Estamos em um período de “nervos à flor da pele”, no qual está mais difícil evitar insatisfações, pequenos conflitos e outros desafios na gestão de times. Diante disso, já pensou em implementar uma dinâmica para inteligência emocional no trabalho e ajudar seus colaboradores a lidarem melhor com suas emoções?
Principais aprendizados deste artigo:
- Inteligência emocional é saber reconhecer e controlar as próprias emoções e as das pessoas à nossa volta.
- Aprender como lidar com as emoções ajuda a aumentar a produtividade, melhorar o desempenho no dia a dia e ter mais assertividade na tomada de decisões.
- Dinâmicas de grupo podem ser muito úteis e auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores.
- O emocional dos vendedores consegue afetar as vendas diretamente. Por isso, é crucial analisar os resultados das suas dinâmicas no dia a dia. Aprenda como fazer isso no nosso guia gratuito sobre KPIs de vendas e saiba como tirar o melhor do seu time.
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A inteligência emocional é uma característica cada vez mais relevante e necessária para o ambiente de trabalho, por isso desenvolvê-la tem sido um fator de sucesso para as pessoas e para as equipes!
Afinal, a maneira com que líderes e colaboradores lidam com suas próprias emoções e com a de seus colegas pode impactar no clima organizacional e no desempenho coletivo.
Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo que vai explicar o que é inteligência emocional e por que esse conceito é tão importante.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
Além disso, vamos mostrar também 4 opções de dinâmica para inteligência emocional no trabalho que você pode aplicar com os colaboradores da sua empresa:
- Dicionário de emoções;
- Valorize o que há de bom em si mesmo;
- Encenando emoções;
- Colorindo emoções.
Leia também: TESTE: Seu chefe tem inteligência emocional no trabalho?
O que é inteligência emocional?
Mas, antes de conhecermos as dinâmicas, o que é inteligência emocional exatamente?
Podemos defini-la como a capacidade que cada pessoa tem de reconhecer e controlar não somente as suas emoções, mas também as emoções das pessoas que estão à sua volta.
Sendo assim, um indivíduo inteligente nesse aspecto consegue ter consciência sobre seus sentimentos e organizar seus ânimos em diferentes situações.
A pessoa que desenvolve uma inteligência emocional é capaz de motivar a si mesma, controlar suas reações perante diferentes estímulos, ser menos impulsiva e encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.
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Qual a importância da inteligência emocional no trabalho?
A inteligência emocional é necessária em diferentes aspectos da vida de um indivíduo, inclusive no trabalho.
Em um ambiente em que há significativa cobrança por resultados e por um melhor desempenho, a inteligência emocional vai ajudar a manter o colaborador no eixo e focado em suas metas e objetivos.
Entender e controlar as emoções favorece a tomada de decisões mais assertivas. Além disso, a inteligência emocional contribui para a criação de um ambiente organizacional mais leve e saudável para os colaboradores, o que acaba refletindo na melhoria da produtividade e do engajamento deles.
A importância da inteligência emocional no trabalho também reside no fato de que ela permite aos gestores lidar melhor com situações de conflito.
Com inteligência emocional, passa-se a ter maior controle sobre a maneira de reagir diante de determinadas situações desagradáveis, evitando proferir ofensas e adotar um tom mais agressivo.
Então, podemos dizer que a inteligência emocional é importante para a preservação de boas relações interpessoais no local de trabalho.
Veja também: Truques psicológicos para aumentar seu poder de persuasão
Dinâmica para inteligência emocional no trabalho: 4 opções para usar com os seus colaboradores
Existem diferentes atividades para trabalhar a inteligência emocional dos colaboradores da sua empresa.
Por meio de dinâmicas de grupo, é possível desenvolver essa característica com os seus times e ensiná-los a reconhecer e controlar suas próprias emoções e também a de seus colegas.
Confira a seguir 4 ideias de dinâmicas para trabalhar inteligência emocional no ambiente de trabalho.
1 – Dicionário de emoções
Nesta dinâmica para inteligência emocional no trabalho, deve-se criar uma lista de emoções e pedir para que os colaboradores participantes da atividade dêem o significado para cada uma delas, compartilhando com o grupo.
Como resultado, a equipe terá um dicionário de emoções, o que permitirá compreendê-las com mais clareza quando elas surgirem no ambiente de trabalho.
Isso ajuda também aos vendedores conhecerem diferentes emoções e não confundi-las na hora em que estiverem lidando com elas. Do tipo: estou com raiva ou decepcionado? Estou com medo ou ansioso? E por aí vai.
E, por fim, é uma ferramenta para que cada um possa expressar como reage ao lidar com cada situação. Desta maneira, os colegas saberão identificar comportamentos e suas causas uns dos outros.
2 – Valorize o que há de bom em si mesmo
Também entre as principais atividades para trabalhar a inteligência emocional dos colaboradores, temos aquela com enfoque em valorizar o lado bom de si mesmo.
Funciona assim: cada colaborador deve colocar no papel todas as qualidades que ele consegue enxergar em si próprio.
Depois, todos são convidados a expor esses pontos positivos para o grupo.
Em uma atividade complementar, o exercício pode ser falar dos colegas, como uma forma de entender como está a auto-imagem de cada um.
3 – Encenando emoções
Dando continuidade às dinâmicas para trabalhar inteligência emocional no trabalho, nesta terceira opção cada participante deverá encenar uma emoção para o grupo, o qual deverá acertar qual emoção está sendo encenada.
Essa é uma dinâmica que se complementa muito bem ao Dicionário de Emoções que vimos no início da lista e que ajuda a compreender as reações de cada um às suas emoções.
4 – Colorindo emoções
A arte terapia é uma das melhores dinâmicas para trabalhar inteligência emocional dos seus colaboradores.
Forneça papel em branco e lápis de cor e peça para que os participantes representem em desenhos e cores as emoções que eles estão sentindo no momento.
Em seguida, convide-os a uma reflexão coletiva sobre cada desenho.
Veja outros exemplos de dinâmica que pode realizar com seu time:
Qual dinâmica irá realizar com a sua equipe?
Bom, essas foram as nossas 4 dicas de atividades para trabalhar a inteligência emocional.
Qual dinâmica de inteligência emocional no trabalho você vai usar com os seus colaboradores?
Para ajudar, veja mais algumas dicas do Felipe Soler na série “Sextou com o Agendor”, afinal, o bem-estar dos seus vendedores e um ambiente de trabalho saudável são essenciais para que a equipe atinja o seu potencial máximo:
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