do objetivo de cada estratégia. O objetivo do cold mail é fazer um contato inicial com o lead, ou seja, dar início a um relacionamento.
Já o do e-mail marketing é continuar uma conversa. Logo, a intenção é aprofundar um relacionamento já existente visando fidelizar o cliente. O processo pode ser feito com o envio de newsletters, e-mails promocionais ou em datas especiais.
É preciso mencionar também que o e-mail marketing costuma ser menos personalizado que o cold mail, já que é enviado para uma lista de contatos e tem mais liberdade quanto ao uso de imagens.
Resumindo, o cold mail é para o primeiro contato com o potencial cliente, e o e-mail marketing é a continuidade da interação com pessoas que já sabem que sua empresa existe e consomem algum conteúdo que ela produz.
Entendeu a diferença entre cold mail e e-mail marketing, mas está em dúvida sobre como escrever cada tipo de mensagem? Então, continue lendo para conferir as melhores dicas para arrasar!
Como usar o e-mail marketing?
O passo a passo para usar o e-mail marketing com sucesso envolve:
- criar uma lista de contatos;
- usar uma ferramenta de envio de e-mails;
- segmentar as abordagens;
- nutrir os leads.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Criar uma lista de contatos
O primeiro passo para fazer um e-mail marketing é criar uma lista de contatos. Ou seja, coletar endereços de e-mails para enviar os conteúdos. Isso pode ser feito por meio de landing pages de materiais ricos — como e-books —, webinars etc.
O importante é coletar, de maneira orgânica, contatos que concordam em receber suas mensagens e nunca comprar listas prontas, já que os contatos de lá não deram o aval para iniciar uma interação com o seu negócio.
2. Usar uma ferramenta de envio de e-mails
O e-mail marketing, no geral, é enviado por meio de disparos em massa. Em outras palavras, você manda a mesma mensagem para um grande número de contatos — e fazer isso manualmente é praticamente impossível.
Por isso, é vital adotar uma ferramenta de disparo de e-mails que automatiza o envio e o acompanhamento das principais métricas, como taxa de abertura.
>>>> Veja algumas opções em: ferramentas para enviar e-mail marketing
3. Segmentar as abordagens
Não é porque os e-mails marketing são enviados em massa que eles devem ser iguais. Na verdade, é preciso segmentar os contatos para personalizar as mensagens conforme cada perfil de cliente.
Por exemplo, você pode separar as pessoas que baixaram um e-book das que assistiram a um webinar e mandar mensagens diferentes para os dois perfis.
4. Nutrir os leads
Para manter e aprofundar o relacionamento, é necessário que o e-mail marketing faça a nutrição dos leads. Na prática, quer dizer que você precisa enviar conteúdos interessantes e focados em cada estágio da jornada do cliente para guiar o lead até o fundo do funil.
Desse modo, crie um cronograma de envio de e-mails que não seja tão frequente — para não encher a caixa de entrada de ninguém — e nem tão esporádico ao ponto do cliente esquecer que concordou em receber mensagens.
No entanto, vale destacar que não existe uma frequência ideal de e-mail marketing, pois tudo depende do perfil do cliente. Algumas campanhas podem ter uma frequência quase diária, enquanto outras são semanais.
Para definir o modelo que funciona para você, não tem como fugir: é preciso testar. Em um mês, mande e-mails semanalmente. No outro, envie duas ou três mensagens por semana. No final, veja qual tática teve as melhores taxas de abertura e adote!
Quais são as melhores estratégias de cold mail?
As melhores estratégias de cold mail são:
- atiçar a curiosidade;
- ser objetivo;
- personalizar a abordagem;
- entregar valor.
Não sabe como colocar tudo em prática? Então, confira as explicações a seguir!
1. Atiçar a curiosidade
Lembre-se: o contato não está esperando sua mensagem e pode ignorá-la. Por isso, você precisa deixá-lo curioso para saber o que tem a dizer.
Algumas estratégias bastante eficazes são usar perguntas no assunto do e-mail e números. Os dois exemplos chamam a atenção e incitam o lead a descobrir o que está por trás da mensagem.
Para ficar mais claro, você pode usar: “Sabia que 30% das empresas de [segmento do lead] sofrem com [problema comum]?” ou “5 dicas para aumentar a produtividade da equipe”.
2. Ser objetivo
O cold mail precisa ser mais direto e objetivo. Portanto, equilibre o uso de imagens e não escreva um livro de 500 páginas. O ideal é que o lead consiga entender o motivo do contato, os benefícios que pode ter ao respondê-lo e o que precisa fazer em poucos minutos.
3. Personalizar a abordagem
No geral, o cold mail é mais personalizado, mesmo que seja enviado para mais de um contato. O objetivo é fazer com que o lead pense que aquela mensagem é exclusiva para ele.
Portanto, use o nome do contato em pontos estratégicos — assunto, primeira linha e CTA. — e fale sobre as dores dele para criar uma conexão maior.
4. Entregar valor
Lembra que falamos que o cold mail serve para criar um relacionamento? Pois bem, para isso, é necessário entregar valor logo no primeiro contato. Isso pode ser feito apresentando possíveis benefícios de fazer negócio com a empresa ou cases de sucesso.
De qualquer forma, é essencial mostrar para o lead o que seu negócio tem a oferecer e como pode ajudá-lo a superar algum problema.
Compreendeu qual a diferença entre cold mail e e-mail marketing e como usar cada estratégia no seu negócio? Então, lembre-se de acompanhar métricas — como taxa de abertura, resposta e conversão — de cada tipo de mensagem.
Desse modo, você visualiza o desempenho das campanhas e encontra oportunidades de melhorias.
Que tal aprender mais táticas para encontrar novos clientes? Veja o nosso webinar sobre prospecção ativa e gestão dos contatos e confira as melhores dicas para encontrar e convencer mais clientes!