Sabe aquela mensagem que você costuma receber após se cadastrar em um site? O recurso é conhecido como e-mail de boas-vindas para novos clientes, e é muito importante para construir uma boa estratégia de comunicação.
Principais aprendizados deste artigo:
- O e-mail de boas-vindas serve para apresentar sua empresa para os novos clientes, sendo a primeira mensagem que recebem após o cadastro (e tem uma taxa de abertura de quase 90%!).
- A mensagem pode ser de agradecimento, envio de pesquisa de satisfação ou ainda ser usada para alinhar expectativas, trazendo informações relevantes sobre a empresa e/ou produto adquirido.
- Para criar um bom e-mail de boas-vindas, é preciso segmentar os clientes, personalizar as abordagens, usar uma linguagem positiva e educada e entregar valor aos destinatários
- É importante monitorar os resultados dos seus e-mails de boas-vindas. Portanto, confira nosso kit de planilhas de vendas e conheça os principais indicadores, KPIs e métricas recomendados.
O e-mail de boas-vindas é uma oportunidade única para dar o primeiro passo na construção de um relacionamento com o cliente, apresentando a empresa e mostrando que o contato é importante para você.
Adicionalmente, você pode usar o espaço para dar orientações gerais e, assim, melhorar a experiência do consumidor. De qualquer forma, seu negócio sai ganhando.
E aí, quer aprender como usar a estratégia? Então, continue conosco. Nas próximas linhas, explicamos como iniciar um e-mail para um novo cliente, mostramos dicas de como construir a mensagem perfeita e ainda apresentamos exemplos para se inspirar!
O que é e-mail de boas-vindas para novos clientes?
Um e-mail de boas-vindas para novos clientes é a primeira mensagem que o consumidor recebe ao interagir com a empresa. A comunicação costuma ser enviada automaticamente assim que a pessoa realiza uma ação — como assinar uma newsletter ou baixar um e-book — e é usada para apresentar a marca.
Os tipos mais comuns de e-mail de boas-vindas para novos clientes são:
- informativo ou explicativo para alinhar expectativas;
- de agradecimento;
- de pesquisa de satisfação.
De qualquer forma, um bom e-mail do tipo deve conter:
- saudação;
- agradecimento;
- informações relevantes;
- boa visibilidade (deve ser aberto facilmente, inclusive em celulares);
- chamada para ação.
Vale destacar que o e-mail de boas-vindas para novos clientes é essencial para aumentar a taxa de engajamento com a empresa, ditar o tom do relacionamento e fidelizar os consumidores.
Entenda melhor no tópico a seguir!
Como o e-mail de boas-vindas para novos clientes impacta a empresa?
O e-mail de boas-vindas para novos clientes tem uma taxa de abertura de quase 90%, segundo dados compartilhados pelo Tidio. Isso significa que no mínimo 8 entre 10 clientes abrem esse tipo de mensagem — o que, como falamos, ajuda no engajamento com a empresa.
A mesma fonte diz que esse tipo de mensagem tem uma taxa de conversão de 52%. Ou seja, gera mais clientes, aumentando as vendas e, consequentemente, os lucros.
O e-mail de boas-vindas também fortalece a credibilidade do negócio, já que os novos clientes entendem que há uma preocupação em abrir um espaço para conversa e recebem as informações necessárias para aproveitar o que consumiram.
A propósito, a prática traz uma vantagem adicional, que é o diferencial competitivo, já que, segundo informações compartilhadas pelo Mail Modo, menos de 60% das empresas enviam esse tipo de e-mail. Logo, seu negócio pode abraçar essa estratégia para se destacar.
Por último, a mensagem também serve para dar início a um fluxo de nutrição de leads, visando educá-los até que estejam prontos para a compra, ou de onboarding de clientes, facilitando a introdução à empresa e promovendo a fidelização e retenção.
Entretanto, é preciso saber como criar um e-mail de boas-vindas para novos clientes. Veja algumas dicas a seguir!
Como criar um e-mail de boas-vindas para novos clientes?
Para criar um bom e-mail de boas-vindas para novos clientes, é necessário que você:
- segmente os clientes;
- agradeça;
- entregue valor;
- seja breve.
Confira mais detalhes logo abaixo!
1. Segmente os clientes
A segmentação dos clientes permite personalizar a experiência, melhorando as taxas de conversão ao demonstrar um cuidado a mais com as necessidades e o perfil do consumidor.
Para ficar mais claro, você deve identificar os diferentes perfis — ou pontos de entrada na jornada — e enviar conteúdos distintos para cada um.
Por exemplo: uma pessoa que ingressou no funil de vendas por uma landing page de e-book pode receber dicas de leituras adicionais, enquanto para alguém que assinou a versão freemium, envia-se um desconto especial para comprar a premium.
Assim, a comunicação é mais assertiva, já que é direcionada para os desejos e as necessidades de diferentes compradores.
>>>> Veja como fazer isso em: listas de e-mail — 6 formas de segmentar sua lista de clientes no CRM
2. Agradeça
A segunda dica para criar e-mails de boas-vindas eficazes é agradecer. Mostre que está feliz com o novo cliente e o quanto ele é importante para sua empresa — e nem precisa de exageros! Um simples obrigado já é o suficiente para passar a mensagem.
3. Entregue valor
Use o espaço para dar informações úteis e entregar valor ao novo cliente. Você pode passar detalhes adicionais sobre o produto e/ou serviço que o cliente adquiriu, como funcionalidades ou dicas de uso com materiais complementares.
Em uma mensagem de teste grátis, aproveite para dizer até quando a versão gratuita é válida, e use a oportunidade para já oferecer a versão paga. Aproveite para destacar seus benefícios e, se possível, dê um desconto caso o cliente faça um upgrade antes do final do período de teste.
De qualquer forma, explore a alta taxa de engajamento do e-mail de boas-vindas para “vender seu peixe”. Também se mostre disponível para oferecer suporte. Isso faz uma grande diferença para a experiência do cliente.
4. Seja breve
Por último, seja breve. Nada de enrolar e escrever um conto no e-mail de boas-vindas. Ademais, sempre use parágrafos curtos para facilitar a leitura, inclusive por aparelhos mobile.
Esse cuidado garante que a mensagem seja lida e compreendida rapidamente, já que ninguém tem tempo a perder, certo?
Como iniciar um e-mail para um novo cliente?
O e-mail para um novo cliente deve começar com uma saudação. Você pode falar diretamente com o contato — Oi, [nome], tudo bem? — ou ir direto para as boas-vindas — Seja bem-vindo a nossa plataforma.
Além disso, informe o motivo do contato para alinhar as expectativas com o cliente. Por exemplo, confirmar um download ou inscrição.
Exemplos de e-mail de boas-vindas para clientes
Quer ver como as dicas acima podem ser usadas na prática? Então, confira 3 exemplos de e-mail de boas-vindas para clientes com motivações distintas e use-os como inspiração para criar os seus!
1. E-mail de agradecimento
Olá, [nome do cliente]. Seja bem-vindo!
Agradecemos pelo interesse em [ação + nome da solução] e gostaríamos de dizer que estamos muito felizes pela oportunidade de trabalharmos juntos.
Caso tenha alguma dúvida, mande uma mensagem para o nosso suporte, porque estamos sempre prontos para ajudar.
[Assinatura]
2. Informativo
E aí, [nome do lead], tudo bem?
Estamos muito felizes em tê-lo conosco em uma parceria que tem tudo para ser um sucesso. Para começar sua jornada, trouxemos alguns materiais gratuitos que podem te ajudar a aproveitar ao máximo a[nome da solução].
[links para os materiais, que podem ser guias, passo a passo, checklist ou vídeos]
Não deixe de conferir e, caso tenha alguma dúvida, é só mandar um oi, que a nossa equipe responderá rapidinho!
[Assinatura]
3. De pesquisa
Oi, [nome do cliente], como vai você?
Primeiro, queríamos agradecer por escolher a [nome da empresa]. [Nome da solução] foi criada pensando em pessoas como você e acreditamos que sua opinião é muito importante para melhorarmos sempre.
Em 5 minutos, você responde à nossa pesquisa de satisfação e nos ajuda a entender como podemos superar suas expectativas!
[link da pesquisa]
[Assinatura]
Gostou de ver as dicas e exemplos de e-mail de boas-vindas para novos clientes? Então, fique ligado nos conselhos extras que trouxemos.
Primeiro, use uma ferramenta de e-mail para automatizar o envio das suas mensagens.
Desse modo, os e-mails são enviados automaticamente e com segmentação sempre que o cliente concluir uma ação. Lembre-se também de acompanhar as métricas de conversão para saber os resultados da sua campanha, viu?
Por fim, adote um funil dos sonhos para alinhar as metas da sua empresa e, assim, alcançar melhores resultados com sua estratégia de e-mail. Aprenda como fazer neste webinar gratuito que vem com um template de funil para usar como quiser!