Quando se fala em estratégias de relacionamento com o cliente, vêm à cabeça: muitos almoços de negócios ou envio de brindes de final de ano e cartas em datas comemorativas.
Principais aprendizados deste artigo:
- Os principais objetivos do relacionamento com o cliente são: conquistar novos consumidores; recuperar os antigos; e fidelizar os atuais com foco na recompra, no aumento do ticket médio e na relação sólida e duradoura com a marca.
- O primeiro passo de investir nesse relacionamento é conhecer profundamente seu cliente e mostrar a ele que você tem o que deseja e necessita.
- Existem diversos pontos de contato para aplicar as estratégias de relacionamento com o cliente: blog corporativo, newsletter e e-mail marketing, vídeos, visitas pessoais etc.
- É importante cuidar da própria saúde mental para não desencadear transtornos gerados por excesso de estresse. Afinal, isso impacta todo o trabalho realizado na empresa, inclusive o relacionamento com o público.
- Algumas dicas para lidar com o alto nível de estresse são: fale quando você não é reconhecido pelo o que deveria; enfrente as situações de cabeça erguida; relaxe a mente e saia um pouco do ambiente de trabalho; arranque as ervas daninhas; e lembre-se dos motivos que o fizeram começar.
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Não que isso esteja absolutamente fora do conceito de gestão do relacionamento com o cliente, mas as modernas estratégias vão muito além disso, envolvendo, principalmente, a gestão de dados e informações captados nos diversos pontos de contato que sua empresa tem com ele.
Esses pontos de contato, principalmente quando são pessoais, são os chamados momentos da verdade: quando seu cliente vai realmente experimentar seu produto ou serviço e ter uma experiência com a marca, fazendo uso de sua oferta, vendo uma propaganda ou tentando um contato com o atendimento.
Nesta postagem, veja como usar o relacionamento com o cliente tanto para gerar vendas quanto para superar fases difíceis, analisando alguns pontos de contato para que você possa usá-los em suas estratégias.
Antes disso, que tal saber um pouco mais sobre como usar seu atendimento para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar vendas? Baixe nosso Kit: Atendimento ao Cliente de Forma Eficiente, feito em parceria com feras no assunto – as empresas Endeavor e NeoAssist.
Quais os objetivos da gestão de relacionamento com o cliente?
O que é importante lembrar – antes de falarmos das estratégias de relacionamento com o cliente baseadas nos pontos de contato – são os objetivos da gestão do relacionamento com o cliente.
Ok, tudo bem, é claro que o objetivo é vender mais, mas como isso acontece?
Ao aplicar na prática o conceito sobre o que é relacionamento com clientes e a finalidade das ações executadas, você quer:
- conquistar clientes novos;
- recuperar clientes antigos;
- fidelizar os atuais, fazendo-os:
- comprar mais vezes;
- gastar mais em cada compra (aumentar o ticket médio);
- manter um relacionamento de longo prazo com sua empresa.
É nesse momento que se deve entender como as estratégias de relacionamento com os clientes ajudam.
E é fácil fazer uma comparação.
O que é relacionamento? Relacionamento é uma parceria que envolve confiança, reciprocidade e, principalmente, conhecimento sobre o outro.
Portanto, a cada ponto de contato com os clientes você deve fazer duas coisas:
- colher o máximo de informação possível sobre eles (sem ser chato ou intrusivo);
- mostrar a eles que você os conhece bem, que sabe o que querem e que tem uma solução para seus problemas, atendendo seus desejos e suas necessidades.
Nesse contexto, o uso da tecnologia é fundamental. E para exemplificar, vamos a uma situação que com certeza já aconteceu com você:
Quantas vezes você entrou em um e-commerce e, ao escolher um livro, foram sugeridos outros livros relacionados? E, se for um bom e-commerce mesmo, poderia até surgir um alerta dizendo que o frete é grátis para a cidade que você mora. Assim, essa empresa mostra que conhece seu cliente.
Esse e-commerce pode pedir ainda para dar uma nota para o produto, fazer um comentário e, dessa forma, colher diversas informações suas só pelo fato de você navegar pelo site.
Como usar os pontos de contato nas estratégias de relacionamento com o cliente?
Confira nossas dicas de relacionamento com clientes.
Blog corporativo
Esta é uma das estratégias de relacionamento com o cliente que tem dado muito certo para diversas empresas que usam o marketing de conteúdo para atrair consumidores, prospects ou mesmo apresentar sua empresa para pessoas que procuram algum assunto relacionado nos mecanismos de busca na internet.
No caso da busca em sites como o Google, consiste em selecionar palavras-chave com grande procura na internet, que tenham relação com seu negócio e, a partir delas, escrever artigos em um blog com conteúdo relevante e interessante para seu público.
Com isso, você pode estar iniciando um relacionamento com novos clientes, mostrando para o quanto você conhece a solução que eles procuram ou como tem informações relevantes para suas dúvidas e seus desafios.
Às vezes, é possível até fechar uma venda se o cliente clicar no call to action certo de sua página.
Outra tática usada para fortalecer o relacionamento com clientes é oferecer materiais mais ricos, como tutoriais, e-books, webinars, vídeos e testes gratuitos de softwares para que o usuário deixe alguns dados sobre ele em troca do conteúdo, como nome e e-mail.
Newsletters e e-mail marketing
Esta estratégia de relacionamento com o cliente está intimamente ligada com a anterior. Porque, ao deixar dados de contato, ele também pode autorizar o recebimento de newsletters. Porém, essa tática só funciona se você enviar o e-mail certo para as pessoas certas.
É o que dissemos e insistimos: marketing de relacionamento significa conhecer seus clientes!
Portanto, se seu sistema de vendas ou de CRM mostrar que aquele cliente já comprou determinado produto, não adianta oferecê-lo de novo a ele. Em vez disso, envie dicas de como usá-lo, conteúdos úteis e divertidos, por exemplo: se ele comprou uma churrasqueira, mande sugestões de como fazer uma boa carne ou preparar drinks para os amigos.
Já para prospects que apenas frequentam seu blog, você pode até mandar algo parecido, mas com um desfecho diferente, sugerindo um link para que ele conheça sua linha de churrasqueiras.
Para um cliente que comprou a churrasqueira há uns 3 anos, você pode oferecer um modelo novo, mas sempre agregando algum conteúdo grátis à oferta (comprando ou não a churrasqueira!), dicas, receitas e até mais um e-book sobre molhos para churrasco.
Vídeos
Vídeos bem-feitos e um canal no YouTube sempre podem fortalecer seu relacionamento com clientes. Mesmo porque você poderá usá-los em diversas outras mídias sociais, como no Facebook e Linkedin, além do blog e nos e-mails marketing.
E sempre que existe a possibilidade de colher os dados de quem visita suas redes sociais, também há a possibilidade dos visitantes compartilharem o vídeo com amigos ou fazerem comentários.
Quer aprender a fazer um bom vídeo? Então confira essas 10 dicas comprovadas para produção de vídeos.
Visitas pessoais
Vamos sair um pouco da área digital e entrar no mundo real (ou não virtual…)?
Principalmente para quem faz vendas B2B, a visita pessoal é importantíssima, sendo um ponto de contato que deve ser explorado ao máximo em sua estratégia.
E sabe qual o segredo? Já falamos: mostrar que você conhece bem o cliente e suas dores, a solução que está oferecendo e como ela ajuda a resolver um problema que ele realmente tem!
É isso que você tem que fazer durante uma visita pessoal: mostrar o quanto se interessou e pesquisou para ajudar seu cliente a solucionar um desafio.
Para ver mais dicas de como fazer uma boa visita pessoal, acesse estas postagens:
- Argumentação de vendas: refine essa arte com 8 técnicas
- Fidelização de Clientes: Kotler ensina tudo para você!
- Dicas de negociação em vendas: 8 táticas que funcionam
Estratégias de relacionamento com o cliente para superar momento ruins
Ninguém precisa dizer que começar um negócio é estressante. Por outro lado, muitas outras rotinas também são. Dificuldades e desafios aparecem e, muitas vezes, sentimos-nos encurralados.
Entretanto, quando todos os dias viram uma luta psicológica, você precisa saber o momento certo de fazer uma reflexão e pedir ajuda.
Para Scott Elser, um empreendedor americano e co-fundador do Launchpad, um dos momentos mais difíceis de sua jornada aconteceu em 2013.
A Launchpad é uma agência de publicidade e mídia americana que trabalha com visão estratégica e ajuda as empresas a terem novas ideias para vencerem seus desafios e desenvolverem estratégias de relacionamento com clientes. Trabalham com criação e, por isso, a correria e estresse é algo rotineiro dentro do escritório.
Ter outras pessoas para se apoiar e dividir o peso da dúvida com você é sempre bom. Principalmente quando você tem co-fundadores. O problema de Scott Elser, um dos co-fundadores da empresa, começou assim que seu sócio precisou se afastar por problemas familiares.
Assim, além de sentir-se emocionalmente abalado com o motivo principal dessa experiência, ele sabia que a empresa não estava preparada para vê-lo ir embora.
Scott Elser estava trabalhando dias, noites e fins de semana para manter tudo fluindo, continuar com o crescimento e garantir que os funcionários vissem que as coisas ficariam bem sem ele.
No momento em que eles ganharam uma nova grande conta em meados do ano, Scott já se sentia como uma batata frita. Segundo seu próprio depoimento:
“Foi-se o cara que ria durante todo o dia e adorava o seu trabalho. Em vez disso, eu me vi latindo para as pessoas e focando em coisas mínimas.
Eu realmente sinto que estou ficando irritado com as pequenas coisas que ainda não fui capaz de impedir de acontecerem.
Dormir era algo que acontecia de três a quatro horas separadas por longos trechos de ficar na cama perdendo meu tempo. Meu humor não se restringia ao trabalho. Pela primeira vez na minha vida eu realmente senti que minhas emoções não estavam sob meu controle”.
Quando a depressão pode afetar seu relacionamento com os clientes?
Um dia, Scott procurou mais informações sobre a depressão e a Síndrome de Burnout e seus sintomas. Lendo rapidamente cada um dos indícios, ele conseguiu entender de maneira bem clara o que estava acontecendo.
Embora ele não estivesse nem perto de ser “clinicamente deprimido”, estava muito próximo dos sintomas. Os sinais de advertência começaram a soar em sua cabeça. Bastou ler sobre isso e entendeu que o que estava acontecendo era terapêutico.
Até aqui, Scott não se diferenciou muito dos empreendedores que, diariamente, têm problemas com a estafa, o cansaço e o excesso de obrigações. Scott estava tendo os mesmos sintomas que vendedores, empreendedores e gestores têm, em vários lugares do mundo.
A diferença, talvez, foi como Scott lidou com esse problema, e, por isso, vamos continuar investigando a sua reação a esses sintomas.
Ele fez um plano para evitar cair de vez naquele buraco, e, felizmente, conseguiu voltar a ser a pessoa que sempre foi.
Dicas para lidar com o estresse no relacionamento com o cliente
Se você possui um negócio, ninguém precisa dizer que isso é algo extremamente estressante. Se trabalha com metas e objetivos, também não precisa dizer o quanto a pressão pode sugar sua energia.
Não importa o quanto você ame o que você faz. Há dias, semanas e até meses que literalmente te atingem e fazem com que o nível caia.
Não estamos falando apenas quando coisas ruins acontecem. Às vezes até as conquistas mais interessantes e positivas podem sobrecarregá-lo de uma forma que poucas outras coisas jamais poderiam.
A verdade, infelizmente é que, se você possui um negócio, acabará por apresentar sintomas de depressão, mais cedo ou mais tarde. Reconhecer e enfrentar isso pode ser a diferença entre sucesso e fracasso profissional e pessoal. E isso não pode afetar seu relacionamento com os clientes!
Todo mundo lida com o estresse de sua própria maneira. Porém, há alguns fatores importantes que podem desempenhar um papel crucial em como lidar com ele e voltar aos trilhos. Essas são as dicas de Scott para não cair dentro de um poço sem fundo.
Portanto, se você não consegue ter um bom relacionamento com sua empresa, não haverá estratégia de relacionamento com clientes que funcione. As coisas só vão piorar, é preciso tomar providências!
1. Fale quando você não é reconhecido pelo o que deveria
Ninguém quer admitir que não pode controlar tudo. Contudo, por mais incrível que pareça, você pode se sentir melhor se fizer isso. Funciona como ligar um interruptor de luz.
Fale sobre isso com as pessoas mais próximas a você.
Muitas vezes, elas já sabem que você está passando por problemas. Seja a sua equipe de liderança ou sua família, elas estão pisando em ovos por sua causa.
Converse com eles. Explique as coisas. Peça paciência. Eles serão gratos pelo que você fez, e então você prossegue.
2. Aborde tudo de cabeça erguida
Encarar as coisas de frente pode ajudar você. Para muitos, falar com um profissional vai ajudar a dar mais sentindo ao que está acontecendo de maneira única.
O estresse não vai embora. Se você não aprender a lidar com ele, vai te devorar. E nesse caso, não apenas sua relação com funcionários e fornecedores vai decair, mas seu relacionamento com clientes tende a ser afetado também, cuidado!
3. Limpe sua cabeça
É impossível ter qualquer tempo agora.
Sempre será assim, mas o valor de recuar por um tempo e ficar apenas um pouco distante do ambiente de triagem de trabalho é muitas vezes necessário para recarregar suas energias.
4. Arranque as ervas daninhas
Perceba que você precisa voltar a definir expectativas claras para as pessoas e deixá-las executar em vez de gastar mais do seu tempo estabelecendo um sentido para a empresa.
Relacionamentos de anos podem ser destruídos por causa de migalhas! Ao definir metas claras e fazer cobranças sensatas de seus funcionários, até o relacionamento com clientes tende a melhorar.
O excesso de microgerenciamento tira a produtividade e eficácia de qualquer equipe e faz com que você perca de vista os objetivos de negócios, aumentando o seu nível de estresse.
Comece a reprogramar e repensar o seu foco. Isso pode ajudar você a se sentir novamente animado e revigorado.
5. Lembre-se dos motivos que fizeram você começar
Lembre-se dos primeiros dias, quando a sua visão e paixão o levou a colocar tudo o que você tinha em sua ideia.
Se essa ideia não continuar viva dentro de você algo está errado. Lembre-se de como era bom trocar ideias com funcionários, fornecedores e até concorrentes… tente focar em como era bom o relacionamento com clientes e o mercado em geral.
Você escolheu o que faz por algum motivo. Você escolheu empreender, vender e arriscar não por uma aventura, mas por uma paixão, um propósito e uma determinação que movem você ao longo do seu caminho.
É justamente isso que deve manter sua estima, sua paixão e determinação acesas.
É impossível estar preparado para o que der e vier. Mas você precisa ter consciência de que tudo pode acontecer, a qualquer momento. E por suas relações pessoais em comerciais em risco, destruir o relacionamento com clientes e fornecedores por causa de algum momento de depressão precisa ser evitado!
No calor do dia a dia é tão fácil esquecer que você está aqui, mas recuar e se concentrar na visão inicial ajuda a colocar tudo em perspectiva.
Siga o seu propósito. Olhe para trás, veja o que você já venceu e conquistou. Muitas vezes isso ajuda a encontrar forças para o futuro e, com o passar do tempo, investir dedicação e esforço para criar novas estratégias de relacionamento com o cliente e crescimento escalável da empresa. Bons negócios!