Estimular uma competição saudável entre os membros do seu time de vendas é uma ótima maneira de impulsioná-los a buscar por mais e melhores resultados. Uma das ferramentas usadas para isso é a dinâmica sobre competitividade.
Principais aprendizados deste artigo
- A dinâmica sobre competitividade é uma ferramenta que ajuda a estruturar uma equipe de vendas motivada e engajada.
- Ao contrário da rivalidade, a competitividade contribui para a formação de um clima organizacional bom para a empresa e para os profissionais.
- As dinâmicas de trabalho podem ser usadas como ferramentas para avaliar a performance dos vendedores. Inclusive, neste material gratuito, você pode acompanhar esse indicador de maneira fácil e prática. Baixe agora “Planilha de avaliação de desempenho de vendedores“
A dinâmica sobre competitividade pode ser definida como uma atividade realizada em grupo que, entre os seus diversos objetivos, pode ser um recurso usado para:
- melhorar a interação entre os profissionais;
- elevar o engajamento;
- aumentar a proatividade;
- fomentar os vendedores a sair da zona de conforto para alcançar resultados mais expressivos com suas ações.
Esse tipo de dinâmica de trabalho pode ser aplicada em diferentes momentos. Um bom exemplo é quando os líderes sentem que seus vendedores estão desmotivados, visto que atividades desse tipo ajudam a potencializar a competição no time de vendas.
Mas atenção! É bem importante que fique claro que competitividade é totalmente diferente de rivalidade entre os profissionais.
Ao estimular a competitividade entre os profissionais do seu time de vendas, você estará contribuindo para a formação de uma equipe de vendedores estimulados por desafios, que não desanimam quando o assunto é bater as metas.
No entanto, quanto a rivalidade é incentivada, o que se tem é disputa de entre profissionais, que pode resultar em um clima organizacional ruim.
Dito isso, qual dinâmica sobre competitividade você pode aplicar aos seus vendedores? Siga a leitura e confira!
Qual dinâmica sobre competitividade pode ser feita?
Existem diferentes tipos dinâmicas de grupo sobre competitividade que podem ser realizadas entre vendedores.
Alguns exemplos das que você pode aplicar ao seu time são:
- Desafio e recompensa
- Carta para si mesmo
- Dinâmica do balão
- Técnica 6.3.5
- Dinâmica da motivação
Desafio e recompensa
Objetivo: mostrar aos vendedores que enfrentar desafios pode gerar boas recompensas. Essa atividade também ajuda no desenvolvimento da confiança individual, na motivação e na interação com outros colegas de trabalho.
Como fazer:
- coloque um prêmio em uma caixa pequena, por exemplo, um bombom, um brinde da empresa, entre outros;
- posicione os profissionais em um círculo e entregue a caixa para um deles;
- peça para passarem a caixa uns para os outros enquanto uma música está tocando de fundo, preferencialmente um bem animada;
- quando a música parar, o moderador da dinâmica deve dar a opção para a pessoa que ficou com a caixa aceitar o desafio de abri-la e ficar com o que tem dentro, sem saber o que é ou os riscos que essa ação pode gerar.
A ideia é que o moderador tente convencer esse profissional a desistir da caixa, mas de uma forma leve e quase indireta.
Se a pessoa abrir mão, quem está direcionando a dinâmica provará que essa atitude pode levar junto boas recompensas. Caso fique, é comprovado que enfrentar desafios pode trazer bons resultados.
Carta para si mesmo
Objetivo: estimular a automotivação
Como fazer:
- entregue uma folha de papel e uma caneta para cada vendedor;
- peça que escrevam, para si mesmos, os maiores medos no momento (relacionado ao trabalho) e o que pretendem atingir em uma semana e também em um mês;
- passados 45 dias, você deve devolver essas cartas — as quais devem estar lacradas e não serem lidas por ninguém — para que o profissional veja se atingiu seus objetivos.
Caso não tenha atingido, é uma forma de identificar os motivos e melhoras para atingir metas futuras.
Dinâmica do balão
Objetivo: estimular a competitividade para que o profissional ganhe a atividade juntamente a outras pessoas da sua equipe.
Como fazer:
- divida os profissionais em dois times — ou mais, dependendo do número de participantes;
- entregue dois balões para que cada vendedor os amarre na cintura, lembrando que cada time deve ter a sua própria cor e que essa precisa ser a mesma para todos dessa equipe;
- após todos prontos, peça para estourarem os balões uns dos outros, sem deixar de proteger os que estão presos em si e os dos demais membros do time.
Ganha o time que estourar mais balões do grupo adversário, sendo que a ideia principal é que criem estratégias para chegar a esse resultado.
Técnica 6.3.5
Objetivo: estimular que os vendedores encontrem soluções para resolver um problema, ou para alcançar uma meta estipulada pelo moderador no início da dinâmica.
Como fazer:
- o número 6 é a quantidade de profissionais que participará de cada rodada;
- o número 3 indica a quantidade de ideias que cada um deve dar para o que precisa ser resolvido ou alcançado;
- o número 5 é o tempo que os participantes terão para isso — ou seja, 5 minutos.
A cada rodada, novos problemas devem ser apontados para os grupos. Ao final, consegue-se avaliar a capacidade que cada vendedor tem de buscar soluções aos obstáculos que precisa enfrentar.
Dinâmica da motivação
Objetivo: elevar a autoestima de cada vendedor e a identificação de pontos positivos e negativos de suas ações.
Como fazer:
- peça para que cada participante conte, de maneira resumida, uma das maiores conquistas que teve como um profissional de vendas, podendo ser de valor atingido, nível de desafio superado, entre outros;
- estimule para que os demais comentem possíveis qualidades que notaram e que acreditem terem contribuído para que o vendedor em questão alcance esse resultado tão bom.
É bem interessante, ao final, premiar a melhor história, a qual pode ser escolhida por quem está mediando a dinâmica, ou por uma votação do grupo.
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Quais são as principais vantagens de uma dinâmica de trabalho?
Agora que você tem várias dicas de dinâmica de trabalho que pode aplicar junto ao seu time de vendas, resta apenas conhecer quais benefícios pode alcançar com elas, certo?
Entre as vantagens que mais e destacam de uma dinâmica de grupo sobre competitividade entre vendedores estão:
- estimular os profissionais a perderem o receio de encarar desafios, o que tende a ajudar a atingir resultados melhores, mais expressivos e satisfatórios;
- aumentar a produtividade, o engajamento e motivação;
- melhorar e fortalecer a cultura organizacional;
- elevar a proatividade dos profissionais.
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