Se você NÃO gosta de conversar com seus clientes, use contas no-reply!
Muito comum no meio corporativo, as contas de e-mail no-reply são utilizadas por inúmeras empresas, de diversos segmentos.
O que nem todos sabem, porém, é que elas podem atrapalhar o relacionamento da empresa com os clientes, dificultando a conversa imediata por parte deles e criando uma barreira quase impenetrável para críticas e sugestões.
Geralmente esses endereços são adicionados a e-mails sobre confirmações de compra ou newsletters, em que várias mensagens são enviadas para um grande número de pessoas.
Mas se elas têm algum comentário a fazer, ou precisam de um auxílio com certo item, como irão se comunicar?
Se você não quer prejudicar o relacionamento com sua audiência por um simples detalhe, continue a leitura e entenda porque sua empresa deveria evitar as contas no-reply a qualquer custo.
O que é e-mail no reply?
Certamente você já se deparou com uma mensagem de um remetente no-reply em sua caixa de e-mail.
Esse endereço de e-mail, uma forte herança no mercado corporativo, é uma conta que, além de não ser monitorada por ninguém, indica que não há a possibilidade de receber respostas.
Na prática, um e-mail no-reply mostra que a conta não está habilitada para receber e-mails de retorno.
Ou seja, se um cliente tentar responder uma mensagem dessa conta, certamente receberá um novo e-mail informando que a mensagem não pôde ser entregue.
Agora imagine que seu cliente precise entrar em contato com você, ou tenha interesse em responder o e-mail marketing que recebeu da sua empresa.
Se você utiliza um e-mail no-reply acaba criando uma barreira de comunicação entre vocês.
O resultado? Uma quebra em um possível relacionamento que o cliente estava disposto a estabelecer.
Como o e-mail no reply funciona?
Em geral, um e-mail que não permite respostas utiliza uma conta como no-reply@dominio.com, mas também é possível encontrar outras nomenclaturas para esse tipo de e-mail, como:
- donotreply@dominio.com;
- nao-responder@dominio.com;
- não-responda@dominio.com;
- nãoresponda@dominio.com;
- e e-mails com sequências de números e letras.
Em todos os casos, a mensagem passada para o lead ou cliente é a mesma: não estamos abertos para respostas.
E como esse tipo de e-mail funciona?
Ao criar uma conta configurada como no-reply, o remetente consegue fazer envios de e-mails como em qualquer outro tipo de conta.
A única diferença é que, por escolha dele, o destinatário não pode entrar em contato de volta.
Assim, caso a pessoa que recebeu envie uma resposta, algum tempo depois ela será notificada de que o e-mail informado está errado ou simplesmente não existe.
3 principais motivos para sua empresa não usar o e-mail no-reply
Agora que você sabe o que é no-reply e como funciona esse tipo de e-mail, vamos explicar algumas razões para sua empresa não enviar e-mails no-reply para leads e clientes.
Antes disso, porém, vejamos brevemente uma situação que passei certa vez e que pode ilustrar perfeitamente um dos motivos de que contas no-reply podem ser muito prejudiciais.
Me lembro que uma vez recebi um comunicado de uma escola de cursos técnicos. Como você já deve imaginar, a newsletter apresentava a conta “no-reply” para respostas.
Ok, eu estava interessado em fazer o curso, que aliás era pago, então iniciei uma jornada pelo site da instituição buscando o e-mail de contato.
Em um momento, com muita persistência, encontrei o tal endereço de email! Mas isso deve ter demorado aproximadamente 30 minutos… E apenas assim consegui contato com a empresa.
Agora, pense em que um prospect do seu negócio passou pela mesma situação, você acredita que ele procuraria novas formas de entrar em contato com você?
Um e-mail real onde você lê e responde as mensagens (de preferência, dentro de um prazo viável), apresenta credibilidade e transparência para seus clientes.
Afinal, ninguém quer ter o trabalho de elaborar uma mensagem e descobrir que aquela conta não responde.
Imagine então, qual a probabilidade dessa mesma pessoa iniciar uma jornada em seu site por um e-mail de “fale conosco”! Certo?
Então, agora que você já está ponderando sobre o assunto, vamos seguir para os três maiores motivos para sua empresa nunca mais usar uma conta de e-mail no-reply.
1. Tira a autonomia do seu cliente em entrar em contato
Quando uma empresa utiliza um e-mail no-reply para enviar informações aos clientes ou fazer e-mail marketing, é como se dissesse que não está disposto a ouvir o que o destinatário tem a dizer.
Dessa forma, você não apenas dá a conversa como encerrada, como tira a oportunidade do cliente ou lead comunicar com a sua equipe.
2. Prejudica a taxa de abertura de e-mails
Bastam poucas horas de um dia para a caixa de e-mail de muitas pessoas ficarem lotadas. E entre as inúmeras mensagens, você acredita que o seu lead ou cliente irá se preocupar em conferir justamente um e-mail no-reply?
Muitas vezes o e-mail pode conter um conteúdo rico e uma CTA imperdível. Mas o fato de ser identificado como uma mensagem que não se pode sequer interagir, faz com que o contato nem se dê ao trabalho de abrir.
Com isso, a taxa de abertura de e-mail da sua empresa, assim como a taxa de clique no CTA se tornam muito baixas, quase irrelevantes, e podem prejudicar a autoridade do seu
3. O e-mail no-reply pode cair na caixa de spam
Outro ponto negativo do e-mail no-reply é a dificuldade que o usuário encontra em se desinscrever da lista de envio.
Afinal, se não há um link em que ele possa entrar e optar por sair da lista, e nem tem como responder fazendo a solicitação, como ele se vê livre dos e-mails?
Certamente, para parar de ser incomodado com e-mails que não podem ser respondidos, seu lead ou cliente irá direcionar o seu domínio para a caixa de spam.
E, como todo mundo sabe, ao ser marcado como spam por muitas pessoas, seu domínio não apenas perde a autoridade. Além de ter sua entrega prejudicada em novas campanhas de e-mail marketing.
Vale lembrar que mesmo que o contato não se incomode com as mensagens e não coloque como spam, alguns provedores de e-mail são originalmente programados para marcar e-mails de contas no-reply como lixo eletrônico.
Esqueça o endereço de e-mail no-reply de uma vez por todas
Já deu para perceber que usar um e-mail no-reply não é o mais estratégico para estabelecer e manter a comunicação e relacionamento com sua base de contatos, certo?
Então, se sua empresa está disposta a evitar o seu uso e dar oportunidade para leads e clientes entrarem em contato por meio de respostas de e-mail, que tal conhecer um pouco mais os benefícios que o feedback de clientes pode trazer para as vendas do seu negócio?
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