Criar um bom e-mail de prospecção é um desafio para você? Pois saiba que muitos vendedores passam pelo mesmo problema. Afinal, enviar a primeira mensagem de contato para um prospect por um canal um tanto frio, como o e-mail, não é nada fácil.
Principais aprendizados deste artigo:
- A criação de um e-mail de prospecção efetivo começa pela procura de informações sobre o prospect, através de ferramentas de automação de marketing e perfis nas redes sociais.
- Um e-mail comercial é, geralmente, composto por 5 etapas: assunto, identificação, introdução, corpo e fechamento. Cada uma delas possui características e objetivos próprios.
- O e-mail de prospecção deve ser breve, direto ao ponto, conter informações relevantes para o cliente e falar diretamente com ele.
- Para criar um bom e-mail de prospecção, é essencial saber como chamar a atenção dos clientes. Por isso, baixe nosso e-book gratuito: como prospectar clientes e gerar leads qualificados para aprender!
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No entanto, isso deve ser feito, pois, segundo pesquisas, um e-mail é 40 vezes mais eficiente que as mídias sociais para a prospecção de novos clientes.
É isso mesmo! Mesmo sendo considerada por muitos como uma forma de contato obsoleta e antiquada, o e-mail de prospecção ainda é uma das mais efetivas. Afinal, 72% das pessoas preferem receber conteúdos comerciais por ele.
Por isso, saber escrever um bom e-mail de prospecção de clientes é uma arma poderosa para ter no arsenal de técnicas de vendas.
Pensando nisso, trouxemos dicas de como prospectar novos clientes por e-mail, onde ensinamos como desenvolver cada etapa da mensagem para aumentar o interesse do público. Continue lendo para aprender!
Como criar um e-mail de prospecção de clientes perfeito?
A primeira regra para aprender como prospectar novos clientes por e-mail é: reunir o máximo de informações possíveis.
Por isso, quem usa estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo apoiado por automação de marketing digital, tem melhores condições de fazer prospecção de clientes por e-mail.
Por quê? A resposta é simples: essa estratégia foi criada justamente para fornecer informações sobre os clientes e suas reais necessidades. Assim, fica fácil escrever aquele e-mail de prospecção matador!
Mas isso não significa que não é possível fazer prospecção por meio de cold mails. Ela é bastante efetiva, desde que, é claro, também se faça tudo que estiver ao seu alcance para conhecer melhor aquele prospect após o primeiro contato.
Não sabe o que é cold e-mailing? Então, dê uma olhada nesta definição:
Entretanto, independentemente de ser um cold mail ou um contato utilizando informações privilegiadas, personalize sua mensagem na hora de escrever o seu texto de prospecção de clientes. Sendo assim, conte com, pelo menos, o mínimo de informações sobre o prospect.
>>>> Leia também: 20 dicas de como criar um email comercial perfeito
Algumas fontes de informações para conhecer melhor seus prospects
Agora você pode questionar: e onde eu encontro essas informações? E calma, que trouxemos algumas ótimas fontes para você abaixo:
- ferramentas de automação de marketing;
- perfis do cliente em redes sociais, principalmente no LinkedIn;
- páginas da empresa nas mídias sociais;
- blog ou site da empresa;
- notícias sobre o cliente.
De posse dessas informações, será muito mais fácil escrever um e-mail de apresentação comercial que engaje o prospect e faça com que ele responda rapidamente.
A seguir, siga a leitura para aprender como escrever cada uma das etapas de um e-mail de prospecção de clientes.
Os 5 elementos principais de um bom e-mail de prospecção de clientes
Antes de mostrarmos como prospectar clientes por e-mail, escrevendo corretamente cada um dos elementos da mensagem, confira algumas dicas importantes:
- seja breve (3 ou 4 parágrafos curtos);
- não enrole;
- use informações relevantes;
- não se esqueça de começar o e-mail usando o nome do cliente (por exemplo: Prezado João, ou Cara Helena etc.).
Agora, sim, vamos às dicas de como desenvolver cada um dos elementos do e-mail de prospecção!
1. Assunto do e-mail
O assunto do e-mail é uma parte crucial. É com base nele que o prospect decide se lê a mensagem ou a ignora.
Por isso, evite ser excessivamente comercial ou promocional. Isso não funciona em vendas B2B. No lugar, mostre para o cliente que se trata de uma oportunidade séria de resolver algum problema ou necessidade da empresa.
Você pode fazer isso com uma pergunta que envolva um problema que sua solução resolve. Por exemplo:
“Alta rotatividade de funcionários? Um sistema de gestão de RH pode te ajudar nessa hora!”
Outra forma de fazer isso é com dados ou estatísticas:
“X % dos gestores de RH tem dificuldade em reter talentos. Veja como a tecnologia pode ajudar”
Além disso, gerar identificação com o prospect também traz aumenta as chances de abertura da mensagem. Um exemplo de texto é:
“Só quem lidera o RH vai entender o poder desta solução”
2. Primeira linha: identificação
Logo abaixo do nome do cliente, escreva uma frase de abertura marcante e que mostre que você está a par das necessidades do prospect. Ao usar as informações disponíveis, pode-se abrir o contato com:
“O que achou do nosso e-book sobre gestão de RH?”
Caso não tenha informações precisas, tente personalizar ao máximo a mensagem inicial. Veja alguns exemplos de informações que pode achar na internet:
“Seu programa de seleção de trainees deste ano já começou a todo vapor!”
“Com a inauguração de uma nova unidade, possivelmente você deve estar procurando talentos para compor o time de sua empresa”
“Parabéns pela indicação ao prêmio melhores empresas para trabalhar”
3. Introdução: aguce a curiosidade!
Após gerar alguma conexão com o cliente, tente prendê-lo ao texto por meio de alguma informação atraente. Perguntas são ótimas para isso:
“Já pensou contar com um banco de currículos completo e fácil de filtrar as competências que você precisa?”
“Que tal uma solução de RH completa, com avaliação 360º, 9 BOX e muito mais?”
4. Corpo do e-mail: mostre o valor da solução
Para conseguir isso, apresente estatísticas, cases ou depoimentos:
“Diminua a evasão de talentos em 89%”
“A solução ideal que resolveu nosso problema de rotatividade de mão de obra, afirma Roberto Peixoto, diretor de RH da empresa X”
“Veja neste link como a empresa Y se tornou referência entre as melhores empresa para trabalhar em seu Estado adotando nossa solução de gestão de RH”
5. Fechamento: defina o próximo passo
No final do e-mail, proponha ao prospect um próximo passo. Pode ser marcar uma visita, preencher um formulário para assinar uma newsletter ou mesmo baixar um material, ou uma versão gratuita de um software.
Caso ele faça isso, você ganha uma excelente razão para fazer um novo contato.
Vale destacar que você deve conectar todos esses exemplos de frases de uma forma lógica e agradável de se ler. E lembre-se: use linguagem informal, sem palavras difíceis e mantenha seu texto curto e objetivo.
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