Aumente as suas chances de fechar boas vendas aprendendo como enviar e-mails de orçamento para o cliente corretamente. Afinal, não basta digitar os valores dos produtos ou serviços nos quais ele tem interesse, preencher com o endereço eletrônico e enviar. Para bons resultados, existem diversas práticas que fazem toda a diferença.

Você já parou para pensar, por exemplo, que o assunto do e-mail é o ponto de partida para uma pessoa abrir ou não a sua mensagem? 

Ainda que o pedido de envio de orçamento tenha partido dela, se não houver atenção logo nessa primeira informação, pode acontecer de o seu conteúdo nem ser aberto.

A forma como você inicia a conversa — ou melhor, o texto — também é importante, pois precisa ser profissional, mas, ao mesmo tempo, personalizada, próxima de quem está lendo e estratégica.

Por motivos como esses é que é tão importante que você e seu time de vendas aprendam como enviar um  e-mail de orçamento para o cliente. E, neste artigo, daremos as principais dicas dessa prática, além de vários exemplos. Confira!

Principais aprendizados deste artigo

  • Escrever um e-mail de orçamento nem sempre é uma tarefa fácil. Para bons resultados, é essencial pensar em detalhes que vão desde o título escolhido até a chamada para a ação no final do texto.
  • O envio do orçamento é uma importante etapa da negociação. Por isso, não deve apenas informar o preço do produto/serviço, mas também destacar os benefícios que o cliente terá ao fechar a compra.
  • Estratégias de vendas personalizadas também não podem ficar de fora, e elas devem ir além de somente chamar o cliente pelo nome.
  • Para otimizar suas estratégias e potencializar as conversões, baixe este modelo de apresentação comercial [TEMPLATE GRÁTIS].

Para ficar mais fácil entender como enviar boas mensagens para os clientes via e-mail,  comece vendo o que não pode faltar em uma proposta comercial eficaz, ponto essencial para fechar bons negócios!

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Como enviar um e-mail de orçamento para o cliente? 7 dicas

Se tem dúvidas sobre como enviar um e-mail de orçamento para o cliente ou quer aprimorar a maneira como você usa essa estratégia, siga nossas sete dicas e surpreenda-se com os resultados!

1. Comece pela escolha do assunto

O comprador em potencial pode até ter pedido o orçamento, mas isso não quer dizer que você possa simplesmente colocar no assunto do e-mail:”segue o que você me pediu“, por exemplo.

Além de pouco profissional, títulos assim não despertam o interesse do destinatário e podem fazê-lo desistir de abrir a mensagem. 

Para evitar situações como esta, pense em assuntos chamativos, personalizados e que mostrem que ali está a solução para o problema que esse possível cliente precisa resolver.

2. Garanta um bom início de conversa

Seu e-mail foi aberto! Agora, o passo seguinte é garantir que o cliente leia a mensagem até o final. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é conquistá-lo já nas primeiras linhas.

Personalização aqui é um critério inquestionável. Então, inicie o texto chamando a pessoa pelo nome. 

Dê sequência relembrando brevemente o motivo do e-mail e destacando alguns dos benefícios que ela terá ao fechar negócio com a sua empresa, mas sem se estender muito para a abordagem não ficar repetitiva e cansativa.

3. Use a linguagem certa 

Ao longo da mensagem, garanta que a linguagem seja a correta para atender àquele cliente em especial, além de compatível com o seu modelo de negócio. 

Aproximar o cliente é importante durante toda a jornada de compra, mas também é essencial assegurar que os termos usados são profissionais e, principalmente, não ofensivos ou de duplo entendimento.

E uma dica extra: use linguagem técnica somente se tiver a certeza de que o leitor a entenderá.

4. Não esqueça nenhuma informação

O objetivo  é aprender como enviar um e-mail de orçamento para o cliente corretamente, não é mesmo? Logo, é importante prestar atenção às informações que precisam estar nessa mensagem.

Como comentamos, evite introduções longas e garanta que o principal e mais importante seja informado: o preço.

Explique também sobre condições e formas de pagamento, dinâmica de entrega (dependendo do que está sendo vendido) e tempo de validade da proposta. Aproveite o momento para oferecer descontos e benefícios exclusivos, caso o cliente feche a compra por aquele e-mail.

Verifique tudo antes de clicar em “enviar”, pois não tem nada mais desagradável do que enviar outro e-mail para o cliente com o título de “errata” ou “complementando minha mensagem anterior”.

5. Apresente solução, não somente preço

Por falar no que precisa estar no corpo do e-mail, o valor do orçamento é importante, mas listar as vantagens para o cliente é ainda mais.

Então, venda a solução, e não foque no  custo. Para isso, você pode usar gatilhos mentais de vendas ao longo do seu texto, a exemplo da prova social, que comprova o que está sendo apresentado, como depoimento de quem já comprou e comentários nas redes sociais.

6. Crie uma boa chamada para a ação

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos entender que você chegou praticamente ao final do seu e-mail, certo? Esse é o local ideal para trabalhar uma chamada para a ação — call to action, ou, simplesmente, CTA.

Use o recurso para impulsionar o leitor da sua mensagem a fazer o que você planejou, por exemplo: “fale comigo agora“, ou “que tal mais detalhes?“. 

Garanta apenas que o CTA siga a mesma lógica de linguagem adequada e personalização, pois esses critérios tendem a ajudar no momento da conversão.

7. Revise antes de enviar

Todas essas dicas para enviar um e-mail de orçamento para o cliente irão “por água abaixo” se seu texto tiver erros de português, de digitação ou, ainda pior, valores errados. 

Para manter a eficiência da estratégia do início ao fim, revise cuidadosamente tudo o que foi digitado antes de mandar o e-mail. Depois, é só esperar o retorno do seu cliente.

Extra! Veja abaixo oito dicas que ajudarão você e seu time a vender mais! Inclusive, a segunda pode ser usada para criar e-mails mais interessantes e atrativos.

como enviar e-mail de orçamento para cliente

3 exemplos de e-mail de orçamento  

Para facilitar a criação do e-mail de orçamento para os clientes da sua empresa, separamos três exemplos. Use-os como inspiração ou adapte o texto de acordo com o perfil e as necessidades do seu negócio e do público-alvo.

Exemplo 1 de e-mail de orçamento

Olá, [nome do cliente].

Tudo bem?

Atendendo ao seu pedido, segue anexo o orçamento do produto [nome do produto]. 

Lembre-se de que essa solução reduz X% os custos operacionais e aumenta a produtividade do seu time em X%, conforme comprova esta pesquisa.

Faça a sua análise e me retorne!

Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida que tiver ou fazer uma nova demonstração.

Muito obrigado

[nome do vendedor]

Exemplo 2 de e-mail de orçamento

Olá, [nome do cliente].

Tudo bem?

Foi ótimo conversar contigo no evento [nome do evento]. Conforme você me solicitou, segue anexo o orçamento do serviço [nome do serviço]. 

Esse sistema já melhorou em X% o resultado dos nossos clientes, tais como [nome de cliente] e  [nome do cliente]

Garanta hoje mesmo resultados como esse no seu negócio!

Aguardo seu contato por aqui ou pelo telefone [número do telefone]

Muito obrigado

[nome do vendedor]

Exemplo 3 de e-mail de orçamento

Olá, [nome do cliente].

Tudo bem?

Na nossa última conversa, você perguntou sobre os valores do pacote [nome do pacote do serviço], certo?

Por já ser nosso cliente, este orçamento tem uma condição especial e válida apenas para os próximos 3 dias: 30% de desconto nas duas primeiras mensalidades.

Conhecendo o quanto a nossa solução facilita sua rotina, tenho certeza de que você não vai perder essa oportunidade, não é mesmo?

Então, assim que ler este e-mail, me envie sua resposta. Providenciarei o upgrade o mais rápido possível.

Aguardo

[nome do vendedor]

Prepare-se para possíveis objeções do cliente!

Outro ponto muito importante de toda essa estratégia é ter estruturada uma boa gestão de objeções por e-mail. Afinal, por mais que sua mensagem seja perfeita, ela não garante que o cliente tomará a decisão a favor do seu negócio.

Essas objeções podem ser definidas como barreiras que os potenciais clientes colocam para não fechar o negócio no momento em que são abordados. Sabe aquela famosa frase: “Estou dando só uma olhadinha?”, ou “Vou pensar e retorno”, são dois ótimos exemplos.

Não são as respostas esperadas, mas não desanime! Com as táticas certas é possível revertê-las. Inclusive, temos um conteúdo que pode ajudar.

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