O EBIT é um índice que revela a taxa de lucratividade de uma empresa em determinado período. Por ser uma maneira de “traduzir” o desempenho de vendas, é relevante para negócios de diferentes setores ou tamanhos. 

Principais aprendizados deste artigo: 

  • EBIT significa “lucros antes de juros e impostos”, em português, e é um índice que aponta o potencial de lucro de vendas de um negócio antes de considerar as despesas com juros e impostos. 
  • O resultado do cálculo possibilita uma análise geral dos resultados financeiros das empresas, e também mostra aos investidores que vale a pena investir no negócio, já que ele gera lucro.
  • A fórmula EBIT usa os valores de lucro líquido da companhia, somados aos juros e aos impostos, para mostrar sua rentabilidade bruta.
  • O EBIT é apenas um dos KPIs recomendados para avaliar o sucesso do seu negócio. Existem, inclusive, indicadores focados exclusivamente nos resultados de vendas. Confira quais são os principais KPIs de marketing e vendas neste e-book.

A sigla EBIT, em português, significa “lucros antes de juros e impostos”. Aqui, o resultado de lucratividade aparece em seu total, sem considerar valores que os negócios precisam descontar com encargos financeiros ou juros de empréstimos, por exemplo. 

Quer aprender como calcular e entender a importância do índice? 

Explicamos tudo isso neste artigo, com um exemplo para acompanhar a aplicação da fórmula!

O que é EBIT?

EBIT é a sigla em inglês para Earning Before Interests and Taxes — ou lucros antes de juros e impostos, em português. Na prática, trata-se de um índice financeiro para calcular a taxa de lucratividade de um negócio, sem subtrair seus gastos ou impostos, bastante útil para medir o desempenho de vendas.

Vale destacar que o EBIT não considera os lucros que os negócios obtêm por outros meios — como investimentos para empresas. Em uma companhia de comércio voltada para o B2B, por exemplo, o cálculo só abrange o valor ganho com as vendas. Ficou claro?

Mais adiante, explicamos as diferenças entre EBIT e EBITDA — outro índice bastante popular no meio corporativo. Mas antes, vamos entender o que é margem EBIT?

O que é margem EBIT?

A margem EBIT é a porcentagem obtida após dividir o resultado da fórmula EBIT pela receita líquida da empresa — que representa o rendimento após subtrair dos ganhos os gastos com despesas e impostos.

Na prática, a margem ajuda as empresas a avaliar o crescimento da companhia ao longo do tempo, pois permite acompanhar o quanto ela ganha (e gasta) no decorrer dos anos.

>>>> Veja também: faturamento X lucro — a diferença entre vaidade e sanidade

EBIT X EBITDA: qual a diferença?

Além do EBIT, existe outro índice bastante usado pelas empresas para medir sua lucratividade: o EBITDA, Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization — lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. 

Para entender melhor, a depreciação de ativos engloba a redução dos valores dos bens das empresas, como máquinas usadas no dia a dia e a amortização — como o pagamento de dívidas de longo prazo.

Em geral, o EBITDA entrega um resultado mais preciso da lucratividade, especialmente para empresas com muitos investimentos, pois avalia mais variáveis (depreciação e amortização). 

Porém, ao mesmo tempo, pode prejudicar a avaliação de performance, já que não mostra os ganhos obtidos após a depreciação e apresenta uma lucratividade menor do que a real. 

Qual a importância de calcular o EBIT do seu negócio?

Os dados do EBIT são bastante úteis para investidores, uma vez que mostram a capacidade de gerar lucros, considerando o quanto a empresa pode produzir em um período em comparação com o quanto precisa gastar para se manter em funcionamento. 

Adicionalmente, o EBIT ajuda a comparar a situação de um negócio com outros do mesmo nicho, permitindo entender melhor a situação do mercado e a eficácia das políticas internas e de vendas.

Por último, os resultados do cálculo ajudam a avaliar a viabilidade de um projeto ou investimento ao considerar a lucratividade geral das empresas. 

Por exemplo, um negócio que vende softwares para outras empresas e gera um lucro de R$10 milhões — mesmo antes de deduzir os juros e despesas — pode expandir suas ações com mais tranquilidade, uma vez que sabe que pode arcar com o investimento sem ficar no vermelho. 

Qual é a fórmula do EBIT? Passo a passo para calcular 

A fórmula do EBIT é: 

EBIT = lucro líquido + juros + impostos 

Para compreender melhor, vamos a um exemplo prático. Digamos que uma empresa teve:

  • lucro líquido de R$ 400 mil no trimestre; 
  • juros de R$ 90 mil, 
  • impostos de R$ 45 mil; 
  • receita líquida (todo o capital recebido) de R$ 800 mil.

Neste caso, o cálculo do EBIT desta companhia fictícia fica: 400.000 + 90.000 + 45.000 = 535 mil.

Já para calcular a margem EBIT, você deve dividir o valor alcançado com a fórmula anterior (R$ 535 mil) pela receita líquida da empresa no período de análise (R$ 800 mil) e multiplicar o resultado por 100. 

Na prática, a fórmula é: EBIT / receita líquida X 100.

Usando o mesmo exemplo acima, o cálculo ficaria: 535.000 / 800.000 X 100 = 66%. 

Compreendeu como calcular o EBIT do seu negócio? 

Então, se certifique de monitorar não apenas este, mas outros indicadores de desempenho para garantir a boa performance da sua empresa. A propósito, o setor comercial tem suas próprias métricas, viu?

Quer descobrir quais são as principais? Baixe agora mesmo o nosso e-book: indicadores de vendas e marketing para aprender quais são os KPIs essenciais para melhorar os resultados da sua equipe e ainda receber dicas para aplicar os resultados no dia a dia!