As empresas estão cada vez mais em busca de um especialista em atendimento ao cliente. Por quê?
Porque, hoje, está cada vez mais claro que o cliente deve ser o foco dos esforços das empresas. Fazer bons produtos e serviços por meios de processos eficientes é importantes, mas desde que atendam aos desejos dos cliente.
Mais do que isso: é preciso superar suas expectativas!
Assim, para compor o setor responsável por lidar diretamente com as necessidades e demandas dos clientes, esse especialista em atendimento é imprescindível.
Isso porque o atendimento vem se mostrando um aspecto fundamental para o sucesso das organizações, pois está diretamente relacionado à satisfação dos clientes.
Mas o que faz um especialista em atendimento ao cliente e como se tornar um?
Continue a leitura e confira a resposta para essas e outras perguntas.
O Agendor tem uma websérie com dicas de atendimento ao cliente.
Confira um de seus episódios:
Leia também: Como deve ser o atendimento ao cliente segundo especialistas
O que faz um especialista em atendimento ao cliente?
Conforme mencionado em nossa introdução, o atendimento é um dos principais responsáveis pela satisfação dos clientes.
É no atendimento que o cliente tem um contato direto com a marca e, dependendo de como for esse contato, o cliente pode optar por seu produto ou ir para a concorrência.
Tendo isso em vista, é de extrema importância que a sua empresa tenha um processo de atendimento muito bem estruturado a fim de manter seus clientes satisfeitos e impulsionar as vendas.
Para isso, a presença de um especialista em atendimento pode fazer toda a diferença. Isso porque este profissional será o responsável por montar toda a estratégia de atendimento, além de monitorar e coordenar esse departamento
Veja a seguir as principais tarefas atribuídas a um especialista em atendimento ao cliente:
- Elaboração e implementação das estratégias de atendimento;
- Coordenação e supervisão do trabalho das equipes de atendimento
- Implementação de ferramentas;
- Identificação de oportunidades de melhoria e implantação das mesmas
- Otimização dos processos de atendimento;
- Verificação dos indicadores de desempenho do setor;
- Gerenciamento do fluxo de trabalho;
- Promoção do engajamento da equipe de atendimento
- Propor e analisar soluções para o departamento;
- Análise dos chamados em aberto;
- Identificação das necessidades dos clientes;
- Elaboração de relatórios periódicos;
- Gestão de dados dos clientes.
Para isso, o profissional também deverá dominar os principais softwares de atendimento ao cliente, assim como um bom CRM.
Saiba mais: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor?
5 dicas de como se tornar um especialista em atendimento ao cliente
Agora que você já sabe o que faz um especialista em atendimento ao cliente, veja a seguir 5 dicas essenciais para quem deseja se tornar um especialista em atendimento.
1 – Invista na sua formação profissional
Para se tornar um especialista em atendimento ao cliente, é importante investir na sua formação profissional. Além da graduação, busque fazer cursos focados em gestão de relacionamento com o cliente, gestão de pessoas, estratégias de atendimento etc.
Participe de palestras e congressos direcionados a essa área. A intenção é manter-se em busca de conhecimento e estar intelectualmente preparado para lidar com o dia a dia do setor de atendimento.
Quer começar a se capacitar agora mesmo? Então, veja esta dicas: 11 cursos de técnica de vendas: do rápido e gratuito à pós-graduação paga
2 – Adquira experiência prática
Um especialista em atendimento precisa ter uma vasta experiência em rotinas e procedimentos que envolvem esse importante departamento.
Não basta dominar a teoria; é necessário ter pleno conhecimento sobre como tudo que foi aprendido funciona na prática.
3 – Desenvolva inteligência emocional
Quem ocupa a função de especialista em atendimento precisa saber lidar com situações diversas, o que exige uma inteligência emocional por parte do profissional.
Para atender a diferentes demandas e reclamações, é fundamental se manter calmo e centrado para organizar o pensamento e propor as melhores soluções.
Quer entender melhor o que é inteligência emocional? Então, dê uma olhada neste vídeo de Rodrigo Fonseca:
Diva: TESTE: Seu chefe tem inteligência emocional no trabalho?
4 – Atente-se às inovações
Um especialista em atendimento precisa estar sempre em busca das melhores soluções para o seu setor. Nesse sentido, é importante estar atento às inovações tecnológicas que podem ser adotadas para melhor o serviço de atendimento que é oferecido aos clientes.
Preste atenção também nos novos procedimentos, metodologias e tendências que estão utilizadas em outras empresas e que podem ser adaptadas à realidade da organização para a qual você trabalha.
Confira em nosso blog: 4 avanços tecnológicos que revolucionaram a gestão de vendas
5 – Saiba se comunicar com os clientes e com as equipes de atendimento
A habilidade para se comunicar é uma característica essencial para quem deseja ser um especialista em atendimento.
Portanto, busque sempre se comunicar com clareza com seus clientes e com os colaboradores que fazem parte das equipes de atendimento. Assim, evita-se informações desencontradas e todos podem trabalhar de maneira mais alinhada.
Veja também: Como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança
Como você pôde perceber, o especialista em atendimento atua de maneira bastante ativa durante todo o contato que o cliente tem com a empresa e é personagem fundamental principalmente para lidar com situações mais delicadas.
Agora que você já sabe mais sobre essa função, que tal se tornar um especialista em atendimento ao clientes?
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