No mundo dos negócios, crescer é sinônimo de inovar. As empresas que querem se manter e se destacar no mercado precisam estar sempre buscando por inovações que as diferenciem da concorrência.
Principais aprendizados deste artigo:
- Se o objetivo é evoluir, é necessário fazer a definição de metas de curto, médio e longo prazo.
- Para se destacar da concorrência e crescer, a empresa deve ter uma estratégia de diferenciação que a destaque dentro de seu mercado de atuação.
- Para manter a lucratividade da organização, é essencial manter os níveis de satisfação do cliente elevados.
- Apostar em parcerias de vendas pode aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços.
- Sistema como o CRM fornecem dados valiosos para que os gestores tomem as decisões certas a favor do crescimento da empresa. Saiba mais sobre as vantagens de um CRM em: Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais
Mas só isso não basta. É necessário também que se elabore a estratégia de crescimento de uma empresa.
Além disso, esse planejamento serve para dar direcionamento ao negócio e deixá-lo preparado para enfrentar possíveis adversidades e desafios.
Se o objetivo é alcançar um crescimento escalável e significativo, é preciso definir qual caminho seguir através de metas de curto, médio e longo prazo.
Por isso, saiba que fazer uma empresa crescer é um processo que leva tempo e exige dedicação, calma e paciência.
Mas, fique tranquilo. Separamos aqui 7 dicas de estratégia de crescimento de uma empresa que podem ser muito úteis para aqueles que pretendem elevar o patamar de seus negócios.
Preparado? Vamos lá!
7 dicas de estratégia de crescimento de uma empresa
1. Encontre o seu diferencial
O que a sua empresa tem e as outras não têm? Qual o seu diferencial?
Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que te faça sobressair entre as concorrentes. Pode ser: atendimento, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior etc.
Encontrar um diferencial é o primeiro passo estratégico para as empresas que querem expandir os negócios.
Entenda as necessidades de seus clientes e ofereça a melhor solução para eles.
2. Conheça o seu público
Quem a sua empresa quer atingir?
Conhecer o público-alvo do negócio é compreender os hábitos e as demandas de consumo de seus clientes. A partir disso, será possível desenvolver maneiras de suprir as necessidades deles e oferecer aquilo que eles procuram.
Uma empresa que almeja crescer só poderá fazer isso se puder contar com seus clientes, tendo em vista que eles são os principais agentes que fazem o negócio existir.
3. Não tenha medo da concorrência
Quem quer crescer não pode se deixar intimidar pela concorrência.
É preciso saber quem são seus concorrentes e procurar ser melhor que eles. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos da concorrência e construa a sua vantagem competitiva.
Para isso, use a análise das 5 forças competitivas de Porter.
4. Priorize a satisfação do cliente
Sem clientes, não há negócio. São eles que proporcionam renda e lucro às empresas.
Por isso, durante o processo de expansão dos negócios, o foco deverá sempre ser a satisfação dos clientes: daqueles que consomem os produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Essa dica de estratégia de crescimento de uma empresa é bastante pertinente. Isso porque é comum que as empresas negligenciem a qualidade dos seus produtos quando decidem expandir.
Crescer a qualquer custo não é indicado, pois a relação com o público-alvo pode ser comprometida se a qualidade se perder no meio do caminho.
5. Invista em alianças comerciais
Investir em alianças comerciais pode ser uma maneira de impulsionar o crescimento dos negócios. Uma parceria bem executada é capaz de aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços.
Aliar-se a outras empresas ajudará o seu negócio a ampliar o campo de atuação e a conquistar novos clientes.
Um parceiro pode ser um investidor, um fabricante, um fornecedor, um divulgador ou alguém que venda os seus produtos e serviços em troca de comissão, por exemplo.
6. Valorize seus funcionários
A busca por crescimento é uma jornada que não se faz sozinho. Os funcionários da empresa precisam sentir-se motivados pelo líder a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios.
Por isso, é interessante criar mecanismos que os façam acreditar que o trabalho deles tem fundamental valor para a empresa, dando um significado maior para tudo que fazem.
Campanhas de bonificação e premiação pelo bom desempenho, por exemplo, costumam funcionar muito bem, além de transparência e reconhecimento para que todos saibam como seu esforço individual contribui para o crescimento da empresa.
A gestão a vista, por exemplo, em que os funcionários sabem em tempo real como está o desempenho da empresa por meio de dashboards instalados no ambiente de trabalho, pode ser uma excelente forma de manter todos motivados e engajados.
Aproveite e confira 6 segredos para a gestão dos vendedores:
7. Equilibre as finanças da sua empresa
Para crescer, é preciso investir. Uma empresa que se encontra no vermelho terá dificuldades de expansão.
Por isso, é fundamental fazer os devidos ajustes entre as despesas e as receitas. Mantenha-se atento aos prazos de pagamentos e recebimentos.
Faça um fluxo de caixa e o utilize como base para todas as tomadas de decisão. Controle também o seu capital de giro, pois ele é fundamental para a saúde financeira da empresa.
Com esse diagnóstico, será possível identificar gargalos, desperdícios e falhas processuais. Assim, fica mais fácil propor ações estratégicas de crescimento.
8. Utiliza a tecnologia a seu favor
A transformação digital foi crucial para otimizar e escalar os processos internos das empresas e melhorar seus resultados.
Agora, existem diversas ferramentas no mercado que podem ser utilizadas em vários departamentos das organizações a fim de tornar os membros de um time mais produtivos e estratégicos.
Alguns exemplos são:
- ferramentas de automação de marketing;
- sistema de CRM;
- ERPs;
- plataforma de gestão de logística;
- sistema de gestão de projetos.
Veja, na prática, como o sistema de CRM permite que o time de vendas feche mais negócios e oferece insights para que os gestores tomem as decisões certas:
Estas estratégias de crescimento de uma empresa ficaram claras para você? Então, agora é só colocar a mão na massa, evitar erros que possam atrapalhar seu crescimento e traçar seus planos para alcançar bons resultados.
Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.