O e-mail marketing é a comunicação por meio de e-mails que empresas enviam para sua base de contatos ou clientes. Com o uso de ferramentas, é possível criar campanhas para divulgar conteúdos, estreitar relação com consumidores, anunciar produtos, serviços ou promoções e muito mais.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital que realiza envio de e-mails para leads e clientes com foco em construir um relacionamento com eles e vender mais.
  • Ele oferece diversos benefícios, como geração de leads, reconhecimento de marca, engajamento, geração de valor, autoridade e credibilidade, campanhas mais eficientes, aumento de vendas, entre outros.
  • O e-mail marketing é um dos canais de comunicação que possuem maior retorno sobre o investimento e possui alto poder de conversão.
  • Para fazer e-mail marketing é preciso construir sua base de contatos; escolher uma plataforma de envio e monitoramento, segmentar a base de clientes; personalizar as mensagens; nutrir o leads e analisar resultados.
  • Os principais KPIs para medir o sucesso do envio são: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, e-mails marcados como spam, taxa de cancelamento de inscrição e retorno sobre o investimento.
  • Para aprender mais sobre práticas de marketing digital, assista ao nosso webinar Como integrar marketing e vendas para impulsionar seus resultados. Aproveite para se cadastrar e testar gratuitamente o CRM Agendor e aprender como o sistema pode te ajudar a aprender mais sobre seus clientes.

Algumas pessoas têm a ideia errada de que o e-mail está morrendo. Mas, enquanto elas baseiam suas ações em achismos, outros buscam números para embasá-las.

Por exemplo, sabia que, apesar dos aplicativos de mensagens, o email ainda é parte integral da rotina das pessoas?

Segundo dados da Statista, o número de usuários de serviços de e-mails pode chegar a 4,73 bilhões em 2026.

Esses números ainda não te convenceram? Então saiba também que os consumidores que costumam comprar produtos e serviços por email gastam 138% a mais do que aqueles que não recebem ofertas em suas caixas de entrada, de acordo com a Benchmark Email.

Por isso, continue a leitura deste artigo pois falaremos em detalhes sobre:

  • o que é e-mail marketing;
  • qual o principal objetivo do e-mail marketing;
  • quais são os tipos de e-mail marketing;
  • como fazer e-mail marketing;
  • qual a melhor ferramenta de e-mail marketing;
  • principais estratégias de e-mail marketing;
  • principais KPIs de e-mail marketing;
  • exemplos de e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia que faz parte do marketing digital e que tem como objetivo enviar emails segmentados para leads, clientes e contatos em geral. É um canal de comunicação não somente para aumentar as vendas de produtos e serviços, mas também para garantir um excelente relacionamento com clientes.

Quando você deseja crescer sua marca e vender seus produtos ou serviços, esse meio representa uma das formas mais populares e eficientes dentro de campanhas e estratégias bem alinhadas com os objetivos da empresa.

Podemos citar como principais vantagens deste canal:

  • geração de leads;
  • reconhecimento de marca;
  • engajamento com consumidores;
  • relacionamento com clientes;
  • customer success;
  • geração de valor;
  • campanhas mais eficientes;
  • aumento das vendas.

Qual é o objetivo principal do e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para construir uma base de contatos e leads com a finalidade de desenvolver uma audiência engajada com sua empresa. O e-mail marketing funciona em qualquer etapa do funil de vendas e serve para se relacionar com seus clientes, encantá-los e fidelizá-los.

Mas não podemos negar que aliado a tudo isso, o que precisamos ficar de olho mesmo em relação a esse canal é o seu potencial de conversão. Ou seja, utilizar e-mail marketing vende, e vende muito bem.

Ele é um dos canais com maior retorno sobre o investimento e está aí sua importância. Um estudo feito pela Barilliance em 2023 mostrou que a taxa de abertura de e-mails teve uma média de 48,69% e um CTR de 16,79%.

Para efeitos de comparação, a média de engajamento no Instagram envolvendo todos os segmentos é de somente 0,43% (Rival IQ), enquanto a taxa de conversão fica entre 0,7% e 1,3% (Bazaarvoice), dependendo do número de seguidores.

No entanto, para ter resultados expressivos, é necessário entender quais são os tipos de e-mail marketing e como utilizá-los para usar a estratégia como uma técnica de venda eficiente. Veja só!

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Conheça os 7 principais tipos de e-mail marketing e como utilizá-los nas suas estratégias comerciais.

1. Newsletter

A newsletter é uma estratégia eficaz de e-mail marketing para manter um relacionamento contínuo e significativo com potenciais clientes e fornecedores.

Funciona como lembretes frequentes de que a sua empresa continua a manter contato e está disponível para atender às demandas dos clientes assim que ele achar necessário novamente.

E mais do que isso: a newsletter também é uma excelente oportunidade de divulgar conteúdos relacionados ao que sua empresa oferece, sem necessariamente, oferecê-los diretamente. 

Imagine o potencial de mostrar novidades relevantes aos seus leads e prospects!

Porém, para chegar a esse ponto do relacionamento, é fundamental estar em dia com a qualificação de leads. Além de, é claro, utilizar ferramentas que ofereçam insights sobre indicadores de desempenho, como taxas de abertura e cliques, além de identificar especificamente os interesses de quem interage com seu conteúdo.

Relembre quais são as técnicas de qualificação de leads:

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2. E-mail promocional

Quando se fala em promoção, logo vem à mente a palavra “desconto”. Porém, esse não é o caso desse tipo de e-mail marketing. 

No contexto dessas mensagens, o e-mail promocional é uma ferramenta versátil que pode ser usada para divulgar conteúdo gratuito, destacar um produto ou até mesmo promover eventos. 

Como em todas as estratégias de e-mail marketing B2B ou B2C, o segredo para o sucesso das mensagens está em personalizá-las conforme o perfil e a etapa da jornada de compra do destinatário. Contudo, nesse tipo de email marketing, o foco é fechar negócios — a famosa conversão.

3. E-mail sazonal

Os e-mails sazonais são enviados em ocasiões especiais — Natal, Dia das Mães, Dia do Cliente, por exemplo — para criar ou fortalecer uma conexão emocional com leads e clientes. 

O objetivo aqui é fazê-los se sentir especiais e lembrados, o que é uma ótima estratégia para reforçar a identidade da marca e estreitar relações. 

A chave para o sucesso com esse tipo de mensagem é usar elementos visuais,  a originalidade na criação do conteúdo. Além disso, vale a pena se atentar para o tamanho da mensagem — ela deve ser curta para capturar a atenção do destinatário e deixar uma impressão duradoura.

4. E-mail de boas-vindas

Receber um e-mail de boas-vindas ao se inscrever ou fornecer dados pessoais é o primeiro passo de um lead em sua jornada. Longe de ser uma mera formalidade, esse tipo de e-mail marketing é essencial para iniciar uma experiência positiva com a marca. 

Ao confirmar que o cadastro foi bem-sucedido e acolher calorosamente o novo lead, essa estratégia é fundamental para encorajar o avanço dele no funil de vendas e aumentar as chances de conversão.

5. E-mail para clientes inativos

Para reengajar clientes que por algum motivo se tornaram inativos, é importante enviar mensagens que sejam relevantes, e mais: no momento certo e com a frequência ideal. 

A personalização é a chave, considerando que as circunstâncias que levaram à inatividade podem variar. Em alguns casos, como no de serviços que têm relevância sazonal, você precisa ajustar a abordagem para manter os clientes engajados até que uma nova necessidade surja. 

Assim, você tem mais chances de garantir que a comunicação seja efetiva e que o interesse por sua marca seja renovado.

6. E-mail para e-commerce

No universo do e-commerce, a personalização dos e-mails marketing B2B é um fator decisivo para o sucesso dessa estratégia. 

Afinal, com a ampla variedade de produtos e a intensa concorrência online, enviar mensagens genéricas é uma prática como endereço certo para o fracasso. Logo, a diferenciação e a customização das ofertas com base nas preferências do cliente são essenciais. 

Essa abordagem personalizada requer um esforço constante para entender e se adaptar às mudanças de interesse dos consumidores, o que pode ser realizado com testes de conteúdo, layout, horários de envio e a frequência das interações.

7. E-mail de pesquisa de satisfação

Após interagir com sua marca, seja concluindo uma compra ou usufruindo de um serviço, o envio de um e-mail solicitando feedback é uma prática valiosa. 

Este contato não só demonstra que você valoriza a opinião do cliente, mas também fornece insights cruciais para melhorias contínuas. Ao estruturar um e-mail de pesquisa de satisfação, seja direto, sincero e educado, explicando como a opinião do cliente ajuda a melhorar a experiência de todos os consumidores. 

Porém, nem todo cliente gosta de responder a esse tipo de pesquisa. Por isso, procure encorajar a participação oferecendo um processo simplificado e rápido de resposta, com perguntas objetivas e espaço para comentários adicionais, se for o caso.

Essa estratégia pode deixar o cliente mais à vontade para interagir com a sua  marca no pós-venda e ainda mostra comprometimento com a melhoria contínua da qualidade do produto/serviço e com a satisfação do comprador. 

Leia também: Tudo sobre NPS e modelo de pesquisa de satisfação pronto!

Como fazer e-mail marketing, afinal?

Para fazer e-mail marketing é necessário: 

  • construir sua lista de contatos com técnicas de Inbound Marketing;
  • escolher uma plataforma de automação de e-mail marketing, com envio e monitoramento; 
  • segmentar sua base e personalizar suas mensagens; 
  • manter a nutrição de leads; 
  • fazer análises de resultados e testes A/B.

Entenda a importância de cada etapa.

1. Construa sua lista de emails

Caso você já tenha uma base de contatos de e-mails, o primeiro passo já está dado. Mas para quem está começando agora essa estratégia, é preciso trabalhar na captação de dados de leads.

Entre os principais canais para criar a sua própria base de e-mail, destacamos o Inbound Marketing que trabalha como uma forma de atrair o público-alvo oferecendo conteúdos relevantes e de valor, como: e-books, newsletter, webinários, catálogos, entre outros.

Mas também é possível captar e-mails naturalmente quando consumidores solicitam orçamento ou fazem uma compra de seu produto ou serviço.

E vale a pena ressaltar: jamais compre lista de e-mails “prontas”. Ao utilizar uma lista comprada, sua interação com potenciais consumidores fica totalmente prejudicada. Isso acontece por alguns motivos, dos quais podemos destacar dois principais:

  • em uma lista comprada, as pessoas não concordaram em receber suas mensagens. Logo, você já começa a conversa como um intruso;
  • listas compradas impedem que você crie uma relação próxima de seu potencial cliente e reduz a possibilidade de captar mais dados sobre ele.

Leia também: Como criar um mailing de seus clientes usando o Agendor e o MailChimp

2. Escolha uma plataforma de e-mail marketing

Com uma base de contatos construída, o próximo passo para entender como funciona o e-mail marketing é a ferramenta que você pode utilizar.

A escolha da melhor ferramenta de disparos de e-mails varia de acordo com as necessidades da empresa.

As opções mais básicas devem ser capazes de oferecer recursos para criar, personalizar e otimizar e-mails sem muita dificuldade.

Os recursos de cada plataforma devem ajudar a criar as melhores campanhas para atingir seus objetivos, além de permitir que você analise os dados mais importantes para sempre melhorar suas campanhas.

Mais abaixo selecionamos algumas das melhores plataformas e ferramentas para você utilizar nas estratégias de sua empresa.

Continue aprendendo: Campanha de fidelização de clientes: venda mais e mais vezes

3. Segmente e personalize suas mensagens

Quando enviar suas mensagens, personalize o conteúdo de acordo com as características da lista que receberá o e-mail.

Você pode segmentar os clientes demograficamente ou com base em outras informações pertinentes. Se, por exemplo, sua mensagem tem como foco os gestores, ela não precisa ser enviada aos colaboradores.

Para isso, utilize buyer personas em suas estratégias e conte com ferramentas de automação para transformar esse canal em uma máquina de vendas.

4. Mantenha a nutrição de seus leads

Os leads são os contatos comerciais adquiridos em uma estratégia de Inbound Marketing.

Nem sempre os potenciais clientes estão prontos para comprar seu produto, uma vez que o timing pode não ser perfeito (eles podem, por exemplo, estar em férias ou terem acabado de fazer um grande investimento na empresa).

Mesmo assim, jamais desista desses contatos. Utilize o e-mail como uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, segmente as mensagens e ajude seu potencial consumidor a reconhecer e resolver seus principais problemas.

Na hora de comprar, certamente se lembrará da sua marca!

Por isso é tão importante usar as dicas de e-mail marketing junto ao funil de vendas e à jornada do cliente.

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Saiba mais: 3 exemplos de email de prospecção: conheça as melhores práticas!

5. Faça análises e testes A/B

As análises e os testes A/B auxiliam na tomada de decisões para eleger quais campanhas, títulos, CTAs ou outras variantes funcionam melhor entre todas.

Por exemplo, você pode realizar um teste A/B entre campanhas de e-mail marketing para saber quais tipos de conteúdos ou ofertas têm mais aberturas, cliques e conversões.

Muitas ferramentas de e-mail marketing permitem que você faça simples testes A/B e consiga obter métricas que indiquem quais estão com desempenho melhor.

Portanto, que tal conhecer algumas dessas melhores plataformas?

Qual a melhor ferramenta de e-mail marketing?

A melhor ferramenta de e-mail marketing é aquela que atende às necessidades específicas do seu negócio, porém, de preferência, que ofereça funcionalidades diversificadas para otimizar o envio das mensagens para sua base de leads. 

Entre as melhores, podemos citar: 

  • MailChimp;
  • ActiveCampaign;
  • LeadLovers;
  • GetResponse;
  • ConverKit.

Conheça as principais características e diferenciais de cada uma.

1. MailChimp

O MailChimp é uma das plataformas de e-mail marketing mais conhecidas, usada por milhões de empresas ao redor do mundo.

O plano gratuito desta ferramenta conta com recursos básicos, podendo criar uma base de contatos de até 2.000 inscritos, com um limite de envios de 12.000 e-mails por mês

Também é possível criar estratégias de marketing dentro da plataforma, com landing pages, formulários de pop-up e envio de e-mails de follow-up, por exemplo.

2. ActiveCampaign

Quer uma ferramenta completa? Então o ActiveCompaign é uma das melhores soluções, especialmente para os pequenos negócios.

Ela oferece uma automação de campanhas descomplicadas que permite criar modelos de e-mails para serem enviados automaticamente aos contatos e segmentos criados.

Entre outros recursos disponíveis, estão: templates com designs altamente personalizáveis, criação de fluxo de e-mails conectados entre si, automação com base em critérios específicos, relatórios detalhados automação, conversas, campanhas, contatos e ofertas.

3. LeadLovers

A Leadlovers é uma ferramenta de automação de e-mail marketing brasileira e que foi recentemente adquirida pela empresa Suvini.

O seu principal objetivo é focar no relacionamento entre marca e cliente por meio de sequências de e-mails (que são ilimitadas, aliás!).

Mas além de ser um serviço para envio, a Leadlovers se destaca como uma plataforma completa de automação de marketing para quem deseja vender cada vez mais.

Você encontra opções como criação de páginas, chatbots, área de membros, importação de leads, relatórios completos e até salas para videoconferências.

4. GetResponse

Se você procura por uma ferramenta gratuita, o GetResponse pode ser a solução para você testar gratuitamente por 30 dias!

Trata-se de uma plataforma que conta com recursos simples para iniciantes, mas também não deixa a desejar em funcionalidades mais avançadas.

O serviço oferece um editor de templates simples de arrastar e soltar para ajudar a personalizar newsletters, landing pages, conteúdos e vários outros elementos.

5. ConvertKit

Para finalizar nossa lista de ferramentas para enviar e-mail marketing, selecionamos o ConvertKit e suas diversas vantagens para lojas virtuais.

A interface desta plataforma de e-mail marketing é simples e apresenta os principais e mais importantes recursos para a criação de campanhas. Ao mesmo tempo, conta com mais de 70 ferramentas e serviços online.

O ConvertKit permite enviar sequências de e-mails de boas-vindas para interagir com seus contatos, para follow-up com base em eventos, ações e condições, e inclusive e-mails de reengajamento para filtrar os consumidores inativos.Leia mais: Por que integrar seu CRM com automação de marketing?

Principais estratégias de e-mail marketing

Por si só, o e-mail marketing já é uma estratégia do próprio marketing digital.

Mas existem diferentes abordagens e tipos de e-mail marketing que devem ser ajustados conforme os objetivos de cada companhia. Por isso, saber o que mandar no e-mail marketing precisa ser planejado com atenção.

Você pode, por exemplo, usar estratégias para:

  • enviar newsletters;
  • apresentar ofertas promocionais ou sazonais;
  • dar as boas-vindas aos clientes;
  • parabenizar por datas especiais;
  • engajar com contatos inativos;
  • prospectar clientes por email;
  • solicitar feedback;
  • nutrir seus leads;
  • oferecer conteúdos relevantes e de valor.

Em geral, procure investir em estratégias eficientes e com grande potencial de otimização de todo seu planejamento de marketing.

Para e-commerces, por exemplo, temos algumas estratégias muito importantes, como as de promoção relâmpago, aviso sobre últimas unidades de certo produto, abandono de carrinhos, envio de descontos em datas especiais, reestoque de produtos e oportunidades de pré-vendas.

Fazer pesquisas com os consumidores da sua base de contatos também é considerado uma estratégia que não pode ser deixada de lado.

Com elas, você descobre exatamente o perfil dos seus consumidores, o que eles querem exatamente ou mesmo a se acertar com um possível cliente insatisfeito ou que teve problemas com a compra.

KPIs de e-mail marketing: 6 indicadores essenciais

Por fim, como acompanhar o desempenho de suas estratégias de e-mail marketing?

Ficar de olho nos indicadores de performance, ou seja, os KPIs é essencial para auxiliar a compreensão de como sua audiência reage aos conteúdos e às ofertas que você oferece.

As métricas de e-mail marketing permitem que você não dispare mensagens em massa sem acompanhar os indicadores de desempenho, o que é um desperdício de uma eficiente ferramenta de conversão!

Portanto, acompanhe esses principais indicadores para medir e analisar seus resultados e sucesso:

1. Abertura de e-mail

Essa primeira métrica mostra a relação da quantidade de e-mails enviados e quantos deles foram abertos pelos contatos.

É importante acompanhá-la para saber se o título/assunto despertou interesse suficiente do público e, assim, poder otimizar e testar alternativas.

Dica extra de e-mail marketing: analise também as aberturas em dispositivos móveis, pois suas mensagens devem ser adaptadas para favorecer a leitura em celulares e tablets também.

2. Taxa de cliques no e-mail

Neste KPI de e-mail marketing, o “Click Through Rate (CTR)” serve para medir e analisar a quantidade de cliques em links no conteúdo da mensagem. O cálculo é feito em relação ao total de e-mails enviados.

Esses links dependem dos seus objetivos, pois podem direcionar o consumidor para seu site, produtos específicos, landing pages, ofertas especiais, entre outros.

3. Conversão

Aqui temos um dos indicadores mais importantes, pois é possível medir quantas pessoas tomaram uma ação específica que foi enviada na mensagem.

Em outras palavras, é o KPI que mede o total de e-mails enviados e quantas pessoas concluíram um call-to-action (CTA). Por exemplo, quantas compraram um produto em seu site de e-commerce ou baixaram determinado e-book!

4. E-mails marcados como spam

Algo que pode prejudicar muito a eficiência de estratégia de marketing é quando os destinatários marcam suas mensagens como spam.

Atente-se para este KPI, pois isso acontece quando são enviados muitos disparos em massa ou ainda se a empresa não se identificar direito, o que atrapalha o próprio reconhecimento de marca e as intenções de se aproximar dos clientes.

5. Cancelamento de inscrição

Outra forma de saber se os seus conteúdos são relevantes e interessantes para sua lista de contatos (segmentada ou não) é a taxa de cancelamento de inscrição.

Afinal, por que alguém aceitaria continuar recebendo e-mails que não fazem mais diferença para a pessoa?

Porém, vale a pena mencionar que esse indicador pode ser útil tanto para rever seus conteúdos quanto para “limpar” sua lista de contatos que não comprariam de você.

O cálculo pode ser feito dividindo a quantidade de descadastramentos pelo total da base de contatos no início do período analisado. Depois, multiple o resultado por 100 para ter obter o percentual.

6. ROI: Retorno sobre o Investimento

Por último, o “clímax” dos KPIs de e-mail marketing é o Retorno sobre o Investimento. Em outras palavras, o indicador apresenta o quão rentável sua campanha é.

Para calcular este KPI, obtenha o total investido em suas estratégias e o dinheiro obtido das vendas por esses e-mails.

Conheça mais KPIs de e-mail marketing e indicadores para acompanhar o desempenho

4 exemplos de e-mail marketing para conferir

Para entender melhor todas as informações e dicas que demos, separamos 4 exemplos de e-mail marketing para servir como base criativa para suas próximas campanhas. 

E-mail marketing para conversão

Olá, (nome do lead),

Já que você gostou do nosso e-book (nome do e-book), separamos outros materiais que somam ao seu aprendizado!

> título do e-book ou texto do blog

(um parágrafo explicando o que é e para que serve)

(inserir botão CTA: baixe grátis ou leia mais)

> título de um texto ou e-book sobre um produto ou serviço da empresa que esteja associado ao assunto do e-book baixado)

(inserir botão CTA: quero saber mais ou baixe grátis

> oferta de um produto ou serviço: O (nome do produto/serviço) é perfeito para atingir (objetivo, como controlar o estoque ou vender mais). Aproveite nosso cupom de desconto, válido até (inserir prazo final).

(inserir botão CTA: quero o desconto ou aproveite)

E-mail marketing de boas-vindas

Olá, (primeiro nome do cliente)!

Você criou com sucesso uma conta no nosso site. Seja bem-vindo!

Para ativá-la, clique abaixo e confirme seu endereço de e-mail.

Muito obrigada,

Equipe (nome da empresa)

E-mail marketing para clientes inativos

Olá, (primeiro nome do cliente)

Estamos com saudades e queremos você de volta conosco!

Viemos te oferecer um mimo para nos reaproximarmos de novo.

Use o cupom (número/nome do cupom) e ganhe 10% OFF em nosso site!

Adicione o código no carrinho de compras e recebe nosso presente.

Botão CTA: Veja nossos produtos/serviço

E-mail marketing educativo

Olá, (primeiro nome do cliente), tudo bem?

Trouxemos muitos conteúdos sobre (inserir tema/assunto) para que você aprenda (colocar o objetivo dos conteúdos selecionados, que resolvam problemas dos leads).

Confira!

(inserir alguns posts do blog ou e-books selecionados para a etapa do funil de vendas em que o lead se encontra).

Como o e-mail marketing se relaciona com indicadores de vendas

Com todo o conhecimento que você aprendeu até aqui, ficou claro a importância do e-mail marketing para estratégias de vendas, certo?

Mas, muito além de acompanhar o desempenho de seus emails, é fundamental se atentar aos indicadores de vendas também para obter melhores resultados com a integração de marketing e vendas de sua empresa.

Mas, neste caso, quais KPI de vendas e marketing você deve usar? Descubra neste GUIA de indicadores de desempenho em vendas e marketing:

  • Entenda a relevância das áreas de Vendas e Marketing nas organizações;
  • Conheça os principais indicadores de vendas e marketing macro (finais) e micro (intermediários);
  • Fique por dentro dos principais tipos de KPI de vendas e marketing, outbound e inbound;
  • Confira outras indicações de materiais relacionados aos indicadores de desempenho em vendas e marketing;
  • Dicas para pôr tudo em prática, parar de fazer o mesmo e reformular suas atividades para atingir resultados.