Para obter sucesso nas vendas, sua empresa precisa contar com uma equipe de profissionais muito bem capacitados para lidar com diferentes tipos de situações e objeções que podem surgir durante a condução do processo comercial.
Principais aprendizados deste artigo:
- A dinâmica de venda de produtos inusitados requer domínio sobre as melhores estratégias argumentativas e de persuasão. O treinamento reúne um grupo de vendedores e o desafio é vender produtos improváveis.
- Essa dinâmica é recomendada quando o gerente comercial identifica a necessidade de estimular a criatividade de seus vendedores nas abordagens de vendas e negociações.
- Para realizar a dinâmica, divida o seu time de venda em pequenos grupos, escolha um produto inusitado para cada grupo, coloque os vendedores para atuar e, por fim, avalie e premie os melhores.
- As dinâmicas em grupos ajudam a desenvolver seu time de vendas, mas é preciso acompanhar também os KPIs de vendas para construir um time de alta performance.
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E uma das formas de preparar os seus vendedores é por meio de uma dinâmica de grupo para vender produtos inusitados.
Quer saber como isso funciona? Então continue a leitura deste conteúdo e descubra o que é, porque, quando e como fazer dinâmica de venda de produtos inusitados com o seu time comercial, seguindo 4 passos:
- Divida o seu time de vendas em pequenos grupos;
- Escolha um produto inusitado para cada grupo;
- Coloque os vendedores para vender;
- Avalie os grupos e premie os vencedores.
Veja mais: 3 dinâmicas de grupo para negociação: treine seus vendedores de forma prática
O que é a dinâmica de venda de produtos inusitados?
“O bom vendedor é aquele que consegue vender até avião caindo”. Essa expressão de caráter figurativo é muito utilizada para se referir a profissionais que são realmente bons no que fazem, sendo capazes de vender qualquer tipo de produto ou serviço.
Para conseguir vender até mesmo um avião em queda livre, é necessário ter domínio sobre as melhores estratégias argumentativas e de persuasão. E é disso que se tratam as dinâmicas de venda de produtos inusitados.
Os vendedores se reúnem em um grupo e são desafiados a vender os produtos mais improváveis que se possa imaginar, como shampoo que faz o cabelo cair, escova de dente sem cerdas, chinelo com salto alto, espelho quebrado etc.
Mas lembre-se: trata-se apenas de um treinamento que usa a técnica de encenação para fazer aflorar todo o potencial criativo dos vendedores. Na vida real, no dia a dia de vendas, você nunca deve oferecer a seus clientes um produto ou serviço que não seja realmente útil para ele e que não vai entregar valor para a empresa, solucionando seus problemas e atendendo suas necessidades.
Leia também: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar
Aproveite e confira 4 delas nesta apresentação de slides criada pelo Agendor:
Por que e quando fazer dinâmica de grupo para vender produtos inusitados?
O uso de dinâmica de grupo para vender produtos inusitados é recomendado quando o gerente comercial identifica a necessidade de estimular a criatividade de seus vendedores nas abordagens de vendas e negociações.
Essa é uma prática importante pois ajuda os profissionais de vendas a desenvolver e a aprimorar suas habilidades de persuasão, tornando mais fácil convencer potenciais clientes a fechar negócio.
Esse tipo de dinâmica estimula o vendedor a ir além do óbvio, a pensar fora da caixa ao definir suas estratégias argumentativas.
Dentre os principais motivos para promover a dinâmica de venda de produtos inusitados, podemos destacar:
- Entender como o vendedor se comporta em situações práticas;
- Maior facilidade para lidar com as objeções dos clientes;
- Aumentar o engajamento dos vendedores.
Leia também: Dinâmicas de atendimento ao cliente funcionam mesmo?
Dinâmica de venda de produtos inusitados: como fazer?
Se você tem interesse em fazer a dinâmica de venda de produtos inusitados com os vendedores da sua empresa, fica tranquilo que a gente vai te ajudar.
Separamos aqui algumas dicas para que a sua dinâmica seja bem executada e você consiga preparar o seu time para arrasar nas vendas.
1. Divida o seu time de vendas em pequenos grupos
O primeiro passo para fazer a dinâmica de grupo para vender produtos inusitados consiste em dividir sua equipe de vendas em duplas, trios ou pequenos times.
Caso a sua equipe de vendas seja composta por poucos vendedores, você pode fazer essa dinâmica individualmente.
2. Escolha um produto inusitado para cada grupo
Na segunda etapa para a execução da dinâmica de venda de produtos inusitados, você deverá escolher um produto inusitado para cada grupo ou indivíduo participante da dinâmica.
Seja criativo na seleção dos produtos e fuja o máximo possível da obviedade. Lembre-se de que a intenção é estimular a criatividade e a argumentação dos vendedores.
3. Coloque os vendedores para vender
Depois de receber o produto inusitado, os vendedores terão um tempo para pensar nas melhores estratégias de vendas.
Eles deverão pensar nos benefícios, nas possíveis objeções e nas formas de contorná-las durante a venda.
Esse é o momento em que os vendedores vão te convencer a comprar o produto inusitado.
4. Avalie os grupos e premie os vencedores
Estabeleça alguns critérios para avaliar a performance dos vendedores durante a venda do produto inusitado.
Leve em consideração os argumentos escolhidos e a desenvoltura durante a apresentação.
Ofereça prêmios relevantes para o grupo vencedor. Isso vai estimular os participantes a darem o melhor de si.
Veja também: Dinâmica para inteligência emocional no trabalho: 4 opções para usar com os colaboradores da sua empresa
Atividades como essa são uma representação do que também ocorre na dinâmica diária de trabalho. Veja as 5 fases da dinâmica de formação de grupos:
Hora de aplicar essa dinâmica de grupo e descobrir todo potencial dos seus vendedores!
Bom, agora que você já sabe como funciona a dinâmica de venda de produtos inusitados, que tal implementar com os seus vendedores? Faça isso e deixe o seu time de vendas afiado para vender cada vez mais.
Fazer dinâmicas de grupo e treinar a equipe é uma importante dimensão da gestão de um time comercial, mas existem outros aspectos igualmente importantes. Por isso, preparamos para você um material completo, baixe agora, gratuitamente nosso Guia: Gestão Eficaz da Equipe de Vendas