Comunicar-se corretamente é, e sempre será, uma das habilidades mais requisitadas para profissionais dos mais diversos cargos. E uma boa dinâmica de comunicação pode auxiliar nesse processo!

Principais aprendizados deste artigo:

Além de tornar o trabalho em equipe mais harmônico, a comunicação se relaciona diretamente com as interações com os clientes.

Um profissional que se comunica bem promove uma melhor experiência do cliente e, consequentemente, eleva seus níveis de satisfação.

Nesse sentido, apostar em dinâmicas de comunicação é uma excelente maneira de treinar essa habilidade! 

Além de melhorar a comunicabilidade dos colaboradores, as atividades resultam em boas risadas, motivam a equipe a se aprimorar neste aspecto e oferecem um momento de descontração divertido durante o trabalho.

Neste artigo, separamos uma lista com seis dinâmicas de comunicação para inspirar você a praticar com sua equipe!

Continue a leitura, aplique a estratégia que for mais adequada ao seu time e aguarde bons (e divertidos) resultados.

Dinâmica de comunicação: 6 exemplos para aplicar

1. Telefone sem fio

Vamos começar pela mais famosa da nossa lista: telefone sem fio!

Quem nunca se sentou em uma roda cheia de amigos para fazer a brincadeira?

Quando éramos crianças, nem passou pela nossa cabeça que a prática poderia ser uma excelente dinâmica de comunicação verbal, não é mesmo?

Para quem não tem familiaridade, explicamos:

Todos os participantes sentam-se em uma roda. Um é escolhido para pensar em uma frase e sussurrá-la no ouvido do participante ao lado.

O outro participante, que acabou de receber a mensagem, passa adiante, até que a mensagem chegue à última pessoa, do outro lado do participante que iniciou a frase.

O último deve dizer, em voz alta, exatamente aquilo que ouviu.

Já avisamos: as chances das frases ditas pelo primeiro e último participantes serem iguais são baixas! Porém, este é um bom modo de exercitarmos nossa dicção e escuta.

Veja também: “3 dinâmicas de atendimento ao cliente para treinar a equipe

2. Jogo de mímica

Linguagem corporal também é comunicação! Por isso, temos que mencionar o jogo de mímicas como uma dinâmica para melhorar a comunicação.

Boa parte da nossa comunicação é feita de forma não verbal, portanto, saber usar o corpo para transmitir uma mensagem é muito importante.

Para isso, proponha um jogo de mímicas e, de preferência, que envolva aspectos da empresa, como produtos e serviços comercializados, ferramentas ou processos.

Divida os participantes em dois grupos. 

Escreva em papéis separados os “objetos” da mímica.

Cada grupo escolhe um representante para sortear uma mímica e interpretá-la em cada rodada. O próprio grupo do participante que realizou a mímica deve acertar. Caso contrário, o grupo adversário tem a chance de acertar a mímica e levar o ponto.

Se nenhum dos grupos acertar, ninguém leva o ponto.

Esta é uma das dinâmicas de comunicação mais divertidas e garante, no mínimo, muitas gargalhadas da equipe!

Por falar em linguagem corporal, entenda como transmitir confiança por meio do seu comportamento:

Dinâmica de comunicação

3. Campo minado

A dinâmica de comunicação do campo minado acontece, de preferência, em um espaço físico espaçoso, afinal, deve-se espalhar objetos por uma sala.

A proposta da dinâmica é a seguinte:

Os participantes se dividem em dois grupos. Cada grupo escolhe uma pessoa para vendar e receber instruções apenas pela comunicação verbal de seus companheiros de equipe.

O grupo orienta seus representantes a atravessarem o campo minado sem esbarrar em nenhum dos objetos na sala

Ganha o grupo que fizer com que o participante vendado chegue à ao final do campo em menos tempo.

Para isso, é preciso ter uma comunicação bem clara e assertiva. Se o participante vendado esbarrar em algum dos objetos, volta para o início.

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4. Ilha deserta

Realizar a dinâmica da ilha deserta melhora a comunicação entre a equipe e aproxima os relacionamentos interpessoais.

Basicamente, na dinâmica, os participantes respondem às seguintes questões:

  • Quem gostaria que estivesse com você se estivesse perdido em uma ilha deserta?
  • Quem levaria para uma viagem com direito a três acompanhantes?
  • Se você precisasse organizar um evento, para qual colega pediria ajuda?

Os participantes devem, individualmente, escrever os nomes e suas justificativas em um papel.

Depois disso, os participantes expõem apenas as suas justificativas. As habilidades mais mencionadas funcionam como valores fundamentais para o trabalho em equipe!

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5. A dinâmica dos balões

Treinar a comunicação também significa estar atento àquilo que é dito por outros colegas e líderes.

Para realizar a dinâmica, você precisa apenas de bexigas e palitos.

Encha as bexigas e distribua para cada participante, juntamente a um palito.

O moderador deve dizer apenas que a única regra é: para ganhar o prêmio, os participantes precisam ficar com o balão sem estourá-lo.

Como um impulso, os participantes podem começar a estourar os balões uns dos outros. Entretanto, esta nunca foi uma regra. Por isso, é preciso ter atenção naquilo que foi dito e passado para o grupo.

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Dinâmicas de comunicação também podem ajudar no relacionamento com os clientes. Saiba a importância de ouvi-los!

6. Perspectivas diferentes

Esta é uma ótima dinâmica de comunicação que compara as diferentes interpretações que surgem a partir de uma mensagem.

Para colocar em prática, distribua uma folha de papel em branco para cada participante.

O moderador descreve objetos ou dá instruções específicas para que os participantes coloquem no papel aquilo que imaginam como deve ser feito.

Depois de cada rodada, comparem os desenhos.

A ideia é perceberem que uma mesma mensagem pode ressoar de maneira diferente para cada pessoa.

Isso porque, cada uma tem perspectivas, referências e histórias diferentes, e esses elementos afetam diretamente suas interpretações.

Muito interessante, não é mesmo?

As dinâmicas de comunicação aprimoram as habilidades de escuta ativa e comunicação dos membros da equipe, e ajudam os líderes a terem um melhor entendimento sobre o perfil comportamental de cada um.

O perfil comportamental, por sua vez, é uma forma de praticar a liderança individual para cada colaborador que atua diretamente no aperfeiçoamento de seus pontos de melhoria e no fortalecimento de seus pontos fortes. 

Se aprofunde no assunto! Assista ao Webinar | Liderança e vendas baseadas em perfil comportamental

Perguntas frequentes sobre dinâmicas de comunicação

O que é dinâmica de comunicação?

A dinâmica de comunicação é uma atividade interativa cujo objetivo é desenvolver habilidades de conversação e de transmissão de mensagem entre indivíduos. A prática funciona em treinamentos corporativos, como uma alternativa para estimular e potencializar o desempenho dos profissionais.

Como trabalhar a melhora na comunicação?

Para melhorar a comunicação é preciso adotar práticas que contribuem com o desenvolvimento da habilidade, como: escuta ativa, empatia, aprimoramento da comunicação não verbal, contato visual com o ouvinte e adequação do tom de voz à situação.

Como medir a eficácia de uma dinâmica de comunicação?

Para medir a eficácia de uma dinâmica de comunicação, analise o engajamento dos participantes durante as atividades, realize pesquisas de opinião para colher feedbacks, e utilize KPIs (indicadores de desempenho) como NPS dos funcionários, taxa de turnover, clima organizacional e nível de produtividade.

Como treinar a comunicação empresarial?

Para treinar a comunicação empresarial, promova workshops e seminários, faça simulações de situações comuns ao dia a dia da companhia, estimule a interação interdepartamental e realize treinamentos práticos voltados para o desenvolvimento e aprimoramento da atividade.

Dinâmicas de comunicação funcionam em ambientes virtuais?

Sim! As dinâmicas de comunicação funcionam em ambientes virtuais, desde que adaptadas a esse espaço. Para isso, deve-se avaliar pontos como: escolher um canal digital de fácil acesso, horário em que as atividades serão realizadas e questões técnicas como conexão à internet e compatibilidade entre o software escolhido e o equipamento do participante.