Uma empresa desorganizada pode causar problemas sérios para seus colaboradores, para os clientes e para os empreendedores.
Principais aprendizados deste artigo:
- Uma empresa desorganizada gera reclamações de clientes insatisfeitos, colaboradores estressados e empreendedores frustrados, e por isso, é vital que a desorganização seja evitada.
- Quando a desorganização atinge o time de vendas, a receita da empresa é diretamente afetada. Além disso, o time apresenta falta de motivação e não consegue bater suas metas.
- Os conflitos são sinais de uma comunicação interna fragilizada. Nesse contexto, a organização favorece o alinhamento entre equipe e um clima organizacional mais agradável.
- Investir em softwares de gestão, como CRM, é uma excelente alternativa para padronizar processos e centralizar dados com mais facilidade. Conheça os benefícios do software de gestão de vendas em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
Para piorar, muitas vezes a falta de gestão está disfarçada de flexibilidade e passa despercebida pela diretoria. Quando menos esperam, prejuízos irreversíveis vêm à tona.
Como consequência, a empresa coleciona clientes extremamente insatisfeitos, colaboradores estressados e frustrados, e uma péssima imagem no mercado.
É preciso estar atento aos pequenos sinais de desorganização para que o negócio não ultrapasse o limite do aceitável, mas muitas empresas simplesmente evitam olhar para esses aspectos.
Afinal, colocar uma empresa em ordem é exaustivo, nós sabemos disso. Mas é importante entender que uma empresa pode ter os melhores e mais experientes colaboradores no seu time, no entanto, se tiver processos, estratégias e ferramentas desorganizadas, não chegará a lugar nenhum.
Se você se preocupa com a integridade do seu negócio, basta continuar a leitura do artigo!
Aqui, vamos falar mais sobre os problemas causados pela falta de gestão de empresas e como melhorar uma empresa desorganizada.
Boa leitura!
Que tipos de problemas a falta de organização pode causar em empresas?
Gerir uma empresa é um enorme desafio. Não é à toa que 60% das empresas encerram suas atividades em cinco anos.
Por isso, a organização é um pilar fundamental para garantir não apenas o crescimento do negócio mas, principalmente, sua sobrevivência.
A falta de gestão de empresas não necessariamente leva às portas fechadas. Mas, sem dúvidas, causa problemas que podem deixar a empresa totalmente estagnada, ou então, no prejuízo.
Veja alguns exemplos de problemas que a falta de organização causa nas empresas.
1. Erros e retrabalhos constantes
Você percebe que sua equipe precisa refazer suas atividades e corrigir projetos e relatórios frequentemente? Isso pode ser um sinal de empresa desorganizada.
Os erros e retrabalhos são os principais inimigos da produtividade da equipe, e eles podem ser frutos de processos confusos, ausência de ferramentas que otimizem as tarefas, falta de material de suporte para o time e, principalmente, falta de treinamento, que representa o retrabalho causado pelo executor, e este não deixa de ser fruto de uma empresa desorganizada.
Os equívocos nas tarefas aborrecem todos os envolvidos, desde os funcionários e seus líderes, até seus clientes, que se deparam com uma entrega de baixa qualidade e discordante de suas expectativas.
É neste ponto que estes erros e retrabalhos se tornam ainda mais graves.
Quando seus clientes percebem os erros recorrentes, fica difícil reverter a imagem pouco profissional que esse evento causa. Como consequência, os clientes buscam outros fornecedores, e a equipe interna se sente frustrada, podendo, inclusive, ter sua saúde mental danificada por esse motivo.
Leia também: Saúde emocional em vendas: iniciativas para manter além do Setembro Amarelo
2. Metas não atingidas
Outro sinal de desorganização são as metas não atingidas. Este, dentre todos os problemas que a falta de gestão de empresa causa, é um dos mais preocupantes, já que está diretamente ligado à receita da organização.
Existem muitos fatores que provocam a falta de resultado do time de vendas. Os mais comuns são:
- metas inalcançáveis;
- falhas na comunicação interna;
- processo comercial incoerente;
- falta de treinamento;
- time desmotivado;
- ausência de um CRM.
Como você deve imaginar, todos esses fatores também estão ligados à falta de gestão.
3. Colaboradores estressados e esgotados
Um sinal que, felizmente, tem chamado a atenção das empresas é a saúde mental dos colaboradores.
A pandemia foi uma grande oportunidade de olhar e cuidar do psicológico do ativo mais importante das empresas.
Para resolver isso, muitas organizações começaram a incentivar a interação entre as equipes, e implementar um programa de saúde mental com benefícios voltados para a psicoterapia.
Isso é mais do que necessário, até porque, é a saúde mental de uma pessoa que está em jogo.
Contudo, pode ser que o estresse esteja relacionado à falta de organização da empresa e, quando os líderes não percebem isso, acabam descontando nos executores e culpam seus resultados. Mas, no final do dia, a questão é alinhar processos e a comunicação interna.
É realmente árduo fazer este diagnóstico em casos como este. Para isso, colher feedbacks dos colaboradores, sem julgamentos, é primordial.
4. Falhas na comunicação interna
Às vezes, parece que os diferentes departamentos da empresa falam línguas totalmente distintas, não é mesmo?
Este é um sinal claro de uma empresa desorganizada.
Além do desequilíbrio na comunicação interna gerar erros e retrabalhos, este aspecto também provoca conflitos e inconsistências nas interações com os clientes, que por sua vez, se aborrecem pela falta de coerência na comunicação da empresa.
Sua empresa lida com conflitos entre a equipe frequentemente? Veja 5 dicas para resolvê-los:
5. Números incompatíveis
Uma ocorrência clássica em uma empresa desorganizada é a incompatibilidade de resultados. Isso acontece no momento em que os gestores param para analisar os relatórios e percebem que os números simplesmente não batem.
Este é um dos maiores problemas que a falta de soluções tecnológicas gera nas organizações, ainda mais em um cenário de completa transformação digital.
As planilhas em Excel ajudam, mas são burocráticas, improdutivas e, muitas vezes, atrapalham a equipe ao invés de ajudar.
Isso pode ser resolvido com ferramentas acessíveis e práticas, mas nós falaremos mais sobre isso mais adiante no artigo. Por isso, continue acompanhando!
Como organizar uma empresa desorganizada?
Ficou claro quais são os principais problemas que uma empresa desorganizada pode causar?
Provavelmente você percebeu que um problema leva ao outro, certo? É exatamente por essa razão que, se você não colocar “a casa em ordem”, tudo isso vira uma bola de neve.
E se você se identificou com alguma questão que citamos no tópico anterior, agora é o momento de conhecer as soluções que estão disponíveis e que dão luz à interrogação: como organizar uma empresa desorganizada?
1. Nos piores cenários, invista em uma consultoria empresarial
Se está difícil identificar a causa raíz dos problemas, é interessante investir em uma consultoria empresarial e contar com especialistas para recomendar as melhores ações e ajudar o seu negócio a superar tempos de crise.
O mercado está cheio de alternativas disponíveis para empresas de diversos segmentos e tamanhos.
Vale a pena pesquisar e escolher a melhor opção para seu negócio. Contudo, é importante ressaltar que também é possível identificar problemas sem precisar do auxílio de consultorias.
Aqui estão algumas sugestões de ferramentas que podem te ajudar com isso:
- Ciclo PDCA: uma metodologia completa para solucionar problemas e melhorar processos
- Diagrama de Ishikawa: cortando o mal pela raíz!
2. Padronize processos
Não tem como organizar uma empresa desorganizada sem padronizar processos. Este é um ponto-chave para começar a lidar com um ambiente de trabalho menos conturbado e mais coeso.
É relevante fazer isso em todos os departamentos da empresa, e para padronizar os processos, não se esqueça de seguir as seguintes diretrizes:
- desenvolva uma descrição clara para cada processo;
- descreva o objetivo final dos processos;
- indique os colaboradores responsáveis por cada etapa;
- não poupe detalhes para descrever o que acontece durante todo o processo;
- sinalize os resultados que devem ser obtidos ao final do processo;
- separe materiais de apoio (como guias, FAQs, artigos) que ajudem os colaboradores a compreender mais facilmente o que deve ser feito.
Uma vez padronizados, os processos geram:
- produtividade da equipe;
- menos falhas;
- redução de custos;
- mais agilidade para entregar projetos;
- dados e documentos confiáveis.
3. Aposte nos softwares de gestão
Os softwares de gestão de empresas são soluções tecnológicas fundamentais para:
- otimizar processos internos;
- centralizar dados;
- automatizar atividades recorrentes;
- integra soluções para evitar resultados incompatíveis;
- facilitar o acesso a relatórios e indicadores de gestão;
- melhorar a comunicação entre a equipe.
Atualmente, é possível encontrar soluções em software para as mais diversas áreas da empresa. As mais conhecidas são:
- sistema de CRM;
- software de gestão de projetos;
- sistema de ERP;
- plataforma de automação de marketing;
- ferramenta de controle de estoque;
- sistema de gestão financeira.
Então, se a sua empresa enfrenta problemas com um departamento desorganizado, considere investir em um software de gestão para começar a ajustar aquilo que está desordenado.
Veja, por exemplo, como um sistema de CRM como o Agendor pode ajudar a sua equipe comercial a ser mais produtiva e eficiente com um software de gestão comercial simples, amigável e acessível:
Ficou com uma pulguinha atrás da orelha e quer conhecer mais sobre o Agendor? Então, aproveite e teste gratuitamente! É só clicar aqui.
4. Faça um planejamento financeiro
A alocação de recursos financeiros feita de maneira desorganizada também é uma alavanca para desencontros e falta de resultados.
Por isso, é vital entender as particularidades de cada departamento, analisar seu desempenho e desafios, para então, realizar os investimentos certos para evoluir o seu negócio.
Você pode recrutar um profissional especialista no assunto, ou então, obter ajuda por uma consultoria financeira.
Para te ajudar com isso, também deixamos aqui uma sugestão de conteúdo para integrar vendas e financeiros para conquistar melhores resultados. Baixe gratuitamente: Ebook: Vendas e Financeiro